Baterias para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

robertobezerra
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Mensagempor robertobezerra » 11 Set 2010 19:18

Sou iniciante, e queria saber se existe algum problema de aguardar a bateria por uma semana garregada, ligada ou desligada do heli, tras algum probelma para o equipamento ( bateria ) em analogia do "combustivel velho."

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Hérison Mercês de Aguiar
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Mensagempor Hérison Mercês de Aguiar » 16 Set 2010 13:36

qual bateria devo usar num cessna 182 1m env. motor emax 2822 esc 25A hèlice 9x5 e outra 10x4, peso em torno de 160 gramas sem eletronica,
minha dúvida é com relação a descarga oque devo usar 20c 25c 30c 1300, 1500, 1800mah?
grato a todos

claudiorfoi
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Mensagempor claudiorfoi » 16 Set 2010 13:57

[quote:c9135a0155="Hérison Mercês de Aguiar"]qual bateria devo usar num cessna 182 1m env. motor emax 2822 esc 25A hèlice 9x5 e outra 10x4, peso em torno de 160 gramas sem eletronica,
minha dúvida é com relação a descarga oque devo usar 20c 25c 30c 1300, 1500, 1800mah?
grato a todos[/quote:c9135a0155]

Hérison, suas perguntas já estão respondidas em detalhes no fórum, dê uma lidinha que você encontra...

[quote:c9135a0155="robertobezerra"]Sou iniciante, e queria saber se existe algum problema de aguardar a bateria por uma semana garregada, ligada ou desligada do heli, tras algum probelma para o equipamento ( bateria ) em analogia do "combustivel velho."[/quote:c9135a0155]

Roberto, não há problema em guardar carregada por uma semana, mas NUNCA dentro do modelo, e menos ainda CONECTADA ao modelo....

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Hérison Mercês de Aguiar
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Mensagempor Hérison Mercês de Aguiar » 16 Set 2010 14:00

Obrigado claudio é vou dar uma procurada aqui, é que eu tava com um pouquinho de pressa, porque tô no trampo então não tenho muito tempo pra navegar no forum.
mas valew.

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João Paulo
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carregador

Mensagempor João Paulo » 16 Set 2010 16:58

Boa Tarde Pessoal, sou novo no forum e leio muito antes de perguntar,
procurei em todo canto e não achei nada falando sobre o meu carregador novo,

se alguem poder ajudar, comprei um mystery e ainda não usei.

porem queria saber 1° qual a fonte compro para colocar nele?
2° em quanto tempo será que ele carrega mia bateria de 2200 mA de 15 c?

se alguem puder ajudar.

muito obrigado.
João Paulo Matos
Construção e design de projetos aeromodelisticos especiais. huahauhauhauh

robertobezerra
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Mensagempor robertobezerra » 17 Set 2010 15:57

tenho uma bateria lipo 11,1v,01200mah 15c que em um determinado momento ela carrega totalmente ( luz verde no carregador) e quando vou voar não consegur nem levantar o heli, retorno a carregar e ocorre o mesmo, notei que ao colacar a bateria e retira-la os fios (vermenho e preto)tinhsm descascado de maneira relevante será que fechou curto?.
Em outra oprtunidadencoloquei a mesma bateria par carregqar ( meu carregador não é proficional requer duas horas e trinta minutos para carregar ), e com trinta minutos ascende a luz verde indicando que estava com carga total.
Pergunto:
01) existe algo de facil entendimento para leigo avaliar a fiabilidadede uma bateria e a guantidade de carga contida nela ( ex. visor do tel. celular)
02) que diagnostico provavel para o caso acima e existe remedio para tal problema caso contrario onde tive oi erro? e oque devo fazer para evitar que ocorrarnovamente.
03) Li neste forum que utilizar a carga ntotal de bateria levaria a uma diminuição da sua vida útil, isto, acho eu, não o faço pois o motor do heli quando nãoi possui força para levantar voo, retiro a bateria e coloco outra
04) Um detaslhe que notei foi quando instalei esta bateria e dei partida no heli no qual não respondeu ( radio e bateria ligada), apos, tentativa acionei novamente o acelerador e o motor resondeu com tronco e voo normalmente.
obs: o equipamento é Walkera 59#D e radio tambem, já a bateria só Deus sabe, acho eu que deva ser xinguilingui.

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rogeriogubert
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Mensagempor rogeriogubert » 17 Set 2010 18:30

[quote:6af22aa098="robertobezerra"]tenho uma bateria lipo 11,1v,01200mah 15c que em um determinado momento ela carrega totalmente ( luz verde no carregador) e quando vou voar não consegur nem levantar o heli, retorno a carregar e ocorre o mesmo, notei que ao colacar a bateria e retira-la os fios (vermenho e preto)tinhsm descascado de maneira relevante será que fechou curto?.
Em outra oprtunidadencoloquei a mesma bateria par carregqar ( meu carregador não é proficional requer duas horas e trinta minutos para carregar ), e com trinta minutos ascende a luz verde indicando que estava com carga total.
Pergunto:
01) existe algo de facil entendimento para leigo avaliar a fiabilidadede uma bateria e a guantidade de carga contida nela ( ex. visor do tel. celular)[/quote:6af22aa098]

Compre um multímetro e meça a tensão de sua bateria. Alguns carregadores tabajaras não carregam totalmente. No caso da lipo, eles podem parar de carregar em apenas 3,8v por célula.

Veja no multímetro o quanto cada célula tem.


[quote:6af22aa098]
02) que diagnostico provavel para o caso acima e existe remedio para tal problema caso contrario onde tive oi erro? e oque devo fazer para evitar que ocorrarnovamente.[/quote:6af22aa098]

Só Deus sabe. Depois de nos dizer quantos Volts cada célula tem, poderemos te responder.

[quote:6af22aa098]
03) Li neste forum que utilizar a carga ntotal de bateria levaria a uma diminuição da sua vida útil, isto, acho eu, não o faço pois o motor do heli quando nãoi possui força para levantar voo, retiro a bateria e coloco outra[/quote:6af22aa098]


Multímetro...


[quote:6af22aa098]04) Um detaslhe que notei foi quando instalei esta bateria e dei partida no heli no qual não respondeu ( radio e bateria ligada), apos, tentativa acionei novamente o acelerador e o motor resondeu com tronco e voo normalmente.
obs: o equipamento é Walkera 59#D e radio tambem, já a bateria só Deus sabe, acho eu que deva ser xinguilingui.[/quote:6af22aa098]


Multimetro nela e nos diga quantos volts em cada célula.

Qual o seu carregador?

[img:6af22aa098]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/T-2S-3S_t(4).jpg[/img:6af22aa098]
[img:6af22aa098]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/TGY3_t.jpg[/img:6af22aa098]
[img:6af22aa098]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/TR-5011_t.jpg[/img:6af22aa098]

Algum desses ae?

Alguns deles vem desregulados e não carregam as lipo adequadamente. Deixam só 3,8v por célula.
Se der lenha nunca mais voarei... hoje!

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rogeriogubert
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Re: carregador

Mensagempor rogeriogubert » 17 Set 2010 18:35

[quote:31149c65eb="João Paulo"]Boa Tarde Pessoal, sou novo no forum e leio muito antes de perguntar,
procurei em todo canto e não achei nada falando sobre o meu carregador novo,

se alguem poder ajudar, comprei um mystery e ainda não usei.

porem queria saber 1° qual a fonte compro para colocar nele?
2° em quanto tempo será que ele carrega mia bateria de 2200 mA de 15 c?

se alguem puder ajudar.

muito obrigado.[/quote:31149c65eb]

[b:31149c65eb]João[/b:31149c65eb], não tem manual no carregador?

Nenhuma indicação de qual tensão e corrente que ele precisa?

Poste alguma informação... ou até foto do carregador... ou descrição do carregador que nós procuraremos e postaremos a resposta.

Os carregadores geralmente requerem fontes de 12v e com corrente de acordo com o que você precisa ( no caso de lipos 5A tá bom demais).

Tens a opção de fazer uma fonte multiuso a partir de uma fonte velha de computador. Fica show (12V - 9A).

Qualquer coisa é só procurar na net.

Abraço
Se der lenha nunca mais voarei... hoje!

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João Paulo
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Mensagempor João Paulo » 18 Set 2010 08:31

ai rogerio segue a foto do meu carregador e o link do site que comprei.

forte abraço

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João Paulo
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Mensagempor João Paulo » 18 Set 2010 08:36

não consigo colocar a foto pois então segue o link
http://www.storehobbies.com.br/loja/product_info.php?cPath=24&products_id=1008

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rogeriogubert
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Mensagempor rogeriogubert » 18 Set 2010 09:38

[quote:a33a8c1cd6="João Paulo"]não consigo colocar a foto pois então segue o link
http://www.storehobbies.com.br/loja/product_info.php?cPath=24&products_id=1008[/quote:a33a8c1cd6]


[b:a33a8c1cd6]João Paulo[/b:a33a8c1cd6], conforme ilustrado na página que mandou.


Voltagem de Entrada: [b:a33a8c1cd6]11,5-13,5 Volts.[/b:a33a8c1cd6] (12v)


Como o carregador manda 800mAh... creio que qualquer coisa acima de 1A já fica de sobra.

Recomendo que compre uma fonte de no mínimo 2A, para futuramente você ligar outros carregadores. Depende de seus planos para o futuro.


Fonte estabilizada de 12V/2A. Isso é que você precisa. Veja se você tem alguma em casa.

Abraço.
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Alex machado
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Mensagempor Alex machado » 21 Out 2010 19:36

Bom peço a ajuda de vcs por que sou leigo no assunto ainda .
Comprei um carregador e balanceador turnigy acuccel 6 e uma bateria lipo zippy de 2200mah 3s 11.1v e como configuro para não ter perigo de estragar a bateria e quanto tempo de carga possso deixar ela carregando e balanceando ? Desde ja agradeço pela ajuda de vcs .

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Farleytufao
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Mensagempor Farleytufao » 21 Out 2010 20:03

Corrente nominal da bateria e carregar com o cabo do balanceador das celulas ligado, deixe que o proprio Carregador indica quando a bateria está totalmente carregada e pronta pra uso (normalmente uns apitos infernais)

bernardes
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Receptor x Bateria ??

Mensagempor bernardes » 16 Dez 2010 20:37

Boa Noite pessoal, já pesquisei no forum e não achei a resposta.
Comprei um rádio da hobby King 6ch V1 + receptor... o rádio já comprei a bat de lipo e esta funcionando BLZ!! o problema é o receptor...
Comprei uma bateria no ML de 1800mah Ni-Mh 4.8v.
O problema é, eu plugo a bateria no receptor, a luz acende no receptor e no rabicho, ai coloco o cabo Blind, ela continua acesa e não pisca para fazer o Blind fica acesa direta, nao consegui fazer a comunicação do rádio com o receptor... se eu plugar qualquer servo em qualquer canal dos 6 canais, o receptor apaga a luz e só acende se eu tirar a bat, e depois de 10 min plugar denovo ela...
Pergunta... A bateria é o problema, ou o receptor? qual bateria é mais recomendada para esse tipo de receptor?

no aguardo.

Ps: Estou montando um avião a combustão com 4 servos.

Bernardes.

bernardes
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Mensagempor bernardes » 27 Dez 2010 18:24

Poxa, ninguem sabe que tipo de bateria vai nesse receptor de 6 canais da Hobby King?

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serginho_la
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Mensagempor serginho_la » 27 Dez 2010 20:07

Fala Bernardes, no receptor você pode colocar qualquer bateria que tenha saída entre 4,8V a no máximo 6V ( acima disso você vai queimar o receptor e servos ).
O pessoal prefere as de NiCd para os receptores pois elas aguentam descarregar altas amperagens, mas esta sua de NiMh serve muito bem.
Se quiser usar LiPo aconselho para o receptor alguma de 2S (7,4V) e terá que comprar um UBEC para reduzir a voltagem para 5V, aconselho um Hextronik 3A.

Sobre seu receptor, você já fez o BIND? Esta com cara disso. Veja esse vídeo em português para ver se ajuda http://www.youtube.com/watch?v=8CiF0mNbY3Q

Não esquece de postar depois se resolveu.

Abraço.

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SirRobbyn
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Mensagempor SirRobbyn » 31 Jan 2011 10:02

Bom galera, comprei uma bateria [b:9c236b1612]Li-Po 3S(11,1V) 1300mAh 20C (AMB)[/b:9c236b1612] e usei ela no meu aeromodelo esse fim de semana até o ESC cortar o motor, antes disso notei que o motor já estava muito fraco (CF2822). Mas a surpresa foi quando fui retirar a bateria do aero e vi que ela tava um pouco inchada (pouca coisa mesmo). Então veio a dúvida: Será que o problema está no ESC que está deixando a bateria ficar abaixo de 3V antes de cortar? Ou será que esse pequeno inchaço é comum no primeiro uso?

[b:9c236b1612]Bateria usada[/b:9c236b1612]:

http://www.aeromodelosamb.com.br/loja/product_info.php?products_id=352

[b:9c236b1612]ESC usado:[/b:9c236b1612]

http://www.aeromodelosamb.com.br/loja/product_info.php?cPath=26&products_id=507

[b:9c236b1612]Carregador usado[/b:9c236b1612]:

http://www.aeromodelosamb.com.br/loja/product_info.php?products_id=816


Desde já agradeço a quem puder responder :D

claudiorfoi
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Mensagempor claudiorfoi » 31 Jan 2011 10:35

Bateria inchada na descarga é sinal de corrente exagerada... Está forçando a bateria.

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Djackmodel
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Porque meu ESC queimou?

Mensagempor Djackmodel » 06 Mar 2011 21:53

Boa noite...Claudio Fernandes

fiz uma pesquisa aqui no forum e cheguei até aqui, e vi que vc pode me ajudar,
Observe nesta configuração de,

Motor
ESC
Bateria

Motor...
Ideal para velocidade a asinhas de combate, pylon races e jet pushers de até 500g

Baterias: 2-3 cel Lipo, (RPM final = 27.700)
KV:2200
Eficiencia máxima em:75%
Eficiência máxima :15-22A (>72%)
Capacidade máxima de corrente:28A/60 s
Resistencia interna: 45 mΩ
Dimenções: 27,5mm x 30 mm
Diâmetro do eixo: 3,17mm
Peso:47g

Hélices recomendadas com Li-Po 3S: APC 5x5 ou 6x4

ESC
Speed control de simples programação fabricado pela Dynam, preferido pelos aeromodelistas pelo baixo índice de defeitos.

ESC de fácil programação.
Projetado para todos os tipos de Packs (Li-Po, Ni-Cd, Ni-Mh).
Possui tensão de Cut-off, freio e curva de aceleração programáveis.

Especificações:

Dimensões: 52mm x 25mm x 8mm
Peso: 26 gramas
Corrente: 30A nominal e 40A de pico (10 segundos)
Entrada: 5,6V a 20,0V Indicado para Baterias: Li-Po 2S a 4S
BEC de 2A para receptor e 4 servos

- Reconhecimento automático de células.
- Seleção de voltagem cut-off para LiPo.
- Seleção de modos de aceleração.
- Seleção liga-desliga para breque
OBS: a descrição do ESC na foto está errada, coloquei a foto para vc ver como ele é, descrição correta é esta que mandei por escrito...

Bateria
Dimensões: 83mm x 33mm x 19mm
Peso: 119 gramas
Voltagem: 11,1V (3 células)
Capacidade: 1500mAh
Descarga contínua: 20C (30A)
Descarga de pico: 30C (45A)

Minha pergunta é porque meu ESC queimou? e eu nem cheguei a voar com ele.
Coloquei este equipamento por recomendações do Alexandre, dono do site AMB aeromodelos elétricos, ainda não o contactei pois quero ter certeza do que posso falar, segue junto a foto do aero que adquiri tb no site, este aero tem 1 metro de everdgadura. desde já agradeço pela atenção...
Anexos
16.JPG
16.JPG (36.45 KiB) Exibido 10024 vezes
1500MHA_3S_20C[1].jpg
1500MHA_3S_20C[1].jpg (29.69 KiB) Exibido 10025 vezes
escAMB40A[1].jpg
Não é de 40A e sim de 30A, ou melhor ERA...
escAMB40A[1].jpg (31.95 KiB) Exibido 10025 vezes
A2212-6[1].jpg
A2212-6[1].jpg (37.91 KiB) Exibido 10025 vezes

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donaire
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Mensagempor donaire » 28 Mar 2011 14:58

galera uma duvida que tenho em relação as lipos é a descarga 20c,30c etc.
eu tenho uma lipo 2.200 20-30c e estava voando meu aero em uma boa velocidade,
dai coloquei a lipo de um amigo de 2.200 45-50c o aero ficou muito mais veloz
minha pergunta é, isso é devido a diferença das baterias (o C)?
meu esc pode queimar com essa outra bateria?

obrigado

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regismotogp
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Problemas com minha bateria

Mensagempor regismotogp » 03 Abr 2011 11:07

Ola pessoal, comprei meu primeiro aeromodelo, tive problemas no esk que deu curto e literalmente fumaçou, depois disso notei que minha bateria Lipo novinha 1300 ficou estufada, medi a tensao dela esta com 3.7 V, fui tentar balancear e carregar aparece a msg connection break, pelo jeito a bateria foi embora nao é mesmo? pior que nao tenho outra para testar, sera problema na carregador? é novinho numca usei antes.
Aguardo comentarios, grato.
" Eu Piloto minha moto, mas é Deus quem
dirige minha vida "

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Re: Problemas com minha bateria

Mensagempor claudiorfoi » 03 Abr 2011 11:14

[quote:856b2451c6="regismotogp"] medi a tensao dela esta com 3.7 V.[/quote:856b2451c6]

Se a tensão TOTAL da bateria está em 3,7V esqueça...

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Mensagempor kakafury » 06 Abr 2011 10:42

Prezados,

procurei em alguns tópicos, mas não achei nada relacionado. Minha dúvida é a seguinte:

Uma LiPo 1300mAh 25-30C oferece 32,5-39A e uma 1500mAh 20-30C oferece 30-45A estou construindo meu 1º avião (Aeronca) em isopor de papelaria para utilizar um motor Turnigy 28-22 1200kv + ESC Turnigy 30A + Turnigy LiPo 1500mAh 20-30C + 3 Servos 10g + Hélice 10x4.7SF ou 9x4.7SF.

Com a descarga normal das baterias, sem utilizar o Burst, a LiPo de 1300mAh oferece 2,5A a mais que a de 1500mAh, então ai vai:

Com a minha bateria de 1500mAh 20C eu voaria menos tempo do que a de 1300mAh 25C? Há alguma forma pra calcular o tempo de voo? Estou certo em afirmar que os mAh definem o tempo de voo e "C" os Amperes que o equipamento necessita? Acho que foi isso que o alexcmag explicou, mas como ainda sou um "noob" não sei se entendi certo.

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lucasfigueira.v8
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Mensagempor lucasfigueira.v8 » 25 Abr 2011 20:21

Pergunta de leigo:

EU uso uma bateria de 910 mah , 20C no meu aero, eu colocar uma bateria de 1300mah 20C por exemplo, ela só ira durar um pouco mais em voo?

mais agora a dúvida derradeira:

e se eu colocar uma de 1000 mah só que de 30C ou 40C?? pode danificar meu motor?
ou o motor vai continuar consumindo os 20C?
a bateria vai durar menos em voo?

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Sky_Raider
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Mensagempor Sky_Raider » 26 Abr 2011 00:21

Na sua primeira dúvida, você estará colocando uma bateria mais pesada e como a diferença entre a capacidade de ambas ser pequena você pode estar trocando seis por meia dúzia...... você ganha na capacidade e perde no peso que está acrescentando.....

Segunda dúvida.... o "C" é a corrente instantânea que a bateria pode fornecer sem se danificar, não que você irá usá-la, sendo assim, seu motor vai sair ileso, vai continuar consumindo a mesma coisa e a bateria vai continuar a durar o mesmo tempo....


em números... uma bateria usual de 2200mA x 25C
ela pode fornecer 2,2A por uma hora sem problemas
ou no máximo 55A (2,2 multiplicado por 25) que irá durar por 2,4 minutos

regra de três:

2,2A 60min
55A X min


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