Aurora 9 -dúvidas, sugestões e dicas importantes

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2555
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Mensagem por rasec_jj »

Ainda não conheço alguém que tenha testado tão exaustivamente o Aurora 9 como eu. Uso ele profissionalmente em grandes dirigíveis. Voei um dirigível de 8 metros durante 13 dias diretos, por 4 horas/dia, no carnaval do Rio. Passava por trás de árvores, entre prédios etc. Nenhuma perda de sinal. Nem sinal de anomalia! Voei durante 9 dias nas praias com dirigível a gasolina neste mês de Julho, e nada de anomalia! Tudo perfeito!
Creio muito dos problemas que ocorrem, são na montagem do aero, usando servos defeituosos, conectores de baixa qualidade, interruptores ruins, antenas mal posicionadas, e por aí vai..
Já vi aeros de amigos caindo com o Aurora 9, mas engraçado, nenhum dos meus ainda caíram por culpa do rádio.
Avatar do usuário
muriloralf
membro
Mensagens: 111
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 7:51 am
Localização: Guaratinguetá, SP
Contato:

Mensagem por muriloralf »

[quote:e2931d68a7="rasec_jj"]Ainda não conheço alguém que tenha testado tão exaustivamente o Aurora 9 como eu. Uso ele profissionalmente em grandes dirigíveis. Voei um dirigível de 8 metros durante 13 dias diretos, por 4 horas/dia, no carnaval do Rio. Passava por trás de árvores, entre prédios etc. Nenhuma perda de sinal. Nem sinal de anomalia! Voei durante 9 dias nas praias com dirigível a gasolina neste mês de Julho, e nada de anomalia! Tudo perfeito!
Creio muito dos problemas que ocorrem, são na montagem do aero, usando servos defeituosos, conectores de baixa qualidade, interruptores ruins, antenas mal posicionadas, e por aí vai..
Já vi aeros de amigos caindo com o Aurora 9, mas engraçado, nenhum dos meus ainda caíram por culpa do rádio.[/quote:e2931d68a7]

No meu caso foi o posicionamento da antena... na verdade foi até um exesso de cuidado, acreditava que a antena deveria ficar para fora do avião, então fiz um talho na madeira do avião para passar a antena para fora... mas entre um voo e outro ela ficou mal posicionada sendo forçada pela asa. É isso! Tomarei mais cuidado! =)
T-REX 100/450S/550FBL - F-117 EDF - P-47 E - P-51 E -HITEC A9
Avatar do usuário
jeoman
membro
Mensagens: 394
Registrado em: Qua Ago 15, 2007 8:12 pm
Localização: Jacobina-BA

Mensagem por jeoman »

Pessoal mais um atualização para os receptores 7 e 9, para resolver os problemas que estãoa acontecendo nos aeros a gasolina.

http://aurora9.info/archives/302
Avatar do usuário
muriloralf
membro
Mensagens: 111
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 7:51 am
Localização: Guaratinguetá, SP
Contato:

Mensagem por muriloralf »

Resolvi dedicar um tempo para entender melhor o rádio e descobri que o SCAN MODE foi retirado na atualização do firmware do módulo Spectra 2.4 GHz (v3.0), algo que acabei descobrindo depois de tentar umas 10 vezes operar em scan mode (seguindo o manual) para ver como era....

Veja o manual do módulo:

http://www.hitecrcd.com/files/Spectra2.4Manual_EN_v3.pdf

Agora ele possui uma função que se chama "scanning funntion" que também faz uma busca (pelo que entendi) e depois de definir uma melhor frequência o rádio passa a operar nessa nova frequência, o que faz com que você, então, tenha que refazer o bind em todos os outros receptores que possui. Depois disso ele funciona como antes em modo normal.

Testei essa função da Scanning Function, e funcionou por que ao ligar outros receptores percebi que seria preciso refazer o bind (assim como consta no manual). Algo interessante é que antes de fazer o bind, os comandos estavam meio malucos, funcionando de um modo estranho... após o bind tudo certo.

Quanto ao problema que tive no servo do hk 450, exclui a configuração anterior e refiz novamente desde o início e agora os comandos estão movimentando-se corretamente... não sei o que eu possa ter feito errado.

Uma boa semana a todos!
T-REX 100/450S/550FBL - F-117 EDF - P-47 E - P-51 E -HITEC A9
Avatar do usuário
Franco
membro
Mensagens: 233
Registrado em: Sex Jul 20, 2007 4:30 pm
Localização: Centurion - África do Sul

Mensagem por Franco »

[quote:a7fc246ddb="muriloralf"]
No meu caso foi o posicionamento da antena... na verdade foi até um exesso de cuidado, acreditava que a antena deveria ficar para fora do avião, então fiz um talho na madeira do avião para passar a antena para fora... mas entre um voo e outro ela ficou mal posicionada sendo forçada pela asa. É isso! Tomarei mais cuidado! =)[/quote:a7fc246ddb]

Com as antenas de 72MHz não havia muito problema de passar ela prensada entre a asa e fuselagem, apesar de não ser o ideal. Com essa antena dipolo coaxial do A9 se ela for esmagada, mesmo que não rasgue ou corte, irá mudar a impedância característica no ponto de esmagamento, provocando reflexão da onda.

Com o Optima9, se uma das antenas for curto-circuitada, o RX continua funcionando só com a outra?
Avatar do usuário
muriloralf
membro
Mensagens: 111
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 7:51 am
Localização: Guaratinguetá, SP
Contato:

Mensagem por muriloralf »

Obrigado pela informação! Eu tenho a mesma dúvida que você... será que o optima 9 funciona com apenas uma antena?
T-REX 100/450S/550FBL - F-117 EDF - P-47 E - P-51 E -HITEC A9
Avatar do usuário
Rinaldo
membro
Mensagens: 339
Registrado em: Seg Jul 25, 2005 5:53 pm
Localização: São Bernardo do Campo - SP

Mensagem por Rinaldo »

Comprei um Aurora9 usado a pouco tempo, fiz a atualização do TX, RX e módulos para última versão.

Ontem a noite estava tentado deixar programado o rádio para um modelo elétrico e gostaria de utilizar a função "Throttle lock". no Manual diz em cliclar no icone do modelo por 2 segundos, e ativará a função, aparecendo no visor a condição.
mas nada feito.
Agora vi que na versão 1.08(1), ouve mudança em relação a essa função.


"When Throttle lock is activated by the toggle switch, the Touch lock function (Throttle lock by touch screen) will not be available and screen now shows throttle lock status."

Não estou com o rádio em mãos, mas para ativar agora tenho que usar uma chave? no meu Futaba antigo eu fazia conforme esse post.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=57969&highlight=

quando chegar em casa vou fuçar mais um pouco...
rgil
membro
Mensagens: 943
Registrado em: Sex Out 22, 2010 2:23 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por rgil »

[quote:91602e9ef5="Rinaldo"]Comprei um Aurora9 usado a pouco tempo, fiz a atualização do TX, RX e módulos para última versão.

Ontem a noite estava tentado deixar programado o rádio para um modelo elétrico e gostaria de utilizar a função "Throttle lock". no Manual diz em cliclar no icone do modelo por 2 segundos, e ativará a função, aparecendo no visor a condição.
mas nada feito.
Agora vi que na versão 1.08(1), ouve mudança em relação a essa função.


"When Throttle lock is activated by the toggle switch, the Touch lock function (Throttle lock by touch screen) will not be available and screen now shows throttle lock status."

Não estou com o rádio em mãos, mas para ativar agora tenho que usar uma chave? no meu Futaba antigo eu fazia conforme esse post.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=57969&highlight=

quando chegar em casa vou fuçar mais um pouco...[/quote:91602e9ef5]

Voce tem as duas opções! ou segurando o icone lá por 2 segundos, ou pode configurar em uma chave.
A diferença é que quando voce ativa pela chave, o icone não fica escuro como se estive segurado por 2s. mas a função funciona da mesma forma.
Darcyjr
membro
Mensagens: 37
Registrado em: Qui Mar 10, 2011 12:25 pm
Localização: Jequié, Bahia

Mensagem por Darcyjr »

Meu aurora começou a dar uns bugs no display, acho que alguem já até falou sobre esse problema aqui neste forum. Queria saber de quem já teve este problema como conseguiu resolver?

http://www.youtube.com/watch?v=cUqxVZc4vgM
Avatar do usuário
Franco
membro
Mensagens: 233
Registrado em: Sex Jul 20, 2007 4:30 pm
Localização: Centurion - África do Sul

Mensagem por Franco »

Agora que estou começando no FPV vejo que o primeiro rádio com telemetria embutida (Aurora 9) definitivamente não foi pensado para FPV. O display simplesmente desaparece quando próximo do TX de vídeo do avião, dificultando o setup. O conjunto TX / RX não deve ser usado, pois tem um alcance extremamente limitado para FPV (quero comprar um LRS DragonLink ou ChainLink). Tambem já vi relatos que com esses links de 433MHz o display também some, o que impedirá de fixar o módulo TX atrás do rádio (sem solução ?).. NÃO tem informação de RSSI! (mas tem telemetria..) Por último, 9 canais não é suficiente em todos os casos, se for pensar tudo que vai em um aero com FPV. Fora isso o rádio é muito bom para voar aviões e principalmente helicópteros (ainda mais se não forem a gasolina!), a ergonomia é muito boa, o firmware pode ser atualizado. Mas tudo bem, quando comprei o Aurora não dizia que era pensado para FPV.
Responder