Carregadores para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O Polycharger vem com garras jacaré para ligar na bateria do carro, ou em uma bateria de gel, ou você pode ligar em uma fonte de 12V.
Avatar do usuário
guga84
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Dom Mai 07, 2006 3:07 am

Mensagem por guga84 »

Blz, posso pegar pra colocar pra recarregar na entrada da fonte do pc? Tipo, vem com aquele tipo de tomada?
PS: Alex, só uma pergunta, vc recebeu as mps q mandei pra vc ontem falando do rádio? Pq eu acho q minha caixa tá com bug, pq ontem não consegui entrar em contato com Fred...
Alguém tem msn dele?
Obrigado mais uma vez pela paciência em tirar as minhas dúvidas.
Abraço,
Gustavo.
Avatar do usuário
Vincius Garcia
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Qua Jun 28, 2006 6:58 pm

Mensagem por Vincius Garcia »

Olá estou com uma duvida, carregando minha bateria com um balanceador Cell Balancer quando chega a 7V ela volta para 1V o que pode estar ocorrendo? É a primeira vez que estou carregando.
O carregador é PolyCharge e a bateria HiModel 1300?
Obrigado

Vinicius Garcia
Avatar do usuário
pingua
membro
Mensagens: 385
Registrado em: Seg Abr 10, 2006 11:16 pm
Localização: Curitiba/PR

Mensagem por pingua »

Cara eu não entendi a sua pergunta, isso é medindo na bateria ou no carregador ? se for na bateria, eu axo que é fisicamente impossivel, a não ser que ela tenha estourado ou augo do genero....
Avatar do usuário
Vincius Garcia
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Qua Jun 28, 2006 6:58 pm

Mensagem por Vincius Garcia »

[quote:f9b4b1cfc1="pingua"]Cara eu não entendi a sua pergunta, isso é medindo na bateria ou no carregador ? se for na bateria, eu axo que é fisicamente impossivel, a não ser que ela tenha estourado ou augo do genero....[/quote:f9b4b1cfc1]
Na bateria meço durante a carga ela vai carregando com o balanceador até que chega a 7V e recomeça o ciclo de novo.
È a primeira vez que estou carregando acho que não possa estar estourada pois estava funcionanda antes.
Obrigado

Vinicius Garcia
Avatar do usuário
Luiz Leite
membro
Mensagens: 1329
Registrado em: Qua Nov 23, 2005 6:20 pm
Localização: Joinville / SC

Mensagem por Luiz Leite »

Pessoal

O carregador abaixo serve para tx Futaba T6EXAP, com bateria NiCd de 9,6 V e 600 mA?

Hitec CG-25A - Ni-Cd Charger
Input 117 VAC 50/60 Hz 4VA
Output Tx 10,8 V DC 55mA
Rx 4,8 V DC 55 mA

Estou com receio de usar e dar caca...

Obrigado
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Sim, serve perfeitamente. A carga deve demorar umas 16 horas.
cerbazzi
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Qui Out 05, 2006 6:25 pm
Localização: Niteroi RJ

carregador polycharge

Mensagem por cerbazzi »

Adquiri um carregador polycharge e uma bateria eletricfly 1250 Mah, 2 celulas, 20 c, 7,4 v recentemente. Percebi que o cabo de carga da bateria possui um conector com 3 fios, 1 vermelho e 2 pretos. Ja o carregador possui a garra jacare para a fonte e um conector para carga, com 2 fios, um preto e um vermelho. depois de muito observar os aparelhos, conclui que o ideal entao seria fazer uma adaptação para o carregador, usando o fio vermelho e o preto da bateria, na posição que geraria ao multimetro, a carga total, ou seja, os 7,4 v. Gostaria de saber se é isto mesmo, ou se eu estou fazendo algo errado. Posso usar o cabo de saida para o motor para carregar a bateria, ou isso causa algum dano?

Desculpe a ignorancia, mas voei durante muito tempo com modelos a glow, e agora estou tentando ir para o mundo dos eletricos. Obrigado
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Este carregador vem com conector JST macho na saída para a bateria.

Algumas baterias vêm com este conector e você pode ligá-las direto no conector do carregador.

Outras têm um conector para balanceamento e outro para ligar no speed control, como no caso da sua. Você pode carregar o pack pelo conector que vai no speed control sem problemas.

Você pode também fazer uma pequena extensão com um conector fêmea (do tipo usado no conector de led de HD do micro, se não tiver um micro velho, qualquer assistência técnica tem) e dois pinos do tipo usado em placa-mãe.

As pontas preta e vermelha neste caso devem ser ligadas nos extremos, obedecendo a polaridade, para fazer carga normal.

Para balancear, você pode ligar os pontos intermediários.

Temos um tutorial de solda: http://www.e-voo.com/tutoriais/solda/

A ponta fica assim:
[img:6729f880e5]http://www.e-voo.com/tutoriais/solda/imgs/solda19.jpg[/img:6729f880e5]

Ligação:
[img:6729f880e5]http://www.electrifly.com/chargers/gpmm3010-2.jpg[/img:6729f880e5]

O desenho abaixo mostra como fazer uma carga normal e como fazer uma carga célula a célula para balancear (no caso so seu carregador, que detectará que você está carregando só uma célula).
Anexos
carga.GIF
carga.GIF (4.95 KiB) Exibido 17076 vezes
cerbazzi
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Qui Out 05, 2006 6:25 pm
Localização: Niteroi RJ

Mensagem por cerbazzi »

Bem, não é possivel que isso seja tao complexo assim!
Fiz esse esquema, carregando a bateria pela saida pro speed, tentei tambem pelo cabo jst, dando carga normalmente e balanceando. Usei como fontes uma bateria de carro de 12 V e uma fonte de computador.

Em todos os casos, o carregador apita descontroladamente, com o led azul piscando, depois de uns 2 minutos de carga, e a voltagem da bateria nao passa de 4,2 V .

Que idiotice eu to fazendo dessa vez?

Obrigado!

Cerbazzi
Responder