Bateria "Low Voltage"

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
marcelzanutello
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Dom Ago 04, 2013 11:44 pm
Localização: monte-mor/ SP

Mensagem por marcelzanutello »

nobre Amigo acabo de fazer este procedimento na minha bateria turnigy 2.200 lipo 3S e deu certo . obrigado valeu
ferrabra
membro
Mensagens: 509
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

Não é para fazer propaganda, mas os [url=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__6792__icharger_106b_plus_250w_6s_balance_charger.html]iCharger[/url], conforme a página 16 do [url=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uploads/485814326X582991X39.pdf]manual[/url], têm a função "precharge" que é ativada no início da carga quando a bateria está muito descarregada.
Antes de ter um iCharger, para solucionar este problema eu coloquei uma bateria boa quase descarregada (3.5V/cell) em paralelo com a defeituosa e um resistor que limitasse a corrente entre elas.
Exemplo: bateria defeituosa 3S 2200mAh.
Descarreguei uma bateria boa 3S até 3.5 * 3 = 10.5V
0.1C = 220mA
R > 10.5/0.220 = 47 Ohms
Com multímetro monitorei a tensão na bateria nova para que não baixasse além dos 3.0V e acompanhei a temperatura da defeituosa com a mão mesmo. Tudo isso feito longe de qualquer coisa inflamável, fora de casa.
Depois de 5 minutos medi a tensão na bateria defeituosa e já estava acima de 3.0V. Desconectei tudo e coloquei-a no carregador Thunderpower, acho que 610C, que eu tinha. Ela voltou a carregar normalmente e a uso até hoje.
Além do preço, mais dois motivos me levaram a escolher um iCharger. Primeiro a funcionalidade anteriormente mencionada, depois de ter sofrido com o problema. Em segundo foi o "Regenerative Discharge"([url=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uploads/485814326X582991X39.pdf]manual pagina 11[/url]) que tira a carga da LiPo e coloca de volta na bateria Pb 12V. Uso essa função principalmente para ciclar as baterias ou colocar as baterias em "Storage" antes de voltar para casa, já que volta e meia sobra uma bateria carregada.
r_gpc
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Ter Fev 03, 2015 8:20 am
Localização: Rio de Janeiro

Re: Bateria "Low Voltage"

Mensagem por r_gpc »

Desculpe em ressucitar o tópico, mas aconteceu comigo hoje em um carregador IMAX B6 na hora que fui carregar uma Lipo 3s 1C 11.1V, 2.65 da Turnigy.
Primeiramente deu aquele erro de LOW VOLTAGE.
Li o tópico e vi um video no yotube de um gringo ensinando a fazer o mesmo procedimento que está aqui.
Pois bem, tentei carregar um pouco no NIMh em 0,5 e deu "SHORT ERROR". O que será?
Li em um outro tópico que quando dá isso é pq queimou algum resistor do carregador, mas acho que não foi isso, pois coloquei uma outra bateria que tinha carregado no dia anterior e funcionou.
Se puder ajudar, fico grato.
Iniciante - conhecimento é para ser compartilhado.
Avatar do usuário
AngeloJunior
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Seg Jul 27, 2009 8:09 pm
Localização: São Paulo/SP

Re: Bateria "Low Voltage"

Mensagem por AngeloJunior »

Você tem algum aparelho (Multímetro ou outro) que consiga medir a Voltagem atual da "pack", bem como, a voltagem individual das células de Li-po?
[Blade CX2] [T-Rex Sport] [HK450 Pro (da DAC)] [500 ESP] [600 ESP] [Sky Raider] [Pastinha] [Scanner] [Ugly] [YAK54 EPP] (Aurora 9 - 8FG Super)
Avatar do usuário
AngeloJunior
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Seg Jul 27, 2009 8:09 pm
Localização: São Paulo/SP

Re: Bateria "Low Voltage"

Mensagem por AngeloJunior »

No momento da tentativa de carregamento pelo modo de "NiMh" você conectou no carregador o "plug" de balanceamento da LiPo? (Não necessita plugar)!!!

Cautela com este procedimento!!!!
[Blade CX2] [T-Rex Sport] [HK450 Pro (da DAC)] [500 ESP] [600 ESP] [Sky Raider] [Pastinha] [Scanner] [Ugly] [YAK54 EPP] (Aurora 9 - 8FG Super)
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: Bateria "Low Voltage"

Mensagem por Abib »

Além de cautela, tenha em mente que sua célula jã era.. Nunca mais terá a mesma capacidade e descarga de como ela era antigamente.
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Re: Bateria "Low Voltage"

Mensagem por CONDOR 2 »

Abib escreveu:Além de cautela, tenha em mente que sua célula jã era.. Nunca mais terá a mesma capacidade e descarga de como ela era antigamente.



Sempre estufa.

Aí vem....

Ai !!! tô cum pobrema..!
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
r_gpc
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Ter Fev 03, 2015 8:20 am
Localização: Rio de Janeiro

Re: Bateria "Low Voltage"

Mensagem por r_gpc »

Obrigado AngeloJunior,

Tentei carregar sem o cabo do balanceador e dar o mesmo problema: "short erorr"
Medi a tensão e está dando 11.44V. Desculpa, mas não sei como medir individualmente as células. Entendo pouco de eletrônica.
Estranhamente, coloco a bateria no rádio e liga normalmente (no rádio está marcando 10.6v). Pensei que se a bateria estivesse ruim ela ão funcionaria no rádio (sou leigo nesse assunto).
Obrigado se puder ajudar
Iniciante - conhecimento é para ser compartilhado.
r_gpc
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Ter Fev 03, 2015 8:20 am
Localização: Rio de Janeiro

Re: Bateria "Low Voltage"

Mensagem por r_gpc »

Apenas para deixar registrado aqui que a bateria voltou a funcionar.
O que eu fiz? Não sei explicar. :P
Apenas coloquei a bateria na rádio e liguei para ver se lá iria funcionar, o que de fato funcionou. Daí brinquei um pouco no simulador e depois fui tentar recarregar e funcionou.
Obrigado
Iniciante - conhecimento é para ser compartilhado.
Responder