Modulos queimando com Lipo!

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Scooth, em resumo os diodos evitam que a tensão aplicada ao Tx seja excessiva, e também permitem que o sistema de aviso de bateria fraca do Tx seja acionado antes de a tensão da LiPo baixar demais...
(pelo menos até que alguém contradiga isso pelo simples prazer de questionar...)
Avatar do usuário
comandante mendes
membro
Mensagens: 250
Registrado em: Ter Jan 08, 2008 9:20 pm
Localização: juiz de fora-mg

Mensagem por comandante mendes »

o interesante é que muitos se julgam donos da verdade e ficam dando risada das duvidas dos outros, coitado desses seres humanos inferiores. entendam que cada um tem suas habilidades. uns entendem de eletronica, eu por exemplo sou geografo e mestre em educaçao. na minha area estou sempre me aprimorando e ensinando o que sei. entao vamos ter mais paciencia com quem esta aprendendo, se nao desativem este site
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Não sei se a coisa foi direta e pessoalmente dirigida a mim, e creio que não, mas eu acho que conhecimento é uma dádiva que deve ser distribuída a quem a desejar. Prova é que já enviei bastante material de apoio ao fórum, e já respondi dezenas de vezes às mesmas perguntas. Além disso, eu repasso de boa vontade informações das quais eu poderia tirar lucro exclusivo mantendo-as guardadas, como no caso da modificação de fontes AT e ATX para uso com os carregadores. Vários colegas tiraram comigo suas duvidas e conseguiram modificar suas fontes, quando eu poderia ter vendido essas fontes modificadas a eles.
Mas acho que "paciencia com quem está aprendendo" não abrange pessoas que, sem a menor base de conhecimento, questionam e contestam o que lhes é dito, e pior, em certos casos, oferecem "alternativas" que podem causar acidentes graves, como nos casos envolvendo as bateias de Lítio, onde até sugestão de ligar direto na bateria do carro já apareceu, e com afirmações do tipo "não aconteceu nada".
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Edgard.. só peço a palavra.

Senhor Geografo, vamos imaginar uma situação hipotética.

O senhor com seu conhecimento, sabendo que ele tem base sólida faz um estudo cartografico e dele resulta um mapa de navegação submarina.

Um maluco desinformado, irresponsavel diz que seu trabalho é bom mas seu mapa é errado e o que ele conseguiu na china é melhor e pode usar sem medo.

Um capitão ingenuo e seu submarino particular(e isso existe) resolve usar o outro mapa,(tinha o seu a bordo mas em um forum ele viu que o outro era "melhor") colide com uma formação rochosa e afunda.... mais ainda claro!
Meses depois eles resgatam o sub e verificam que seu mapa estava lá.. o outro feito com material de péssima qualidade desintegrou.

Sim... é uma ficção.. mas vc iria ficar muito chateado pois sua informação que é preciosa foi colocada de lado e feito desdem... depois disso ainda o seu nome foi envolvido e vai ter que provar que não foi vc.
Se isso acontecer mais vezes vc fica puto ao ponto de mandar tomar caju qualquer um que mencionar que sua informação não procede!


Facil falar quando não é em seu quintal néééé!!!!!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
fcamargo0101
membro
Mensagens: 442
Registrado em: Dom Out 14, 2007 11:52 pm
Localização: Curitiba - PR
Contato:

Mensagem por fcamargo0101 »

é incrivel, como pode?
um cara assim deveria ser estudado.

Esses geografos chineses, São f**a..
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:6f9830d954="fcamargo0101"]é incrivel, como pode?
um cara assim deveria ser estudado.

Esses geografos chineses, São f**a..[/quote:6f9830d954]

Dizem que os proctologistas são os piores...
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:57c4a31204="Marco Antonio"][quote:57c4a31204="fcamargo0101"]é incrivel, como pode?
um cara assim deveria ser estudado.

Esses geografos chineses, São f**a..[/quote:57c4a31204]

Dizem que os proctologistas são os piores...[/quote:57c4a31204]

De fato, já imaginou umm exame de toque com esse cara ??????
Anexos
guinness_mais_alto02.jpg
guinness_mais_alto02.jpg (19.46 KiB) Exibido 8156 vezes
gigante_brincando_com_celular.jpg
gigante_brincando_com_celular.jpg (20.08 KiB) Exibido 8156 vezes
Avatar do usuário
comandante mendes
membro
Mensagens: 250
Registrado em: Ter Jan 08, 2008 9:20 pm
Localização: juiz de fora-mg

Mensagem por comandante mendes »

duvidas sempre existirão, questionadores tambem. Ou se aprende por bem ou erra e assume as consequencias. o que ponho em pauta é a atitude cordial que precisamos manter. ensinar é uma arte de paciencia, se voce nao tem, nao se proponha a ensinar.

e eu tambem nao me dirigi diretamente a ninguem, generalizei ok.

um dos motivos pelo qual nao quiz mais participar do clube de aeromodelismo daqui. era a soberba que alguns participantes, que se achavam melhor que os outros.

se isto é um forum, vamos passar a ajudar os novatos. eu particularmente aprendi tudo sozinho apenas lendo tudo que estava por aqui. mas nem todos gostam de ler , uma pena
Avatar do usuário
scooth
membro
Mensagens: 930
Registrado em: Dom Out 03, 2004 3:29 am
Localização: Maringá/PR

Mensagem por scooth »

Entendido Sapo!
Eu tenho curso tecnico d eletronica e na hora saquei o esquema do diodo! Vo por em pratica aki isso pq quase todo mundo usa lipo nos radios
Valew
Avatar do usuário
jwildef
membro
Mensagens: 246
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 10:56 am
Localização: Santarém - Pará

Mensagem por jwildef »

Foi uma pena não ter visto esse tópico ontem. Se tivesse visto, teria providenciado os diodos e teria impedido o que aconteceu comigo. :cry:

Eu uso lipo no meu Futaba 9CHP a mais de um ano e nunca tive problema com a voltagem a mais. Esse mês resolvi mudar meu sistema para 2.4Ghz usando um módulo da Specktrum. Comprei um para mim e um para um amigo meu que usa o mesmo rádio. Quando chegou, li o manual e nas especificações não dizia com que voltagem o mesmo trabalhava. Li o restante do manual e fiz a instalação toda corretamente. Quando liguei o rádio vi que ele não estava trabalhando da forma que devia por causa de um led que tem no módulo que indica o status do mesmo. Hora ficava acesso, hora ficava piscando. Tentei fazer o bind com o receptor, depois de muito tentar consegui fazer, desligava o receptor e ligava novamente e ele funcionava, fazia isso várias vezes e tudo bem mas quando desligava o transmissor e ligava de novo ele não respondia mais e era preciso fazer um novo bind. O bind só conseguia fazer depois de muitas tentativas. Desconfiei logo que o módulo veio com problema ou o que eu acho mais provável, ele foi danificado por causa da voltagem mais alta causada pelo uso da lipo.

O módulo do meu amigo eu já tinha entregue, então fui novamente com ele e pedi para ele me emprestar o módulo dele. Botei no meu rádio mas agora alimentado por uma bateria de Nicd, e tudo funcionou que foi uma beleza, fazia o bind do receptor na primeira tentativa e podia ligar e desligar quantas vezes quisece o receptor e o transmissor, eles sempre voltavam a funcionar normalmente.

Não sei se alguem já usou esses modulos de 2.4Ghz de Specktrum com bateria de lipo 3s no transmissor sem problema. Realmente não sei se essa foi a causa do problema mas por precaução recomendo a usarem baterias de nicd ou lipo mas usando os diodos para baixar a voltagem.
Responder