Modulos queimando com Lipo!

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
scooth
membro
Mensagens: 930
Registrado em: Dom Out 03, 2004 3:29 am
Localização: Maringá/PR

Modulos queimando com Lipo!

Mensagem por scooth »

Olá Pessoal,

Venho informar 1 problema q aconteceu 2x aqui.
Faz tempo q viemos trocando as baterias de Nicd dos TX para Lipo e ate hj eu nao tinha visto problema nenhum!
Estavamos voando normal, ai a bateria do radio 9CAP acabou, para nao ficar sem voar colocamos uma LIPO, funcionou normalmente e voamos ate o final do dia! So q essa lipo nao estava totalmente carregada, isso é, sua tensao estava em torno de 12V no max.
Ai no outro dia carregamos a lipo e foi liga o radio, ele ja nao tava transmitindo, no caso do 9CAP ele tem uma luz verde que indica se a transmissao esta funcionando.
Na hora nao soubemos o pq do nao funcionamento. Depois d um tempo, trocamos a bateria para Nicd e testamos o radio com um novo modulo e cristal, o mesmo funcionou normalmente, ai testamos o cristal num radio 4 canais, nenhum sinal, portanto o Cristal queimou. Testamos o modulo em outro radio com cristal novo, nao funcionou tbm, consequentemente modulo tbm queimado.:evil:
Colocamos um modulo novo e entao fomos para outro dia d voo, depois d umas 2h a bat de nicd acabou novamente, ai colocamos a lipo novamente, e foi ligar, a maldita luz verde nao acendeu. Pronto, achamos o motivo da queima do Modulo.:(

Gostaria de saber se tem alguem no forum que usa radios que utilizam modulos e tem lipo se ja tiveram alguma problema parecido:?: Descartando os radios que ja vem com lipo de fabrica, pois esses devem ter reguladores d tensoes para os modulos.

Final da brincadeira: 2 modulos e 2 cristais queimados( a caminho da aeromodelli para ver se tem como arrumar, pq modulo novo 72mhz é $150+-), e uma oportunidade d testar o modulo 2,4ghz da corona que foi encomendado, resta saber se eles aguentariam a alimentacao da lipo.

Fico no aguardo

abs
Rodrigo Damasceno
Maringá/Paraná

E-mail: rokdama@gmail.com
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Rodrigo, esse esquema da LiPo foi bastante discutido, e eu, pelo menos, sempre aconselhei a "derrubar" a tensão usando dois diodos comuns de Silício, tipo o 1N4004.
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2555
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Mensagem por rasec_jj »

Inclusive, usando o diodo é uma maneira do rádio apitar indicando a bateria fraca ficando mais longe dos reais 9v, tirando o risco de danificar a lipo.
Avatar do usuário
fcamargo0101
membro
Mensagens: 442
Registrado em: Dom Out 14, 2007 11:52 pm
Localização: Curitiba - PR
Contato:

Mensagem por fcamargo0101 »

Diodo pra diminuir a tensão?
onde isso?
qual link!
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Cara que estranho...
Eu tenho um 9CAP, um 7UHPS e um 7CAP, todos com LIPO no TX, sem apresentar nenhum problema.



[]'s
Piper Mirrage "My Way"
"KEEP FLYING"
BRA 5273
Avatar do usuário
lucas.sjc
membro
Mensagens: 177
Registrado em: Qua Ago 30, 2006 1:50 pm
Localização: São José dos Campos, São Paulo

Mensagem por lucas.sjc »

O que vocês aconcelham???

Usar direto???

Ou soldar os diodos? Cada diodo cai a tansão em 0,6 à 0,8v se deve usar um ou dois diodos??? conforme imagem abaixo...
Anexos
carregador2_898.jpg
carregador2_898.jpg (9.66 KiB) Exibido 8482 vezes
Bons voos...

Lucas Mendes

São José dos Campos - SP
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6816
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

Na teoria 1 diodo seria o suficiente!
eles tiram 0.7v, e a lipo mandaria pro rádio 11.9V!

Os rádios costumam apitar carga baixa da bateria com 8.5v, e quando desse o aviso, a lipo estaria na realidade com 9.2v, valor acima dos 3v recomendados a não baixar!

Abs
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Os diodos têm de ser colocodos de modo que sejam polarizados diretamente, ao contrário da sua figura,no caso.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

http://faqlight.carpassion.info/diode.jpg
Fabricio Vidigal
membro
Mensagens: 2086
Registrado em: Qua Set 24, 2008 1:09 pm
Localização: Goiania-Goias ........41

Mensagem por Fabricio Vidigal »

caramba!!estou usando lipo no meu DX7.agora fiquei com receio.
Responder