Carregadores para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Carga lentissima e constante em uma Li-ion

Mensagem por alexcmag »

r.boschiero escreveu:Ola pessoal

Posso carregar uma li-ion 7,2v 1400mah
com uma tensao constante de 9,6 e uma corrente de 100mah e deixar isso o por dias carregando ... ?

Ou frito a bateria ...fazendo isso ?


Rodrigo Boschiero
rodrigo@rrcweb.com.br


Não faça isto

As NICD/NIMH podem ser deixadas dias carregando porque a corrente de carga de 100mA é baixa e o que sobrar depois de completar a carga mal vai esquentar a bateria.

Mas as LiIon não... A tensão de carga delas precisa ser 4,1V por célula para poder ficar ligadas muito tempo. 4,2V por célula no máximo.

9,4V seriam 4,8V por célula, é muito.

Se for fazer um carregador de LiIon, faça um de corrente constante e tensão constante que forneça 8,2V a 1A no máximo.

Não confie apenas na tensão nominal do transformador, pois é uma senóide e os picos passam longe da tensão especificada. Carregadores NiMh onde está escrito 9,6V significa que carregam packs de até 9,6V, mas a tensão que eles fornecem geralmente é de 13V pra cima. Use um regulador de tensão variável e ajuste para os 8,2V com um bom multímetro...
Editado pela última vez por alexcmag em Sex Abr 22, 2005 12:13 pm, em um total de 1 vez.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
jociel luciano
membro
Mensagens: 2293
Registrado em: Seg Nov 15, 2004 9:30 pm
Localização: Brasilia DF
Contato:

Mensagem por jociel luciano »

r.boschiero escreveu:Ola pessoal

Posso carregar uma li-ion 7,2v 1400mah
com uma tensao constante de 9,6 e uma corrente de 100mah e deixar isso o por dias carregando ... ?

Ou frito a bateria ...fazendo isso ?

alexcmag escreveu:Sim, pode deixar dias carregando porque a corrente de carga de 100mA é baixa e o que sobrar depois de completar a carga mal vai esquentar a bateria.


deixar carregando por dias a uma corrente de 100mAH até vai, mais 9,6V em bateria de li-ion de 7,2V isso pode?

valeu
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....

Canal 13 72.050MHz

loveaircraft@hotmail.com
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

jociel luciano escreveu:
r.boschiero escreveu:Ola pessoal

Posso carregar uma li-ion 7,2v 1400mah
com uma tensao constante de 9,6 e uma corrente de 100mah e deixar isso o por dias carregando ... ?

Ou frito a bateria ...fazendo isso ?

alexcmag escreveu:Sim, pode deixar dias carregando porque a corrente de carga de 100mA é baixa e o que sobrar depois de completar a carga mal vai esquentar a bateria.


deixar carregando por dias a uma corrente de 100mAH até vai, mais 9,6V em bateria de li-ion de 7,2V isso pode?

valeu


Caramba... Ainda bem que você estava olhando... Eu estava pensando em NiMh porque tinha respondido uma outra pergunta sobre NiMh 8,4V, nem percebi que esta era LiIon...

Turma, desculpe, estava distraído e errei feio...

A LiIon tem que ser carregada a 8,2V, 8,4V no máximo... Se mandar 100mAh a 8,2V pode deixar meses sem problemas. Mais do que isto estraga.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Luís Henrique Rodrigues
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Seg Jan 05, 2004 8:27 pm
Localização: Colinas do Tocantins

Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

Alex, quais as especificações do carregador pra carregar a bateria do TX 4YF? Ela é de Ni-Cd, 9,6V. Nela está escrito que carregando com 60mAh, dentro de 15 horas está carregada e a 180mAh, dentro de 5 horas está pronta.
Teria um esquema de um carregador pra essa bateria??




Obrigado,
Luís H.
"Resistir ao desejo talvez seja uma das formas mais discretas de amar a vida."

Luiz Felipe Pondé.
Avatar do usuário
Luís Henrique Rodrigues
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Seg Jan 05, 2004 8:27 pm
Localização: Colinas do Tocantins

Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

Quantos mAh tem que ter um carregador pra Li-ion??




Obrigado,
Luís H.
"Resistir ao desejo talvez seja uma das formas mais discretas de amar a vida."

Luiz Felipe Pondé.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Tem que ter 4,1V para cada célula, e a corrente 0,7 vezes a capacidade do pack em mAh.

Carregador para bateria de transmissor tem em http://evoo.locaweb.com.br/forum/viewtopic.php?t=2151
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Luís Henrique Rodrigues
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Seg Jan 05, 2004 8:27 pm
Localização: Colinas do Tocantins

Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

Valewzão Alex. Muito bom esse carregador. Você num teria também um esquema de carregador de Li-ion?





Obrigado,
Luís H.
"Resistir ao desejo talvez seja uma das formas mais discretas de amar a vida."

Luiz Felipe Pondé.
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Hum

Mensagem por Gustavo Murad »

Alex na 1 pagina do topico voce falou de um topico do metalk mas eu não encontrei, encontrei só um dele vendendo carregadores!
He esse mesmo de carregador de transmissor? Ou para o pack do motor tem que ser diferente?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Hum

Mensagem por alexcmag »

Gustavo Murad escreveu:Alex na 1 pagina do topico voce falou de um topico do metalk mas eu não encontrei, encontrei só um dele vendendo carregadores!
He esse mesmo de carregador de transmissor? Ou para o pack do motor tem que ser diferente?


Este carregador que sugeri é bom para o transmissor e packs de receptor de planadores e modelos glow, já que você não terá que carregá-los em campo.

Ele também pode ser usado para carregar a bateria do modelo, mas a carga é beeeemmmm lenta então depois de gastar o pack você terá que voltar para casa.

Como tenho um carregador Hobbico e não sou muito chegado em eletrônica analógica (prefiro digital), não tenho esquema de carregadores rápidos nem LiIon/LiPo.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Sakei

Mensagem por Gustavo Murad »

Entendi , mas mesmo assim se eu vou começar no hobby vou precisar de um carregador do transmissor naum é? Este aki

http://evoo.locaweb.com.br/forum/viewtopic.php?t=2151

serve ? Tem outro projeto melhor?
Responder