Carregadores para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

A corrente do carregador é limitada, e assim o carregador age como um gerador com resistência interna relativamente elevada, ou seja, quando vcê drena corrente, a tensão cai... Se quiser, posso te fornecer um carregador assim..... Eu construí os meus...
Essas fotos são de dois carregadores que tenho aqui. O primeiro é o meu conjunto carregador + ciclador para as baterias do Tx e do Rx, e o segundo é "acoplado" a uma fonte para arco de corte, que estou enviando para um colega aqui do fórum em troca de material, mas posso reproduzi-la facilmente. O número de correntes de carga também só depende da sua vontade e do número de pólos da chave seletora... hehehe.... O esquema do carregador tem aqui no forum mesmo, usando um Circuito integrado LM 317.
Anexos
Ciclador e carregador duplo, para as baterias do Tx e do Rx. Na verdade uso pra tudo, desde a furadeira sem fio até pras pilhas da calculadora....
Ciclador e carregador duplo, para as baterias do Tx e do Rx. Na verdade uso pra tudo, desde a furadeira sem fio até pras pilhas da calculadora....
ciclador.JPG (32.73 KiB) Exibido 14333 vezes
Fonte para arco de corte e carregador com 4 correntes distintas
Fonte para arco de corte e carregador com 4 correntes distintas
fonte e carregador.JPG (29.61 KiB) Exibido 14336 vezes
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Inverti as fotos.. hehehe.... Se quiser fazer o seu próprio carregador te mando o esqueminha, não é dificil..
Avatar do usuário
Danico
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Qui Dez 28, 2006 11:09 pm
Localização: São Paulo-SP

Mensagem por Danico »

Caramba Cláudio!! Muito legal Mesmo!!! =D
Gostaria de ter o esqueminha sim! Se vc puder me indicar como faço para ter uma corrente maior, para carregar mais rapido. Esse esquema já vem com o regulador para arco de corte?

Tenho um Pack NiMh KAN de 7.2V e 950mAh, oque vc aconselha para uma carga rapida nesse caso? uma carga de 15 ou de 30 minutos (30 min. seriam 1900mA, ne?)?

Pretendo usar em baterias com maior corrente também, qual corrente maxima para recarga rapida vc aconselha? sei que existem celulas de até 2100mAh, elas sao usadas em avioes?

Se vc puder me dizer quanto cobraria pelo carregador e regulador de arco, eu agradeço! (nao sei se isso pode e etc, entao manda por MP certo? já tomei umas chamadas....hahah =D ) Voce teria tambem esquemas de carregadores para ligar em bateria de carro? (mandei akele link no outro post...dakele circuito, serve para algo?)

OBRIGADO!!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

O circuito já está aqui no fórum, no tópico "carregador simples", e é baseado no LM 317, que pode manejar até 1,5A sozinho, ou mais que isso com "ajuda"externa de um transistor de potência. O grande problema em carregar com correntes altas é a redução da vida util das baterias.
Para ligar no carro você só pode carregar até 6 ou 7 células. Para 8 células precisa de um "booster" de tensão, complicado de montar.... Daí já é melhor comprar um carregador especifico.
Por curiosidade, tenho aqui um carregador com timer mecânico para baterias de 7,2V, 600 mAh, que pode ser adaptado para os 950 mAh da sua bateria, e que carrega em 30 minutos, ligado ao acendedor de cigarros.... Mas como disse, não sei o que pode acontecer com sua bateria. Pelo que sei, a Kan aguenta bem as porradas... heheh...
Tive baterias NiCd que usava em lanternas eoutros aparelhos e que duraram 15 anos, mas sempre carregadas e descarregadas com os cuidados devidos. No nosso coso no hobby, normalmente as baterias são cnsideradas "descartáveis", e se aguentarem 50 recargas tá bom demais...
As minhas devem ter ultrapassado as 600 recargas...
Não posso te dizer nada sobre a sua bateria em particular, só que baterias de níquel e de capacidades muito elevadas são geralmente NiMh, que têm capacidade maior que as NiCd mas taxas de descarga muito menores (não conseguem fornecer altas correntes).
Leia o tópico todo com atenção, tem muita informação. se restarem duvidas estou às ordens. Depois te mando uma MP com detalhes e preços...
Claudio
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

As NiMh sofrem demais com estas cargas com timer, melhor usar carregador com detecção de pico nelas. Ou carga lenta.

As NiCd têm vida útil bem mais longa, tomadas as devidas precauções com efeito memória ou descarga a zero, claro...
Avatar do usuário
Danico
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Qui Dez 28, 2006 11:09 pm
Localização: São Paulo-SP

Mensagem por Danico »

É entendi!
Bom, entao voces podem me recomendar um carregador comercial ou um circuito para eu fazer que seja meio "pau pra toda obra"??

Achei o JoyCharger, carrega Lipo, Liion, Nimh, Nicd...faz carga rápida, lenta. Pode ser ligado à rede (110V) e bateria do carro (12V)... maaasss custa uns 250 paus! estou disposto a gastar essa grana toda mas nao no caregador né! de repente num rádio+receptor... hehe =]
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Procure um Apache 2030. Eu comprei um por 120 paus aqui mesmo, e dias depois venderam por 100... hehehe...
Avatar do usuário
Danico
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Qui Dez 28, 2006 11:09 pm
Localização: São Paulo-SP

Mensagem por Danico »

Por aqui nao achei a venda nenhum Apache...mas vi muitos posts falando mto bem dele! Acho que é a melhor opção... é bem barato e nao corro riscos... =]
Se vc souber de algum à venda... creio que precisaria de uma fonte estabilizada também...vou ver o seu post sobre como modificar uma fonte de PC, é dificil?
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Não, não é difícil, está muito bem explicado, na seção de tutoriais. Eu traduzi um artigo de um modelista espanhol, muito detalhadinho. Só um detalhe: procure arrumar uma fonte meio "rodada", abra-a e verifique se encontra um integrado com o códigoXX494XX (onde"X" pode ser qualquer letra) ou XX7500XX. Se tiver outros códigos o tutorial não se aplica.
José Lauro
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qua Jul 14, 2004 9:45 pm

balanceadores

Mensagem por José Lauro »

Ola! Pessoal

Tenho um carregador triton. Posso usar qualquer tipo de balanceador com ele? Posso tb usar qualquer marca de bat neste caso(q tenha o conector p/balancear)?

Obrigado

Bons Voos
Responder