Consumo dos servos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Consumo dos servos

Mensagem por LaercioLMB »

Olá gente, agora chegou a minha vez de fazer uma pergunta já que a muito tempo acho que não pergunto nada, só avacalho o tópicos dos outros pelos que os outros dizem hehehehehehehe.
Preciso saber do consumo dos servos HXT900 e dos Turnigy TG9, se alguém sabe me dizer o consumo médio deles pois acho que precisarei de um BEC externo.

Conto com a ajuda de todos que puderem me esclarecer essa dúvida.

É um assunto pouco discutido e qcredito ser de muita importância já que a maioria dos ESC's, o BEC interno deles é de apenas 2A.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Tiu... o consumo é dinamico, postei aqui um monte de tabelas e deve ter um desse que vc pergunta.
Por favor, não venham com cálculos absurdos feitos sem critério técnico, axismos e outros.... o calculo de consumo tem que ser feito em regime de carga real e feito no eixo do tempo.
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

Não tem um valor certo....
Eu já medi servos... hxt 900 em stall pode fácil chegar a 700mA. Se não me engano, alguns superam isso.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Não tem valor certo porque é dinâmico mas podemos fazer um calculo medio.

Existem varias formas, uma delas é ter um datalogger acoplado ao servo e fazer alguns voos, baixar os dados e teremos um grafico onde pode-se tirar a media de consumo para aquela superficie aerodinamica.


http://www.ofremmi.info/F3A/Technic/ServoTesting/ServoTesting.htm

http://www.teaser.fr/~osegouin/aeromode/servos.phtml

http://homepages.paradise.net.nz/bhabbott/Servo.html

http://www.rcgroups.com/forums/showatt.php?attachmentid=2385547&d=1236480498

http://www.csd.net/~cgadd/eflight/servo4.htm
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Isso foi uma coisa que comecei a pensar em relação a alguns aeromodelos apresentarem problemas de comandos em vários pedidos de ajuda aqui no fórum e resolvi ver esse consumo de servos para ter certeza que a maioria dos ESC's utilizados dão conta do recado.
Estive vendo e a maioria dos ESC's tem BEC interno de 2A e se um servo HXT900 que é um dos mais utilizados consome até 750mA e isso devem sim pois muitos tem feito aeromodelos acima de 1000mm de envergadura com superfícies de comando grandes como é o caso do Extra300 por exemplo, então 3 servos, um no leme, um no profundor e um nos ailerons, isso se não for utilizado 2 nos ailerons, o BEC interno terá uma corrente drenada de 2250mA, ou seja, 250mA a mais do que o BEC suporta, isso sem contar o consumo do receptor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Morellif1
membro
Mensagens: 191
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 5:55 pm

Mensagem por Morellif1 »

Ainda bem que vi esse tópico pois isso e uma das coisas que raramente paramos pra pensar na hora de botar a mão na massa.
Estou com o projeto de um extra 330 e acredito que vou usar 8 servos htx 900 e o BCE do meu servo e de apenas 4a.. Parece que vou ter que fazer umas adaptações =( .... Ou eu reduzo o número de servos ou coloco um Ubec..
Avatar do usuário
Morellif1
membro
Mensagens: 191
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 5:55 pm

Mensagem por Morellif1 »

Uma perguntA... Se os servos extrapolam o limite do Bec o receptor deixa de ser alimentado? Por isso que se perde o sinal?
Avatar do usuário
Morellif1
membro
Mensagens: 191
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 5:55 pm

Mensagem por Morellif1 »

Outra pergunta.. Se eu uso um Ubec de 5a junto com meu esc que tem 4a esses valores se somam? Terei 9a pra gastar com servos e receptor?
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

A primeira pergunta é sim.

A segunda é não.

Voce Tem disponibilidade de 5 amperes do BEC e o esc limita a corrente até 4 amperes.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Rocha10
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Qua Mar 13, 2013 3:08 pm
Localização: Fortaleza-Ceará

Mensagem por Rocha10 »

Não há necessidade de se usar equipamentos sofisticados da NASA para se medir o consumo de um servo. Afinal não estamos escrevendo uma tese de pós doutorado em física. Prenda o movimento do servo, acione-o e meça seu consumo, pode ser com um multímetro desses de R$10,00. O valor registrado será o consumo máximo. Multiplique esse valor pelo número de servos que você tem no seu aero e veja se a fonte de energia é capaz de oferecer o exigido. Suponhamos que esse cálculo, grosseiro e sem base científica, aponte um consumo de 4Ah e seu sistema oferece esses 4Ah, pode voar sossegado. Porque em voo não será exigido esse consumo. Estamos em um fórum aberto com troca de experiências informais. Onde não podemos criticar quem diz "a muito tempo venho vendo isso", usar termos como "voltagem","amperagem", etc. Lugar de aulas de português, física e correlatos é salas de aulas de colégios, faculdades etc. Agora para dar aulas de física, matemática, física quântica, etc. É preciso saber ao menos um pouco de português, porque secretária é diferente de secretaria.
Responder