Para que servem os capacitores nos ESCs?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Para que servem os capacitores nos ESCs?

Mensagem por Igor Souza »

Estou montando um trex 700 e convertendo o mesmo para elétrico, agora há uma grande questão em aberto no assunto ESC.

Todos os ESCs HV (high voltage) que vi até agora são para ser usado até 12S, até ai tudo bem pois pretendo usar os ditos com 12S. Entretanto percebi que os capacitores que vem nesses ESCs são de 50v.
Como em 12S a tensão chega a 50.4v, eles estariam funcionando no limite mesmo.

Não conheço a fundo o assunto, mas sempre pensei que os capacitores fossem para filtrar os ruidos gerados nos chaveamentos das fases, então gostaria de saber... os capacitores desses ESCs HV estão mesmo subdimensionados?

Acredito que não haveria problemas, mas a substituição dos capacitores para uns de 67v resolveria a questão?


Abrcs!
A bagunça gerada é proporcional ao espaço disponível para a mesma.
[Trex 700N2E; Trex 600E ("compactado"), KKminiQuad; KKTri, DX7]
Avatar do usuário
FernandoMM
membro
Mensagens: 289
Registrado em: Seg Jan 30, 2006 1:11 am
Localização: Brasilia-DF

Mensagem por FernandoMM »

O capacitor se parece um pouco com uma bateria. Embora funcionem de maneira totalmente diferente, tanto os capacitores como as baterias armazenam energia elétrica. Possui dois pólos (ou terminais). Dentro da pilha, reações químicas produzem elétrons em um terminal e absorvem elétrons no outro. O capacitor é um dispositivo muito mais simples, e não pode produzir novos elétrons - ele apenas os armazena.

Os capacitores são utilizados de várias maneiras em circuitos eletrônicos:

* algumas vezes, os capacitores são utilizados para armazenar carga para utilização rápida. É isso que o flash faz. Os grandes lasers também utilizam esta técnica para produzir flashes muito brilhantes e instantâneos;

* os capacitores também podem eliminar ondulações. Se uma linha que conduz corrente contínua (CC) possui ondulações e picos, um grande capacitor pode uniformizar a tensão absorvendo os picos e preenchendo os vales;

* um capacitor pode bloquear a CC. Se você conectar um pequeno capacitor a uma pilha, então não fluirá corrente entre os pólos da pilha assim que o capacitor estiver carregado (o que é instantâneo se o capacitor é pequeno). Entretanto, o sinal de corrente alternada (CA) flui através do capacitor sem qualquer impedimento. Isto ocorre porque o capacitor irá carregar e descarregar à medida que a corrente alternada flutua, fazendo parecer que a corrente alternada está fluindo;

http://eletronicos.hsw.uol.com.br/capacitor1.htm
Avatar do usuário
Peninha
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Set 20, 2006 11:02 pm

Mensagem por Peninha »

Se os capacitores estiverem recebendo a tensão total da bateria, então está errado.
Eles vão acabar estragando e queimando o esc.
A substituição é desejavel.
Errar é da essência humana. Aprender com os erros é da essência da pesquisa.
Repetir erros já cometidos é da essência do imbecil.
Avatar do usuário
Marcio H
membro
Mensagens: 1638
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 6:47 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Marcio H »

eles servem para lidar com o problema de indutância nos cabos de alimentação do ESC. o chaveamento do motor em alta corrente provoca picos de tensão na entrada do ESC. estes picos chegam a ser superiores a tensão da bateria. estes capacitores que estão no esc estao em paralelo com a alimentação , servem para atenuar este efeito.
ao aumentar a distancia entre o ESC e a bateria este problema aumenta , exigindo em alguns casos a instalação de capacitores a mais para previnir o problema da queima do ESC nos picos.
uma dica importante... se precisar aumentar cabos , aumente sempre entre o ESC e o motor , evite aumentar a distancia entre o esc e a bateria. caso impossivel evitar , instale capacitores low-esr a mais.

todos os escs HV que já vi são da maneira que vc comentou... substitur capacitores em ESCs é complicado , sao capacitores especiais do tipo LOW-ESR
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

E exatamente aí onde estou querendo chegar...

Inevitavelmente irá haver um aumento nos cabos devido a extensão para ligar as 2 baterias 6s em série, mesmo querendo usar fios com bitola maior (12 ou 10awg) justamente para minimizar esse efeito. Então queria descobrir como saber qual capacitor colocar no lugar?

Abrcs!
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

Desculpa marcio, não li a ultima frase.

Você acha que os capacitores de fábrica estão certos então?

Abrcs!
Avatar do usuário
Marcio H
membro
Mensagens: 1638
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 6:47 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Marcio H »

sim , não substitua nada no ESC... os capacitores que vem neles geralmente são de alta qualidade , como por exemplo os de marca Rubycon.
não se esqueça que os 50,4V serão apenas durante o momento que vc conecta a bateria no esc. ao ligar o motor cairá pra aproximadamente 45V , dependendo das baterias que tem ficara em torno de 40V durante o voo.

compre capacitores low esr iguais os do esc. os rubycon sao mais dificeis de achar , se encontrar sao os da serie ZLH.... faceis de encontrar : Panasonic da série FC.
Responder