Hitec Aurora ACABOU DE CHEGAR!!!!

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Guilherme Lopes
membro
Mensagens: 545
Registrado em: Sex Mar 06, 2009 10:09 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Guilherme Lopes »

[quote:3b1ebd3dcf="Marco Antonio"]Com questão a manutenção e eventuais problemas que possam ocorrer... como fica isso??
A patente de nunca dar defeito e nunca dar problema um já se apropriou :lol: :lol: :lol: .... então os outros radios podem uma hora ou outra dar pau ou ter algum erro como foi o caso do Futaba. Na época eu sai do DeSanti com ele já com o selo de ok pois ainda atras do balcão ele foi direto para a autorizada.[/quote:3b1ebd3dcf]

Comprei um Optic 6 2.4Ghz e a Hobby Delivery da 1 ano de garantia em todos os Rádios Hitec, me corrijam se eu estiver errado !!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Garantia é uma coisa.. manutenção é outra.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Apesar do rádio ser Hitec, a manutenção dele deve ser relativamente lowtech...

O motivo?

Meu segundo emprego na área de informática foi em uma empresa de assistência técnica de computadores, em 1990 se não me engano. Os PCs eram umas placas enormes e boa parte da lógica eram circuitos integrados relativamente comuns.

Vez por outro alguma coisa pifava e trocávamos 8250 (placa serial), 8255 (paralela), 4164 (RAM), e um monte de outros CIs, CI de driver de motor de passo de drive de 5 1/4, regravávamos o microcontrolador que controlava o teclado, copiávamos EPROM para substituir BIOS queimada, e assim por diante. Era complicado e tínhamos um baita estoque de semicondutores e técnicos bem treinados em cada parte dos PCs. Apesar de eu ter conhecimento para consertar parte dos problemas, quando precisava de uma manutenção mais complicada no meu micro não tinha jeito, precisava de ajuda externa porque não tinha a BIOS em arquivo, não tinha gravador de EPROM, etc... E dar problema naquela época era coisa comum, PCs precisavam de manutenção constante.

Atualmente boa parte destes CIs fazem parte de chipsets, as placas são mais baratas, atualização de BIOS é por software, trocam-se placas e módulos, não componentes. A confiabilidade das máquinas chegou a um ponto de se usar máquinas por 3, 4, 5 anos sem nunca precisar fazer nada mais complicado do que limpar ou reinstalar SO.

Rádios convencionais 72MHz, relativamente low tech, têm transístores de saída que podem queimar, bobinas que podem descalibrar, quebrar, oxidar, e outras coisas que exigem um técnico bem treinado. Problemas em um Futaba 6XAS por exemplo são piores ainda porque tem um CI dedicado que precisa ser dessoldado da placa e substituído por um original, e existem CIs diferentes para cada modelo. Para consertar, portanto, é preciso técnica, equipamento e estoque.

Os 2,4GHz são mais sofisticados, mas acredito que a manutenção é mais simples na verdade. Fora os componentes mecânicos (potenciômetros, chaves, etc.) que obviamente precisam de estoque mas cuja substituição é simples, a eletrônica (transmissor e receptor) é em boa parte baseada em CIs dedicados de 2,4GHz e em um microcontrolador, que pode ser atualizado a partir do PC, e usualmente dão muito menos problemas do que um monte de componentes discretos (claro que quando dão a coisa é mais feia).

Como o CI de 2,4GHz é dedicado a isto, não tem cristal para quebrar (na verdade tem, geralmente cristal padrão de 10MHz, 20MHz, etc., mas dificilmente dá problema) não tem bobinas pare regular, não tem transístor de saída que queima com a antena abaixada, etc.

Durante a garantia o distribuidor ou loja é responsável.

Passada ela não creio que seja preciso enviar o rádio para a fábrica por qualquer coisinha, os técnicos que já atendem outros tipos de rádio não terão dificuldades em fazer manutenção de fiação, potenciômetros, mecânica, etc., e se estragar a parte de RF ou a placa principal é caso para trocar a placa ou módulo, não tem muito o que ficar trocando CIzinho.

Se estragar o módulo, troca-se o módulo. Se precisa de atualização de software, atualiza o software, etc.

Boa parte dos envios para manutenção dos Hitec ao exterior são trocas de cristal e bobinas, transístores queimados e coisas do tipo. Estes eventos serão muito raros com tecnologia mais recente.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

.... a manutenção que refiro é em parte justamente as peças móveis.
Uma vez minha mãe sentou em cima de meu futaba antigo T6XA e quebrou a chave do AirBrake..
Bastou ir a autorizada e comprei outra.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
diegostf
membro
Mensagens: 1219
Registrado em: Qua Dez 10, 2008 11:15 am
Localização: Santa Maria - RS

Mensagem por diegostf »

E a placa e sensores, tem idéia de quando será o lançamento??
Reinaldo Martins
membro
Mensagens: 1227
Registrado em: Qua Jan 26, 2005 10:42 am
Localização: Valinhos, SP, Brasil

respostas

Mensagem por Reinaldo Martins »

Ola Amigos, estou fora da empresa, pois é sa bado e utilizo um teclado que nao tem acentos, entao perdoe-me sobre os erros gramaticais.

primeira dica.....leiam manuais!!!!o Alexandre nem ta com o radio na mao e deu uma AULA!!! fiquei impressionado com as informacoes absorvidas!!!!

2- Model Match - este e um recurso que nao tem no aurora. pode ate fazer falta, mas pra mim, por exemplo, que venho do 72mhz, é normal adotar como norma checar a memoria do radio. no Aurora isso e mais facil de checar, pois voce pode por o nome inteiro do aviao. Entao, e so ser um pouquinho precavido e LER o modelo gravado na tela do radio
3- Telemetry system - Receberei 2 amostras para divulgacao ate o final do mes de abril. O status de producao da fabrica e que eles esta iniciando o processo de producao em massa, ou seja os testes ja foram feitos e agora e necessario adequar o setor de producao. Neste sentido, considerando que levara 60 dias para a HITEC disponibilizar para venda e mais 30 dias de viagem do container, falar em menois de 90 dias para telos em maos e arriscado. Aprendi, com estes anos de experiencia com a HITEC que, apesar de ser mais lenta nos lancamentos, os produtos finais sao bem consistentes...

4- garantia - o processo de garantia do fabricante é bastante interessante e beneficia os compradores, pois ela nao disponibiliza NENHUM esquema eletricos. Eu perguntei ao presidente da HITEC....BUT, HOw?????? Ele resppondeu: Confiamos em nossos produtos e, devido ao baixissimo nivel de retorno por problemas, oferecemos a nossos distribuidores a possibilidade de troca de equipamento defeituoso, em caso de constatacao de falha de fabricacao. Neste caso, caso algum sistema HITEC apresente problemas, nossas intrucoes serao receber o material, fazer uma analise e teste do equipamento e, confirmado o defeito, troca do mesmo por um novo. Apos resolver o problema do cliente, mandamos um relat[orio de defeito detalhado do produto ao fabricante e este, por fim, nos creditara no proximo embarque. Ja para reparos, nao temos pecas avulsas, mas temos radios disponibilizados para trocas de hardware. Em ultimo caso, para reparos que exijam calibracao, mais comum para 72mhz, o ultimo recurso e um tecnico terceirizado de nossa confianca que podemos tambem fazer a indicacao direta para nossos clientes, assim o processo de reparo pode ficar mais barato

Neste sentido, fico tranquilo de poder dizer a voces que, assim como a Radar, tambem tenho acesso direto a direcao da Hitec .

Espero ter esclarecido sobre nosso preparo para a distribuicao da linha HITEC. Acho que e um formato bastante interessante, por isso divulgo aqui.

Um abraco,
Reinaldo
Avatar do usuário
Fábio BP
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Sáb Mai 21, 2005 11:03 pm
Localização: Valinhos - SP
Contato:

Mensagem por Fábio BP »

Pelo que li no site da [url=http://www.hobbydelivery.com.br/hobby_loja/Produtos.asp?Produto=230601109015&id=AURORA%209%20-%20VERS%C3O%20SOMENTE%20COM%20RECEPTOR%20OPTIMA%207%20-%20SEM%20SERVOS]HD[/url], no da [url=http://www.hitecrcd.com/transmitters/show?name=Aurora+9]Hitec[/url] e aqui, é um rádio muito bom em relação aos rádios de marcas concorrentes.
http://www.hitecaurora.com

Estou pensando faz tempo em trocar meu 7CAP 72Mhz. E o Aurora 9 seria uma boa escolha no atual momento.
Só tenho 2 perguntas em relação aos detalhes, pois também meu inglês não é lá muito bom lendo o manual:
O rádio tem bloqueio ao toque para que não se mude nada de configuração quando estiver voando? É que eu não me dou bem celular touch screen :lol: , mas posso me adaptar com este rádio.
E aquela "rodinha" VR (ch6) que tem no 7C, e demais da Futaba, quem faz o papel substituto dela?


Agora gostei disso aqui, tirado do review:

[i:c13db97d4d]You don’t have to give up
your 72Mhz legacy gear to enjoy the benefits of the
Aurora 9. The 2.4GHz module and antenna can be
replaced at will with 72Mhz components.[/i:c13db97d4d]
Tradução by Google 8) :
Você não tem de desistir de seu equipamento legado 72MHz para desfrutar dos benefícios da Aurora 9. O módulo de 2,4 GHz e uma antena pode ser substituídos à vontade com 72MHz componentes.

Manual: [i:c13db97d4d]Use the new SPECTRA PRO module in your Aurora and select any of the fifty 72MHz channels through the Aurora software.
No more taking the module in and out of the radio to change your frequency.[/i:c13db97d4d]

Manual página 57 (28 no .pdf em inglês):
[i:c13db97d4d]a. Remove the SPECTRA 2.4 module and replace with the SPECTRA PRO 72MHz module.
b. Remove the 2.4 antenna and replace with the 72MHz antenna.
c. Turn on transmitter[/i:c13db97d4d]

Então vem a Pergunta: o acompanha o módulo de 72Mhz com a antena de 72MHz na caixa? Ou terá que comprar separado, quanto? Só para saber se compensa para mim. :wink:

Pois está complicado trocar quase 10 rx's 72MHz, pelos 2.4GHz. Tem que ser aos poucos...


Pena que de todas as vantagens dele, incluindo o preço que está barato em comparação as outras marcas e ainda comprar em uma loja aqui perto de casa com garantia e manual em português é uma boa vantagem!
Mas... Ainda tem o lado ruim do 2.4GHz que nunca vai mudar, não existe compatibilidade entre marcas, e a pesquisa de preços e opções de modelos de rx's se restringe a somente a marca do TX. :cry:
Por isso, ainda ter o 72MHz como opção seria uma boa. :)
:wink:
>
voe muito, converse muito, recarregue suas baterias e aproveite cada momento.
;)
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Para mim é suficiente.... não esperava menos de você que tem sido antes de tudo corretíssimo!
Então tá né, posso pegar amanhã o radio...

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Agora é esperar...
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marcio H
membro
Mensagens: 1638
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 6:47 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Marcio H »

Reinaldo , obrigado pela resposta. É uma pena não ter o recurso, quem migrar do DSM Spektrum/JR vai sentir falta.
Você comentou sobre ter como obter informações com a direção e tal. tem como perguntar sobre os sensores de corrente , disponibilidade e como funcionarão?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Com relação ao ModelMatch, pelo que parece a Spektrum tem patente pendente sobre o conceito, então ninguém mais pode fazer nada a respeito... por enquanto.

Claro que não dá para afirmar isto, mas como tanto os transmissores quanto receptores Hitec foram projetados para ser atualizados pelos usuários, não duvido nada que quando a patente expirar esta funcionalidade apareça como upgrade de software.

Vou reler o manual, não lembro de bloqueio de tela, mas tem 3 posições que entram em configurações, o menu de modelo, de sistema e personalizado.

Caso se entre em um destes menus, é preciso selecionar uma função para mudar alguma coisa, e as alterações mais críticas (reverso, configuração de asa e cauda, etc.) pedem confirmação (Yes/No) antes de alterar. O botão de menu do modelo, quando apertado por 3 segundos, entra no bloqueio de acelerador, mas só se o acelerador estiver baixo, então segurar em vôo não causaria problema.

O resto só muda o que é mostrado na tela.

Para ajudar, colocar nome no modelo é muito simples, com um tecladinho QWERTY na tela semelhante a um iPhone, Smartphone, etc., e não com aquelas sequências de sobe(A)-sobe(B)-sobe(C)-next-sobe(A)-sobe(B), ou escolhe letra, gira rotativo até selecionar a letra desejada, etc. da maioria dos rádios. Portanto, não tem como ficar com preguiça de escrever o nome completo, tipo "Extra 50% Eletr" ou algo assim...

Uma coisa legal que citei (condição de vôo) também aparece nesta tela. Está em normal, mas dá para programar outras com os nomes que quiser, tipo"Termica", "Pouso", "Vento forte", "Manso", "Insano", "Escala", ou o que quiser...
Anexos
aurora1.GIF
aurora1.GIF (31.65 KiB) Exibido 9657 vezes
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Responder