Carregadores para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Julio Cesar
membro
Mensagens: 1488
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 3:36 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Julio Cesar »

Ton, pode usar uma fonte de pc modificada, o Cláudio (sapinho) faz a modificação.
Júlio César
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Aliás, apesar de não ser este o local, tenho algumas anunciadas por otimo preço. Se quiser informações mande MP...
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Se você carregar a 800ma serão apenas 0,2c vai demorar horas para carregar sua bateria ........

Eu sempre carrego assim (500ma numa bateria 1300mha) e nunca tive problemas , não sei se teoricamente faz alguma mal a bateria carregar assim , talvez apenas o problema na demora da carga.

Sobre o conector branco , é o conector de balanceamento sim , e eu não sei como funciona esse se carregador (não tá escrito no site) , mas ele pode tanta carregar balanceando , quanto apenas fazer o balanceamento.

Então vamos esperar alguém que tenha/conheça esse carregador para falar para dar um parecer.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Gustavo, a corrente de carga é de pouco menos de 0,5C, não entendi a sua conta para chegar a 0,2C...
O tempo de carga deverá ficar em torno de três horas...
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

[quote:069ef63711="claudiorfernandes"]Gustavo, a corrente de carga é de pouco menos de 0,5C, não entendi a sua conta para chegar a 0,2C...
O tempo de carga deverá ficar em torno de três horas...[/quote:069ef63711]

Opz , falha minha !! rsrsrs

To tentando descobrir como consegui 0,2 ainda.....
fernandp_mcp
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Dom Mar 04, 2007 8:52 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Carregador Bantam e-station LP6 X LiPo 2S / 350mA /18C

Mensagem por fernandp_mcp »

Camaradas,

Acho q errei na escolha ao comprar esse carregador:

http://www.asaseletricas.com.br/suporte/LP-6.pdf

Pois seria pra carregar minhas 2 baterias da Thunder Power da imagem.

Acho q escolhí mal pq o carregador tem precisão de 0.5A( o q dá mais de 1C ao carregar a bateria).

No manual está descrito que naõ se pode carregar 2 packs ao mesmo tempo, mas creio eu que eles queriam dizer -2 packs- como literalmente fazer uma conexão em Y(paralelo).

Seria conveniente colocar meus 2 packs em série , selecionar o "Count Cell" em 4S e carregar a 0.5A? Isso seria o mesmo que estar carregando um pack 4S de 14.8V e com corrente nominal de 700mA? Se der pra fazer isso aí posso carregar meu pack com segurança, pois aí estaria carregando a quase 0.7C.

Eu andei lendo o manual de um balanceador próprio pra esse carregador, que é esse aqui:

http://www.asaseletricas.com.br/suporte/PB-6%20English.pdf

Minhas baterias, como vcs podem ver, não tem conexão pra balanceador. Não entendi muito bem o esquema de conexão do balanceador com as baterias. De acordo com o manual, é possível ligar minhas 2 LiPo em série e carrega-las como se fosse uma LiPo 4S de 700mA a 14.8V?
Anexos
LiPo_ThunderPower_ANEXAR.JPG
LiPo_ThunderPower_ANEXAR.JPG (38.81 KiB) Exibido 15227 vezes
Sds

--Mares Serenos não fazem bons marinheiros--
rbmoreira
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Seg Jun 16, 2008 6:21 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por rbmoreira »

Tenho um carregador Esky que tem caracteristica de 0.8A e pode carregar tanto Lipo de 11.1v e 7.4v agora ele para Lipo de 11.1v 1800MA usado nos Belt-CP demora quase 3 horas para carregar e para carregar 7.4V 800ma do Lama v4 demora 1h..

agora pergunto ele para 7.4v 800ma está carregando a 1C, isso não é critico para a Bateria? carregando mais lento tenho algum ganho em deixar ela mais carregada ou vai ficar com o mesma quantidade de carga

vlw
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Respondendo a dúvida do Fernando, poderia usar o LP6 sem maiores problemas colocando os packs em paralelo, mas isto precisa ser feito com cuidado.

Em série a corrente se mantém, a tensão é que aumenta.

Uma boa forma de fazer isto nestes packs é interligá-los um fio no negativo e um resistor de 1ohm 10W (ou mais) no positivo por uma meia-hora, depois ligar em paralelo e colocar para carregar.

Quanto ao RBmoreira,

Carregar a 1C fica realmente no limite, o ideal seria uma corrente menor sempre que possível.

Quanto a carregar 1800mAh com ele, a bateria durará mais, mas a energia armazenada será a mesma.
LINKO
membro
Mensagens: 220
Registrado em: Dom Mai 06, 2007 1:06 am
Localização: vitoria da conquista bahia

Mensagem por LINKO »

Pessoal,

Posso usar o meu carregador de Li po 3S, 800 mh, para carregar o meu pack de bateria Ni Mh 600mh ( o pack é formado por 10 celulas de 1,2v) totalizandor 12v?
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Não, os algoritmos de carga são totalmente diferentes.
Responder