Ajuda a respeito do comando do meu rádio que parou de funcio

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Ajuda a respeito do comando do meu rádio que parou de funcio

Mensagem por borokite »

Galera boa noite.

O comando do lado esquerdo do meu rádio, canais 3 e 4 (acelerador e leme eu acho) pararam de funcionar.

Meu rádio é um HK 6ch, a pilha ficou acusando que estava fraca e retirei a pilha e fiz uma ligação com uma fonte de 12V nele usand o o polo positivo e negativo, a luz acendeu verde normal.

No programa de configuração os canais 3 e 4 não se mechem, apenas os outros, depois fui fuçar no programa e acabou travando tudo.

Bom, pode ter sido um erro meu por ter fuçado.

Alguém sabe se é problema de configuração ou pode ter queimado algo? Alguém sabe indicar quem arruma isso?

Obrigado.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

O que você chama de "pilha" ? Qual a tensão ?
Sabia que "fontes de 12V" podem fornecer até 20V quando ligadas sem carga (carga = consumo de corrente) ?
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Mensagem por borokite »

[quote:1f92de1f70="claudiorfernandes"]O que você chama de "pilha" ? Qual a tensão ?
Sabia que "fontes de 12V" podem fornecer até 20V quando ligadas sem carga (carga = consumo de corrente) ?[/quote:1f92de1f70]

Bom, vamos lá.... pilhas eu me refiro a pilhas AA recarregaveis, dessas que carregam nesses caregadores que vendem em qualquer lugar, as pilhas são da Turnygy.

A fonte 12V que usei no lugar da pilha é saída 12V, usada num modem de computador. A fonte mantem o indicador com a luz de carga total, as pilhas de primeira indicavam carga baixa e depois carga zerada (luz vermelha)

O que me encabrera é que 4 canais funcionam perfeitamente e 2 não dão sinal de vida. To mais achando que é configuração, pois esse rádio é configurado no micro. Usar o comando com carga baixa pode desconfigura-lo?

Gostaria de saber se existe uma forma de reseta-lo para deixar com a configuração da fábrica.

Aguardo ajuda e obrigado.
Rafaell
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Sáb Fev 20, 2010 2:36 pm
Localização: Minas gerais

Mensagem por Rafaell »

o meu radio HK 4ch tmb ligo numa fonte 12v de um modem meu e nunca deu problema. Deve ser configuração. Mas não sei
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Fonte de modem eu não sei, mas fonte daquelas mais vagabundas chegam a 17v facil.
Eu comprei uma pra usar em um carregador, o imput estava em 17v, estranhei e medi com um multimetro, deram os mesmos 17v.

Como o Claudio falou, sem carga a voltagem é bem mais alta, pode ter sido isso ou aquilo... Não tem como saber.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

O mais correto é; Quer inventar gambiarras sofra as consequências.
jamais se usa coisas que não foram feitas especificamente para aquele fim pois o fim das coisas será certo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Mensagem por borokite »

Tudo bem, estou sofrendo consequencia, mais provável que seja configuração pois agora tem mais 2 canais que não respondem de tanto que mechi no programa T6config.

Bom, tirando que fiz besteira, alguém poderia me ajudar, sei lá, me ajude a configurar o rádio, me indiquem alguém que trabalhe com conserto de rádios, só preciso de ajuda e não que agora fiquem apenas dizendo que não se deve fazer isso ou aquilo, a m... já foi feita.

Obrigado.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Não sei se tem muito o que fazer.

Uma coisa que pode ter dado errado de cara é potenciômetro. Se eles ficarem ligados entre a alimentação e o terra, os volts a mais podem queimá-los.

Você pode testar se o problema é nos potenciômetros (certifique-se de ter certeza de que sabe o que é um).

Para isto, com o stick no meio coloque o pino central em curto com um dos lados, e depois com os outros. Se o problema for só nos potenciômetros isto deve causar algum movimento. Se for, é muita sorte, você só precisa tirá-los e procurar outros exatamente iguais para trocar, mas exatamente iguais não é só mesma aparência, mas resistência e linearidade também.
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Mensagem por borokite »

Boa dica Alex. O potenciometro eu sei o que é, agora como coloco eles em curto, é só colocar um fio encostando o pino do meio com o da ponta?

O que eu poderia fazer é também trocar os sticks de lado, tipo tornando mode 1, pois são ligados com conectores, então basta substitui-los e ver no que dá.

Muito obrigado pela dica.

Meu irmão esta indo para próximo de São Francisco (EUA) esta semana e vou pedir para ele trazer um controle mais decente para mim pois esse HK 6CH pelo visto é muito fraco.

Grande abraço e se alguém souber dicas de como resetar as configurações do HK 6ch ou tiver um pre-set para avião CESNA e queira me enviar eu ficarei muito grato.

Valeu por enquanto.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Se são com conectores, troque os lados que é melhor.

Não existe esta de pre-set para um certo modelo de avião. Cada construção é uma construção, os reversos e subtrims podem mudar completamente.
Responder