Baterias para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

marcosccarvalho
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Mensagempor marcosccarvalho » 07 Nov 2011 11:49

PESSOAL ,
bom dia,
tenho uma duvida boba, tenho o carregador balanceador, e nao vou usar o que vou perguntar, é so por curiosidade mesmo.
posso carregar uma bateria lipo ou qualquer outra, direto de uma bateria de carro,como uma chupeta de carro por exemplo,
ou de outro lugar (tipo direto da tomada),
descupem a ignorancia, mas é uma duvida, e como nao estudei isso, ou nao prestei atencao
rsrsr
obrigado

whilton cunha
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Mensagempor whilton cunha » 09 Nov 2011 17:05

galera estou querendo iniciar e estou montando um ugly stick com depron de 4mm. final do mês deverei estar fazendo meu pedido da parte eletrônica, e gostaria de saber qual a bateria voltagem e amperagem para usar em um TR 35-30B 1400kv

felipen1
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Mensagempor felipen1 » 27 Jan 2012 13:49

acabei de compra uma bateria (Lipo Turnigy Nano Tech - 3s 11,1v-35/70c - 3300mah) qual a melhor Corrente de carga para eu carrega ela?

abraços felipe nogueira
Não quero ser como todo mundo quero ser diferente

claudiorfoi
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Mensagempor claudiorfoi » 27 Jan 2012 14:49

[quote:e8f5dcf3b7="felipen1"]acabei de compra uma bateria (Lipo Turnigy Nano Tech - 3s 11,1v-35/70c - 3300mah) qual a melhor Corrente de carga para eu carrega ela?

abraços felipe nogueira[/quote:e8f5dcf3b7]

De novo ?

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=125949&highlight=

Gabriel Lima
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Mensagempor Gabriel Lima » 09 Abr 2012 20:02

E ae pessoal, será que eu poderia usar uma bateria 2S 1050mah 20c num emax 2822 sem problemas, e tb gostaria saber se poderia usar outra bateria de 1550mah 20c 2S no mesmo motor, sem problema nenhum?!

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Diego Franco
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Mensagempor Diego Franco » 20 Abr 2012 18:44

Galera... estou com uma Rhino 2620 3S (11.1 V) Zippy para transmissores...

com quantos amperes eu carrego!?

Paulo Grind
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Mensagempor Paulo Grind » 26 Abr 2012 14:08

Olá tenho esse planador PHOENIX 742-2, até que legal, porem a bateria dele é muito pesado, autonomia de voo uns 10, 15 min. Isso varia hehehe.Estava pensando em por uma bateria (somente a bateria)mas forte e mas leve tambem e que dure mais, estava olhando no ML algumas baterias, sou leigo nessas coisas. Alguem poderia me indicar uma bateria que podesse adaptar nele (relaçao aos plugs) !!

http://images.r2hobbies.com/rcpl2402004/01.jpg

Descriçao do aviao:
Envergadura: 1380mm
Comprimento: 840mm
Peso em voo: 560g.
Bateria: NI-MH 9.6V/1100Mah
Motor : 390A
3 mini servos 9g
Speed Control 30A
1-Carregador 110 volts

configuração:
Escova versão RTF inclui:
Motor: 390A do motor
ESC: 30A ESC escova
Bateria: Ni-Mh 9.6V/1100mAh
Hélice: 6040 * 2pcs
Servo: 9g servo * 3pcs
Rádio: 4CH

francinaldo
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Mensagempor francinaldo » 14 Mai 2012 21:02

Olá amigos do fórum. tenho um helicoptero honey bee cp3 só que ele esta com um probleminha, quando ligo o conector da abateria sem acionar o a celerador o motor da calda comessa a girar na velocidade maxima, queria saber se aguem poderia mim ajudar por favor?Obrigado

Flavio-RC
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Mensagempor Flavio-RC » 25 Mai 2012 09:02

Olá Alex,
Meu nome é Flavio, sou novo no Forum e estou com uma duvida, eu tenho um RedCat XB-E 1/5, uso esc HobbyWing para 150A, motor Leopardo 5692 1090KV 160A, eu tenho várias lipos de 3s 45/90 5000mAh, as quais eu uso com esse conjunto em 6s. Bom eu gostaria de saber se eu usar 2 packs com duas baterias de 3s de 45/90 5000mAh para forma os 6s vai funcionar ? eu ligaria duas 3s +/+ -/- e depois ligaria normal como eu ligo as 3s hoje, a amperagem vai mudar, ou apenas os mAh ?
Eu eu vou provocar um grande incendio, rsrsrsrs.
Abrç,
Flavio.

neumar
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Mensagempor neumar » 25 Mai 2012 09:23

pode ligar tranquilo, eu uso um pack semelhante em minha asa voadora, mas com 2 bat 3S 1800mha 30C, e o nome da ligaçao a qual voce se refere é ligaçao em paralelo, nao altera os 11.1V da lipo e sim os Anperes.
EX 2 pac 3S 5000 mha ligados em paralelo: 11.1V 10.000mha.
OBS: os 2 pac devem estar devidamente carregados e balanceados ( os dois packs devem estar com 12.6V), se nao estiver corre sim o risco de virar uma fogueira.

Flavio-RC
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Mensagempor Flavio-RC » 25 Mai 2012 09:26

[quote:7b11458b69="neumar"]pode ligar tranquilo, eu uso um pack semelhante em minha asa voadora, mas com 2 bat 3S 1800mha 30C, e o nome da ligaçao a qual voce se refere é ligaçao em paralelo, nao altera os 11.1V da lipo e sim os Anperes.
EX 2 pac 3S 5000 mha ligados em paralelo: 11.1V 10.000mha.
OBS: os 2 pac devem estar devidamente carregados e balanceados ( os dois packs devem estar com 12.6V), se nao estiver corre sim o risco de virar uma fogueira.[/quote:7b11458b69]

Blz Neumar vlw pela ajuda.
Abrç.

ManuhBoO
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Li-PO BATERRY TURNIGY 1C 11.1V TRANSMITTER PACK 2.65

Mensagempor ManuhBoO » 28 Mai 2012 12:41

Boa tarde amigos do E-voo,
tenho uma bateria para o meu controle Turnigy 9X
a bateria é a seguinte,

Li-PO BATERRY TURNIGY 1C 11.1V TRANSMITTER PACK 2.65

gostaria de saber se posso carrega-la somente pelo balanceador, ou tenho que ligar o balanceador mais a saida que liga no controle(fio preto e vermelho), pois se tenho que ligar a saida (preto e vermelho) no carregador também, terei que adaptar!

é possivel carregar apenas pelo balanceador?
gera algum problema na LIPO ?

valeu galera!!!
-----------------
Luiz Santos (BoO)

Panda
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Mensagempor Panda » 04 Jun 2012 17:53

Tenho um heli da candide,A bateria é uma lipo 1s 800Mah,Vou comprar um carregador inteligente,devo carregar essa bateria com qual amperagem???
Meu irmao tem um carrinho e um heli candide as baterias sao:
Carro:4.8V Nicd 500Mah
Heli: 7.2v Nimh 500Mah
Heli:3.7V Lipo 800mah

Com qual potencia devo carregar todas essas baterias?

Obrigado

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Diego Franco
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Mensagempor Diego Franco » 27 Jun 2012 21:24

Galera, estou com um problema... quando carrego minha bateria NiCd 4.8v 700mAh com o carregador conforme mostrado na foto. Este carregador é desta bateria (original de fábrica os dois), porém o mesmo esta alimentado um receptor JR 921 conforme mostrado na foto que tem nele ligados 4 servos Hitec HS-322 (1 em cada aileron, 1 leme e 1 profundor) e 1 servo HS-311 (acelerador).

O que acontece é que depois de uma carga de 12 horas assim que eu ligo o avião e o rádio a carga da bateria cai drasticamente passando para 4.8v (tensão nominal da bateria) sendo que ela carregada fica acima disso.

Com isso não consigo mais do que 4 voos de uns 6 minutos e a bateria já se esgota... isso porque voo a voo fico checando com um checador BR 2000 Futaba.

Alguém sabe o que pode estar acontecendo? Não consigo descobrir... já troquei a bateria, já troquei o receptor e nada!!!

Por favor me ajudem!!!

Forte Abraço

Diego
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roberto.mazza
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Mensagempor roberto.mazza » 28 Jun 2012 08:54

[quote:14bd358a67="Diego Franco"]...
O que acontece é que depois de uma[b:14bd358a67] carga de 12 horas [/b:14bd358a67]assim que eu ligo o avião e o rádio a carga da bateria cai drasticamente [/quote:14bd358a67]
O que me parece é que você não carega suficiente a bateria, se ela é de 600 mah, e seu carregador fornece 50 mah (pela foto, tá meio difícil mas acho que é isso que li), o cálculo seria o seguinte:

(600 X 1.4) / 50 = 16,8 horas.

Então ficam faltando ainda 4,8 horas para carga completa.
montar, voar, cair, quebrar, montar, voar, cair, quebrar, montar, voar... êita vida boa!!
ACCA - Sócio n° 05 - BRA 1141

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Diego Franco
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Mensagempor Diego Franco » 28 Jun 2012 21:38

vou tentar carregar desta forma...vamos ver no que dá!!!

mas a bateria é de 700 mAh então vou ter que carregar um pouco mais de 19 horas.

obrigado!

abrs.

Wagner Quiterio
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Mensagempor Wagner Quiterio » 06 Jul 2012 20:06

Ola amigos,boa noite gostaria de faser uma pergunta a quem tiver experiencia nesta area estou vando um extra de depron. Com um motor2213 e helice 10x6 com uma bateria de 1500 mha pesando 660 gr faço vos que duram em media 8a 10 minutos. A pergunta quero comprar mais 2 baterias so que de 1800 mha seria melhor as nano tec ou normais a diferença de peso é pequena nao vai auterar o piblema é sera que o carregador acucel 6 carrega elas com 2.o A quau a vantageque as nanotec nesse caso me dará alem de carregar mais rapido eu terei alguns minutos a mais de voo. É isso muito obrigado.aguadarei respostas para faser o pedido um abraço

FrankCastle
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Mensagempor FrankCastle » 29 Out 2012 10:08

Alex!
Meu brother pelo q eu vi vc é o mago das baterias, então deixa v se pode me ajudar.
Bem sou novo no hobby então n entendo muinto ainda, seguinte tive 3 acidentes com o meu aero e em todos o aero simplesmemnte paro de funcionar,xecamos e testamos tudo(o controle tbm) e n notamos nada de errado, a unica diferença e q notamos foram as baterias.Nos acidentes estava voando com uma bateria 4s de 1300Ah ( q no caso esta funcionando perfeitamente), notamos q tanto ela quanto o ESC esquentaram muinto. Fizemos então o teste com uma bateria 3s de 2200Ah, bem o aero voou q foi uma ceda e a bateria e o ESC n esquetaram nem 1/3 do q com a 4s.
Bem minha pergunta é a seguinte: Tem alguma relção entre as baterias, pelo fato de uma ser de 1300Ah e a outra de 2200Ah? A esqueci de mencionar testamos tbm com uma bateria 4s de 2200Ah e tbm voou q voi uma maravilha e todos os testes foram feitos com o motor em alta e ambas as baterias tem descarga de 25~50c.

Segue abaixo o eletronica do aero
Motor:Ntm Prop Drive Series 35-36 1400Kv-550W
ESC: Red Brink 70a

Desde ja agradeço sua atenção!

Wagner Quiterio
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Mensagempor Wagner Quiterio » 06 Nov 2012 11:16

ola amigo. eu não entendo tão bem de baterias até porque vivo lendo e perguntando por aqui e raramente obtenho respostas.mais com relação a sua pergunta parece que a primeira bateria deve ter algum defeito em uma de suas celulas tanto que as uotras funcionaram bem acho que vc deve esprrimentar ela em outro aero para avaliar ela separadamente pode ser que ela não estege trabalhando corretamente não sei se estou certo mais use somente as que não esquentão e voe sem cisma. um abraço

FrankCastle
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Mensagempor FrankCastle » 07 Nov 2012 16:52

Ola Wagner!!
Brother é ai q ta em outro aero ela rodo q foi liso so q o motor do outro é mais fraco q o meu.
Mas vlw pela força, vo fazer mais testes

Wagner Quiterio
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Mensagempor Wagner Quiterio » 07 Nov 2012 23:22

e ai alex boa noite.é estranho mesmo mais acho que por ser550w teria que ser uma bateria de maior descarga não sei se vc esta usando nano tec que a descarga é de 25 a 50 c eu passei a usar so nano tec e não tive mais poblema apesa de usar um motor de 200 w um esc de 30 a e baterias de1800 mha 3s esquenta um pouquinho o esc mais é normau.agora estou esquentando a cabeça é para montar um chok flay surgi muitas duvidas quau motor usar quau esc bateia fico pesquisando horas ehoras para ver quau marca é boa e como encontralas . uma coisa eu ti garanto quando vc descobrir os defeito ai vc vai partir para outros e dar di cara com novas duvidas,hahahaha é colega é assim que vamos alimentando nossas curiosidade e aprendendo o que escolhemos como hobby. um grande abraço

FrankCastle
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Mensagempor FrankCastle » 09 Nov 2012 10:54

E ai Wagner! rsrsrssr pior q é assim mesmo, mas isso é q deixa o hobby divertido, os imprevistos rrsrsrsrsr.

A em questão do chok flay eu num saco nada, mas tem uns brothers meus q são viciados nessa modalidade, posta suas duvidas ai q se tu quise eu vj com eles se eles podem da umas dicas.
Abraços amigo!

Wagner Quiterio
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Mensagempor Wagner Quiterio » 11 Nov 2012 22:23

boa noite alex, tudo bem. olha primeiramente obrigado pela atenção .veja bem eu adoro costruir meus aereos des de criança gosto disso nunca usei plantas para faselos que eu me lembre so tive uma decepçao com a estreia dos modelos deichei os glowja ha 1 ano optei por eletricos achei menos trabalhoso fis muitos.. como meu filho unico com 6 anos começou a voar e dar chow nas manobras me impoguei . achei muito loco ele voar um chok de um amigo pela primeira veis e faser o que ele feis. acabei de faser um 3dx nesse momento. não sei se vai ficar legau é o primeiro,vou usar um motor 2822 .. mais quéro aperfeiçoar. se vc souber quais motores são economicos ja ta legau poque esse com uma bt de 1000 vai pesar e voar pouco.para diminuir a bat tem que diminuir o motor sem perder a potencia.é isso descobrindo me diga, um abraço

Eduardo Silva Pimenta
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Mensagempor Eduardo Silva Pimenta » 12 Fev 2013 21:44

gostaria de saber se a bateria Ni-Mh 9.6V/1100mAh
serve para o motor E-MAX 2822 1200kV, caso não sirva qual a bateria mais indicada

Eduardo Silva Pimenta
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Mensagempor Eduardo Silva Pimenta » 12 Fev 2013 21:49

a bateria Ni-Mh 9.6V/1100mAh
serve para o motor E-MAX 2822, 1200kV? caso não sirva qual seria a bateria mais indicada


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