Accucell 6 para carregar pack de NI-Cd

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Mensagem por Rodrigo C »

Quando eu usava nicd eu fazia o seguinte:

Descarregava a 300mah e carregava a 100 ou 200mah.

Isso no accucel 6 com um bateria de 600mah...

Mas é bom de vez em quando carregar ela a C/10, da uma ''rejuvenecida'' na bateria!
Avatar do usuário
Julio Cesar
membro
Mensagens: 1488
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 3:36 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Julio Cesar »

O Cessnas está correto, quanto mais lenta a ciclagem melhores são os resultados.
Júlio César
Avatar do usuário
Rekit
membro
Mensagens: 198
Registrado em: Qua Mar 08, 2006 6:34 pm
Localização: Saúde, São Paulo, SP

Mensagem por Rekit »

Olá

Estou tentando ciclar baterias NiCd de 2400mAh que formam o pack de alimentação do transmissor Spektrum DX6.

Programei a corrente de descarga para 0,2A e carga tb 0,2A (c/10).
Os valores estão OK?
Qual o tempo para um ciclo?

Qualquer comentário ajuda. Valeu
Abraços

José Carlos
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

Quanto ao tempo, supondo um sistema perfeito, sem perdas por temperatura, teriamos:

2.4Ah/0.2A = 12 horas de descarga mais 12 h de carga..

Considerando uma eficiencia coulometrica nas NiMh de 66%, adicionamos mais 34% ao tempo de carga, dando aproximadamente 16 horas.
Avatar do usuário
Rekit
membro
Mensagens: 198
Registrado em: Qua Mar 08, 2006 6:34 pm
Localização: Saúde, São Paulo, SP

Mensagem por Rekit »

Valeu Abib
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:6a94988d64="Abib"]Quanto ao tempo, supondo um sistema perfeito, sem perdas por temperatura, teriamos:

2.4Ah/0.2A = 12 horas de descarga mais 12 h de carga..

Considerando uma eficiencia coulometrica nas NiMh de 66%, adicionamos mais 34% ao tempo de carga, dando aproximadamente 16 horas.[/quote:6a94988d64]

Não podemos esquecer de que ao descarregar uma bateria, nunca fazemos isso até zerar a carga da bateria, o que diminui o tempo tanto de descarga quanto de recarga.
Uma bateria que tenha uma capacidade de carga de 2400 mA, para perder todos esses 2400, teríamos que deixar ela com a tensão em 0, o que não podemos fazer, já que uma bateria Ni-Cd de 1,2V, só pode baixar a tensão até 0,8V e não menos do que isso sob pena de danificar a bateria.
Sendo assim, ao descarregarmos uma bateria até os seus 0,8V, não estaremos descarregando os 2400 mA de capacidade dela e por isso, o tempo tanto de descarga quanto de recarga, diminui bastante o que faz entrar em uma controvérsia do por que os fabricantes pediam para deixar em recarga durante 15 horas as baterias dos rádios, já que a carga delas nunca zerava e as baterias eram de 600 mA e os carregadores são de 60 mA e isso se multiplicado por 15, dá 900 mA e a bateria nunca teve mais do que 600 mA a não ser agora, que temos baterias Ni-Cd de 1000 ma e algumas até mais, mas fora isso, deixar recarregar por 15 horas uma bateria de 600 mA para tentar empurrar nela 900 mA se ela nem deve ter gasto 300 mA, acho que é meio fora da lógica.
Sabemos que a tensão de uma bateria Ni-Cd depois de um determinado valor, cai rapidamente, mas mesmo assim não chega a menos de 0,8V, pois os rádios costumam avisar isso quando os ponteiros ficavam no vermelho, coisa que nunca se deixava ficar e os de agora avisam com um sinal sonoro e desligam quando a tensão da bateria chega no mínimo aceitável, ou seja, não desce a menos de 0,8V por célula nunca a não ser que alguma célula já esteja danificada por não ter sido recarregada corretamente.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Rekit
membro
Mensagens: 198
Registrado em: Qua Mar 08, 2006 6:34 pm
Localização: Saúde, São Paulo, SP

Mensagem por Rekit »

Então Laércio, programei para 0.9V mínima. O ciclo de descarga foi de aprox. 4-5 horas. Agora está carregando a quase uma hora, com 0,2A e 5,32V (quatro baterias). Acho que em mais uma ou duas horas acaba o ciclo

Minha dúvida ainda é qual a amperagem máxima segura (xxC) que posso programar sem prejudicar a célula com superaquecimento.

Grato e um abraço

José Carlos
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:f7540cfb12="Rekit"]Então Laércio, programei para 0.9V mínima. O ciclo de descarga foi de aprox. 4-5 horas. Agora está carregando a quase uma hora, com 0,2A e 5,32V (quatro baterias). Acho que em mais uma ou duas horas acaba o ciclo

Minha dúvida ainda é qual a amperagem máxima segura (xxC) que posso programar sem prejudicar a célula com superaquecimento.

Grato e um abraço

José Carlos[/quote:f7540cfb12]

Toda a vez que eu vou recarregar baterias de Ni-Mh usando o meu Accucell 6, eu seleciono para corrente de 0.1A. O máximo que já usei foi 0.2A, nunca mais do que isso, pois pretendo que as baterias Ni-Mh que tenho, durem todo o ciclo delas sem problemas.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder