Baterias para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Rafael Cotrim
membro
Mensagens: 993
Registrado em: Ter Jul 27, 2004 6:00 pm

Mensagem por Rafael Cotrim »

ok. essa foi minha primeira carga....eu posso voar com ela antes de carregar individualmente??
uhm...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:3e13d3a0cb="dark"]ok. essa foi minha primeira carga....eu posso voar com ela antes de carregar individualmente??[/quote:3e13d3a0cb]

Se eu fosse você balancearia antes de voar... Se você já conseguiu medir individualmente é porque tem acesso fácil a cada célula individualmente, portanto não custa nada poupá-las do esforço extra, né???
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Rafael Cotrim
membro
Mensagens: 993
Registrado em: Ter Jul 27, 2004 6:00 pm

Mensagem por Rafael Cotrim »

eu balanciei com um amigo...agora a diferença ta em apenas 0,02v
uhm...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:b047b9108d="dark"]eu balanciei com um amigo...agora a diferença ta em apenas 0,02v[/quote:b047b9108d]

Agora tá legal, pode usar que a bateria agradece o cuidado recebido...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Rafael Cotrim
membro
Mensagens: 993
Registrado em: Ter Jul 27, 2004 6:00 pm

Mensagem por Rafael Cotrim »

ok.....
vou cuidar com todo carinho :twisted: :twisted:
uhm...
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

uma duvida Alex......usando o carregador apache q carrega até 4s, para lipo 3s, na bateria do carro, colocando para carregar em 1200mah, q acho ser uma carga mais rapida de +- 1hr, nao diminui a vida util da lipo.....?

sendo q se colocar em 250mah demora mais a carga e teoricamente a lipo dura mais??? ( vida útil )

sao como as de nimh, q dando carga rapida perde a vida útil da bateria?

tem fundamento isso?

qual sua opiniao

valeu! :wink:
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:1c07bb3962="carlos renato r batista"]uma duvida Alex......usando o carregador apache q carrega até 4s, para lipo 3s, na bateria do carro, colocando para carregar em 1200mah, q acho ser uma carga mais rapida de +- 1hr, nao diminui a vida util da lipo.....?

sendo q se colocar em 250mah demora mais a carga e teoricamente a lipo dura mais??? ( vida útil )

sao como as de nimh, q dando carga rapida perde a vida útil da bateria?

tem fundamento isso?

qual sua opiniao

valeu! :wink:[/quote:1c07bb3962]

Carga de LiPo ou LiIon acima de 1C danifica a bateria a curto prazo.

O ideal é carregar até 0,7C. Acima disto já não é boa idéia.

Já que a carga vai demorar mais de uma hora e meia mesmo, não faz muito sentido fazê-la em campo, melhor ter uma bateria extra.

Quando voamos no camping ligar o carregador no carro é muito útil, já que passamos o dia todo voando. Mas neste caso podemos carregar a 0,7C nos intervalos após usar uma bateria até precisar dela novamente.

Quanto mais rápida a carga de qualquer bateria, mais ela aquece, o que pode causar formação de bolhas, vazamento de eletrólito, etc. Tudo isto prejudica a bateria, portanto é melhor carregar mais lentamente sempre que possível.

No caso das NiMh e NiCd, elas já são feitas para aguentar cargas mais rápidas, mas as LiIon/LiPo não.

A Toshiba está desenvolvendo baterias semelhantes a LiPo que carregam 80% da capacidade em 1 minuto e completam a carga em 2 minutos (30C, portanto).

Quando esta novidade estiver no mercado facilitará muito nossa vida, o único problema passará a ser de onde tirar a energia para carregá-las, já que uma bateria de 1500mAh para carregar a 30C precisa de 45A (567W se for 3S), mais do que uma bateria de carro aguenta de descarga contínua e mais do que a maioria das tomadas domésticas aguenta sem esquentar...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

[quote:d649094c2b="alexcmag"][quote:d649094c2b="carlos renato r batista"]uma duvida Alex......usando o carregador apache q carrega até 4s, para lipo 3s, na bateria do carro, colocando para carregar em 1200mah, q acho ser uma carga mais rapida de +- 1hr, nao diminui a vida util da lipo.....?

sendo q se colocar em 250mah demora mais a carga e teoricamente a lipo dura mais??? ( vida útil )

sao como as de nimh, q dando carga rapida perde a vida útil da bateria?

tem fundamento isso?

qual sua opiniao

valeu! :wink:[/quote:d649094c2b]


O ideal é carregar até 0,7C. Acima disto já não é boa idéia.

...[/quote:d649094c2b]

blz!!!! como ponho isso em pratica no meu carregador :roll: :?: ....

la tem jumpeado para 1s, 2s, 3s, 4s e as devidas mah marcadas la q acho q começa nos 250 mah e sobe ate 1500mah, nao lembro direito... mas é +- isso...
sei que devo deixar no jump 3s, pq minha lipo é de 3s, só nao sei ao certo qto a amperagem como devo deixar jumpeado.... minha lipo é de 1300mah.... a intençao era voar e colocar para carregar para depois de +- 1hr estar voando de novo..... mas as lipos nao sao tao baratinhas assim, entao devo ficar ligado pra nao comer a vida dela pela ansiedade de voar.... e nem esplodir a bicha.... :shock:

como nao estou com a lipo na mao e nem com o carregador, pois estou no trabalho..... fico devendo apenas a exatidao da descarga, mah da lipo e as especificaçoes do carregador..... mas se for o caso, chegando em casa passo os numeros certos para ver se fica mais facil uma orientação mais precisa....

blz?

valeu
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
jociel luciano
membro
Mensagens: 2293
Registrado em: Seg Nov 15, 2004 9:30 pm
Localização: Brasilia DF
Contato:

Mensagem por jociel luciano »

para saber qual é a carga aceitavel para sua bateria é simples

1300/100*70=910mah de carga..

então de 910mah para baixo está tranquilo.
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....

Canal 13 72.050MHz

loveaircraft@hotmail.com
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

[quote:f879b704bf="jociel luciano"]para saber qual é a carga aceitavel para sua bateria é simples

1300/100*70=910mah de carga..

então de 910mah para baixo está tranquilo.[/quote:f879b704bf]


BLZ, ISSO DARIA QTO TEMPO DE CARGA, ATÉ FICAR LEGAL A LIPO....
UMAS 4 HORAS, + - ?

EX. SE EU COLOCAR PARA CARREGAR COM 250 MAH.... :wink:
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Responder