Baterias para leigos
- Rafael Cotrim
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- alexcmag
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[quote:3e13d3a0cb="dark"]ok. essa foi minha primeira carga....eu posso voar com ela antes de carregar individualmente??[/quote:3e13d3a0cb]
Se eu fosse você balancearia antes de voar... Se você já conseguiu medir individualmente é porque tem acesso fácil a cada célula individualmente, portanto não custa nada poupá-las do esforço extra, né???
Se eu fosse você balancearia antes de voar... Se você já conseguiu medir individualmente é porque tem acesso fácil a cada célula individualmente, portanto não custa nada poupá-las do esforço extra, né???
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
- Rafael Cotrim
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- Rafael Cotrim
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- carlos renato
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uma duvida Alex......usando o carregador apache q carrega até 4s, para lipo 3s, na bateria do carro, colocando para carregar em 1200mah, q acho ser uma carga mais rapida de +- 1hr, nao diminui a vida util da lipo.....?
sendo q se colocar em 250mah demora mais a carga e teoricamente a lipo dura mais??? ( vida útil )
sao como as de nimh, q dando carga rapida perde a vida útil da bateria?
tem fundamento isso?
qual sua opiniao
valeu! :wink:
sendo q se colocar em 250mah demora mais a carga e teoricamente a lipo dura mais??? ( vida útil )
sao como as de nimh, q dando carga rapida perde a vida útil da bateria?
tem fundamento isso?
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Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
- alexcmag
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[quote:1c07bb3962="carlos renato r batista"]uma duvida Alex......usando o carregador apache q carrega até 4s, para lipo 3s, na bateria do carro, colocando para carregar em 1200mah, q acho ser uma carga mais rapida de +- 1hr, nao diminui a vida util da lipo.....?
sendo q se colocar em 250mah demora mais a carga e teoricamente a lipo dura mais??? ( vida útil )
sao como as de nimh, q dando carga rapida perde a vida útil da bateria?
tem fundamento isso?
qual sua opiniao
valeu! :wink:[/quote:1c07bb3962]
Carga de LiPo ou LiIon acima de 1C danifica a bateria a curto prazo.
O ideal é carregar até 0,7C. Acima disto já não é boa idéia.
Já que a carga vai demorar mais de uma hora e meia mesmo, não faz muito sentido fazê-la em campo, melhor ter uma bateria extra.
Quando voamos no camping ligar o carregador no carro é muito útil, já que passamos o dia todo voando. Mas neste caso podemos carregar a 0,7C nos intervalos após usar uma bateria até precisar dela novamente.
Quanto mais rápida a carga de qualquer bateria, mais ela aquece, o que pode causar formação de bolhas, vazamento de eletrólito, etc. Tudo isto prejudica a bateria, portanto é melhor carregar mais lentamente sempre que possível.
No caso das NiMh e NiCd, elas já são feitas para aguentar cargas mais rápidas, mas as LiIon/LiPo não.
A Toshiba está desenvolvendo baterias semelhantes a LiPo que carregam 80% da capacidade em 1 minuto e completam a carga em 2 minutos (30C, portanto).
Quando esta novidade estiver no mercado facilitará muito nossa vida, o único problema passará a ser de onde tirar a energia para carregá-las, já que uma bateria de 1500mAh para carregar a 30C precisa de 45A (567W se for 3S), mais do que uma bateria de carro aguenta de descarga contínua e mais do que a maioria das tomadas domésticas aguenta sem esquentar...
sendo q se colocar em 250mah demora mais a carga e teoricamente a lipo dura mais??? ( vida útil )
sao como as de nimh, q dando carga rapida perde a vida útil da bateria?
tem fundamento isso?
qual sua opiniao
valeu! :wink:[/quote:1c07bb3962]
Carga de LiPo ou LiIon acima de 1C danifica a bateria a curto prazo.
O ideal é carregar até 0,7C. Acima disto já não é boa idéia.
Já que a carga vai demorar mais de uma hora e meia mesmo, não faz muito sentido fazê-la em campo, melhor ter uma bateria extra.
Quando voamos no camping ligar o carregador no carro é muito útil, já que passamos o dia todo voando. Mas neste caso podemos carregar a 0,7C nos intervalos após usar uma bateria até precisar dela novamente.
Quanto mais rápida a carga de qualquer bateria, mais ela aquece, o que pode causar formação de bolhas, vazamento de eletrólito, etc. Tudo isto prejudica a bateria, portanto é melhor carregar mais lentamente sempre que possível.
No caso das NiMh e NiCd, elas já são feitas para aguentar cargas mais rápidas, mas as LiIon/LiPo não.
A Toshiba está desenvolvendo baterias semelhantes a LiPo que carregam 80% da capacidade em 1 minuto e completam a carga em 2 minutos (30C, portanto).
Quando esta novidade estiver no mercado facilitará muito nossa vida, o único problema passará a ser de onde tirar a energia para carregá-las, já que uma bateria de 1500mAh para carregar a 30C precisa de 45A (567W se for 3S), mais do que uma bateria de carro aguenta de descarga contínua e mais do que a maioria das tomadas domésticas aguenta sem esquentar...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
- carlos renato
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[quote:d649094c2b="alexcmag"][quote:d649094c2b="carlos renato r batista"]uma duvida Alex......usando o carregador apache q carrega até 4s, para lipo 3s, na bateria do carro, colocando para carregar em 1200mah, q acho ser uma carga mais rapida de +- 1hr, nao diminui a vida util da lipo.....?
sendo q se colocar em 250mah demora mais a carga e teoricamente a lipo dura mais??? ( vida útil )
sao como as de nimh, q dando carga rapida perde a vida útil da bateria?
tem fundamento isso?
qual sua opiniao
valeu! :wink:[/quote:d649094c2b]
O ideal é carregar até 0,7C. Acima disto já não é boa idéia.
...[/quote:d649094c2b]
blz!!!! como ponho isso em pratica no meu carregador :roll: :?: ....
la tem jumpeado para 1s, 2s, 3s, 4s e as devidas mah marcadas la q acho q começa nos 250 mah e sobe ate 1500mah, nao lembro direito... mas é +- isso...
sei que devo deixar no jump 3s, pq minha lipo é de 3s, só nao sei ao certo qto a amperagem como devo deixar jumpeado.... minha lipo é de 1300mah.... a intençao era voar e colocar para carregar para depois de +- 1hr estar voando de novo..... mas as lipos nao sao tao baratinhas assim, entao devo ficar ligado pra nao comer a vida dela pela ansiedade de voar.... e nem esplodir a bicha.... :shock:
como nao estou com a lipo na mao e nem com o carregador, pois estou no trabalho..... fico devendo apenas a exatidao da descarga, mah da lipo e as especificaçoes do carregador..... mas se for o caso, chegando em casa passo os numeros certos para ver se fica mais facil uma orientação mais precisa....
blz?
valeu
sendo q se colocar em 250mah demora mais a carga e teoricamente a lipo dura mais??? ( vida útil )
sao como as de nimh, q dando carga rapida perde a vida útil da bateria?
tem fundamento isso?
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valeu! :wink:[/quote:d649094c2b]
O ideal é carregar até 0,7C. Acima disto já não é boa idéia.
...[/quote:d649094c2b]
blz!!!! como ponho isso em pratica no meu carregador :roll: :?: ....
la tem jumpeado para 1s, 2s, 3s, 4s e as devidas mah marcadas la q acho q começa nos 250 mah e sobe ate 1500mah, nao lembro direito... mas é +- isso...
sei que devo deixar no jump 3s, pq minha lipo é de 3s, só nao sei ao certo qto a amperagem como devo deixar jumpeado.... minha lipo é de 1300mah.... a intençao era voar e colocar para carregar para depois de +- 1hr estar voando de novo..... mas as lipos nao sao tao baratinhas assim, entao devo ficar ligado pra nao comer a vida dela pela ansiedade de voar.... e nem esplodir a bicha.... :shock:
como nao estou com a lipo na mao e nem com o carregador, pois estou no trabalho..... fico devendo apenas a exatidao da descarga, mah da lipo e as especificaçoes do carregador..... mas se for o caso, chegando em casa passo os numeros certos para ver se fica mais facil uma orientação mais precisa....
blz?
valeu
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- jociel luciano
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- carlos renato
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[quote:f879b704bf="jociel luciano"]para saber qual é a carga aceitavel para sua bateria é simples
1300/100*70=910mah de carga..
então de 910mah para baixo está tranquilo.[/quote:f879b704bf]
BLZ, ISSO DARIA QTO TEMPO DE CARGA, ATÉ FICAR LEGAL A LIPO....
UMAS 4 HORAS, + - ?
EX. SE EU COLOCAR PARA CARREGAR COM 250 MAH.... :wink:
1300/100*70=910mah de carga..
então de 910mah para baixo está tranquilo.[/quote:f879b704bf]
BLZ, ISSO DARIA QTO TEMPO DE CARGA, ATÉ FICAR LEGAL A LIPO....
UMAS 4 HORAS, + - ?
EX. SE EU COLOCAR PARA CARREGAR COM 250 MAH.... :wink:
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