Carregadores para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
CaioMix
membro
Mensagens: 181
Registrado em: Sex Jan 14, 2005 12:48 am

Re: Baterias NiCd

Mensagem por CaioMix »

alexcmag escreveu:
CaioMix escreveu:Que tipo de fonte eu deveria usar para caregar uma bateria de 6 células daquelas de telefone (Tensão, corrente, etc.)?


Nenhum.

Você deve usar um carregador, que é um circuito feito para carregar a bateria.


Bom, depois do que andei lendo no forum, vou procurar camprar baterias descentes!

Tem alguma baratinha?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Baterias NiCd

Mensagem por alexcmag »

CaioMix escreveu:
alexcmag escreveu:
CaioMix escreveu:Que tipo de fonte eu deveria usar para caregar uma bateria de 6 células daquelas de telefone (Tensão, corrente, etc.)?


Nenhum.

Você deve usar um carregador, que é um circuito feito para carregar a bateria.


Bom, depois do que andei lendo no forum, vou procurar camprar baterias descentes!

Tem alguma baratinha?


Escolha primeiro o modelo, depois o motor, depois a bateria. Começar pela bateria não é uma boa idéia,
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
srpab
membro
Mensagens: 1813
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 12:11 pm
Localização: Santos & Itanhaém
Contato:

bateria para zagi

Mensagem por srpab »

numa zagui, utilizando um motor 400, posso utilizar uma bateria de 10,8v 1400mah liIon?

to comprando essa bateria para fazer umas modificações no oriole q vc citou em outro topico, ja serrei a cauda em 10 cm, to colocando controle proporcional.....mas tambem estou montando minha primeira zagui, (ja cortei o isopor) e gostaria de saber se vou poder aproveitar a bateria citada...

abraço!
Combate: Bateu é ponto.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: bateria para zagi

Mensagem por alexcmag »

srpab escreveu:numa zagui, utilizando um motor 400, posso utilizar uma bateria de 10,8v 1400mah liIon?

to comprando essa bateria para fazer umas modificações no oriole q vc citou em outro topico, ja serrei a cauda em 10 cm, to colocando controle proporcional.....mas tambem estou montando minha primeira zagui, (ja cortei o isopor) e gostaria de saber se vou poder aproveitar a bateria citada...

abraço!


Se você fizer ela menorzinha dá para usar sim, desde que dose o motor para não torrar a bateria. Se deixar a toda potência com 400BR ela torra.

No tamanho normal de 1,2m ela precisa de um motor forte, então fica inviável bateria de LiIon.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
srpab
membro
Mensagens: 1813
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 12:11 pm
Localização: Santos & Itanhaém
Contato:

bateria para zagi

Mensagem por srpab »

Alex, como é dificil essas combinacoes eletricas.....

Para eu aproveitar essa bateria, numa zagui normal (1,20) que motor eu posso utilizar ?

sei que deve-se comecar pelo modelo, depois o motor e por ultimo a bateria...

Conforme for, nao vou comprar esta bateria, porque fazer o oriole voar é questao de honra, mas voar a zagui é meu verdadeiro objetivo no hobby...

abraço.
Combate: Bateu é ponto.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

As Zagis de 1,2m precisam de um motor forte, a minha não voou com 400BR e 7,2V nem 400BR com 9,6V.

Estas baterias LiIon são adequada para modelos mais econômicos.

A de 10,8V ficou legal com os 2 motores do Oriole porque o consumo deles não chega a 3,5A cada nesta tensão (7A o par).

No meu SlowStick com 400 reduzido 3:1 e hélice 10x6 também vai muito bem, porque o consumo fica na casa dos 8A parado e cai em vôo.

Mas o 400BR chega a 12A com 10,8V e hélice 5x3. Num modelo menor e mais rápido não tem muito problema porque o consumo vai diminuir muito em vôo com o aumento da velocidade, mas uma Zagi de 1,2m tem um bocado de arrasto e vai precisar de bastante motor o tempo todo.

Se fosse pra colocar esta bateria numa Zagi, a primeira possibilidade que eu estudadaria seria usar uma Zagi menor (de 1m, do tamanho que o pessoal voa no Paca com motor 400 e bateria 2S).

Se for para manter o tamanho de 1,2m com motor 400BR, eu sugiro usar uma bateria LiPo 3S (mais cara) ou uma redução de 3:1 com hélice 10x6 (maior e mais incômoda).

Infelizmente nem tudo é perfeito...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Re: bateria para zagi

Mensagem por gustabmo »

srpab escreveu:Alex, como é dificil essas combinacoes eletricas.....

Eu tambem achava infernal no começo, mas com o tempo voce se acostuma...
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
srpab
membro
Mensagens: 1813
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 12:11 pm
Localização: Santos & Itanhaém
Contato:

amperagem

Mensagem por srpab »

Como se descobre a amperagem que o motor consome ?

É fixa em cada motor ou oscila conforme o conjunto bateria + helice ?

Ou seja, a amperagem é medida com algum aparelho (multimetro) com o motor funcionando com a helice, ou existe algum calculo tipo: carga alar x peso modelo x motor x helice ?

sds,
Combate: Bateu é ponto.
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Re: amperagem

Mensagem por gustabmo »

srpab escreveu:É fixa em cada motor ou oscila conforme o conjunto bateria + helice ?

Oscila conforme a bateria e helice

Ou seja, a amperagem é medida com algum aparelho (multimetro) com o motor funcinonando

Acertou na pinta!
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
srpab
membro
Mensagens: 1813
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 12:11 pm
Localização: Santos & Itanhaém
Contato:

amperagem

Mensagem por srpab »

Gustavo, pesquisei melhor aqui no forum, e existe um topico que me esclareceu bastante, aconselho a quem tiver duvidas parecidas dar um lidinha antes de sair replicando duvidas :oops: ....

http://evoo.locaweb.com.br/forum/viewto ... ight=liion

mas aproveitando, a combinacao motor x helice = amperagem necessaria da bateria eh feita meio q na tentativa e erro (metodo lusitano) ou existe uma formula tipo diametro da helice x rotacoes do motor...
:?
Combate: Bateu é ponto.
Responder