Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
numa zagui, utilizando um motor 400, posso utilizar uma bateria de 10,8v 1400mah liIon?
to comprando essa bateria para fazer umas modificações no oriole q vc citou em outro topico, ja serrei a cauda em 10 cm, to colocando controle proporcional.....mas tambem estou montando minha primeira zagui, (ja cortei o isopor) e gostaria de saber se vou poder aproveitar a bateria citada...
srpab escreveu:numa zagui, utilizando um motor 400, posso utilizar uma bateria de 10,8v 1400mah liIon?
to comprando essa bateria para fazer umas modificações no oriole q vc citou em outro topico, ja serrei a cauda em 10 cm, to colocando controle proporcional.....mas tambem estou montando minha primeira zagui, (ja cortei o isopor) e gostaria de saber se vou poder aproveitar a bateria citada...
abraço!
Se você fizer ela menorzinha dá para usar sim, desde que dose o motor para não torrar a bateria. Se deixar a toda potência com 400BR ela torra.
No tamanho normal de 1,2m ela precisa de um motor forte, então fica inviável bateria de LiIon.
As Zagis de 1,2m precisam de um motor forte, a minha não voou com 400BR e 7,2V nem 400BR com 9,6V.
Estas baterias LiIon são adequada para modelos mais econômicos.
A de 10,8V ficou legal com os 2 motores do Oriole porque o consumo deles não chega a 3,5A cada nesta tensão (7A o par).
No meu SlowStick com 400 reduzido 3:1 e hélice 10x6 também vai muito bem, porque o consumo fica na casa dos 8A parado e cai em vôo.
Mas o 400BR chega a 12A com 10,8V e hélice 5x3. Num modelo menor e mais rápido não tem muito problema porque o consumo vai diminuir muito em vôo com o aumento da velocidade, mas uma Zagi de 1,2m tem um bocado de arrasto e vai precisar de bastante motor o tempo todo.
Se fosse pra colocar esta bateria numa Zagi, a primeira possibilidade que eu estudadaria seria usar uma Zagi menor (de 1m, do tamanho que o pessoal voa no Paca com motor 400 e bateria 2S).
Se for para manter o tamanho de 1,2m com motor 400BR, eu sugiro usar uma bateria LiPo 3S (mais cara) ou uma redução de 3:1 com hélice 10x6 (maior e mais incômoda).
Como se descobre a amperagem que o motor consome ?
É fixa em cada motor ou oscila conforme o conjunto bateria + helice ?
Ou seja, a amperagem é medida com algum aparelho (multimetro) com o motor funcionando com a helice, ou existe algum calculo tipo: carga alar x peso modelo x motor x helice ?
Gustavo, pesquisei melhor aqui no forum, e existe um topico que me esclareceu bastante, aconselho a quem tiver duvidas parecidas dar um lidinha antes de sair replicando duvidas ....
mas aproveitando, a combinacao motor x helice = amperagem necessaria da bateria eh feita meio q na tentativa e erro (metodo lusitano) ou existe uma formula tipo diametro da helice x rotacoes do motor...