Pegasus da Estrela... Quem se lembra?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
C.Brum
membro
Mensagens: 346
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 7:41 pm

Pegasus da Estrela... Quem se lembra?

Mensagem por C.Brum »

Pessoal, ganhei de um amigo um carrinho Pegasus da Estrela, [b:56a8bc39f2]e por puro saudosismo[/b:56a8bc39f2] eu gostaria de ve-lo funcionando novamente. Na verdade o único defeito que ele apresenta é que ele fica constantemente acelerado. Ao desmontar, percebí de imediato que os tres capacitores de 1 microfarad estavam desfacelando. Este carro funciona com 7,5 volts e o antigo dono me disse que usou uma bateria de 9v.
Vou começar por substituir os capacitores e gostaria de saber se algém conhece o funcionamento desses circuittos antigos para me dar alguma sugestão.

Algumas fotos da máquina:

" [i:56a8bc39f2]E o Pégasus, em 1983, já tinha controles proporcionais. - Luz de direção, ou seta: o Pégasus tem uma característica única quando faz curvas: ele liga a seta, como num carro de verdade. Talvez não seja algo para se dar muita importância, mas não deixa de ser interessante, e era algo muito usado no marketing do brinquedo naquela época.[/i:56a8bc39f2] "

[img:56a8bc39f2]http://img202.imageshack.us/img202/4789/dsc01280w.jpg[/img:56a8bc39f2]
By [URL=http://profile.imageshack.us/user/clbrum]clbrum[/URL] at 2010-06-01

" [i:56a8bc39f2]Internamente, no centro do chassis temos uma placa com o circuito de recepção de rádio e circuito driver para o motor, que atua nas rodas traseiras, e o servo- mecanismo que atua nas rodas dianteiras. É impressionante ver um servo-mecanismo dentro de um brinquedo, ainda mais um criado há 26 anos atrás, e por uma empresa nacional. Notamos a atenção aos detalhes também na eletrônica do Pégasus. Existem supressores de ruído ligados aos motores, para impedir que interferências geradas por eles voltem para o circuito de rádio.[/i:56a8bc39f2] "

[img:56a8bc39f2]http://img208.imageshack.us/img208/4332/dsc01277kj.jpg[/img:56a8bc39f2]
By [URL=http://profile.imageshack.us/user/clbrum]clbrum[/URL] at 2010-06-01

" [i:56a8bc39f2]O Pégasus utiliza circuitos integrados, o que simplifica bastante a complexidade do circuito, dando também um acabamento e qualidade mais profissional ao brinquedo. São usados dois circuitos integrados no carro: um decodificador de R/C de quatro canais (dois digitais e dois analógicos) e um driver para o servo e para o motor principal. No controle remoto, é usado um terceiro circuito integrado, codificador de R/C, "parceiro" do decodificador que fica no carro. Um ponto importante a ser observado: nenhum destes três circuitos integrados ainda é fabricado hoje.[/i:56a8bc39f2] "


[img:56a8bc39f2]http://img31.imageshack.us/img31/1410/dsc01281fc.jpg[/img:56a8bc39f2]
By [URL=http://profile.imageshack.us/user/clbrum]clbrum[/URL] at 2010-06-01

"[i:56a8bc39f2]Guardadas as devidas proporcões, afinal é um brinquedo lançado há 26 anos atrás, o Pégasus foi um marco em termos de tecnologia voltada para brinquedos, e possivelmente um marco também na iniciativa da indústria nacional em criar um produto muito avançado tecnologicamente e com uma qualidade de fabricação comparável à de carros de rádio controle semi-profissionais."[/i:56a8bc39f2]

Trechos entre aspas extraídos de:

http://galeriadosbrinquedos.blogspot.com/2009/08/pegasus-estrela.html

Desde já agradeço!
Posso velejar em um oceano suspenso.
Avatar do usuário
Sputnicker
membro
Mensagens: 578
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 9:08 am
Localização: Itajai - SC
Contato:

Mensagem por Sputnicker »

Vai restaurar ele para original, só trocando os capacitores ou vai trocar o sistema de rádio e motorização, deixando ele com brushless (um fraco, pra não destruir o carrinho) e lipo?
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

Aqui no trampo não tem como ver as fotos.. Mas sei que esse carrinho é show de bola, ainda tenho meu Stratus que é o primeiro carro radio controle da estrela, lá em casa até hoje, ele vira para a direita e esquerda no comando, quando bate na parede ou em algo ele dá ré, até bater de traseira, ai começa a andar para frente novamente..
Avatar do usuário
C.Brum
membro
Mensagens: 346
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 7:41 pm

Mensagem por C.Brum »

Sputnicker;

A idéia é deixa-lo original, o interessante é que o rádio tem até trimer...

Buts;

Também tenho um Stratus ( vermelho ) mas este funciona até hoje, só que os "pneus" estão rececados...
Posso velejar em um oceano suspenso.
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por carlosm »

Se após trocar os capacitores não der em nada, tente conseguir um dos CI ,que normalmente é a causa dos problemas.
O meu filho tem um agora guardado de lembrança e uma vez apresentou problema direcional, isto é não girava nem para a esquerda e nem para direita e outra com o problema semelhante ao seu de estar acelerado.
É bom chegar, pois é um ci difícil de achar hoje em dia.
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por carlosm »

Normalmente são dois ci's SN76604N e o CI LM1872N
Acredito que o LM1872N voce deva encontrar na sta. efigênia, mas o SN76604N você deverá fazer uma pesquisa mais detalhada.
Se possivel abra a tampa traseira do transmissor e veja,os CI'S existentes, não tenho certeza,mas me parecem que são iguais.
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.
Avatar do usuário
floydbh
membro
Mensagens: 2185
Registrado em: Seg Fev 22, 2010 8:13 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por floydbh »

eu tenho um colossus... Mas nem ligar ele liga mais. Ate tentei levar para o conserto mas me cobraram o olho da cara.
Hoje meu filho esta acabando de destrui-lo. Se alguem entender de colossus e quiser me dar uma forcinha. Ficarei muito agradecido.
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Mensagem por borokite »

Eu tive um Pegasus e um Maximus, o Pegasus usava uma porrada de pilhas grandes e não durava nada, o legal era o pisca na hora de virar, o Máximos além de andar bem rapidinho, vinha com um pack de baterias que demoravam umas 12horas para carregar e não duravam 15min, mas era uma loucura, eu fazia várias rampas e consegui até entortar o eixo do brinquedo, até na água eu andei. Se tivesse ainda hoje com certeza teria como colocar umas lipos e a diversão seria muito melhor.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Controle proporcional uma ova... o Pegasus tinha controle "tudo-nada" para o motor od esterçamento, ele ia virando as rodas até que você soltasse o comando, e ficava nessa posição até que você acionasse no sentido oposto pelo mesmo tempo. Em outras palavras, era quase impossivel fazer esse treco andar em linha reta...
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por carlosm »

[quote:3bdcb4b140="claudiorfernandes"]Controle proporcional uma ova... o Pegasus tinha controle "tudo-nada" para o motor od esterçamento, ele ia virando as rodas até que você soltasse o comando, e ficava nessa posição até que você acionasse no sentido oposto pelo mesmo tempo. Em outras palavras, era quase impossivel fazer esse treco andar em linha reta...[/quote:3bdcb4b140]

Que me desculpe o amigo, mas o meu filho já está com os seus 25 anos e quando tinha 4 anos, não sei se foi para ele ou vontade minha ,lhe presenteei com o pégasus serie prata que tinha sim o controle proporcional conforme foto anexa.

Para qualquer dúvida é só consultar o site http://www.anos80.com.br/brinquedos/peg ... ossus.html
Anexos
Foto-0017a.jpg
Foto-0017a.jpg (22.21 KiB) Exibido 16179 vezes
Foto-0015a.jpg
Foto-0015a.jpg (20.93 KiB) Exibido 16179 vezes
Foto-0016a.jpg
Foto-0016a.jpg (20.65 KiB) Exibido 16179 vezes
Editado pela última vez por carlosm em Dom Mar 22, 2015 10:55 am, em um total de 1 vez.
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.
Responder