Baterias para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Luís Henrique Rodrigues
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Seg Jan 05, 2004 8:27 pm
Localização: Colinas do Tocantins

Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

Alex,

É complicado, mas deu pra aprender umas coisas sim. Agora:

Um pack de 8,4V (7 células) de NiMh, 600mAh teria o mesmo peso de um pack de NiMh 8,4V, 1300mAh??
Sei que não muda a quantidade de células, mas alteraria o peso por ter maior corrente (mAh)? Sei lá, mais material dentro da bateria... Você deve entender.



(Desculpe se minha pergunta foi idiota)
Obrigado,
Luís H.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Luís Henrique Rodrigues escreveu:Alex,

É complicado, mas deu pra aprender umas coisas sim. Agora:

Um pack de 8,4V (7 células) de NiMh, 600mAh teria o mesmo peso de um pack de NiMh 8,4V, 1300mAh??
Sei que não muda a quantidade de células, mas alteraria o peso por ter maior corrente (mAh)? Sei lá, mais material dentro da bateria... Você deve entender.



(Desculpe se minha pergunta foi idiota)
Obrigado,
Luís H.


Tem a ver com quantidade de eletrólito (mistura que armazena energia quimicamente) e com a eficiência dele.

Os packs de 1300mAh NiMh geralmente são tamanho AA, os packs de 600mAh NiMh geralmente são tamanho AAA.

Se você vir um pack AAA (palito) escrito 1300mAh provavelmente é falso.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
biplano
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 7:23 pm

Onde?

Mensagem por biplano »

Pelos tópicos e sites vi existem baterias da PC, do César, da General Battery... Mas não consigo encontrar informações, como telefone, website e endereços completos... Como este é um tópico fixo, sobre baterias, é uma boa deixar as informações por aqui:

PC Eletrônica
site: http://www.pceletronica.com.br
email: pc@pceletronica.com.br

Fone: (011) 3334-0736
Sta Ifigênia, 338 - Loja 09 - CEP 01207 - SP

Por favor complementem...

ps.: para Alex, o site da General Battery listado na sua lista de preços em seu site não está mais funcionando.
Hail to the Sky!
Avatar do usuário
Danangeli
membro
Mensagens: 962
Registrado em: Qui Ago 26, 2004 12:59 pm

Mensagem por Danangeli »

Boas !


Oque acontece se deixar as baterias carregando + q o tempo especificado? tem perigo de elas estragarem ????
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Danangeli escreveu:Boas !


Oque acontece se deixar as baterias carregando + q o tempo especificado? tem perigo de elas estragarem ????


Depende do carregador.

Carregadores inteligentes todos desligam.

Carregador corrente constante / tensão constante para LiIon/LiPo, se estiver ajustado corretamente quando completa a carga para de circular corrente, portanto sem risco para a bateria.

Carregador de corrente constante até 1/10C para baterias NiMh/NiCd pode ficar ligado até umas 2 semanas sem problemas.

Carregador de corrente constante até 1/20C para baterias NiMh/NiCd pode ficar ligado por meses sem problemas.

Carregador de corrente constante acima de 1/10C para NiMh/NiCd sem circuito que interrompa a carga (tipo aqueles Piranha), pode derreter a bateria...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Danangeli
membro
Mensagens: 962
Registrado em: Qui Ago 26, 2004 12:59 pm

Mensagem por Danangeli »

Ok...Valeu Alex.....outra coisa, qualquer carregador (NiCd) carrega qualquer pack de NiCd ?? vi uns pack's com conectores de 2 "saídas".....o meu carregador tem 3 "saídas"......como faço????? ou estou enganado??

Obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


ps.: saída que eu digo são número de fios (3 saídas = marrom, amarelo, laranja) (2 saídas= preto, vermelho) desculpem-me, mas não manjo de termos técnicos.....
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Pack com 3 fios??? Tem coisa estranha aí... manda a foto dele.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Danangeli
membro
Mensagens: 962
Registrado em: Qui Ago 26, 2004 12:59 pm

Mensagem por Danangeli »

Olha só... pack original JR 4,8V 600mha
Anexos
115_1509_685.jpg
115_1509_685.jpg (25.61 KiB) Exibido 14056 vezes
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

O fio laranja deve estar aí só pra ingles ver e nem deve estar conectado a nada. O que interessa sao os outros dois: vermelho é positivo e marrom é negativo.
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
Danangeli
membro
Mensagens: 962
Registrado em: Qui Ago 26, 2004 12:59 pm

Mensagem por Danangeli »

É mesmo?!......q coisa!!!!


E se eu comprar um pack NiCd 9,6V 900mAh.....carrega??
E se o conector do pack for diferente do meu carregador(q tbm é original) terei q passar a faca no terminal pra adaptar outro plug?? ou é padronizado ?
Valeu ae Gustavo!!!
Responder