Bateria "Low Voltage"

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
djedusalviatto
membro
Mensagens: 202
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:54 am
Localização: Vitória - E.S.

Bateria "Low Voltage"

Mensagem por djedusalviatto »

Pessoal tenho duas baterias de LiPo Turnigy 1800mah de 3s1p 20c ... quando fui carregar hoje uma delas ao iniciar a recarga o carregador apitou e apareceu no visor "Low Voltage" ... meu carregador é um Accucel-6, e ai como fazer para iniciar a carga, não quiz arriscar nada sem antes ter a opinião de vocês. Agradeço a todos pela força!!
Radio Futaba 10cgh + rx futaba 14 e 7 canais + Align Trex 700 Nitro Pro + Align Trex 500e Pro (e vamo tentando)
Avatar do usuário
donato.jun
membro
Mensagens: 1512
Registrado em: Sex Dez 21, 2007 10:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por donato.jun »

Use com cuidado essa dica, pois o recomendado é jogar fora a bateria e comprar uma nova.
Não me responsabilizo se pegar fogo ou explodir, então todo cuidado é pouco

Monitore de perto a tensão de cada célula com um multimetro e não deixe em impótese nenhuma ultrapassar de 4,2V (perigo de explossão e incêndio)
Caso esteva alguma célula zerada, ou muito baixa a bateria já era

Escolha no acucell 6 o programa NiMH e use uma corrente baixa de 0,5A e carregue monitorando de perto a tensão de cada célula até que ela ultrapasse 2,8V por célula e pare por ai

Agora é só carregar no programa de LiPO e monitorar de perto a bateria para ver se não estufa e explode !!!

Achou perigoso, é porque é mesmo :shock: , cuidado
FrSky Taranis OpenTX
Deviation no Devo 8S e 10
Avatar do usuário
donato.jun
membro
Mensagens: 1512
Registrado em: Sex Dez 21, 2007 10:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por donato.jun »

E cuidado com o tempo de voo do modelo, eu voo até 3,7V, 3,6V por célula (medido após o voo), diminuia o tempo de voo para evitar esses problemas com "low voltage", isso acaba com a bateria rapidamente.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

E, antes de decidir se vai tentar ou não, dê uma olhada aqui:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=14482

Os avisos NÃO são alarmismo...
Avatar do usuário
djedusalviatto
membro
Mensagens: 202
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:54 am
Localização: Vitória - E.S.

Mensagem por djedusalviatto »

Obrigado por responderem amigos, quanto a minha decisão é de jogar fora, vou fazer aquela velha solução de água e sal e deixar uns 3 dias dentro, é uma pena pois a bateria só teve uns 3 vôos, e eu usava lipo saver, o que aconteceu é que deixei ela parada por quase um mês e descarregada, pode ter sido isso.

Agora outra dúvida, eu tenho um hk500gt que lenhei e a bateria ta parada tb, uma turginy 3000mah 6s1p 22.2v, o que devo fazer para armazenar essa bateria sem acontecer isso???
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Eu também já perdi baterias por isso.
Os carregadores mais recentes, como o Imax B6 têm a função "LiPo storage", que coloca a bateria em cerca de 40% de carga, condição em que elas são enviadas desde a fábrica, e que é a ideal para armazenagem.
Rick2
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Qua Ago 26, 2009 12:08 am
Localização: Niterói-RJ

Mensagem por Rick2 »

Valeu Donato salvei minha lipo! coloquei nimh 0,1A coloque para carregar e o carregador chegou a marcar 4.6v. Passei para lipo e parou de dar low voltagem e ta carregando agora!
Valeu.
Avatar do usuário
Luiz Phelipe
membro
Mensagens: 2182
Registrado em: Sáb Dez 05, 2009 1:04 pm
Localização: Rio de Janeiro/Nilópolis- 19

Mensagem por Luiz Phelipe »

[quote:f3835a1126="Rick2"]Valeu Donato salvei minha lipo! coloquei nimh 0,1A coloque para carregar e o carregador chegou a marcar 4.6v. Passei para lipo e parou de dar low voltagem e ta carregando agora!
Valeu.[/quote:f3835a1126]
Você esta contando isso por Psicografia? só pode.
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 220
Powered by: Turnigy9X Fr-sky Telemetry Er9x System and A123 System.
Avatar do usuário
Dr.celestinoJR
membro
Mensagens: 129
Registrado em: Qua Dez 15, 2010 9:23 pm
Localização: Alto Jequitibá-MG
Contato:

Mensagem por Dr.celestinoJR »

Ae galera, eu fiz o esquema, deu certo... mais fiquei ali do olhando a voltagem subindo... obrigado...vlw... minha bate é turnigy 2.2 3s 20-30c...
desde ja agradeço.... salvou minha menina...rs..
lobo883
membro
Mensagens: 218
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 9:13 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por lobo883 »

Isto "salva" a bateria, mas é bom tomar cuidado pois a capacidade de armazenamento pode ter diminuido, portanto fique esperto.
Responder