Rádio - dúvida adaptar bateria no lugar de pilhas

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
halley
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Seg Jun 21, 2010 5:28 pm
Localização: Rio de Janeiro

Rádio - dúvida adaptar bateria no lugar de pilhas

Mensagem por halley »

Fala amigos,
comprei um rádio eurgle de 9ch e comprei tb a bateria pra usar no lugar das pilhas, sendo que tenho que adaptar, mas pra evitar fazer besteira eu resolvi perguntar q é melhor....

no caso seria cortar o fio da "pilha" e cortar o conector menor da bateria (ESSES Q ESTAO ESTICADOS UM DO LADO DO OUTRO...) e liga-los respectivamente apenas?
[img:4fe0169237]http://img710.imageshack.us/img710/7528/dsc03692n.jpg[/img:4fe0169237]


abraços!!!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Se o rádio usa 8 pilhas, pode simplesmente trocar o conector da bateria pelo do suporte depilhas, sem problemas. Mas não esqueça de que o rádio normalmente só vai avisar que a bateria está baixa quando for tarde demais para uma LiPo. Assim, ou você usa o "truque" dos diodos que já foi explicado um monte de vezes aqui, ou coloca também um daqueles alertas sonoros de bateria baixa próprios para LiPo.
E MUITO cuidado na hora de ligar os fios, para evitar curtos.
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

Ahhhh... e nao carregue essa Lipo dentro do rádio não viu....

Toda vez que for carrega-la, existe a necessidade de retira-la e carrega-la externamente com carregador proprio para Lipo.

Considerando que a Lipo que vc comprou é da mesma marca do rádio, por acaso ela já não veio com o conectores pronto, do tipo plug and play?

Abraço
halley
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Seg Jun 21, 2010 5:28 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por halley »

Então amigo não veio... se vc ver o conector da bateria é "menor", a minha duvida era:

só cortar os dois pretos e vermelhos e ligar no conector das pilhas.... e ligar no radio... pra conectar direitinho...


minha duvida é, cortar esse "fininho" ou cortar o fio preto e vermelho de outro?... essa é minha duvida.... vai q eu corto esse pequeno e esse pequeno é aonde carrega ele entende?


abraços
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Em princípio esses fios devem estar em paralelo. Se tiver cúvida, cheque com um multimetro, mas seria muita imbecilidade fazer dois pares de fios de mesma cor com ligações diferentes... Pode eliminar o par de fios que não for utilizar, desde que tenha um conector paraligar ao carregador. Além disso, deixe o conector com maior número de fios, pois esse é o de balanceamento. Aliás, muitos carregadores podem carregar diretamente por ele.
reefeiro
membro
Mensagens: 157
Registrado em: Dom Nov 15, 2009 7:31 pm
Localização: Taguatinga - DF

Mensagem por reefeiro »

Corte o fio tanto da bateria quanto do rádio e troque por conectores mais comuns. Deans, EC3 ou XT 60.
No meu eu soldei no próprio rádio uma ligação para um XT 60 macho, já que todas as minhas baterias são XT 60 (fêmea, obviamente).
Assim posso carregar a bateria do TX como todas as outras e eliminei as pilhas.
Assim:

[img:b1d814d2b9]http://a.imageshack.us/img829/4490/dsc05835.jpg[/img:b1d814d2b9]
Avatar do usuário
warfire
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Sáb Jun 05, 2010 1:48 am
Localização: MG BELO HORIZONTE

Mensagem por warfire »

Pessoal queria fazer isso no meu rádio mais é o dx6i, já ouvir falar que pode adaptar bateria life nesse rádio, sera mesmo?E como seria?
FourthHyperion
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Jul 22, 2013 8:19 pm
Localização: Jardinópolis, SP

Mensagem por FourthHyperion »

Pessoal o meu rádio é um RICCS RIR6E, tem como fazer isso nele?
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Quantas pilhas vão nêle?
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
CarlosAndrade
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Qui Jul 04, 2013 4:44 am

Mensagem por CarlosAndrade »

Comprei um turnigy 9x
Na mesma compra comprei uma bateria 2.65
Ela já vem com encaixe certo para o radio
Ele tem usa 8 pilas
Responder