canal aileron não funciona em ar7000; solução?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Nandy
membro
Mensagens: 407
Registrado em: Ter Jul 24, 2007 9:31 pm
Localização: Brasília-DF

canal aileron não funciona em ar7000; solução?

Mensagem por Nandy »

Gostaria de saber se alguém já passou por problema assim em receptor!!
Simplesmente o canal de aileron parou de funcionar, já troquei de servo e realmente não funciona neste canal;
Aconteceu que voei a ultima vez no meu Heli 90, e não tinha dado problema algum, e no domingo quando fui ligar o heli não deu nada.
Já fiz de tudo, já bindei, já vi se alguem poderia ter alterado no rádio e está tudo ok, menos o dito canal.
Os servos que estou usando são os futaba 9252 com bec Align de 6A
Se alguém tiver alguma boa notícia, agradeço!!! :idea:

Abraços..
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Pode ser mau-contato na placa de circuito do receptor ou o CI decodicicador danificado
Avatar do usuário
Nandy
membro
Mensagens: 407
Registrado em: Ter Jul 24, 2007 9:31 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por Nandy »

[quote:fb5da6589c="claudiorfernandes"]Pode ser mau-contato na placa de circuito do receptor ou o CI decodicicador danificado[/quote:fb5da6589c]

Valeu Claudio, tbm arrisco no mau-contato, só não abri ainda devido ao lacre da GABA Hobbies, onde entrei em contato com quem me vendeu pra ver se ainda tá na garantia.
Mas se não for mau-contato, é fácil de encontrar estes CIs??

Grato mais uma vez,
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Tem de descobrir qual é... O Marco Antonio ou o Julio Cesar talvez possam ajudar melhor que eu nesse caso.
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

É só uma suposição...

Tem tensão nos pinos do canal do aileron?
A corrente dos servos está passando pelo rx ou você fez um "bypass"?

Não sei quanto o 9252 puxa de corrente, mas os 3x DS8915 chegam a puxar uns 11A no meu 700.

Abrcs!
Avatar do usuário
Nandy
membro
Mensagens: 407
Registrado em: Ter Jul 24, 2007 9:31 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por Nandy »

Valeu Claudio!!
Olá Igor, a corrente dos servos está passando pelo Rx sim, sempre utilizei assim e agora ficou a dúvida: será que está certo?
Depois vou medir se tem tensão nos pinos, não pensei neste detalhe.
Qual a melhor maneira de usar esta ligação de servos? pelo Rx ou por esse dito bypass?

Abraços..
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

Então... Quando eu também tava com a intenção de usar o ar7000 no 700, eu pensei em fazer umas extensoes para alimentar os servos direto do BEC sem que a corrente passasse pelo rx, só trazendo os sinais e o negativo dele, mas no final acabei comprando o AR7100 que suporta uma corrente mais alta que os demais rxs e também porque ele tem 2 satélites, aí os servos estão ligados direto no rx, a 5.5v.

Agora a maioria dos logs de vôo que eu vi mostram uma corrente média entre 2 a 4A apenas, dependendo do tipo de vôo. Inclusive no manual do ar7100 tem um gráfico de um trex 600 com DS8717 em 6v, parece que a corrente média é uns 3A.
Nunca medi o consumo dos meus servos em vôo, mas normalmente depois de uns 20min de vôo esporte (sem 3D), entravam uns +-700mAh na bateria do rx (lipo 2S), o que daria uns 2.2A de corrente média a 8v.
Se manter a proporcionalidade, daria uns 3.2A em 5.5v.

Como disse, para mim é só uma suposição, sinceramente não sei se os rxs aguentam ou não esses 4A que devem passar pelas trilhas.

Abrcs!
Avatar do usuário
Marcio Souza
membro
Mensagens: 2390
Registrado em: Sáb Jul 05, 2008 8:21 pm
Localização: Oregon - USA

Mensagem por Marcio Souza »

Nandy eu tinha conversado com o william e com o Igor sobre isso,passar toda corrente no Rx,nao sei se seria uma boa,no meu 700 tambem estou utilizando 8915 mas todos ligados diretos no ar7000,mas eu fico meio cabreiro,pois o william ja queimou o Rx e o igor me falou disso tambem.Eu tenhu um BEC da ELYQ,mas nao testei ainda,pois os servos ficam ligados no BEC e nao no RX,ou seja toda corrente nao passaria pelo Rx.Ainda bem que o canal do Aileron nao falhou em voo.Mas da uma olhada no Rx.Eu vou testar o BEC da ELY Q,mas mais para frente eu irei pegar o AR7100R,para usar em 8v os servos e passar o AR7000 para o logo 400.
Avatar do usuário
Julio Cesar
membro
Mensagens: 1488
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 3:36 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Julio Cesar »

[quote:4ce234a5a5="Nandy"]
Mas se não for mau-contato, é fácil de encontrar estes CIs??
[/quote:4ce234a5a5]

É comum o decoder apresentar este problema após uma inversão de polaridade em um canal.

O decoder tem que ser importado. E só dá para ser retirado com segurança (sem soltar as trilhas) com estação de retrabalho SMD.
Júlio César
Avatar do usuário
Nandy
membro
Mensagens: 407
Registrado em: Ter Jul 24, 2007 9:31 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por Nandy »

Pois é Marcio, talvez isso aconteceu depois de eu estar forçando mais o heli nos punch's. Pois utilizo assim a quase três anos no 600 e nunca tive problema, só que os servos são os ds821 que não consomem quase nada, e são bem fraquinhos.
Vou ter que ver isso direito se eu quiser continuar forçando nas manobras, pois não dá pra continuar; imaginem se fosse em voo, já era Vibe90, uufffaah!!

E Júlio, pode deixar que não vou me meter a besta de trocar um SMD deste não, isso eu deixo contigo. Só perguntei pra saber se tem conserto.

Valeu's..

Abrçs..
Responder