Guia Spektrum - Problemas e Soluções

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
RafaelMq
membro
Mensagens: 1947
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 11:18 pm
Localização: Campo Grande-MS/Rondonopolis-MT

Guia Spektrum - Problemas e Soluções

Mensagem por RafaelMq »

Esté Topico será [b:1f0750ea0a]SOMENTE[/b:1f0750ea0a] dúvidas, sugestões, possíveis problemas e soluções sobre a Spektrum.

Já que a alguns problemas que a Spektrum vem trazendo de fabrica são faceis de solucionar, basta apenas leitura.
[size=18:1f0750ea0a]
[b:1f0750ea0a]Por favor poste somente asuntos relacionados ao topico. Chacota, desrespeito e grosseria nao sao bem vindos aqui.

Por favor so se refira a produtos da Spektrum, nada de comparações e commentarios de outras marcas (Futaba, Hitec, Airtronics e etc...)[/b:1f0750ea0a][/size:1f0750ea0a]

Peço tambem que seje objetivo e nao fique dando relatos para que futuramente seja criada algum tipo de mensagem ofenciava ou coisa do tipo.

Vou sempre procurar atualizar esse primeiro post com os principais problemas e suas soluções



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[b:1f0750ea0a]Problema 1: Reset do Receptor[/b:1f0750ea0a]

Este problema tem acontecido com freqüência com usuários do DX5e com AR500, mais pode acontecer com qualquer receptor da spektrum, trata-se de um pico de corrente(A) ocasionado pelo sistema(servos e tudo mais) que faz com que a tensão(V) no receptor fique muito baixa por alguns segundos, que é suficiente para perder o sinal e derrubar o aeromodelo.


[b:1f0750ea0a]
Solução 1[/b:1f0750ea0a]: Usa uma Capacitor Eletrolítico de 4700uf por 10V (mínimo).

[b:1f0750ea0a]Solução 2[/b:1f0750ea0a]: Usar Bateria de Lipo/Life com um bom regulador de tensão (BEC) com no minimo 5A, eu indico o da castle creation de 10A.

OBS: O BEC inidicado é para aeromodelos simples sem muitos servos, para aeromodelos maiores procure um BEC que suporta mais Corrente(A).

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[b:1f0750ea0a]Problema 2: Backup Error no DX7[/b:1f0750ea0a]


Essa mensagem aparece quando, por qualquer motivo, o usuário esquece de desligar o rádio normalmente. O rádio ficando ligado, a bateria vai se descarregando lentamente até atingir a voltagem mínima quando então é acionado o alarme audível. Se mesmo assim o rádio não for desligado, a bateria continua a descarregar-se até que o rádio "apaga" totalmente.
Quando o aeromodelista vai usar o rádio e percebe que este ficou ligado, ele faz a coisa mais óbvia. Desliga a chave e liga o carregador. A surpresa aparece no momento que o rádio é ligado novamente. Aparece no display apenas a mensagem "BACKUP ERROR", e o rádio não funciona mais.
Ela indica que o processador do rádio não conseguiu finalizar a programação corretamente, isto é não conseguiu, gravar os parâmetros que estavam em operação durante a operação do rádio.

(texto tirado do ManoRC)


[b:1f0750ea0a]Solução[/b:1f0750ea0a]: Nesse caso a única solução é mandar para assistência técnica especializada para refazer a programação do radio.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[b:1f0750ea0a]
Problema 3: Chave Liga-Desliga do DX5e[/b:1f0750ea0a]


Defeito pode ser visto nesse vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=YodGax_pBt8&feature=player_embedded

Para intender melhor o problema, leia o [b:1f0750ea0a]9º post[/b:1f0750ea0a] desse topico, o colega comandante mendes explica o que acontece nesse caso

nessa pagina tem um tuto de como substituir a chave.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=93674&highlight=

OBS: O recomendado é levar na autorizada


[b:1f0750ea0a]Solução[/b:1f0750ea0a]: Trocar a chave liga-desliga.



[size=18:1f0750ea0a]
[b:1f0750ea0a]Dicas, Esclarecimentos, precauções e afins[/b:1f0750ea0a].[/size:1f0750ea0a]


[b:1f0750ea0a]- Receptor piscando[/b:1f0750ea0a]

Os Recptores mais recentes da Spektrum tem como se fosse um sistema de alerta, que é quando o Receptor pisca. Nos RXs mais antigos eles so piscavam quando tinha algo errado com o sinal.
Atualmente os receptores da Spektrum piscam para “falar” que tem alguma coisa errada :

*bateria fraca
*voltagem baixa
*Algo errado com sinal
*ETC...

Esse problema ou alerta do RX piscando, pode ter ocasionado também em um problema de configuração do Radio, que é um [b:1f0750ea0a][color=red:1f0750ea0a]problema particular do DX6i.[/color:1f0750ea0a][/b:1f0750ea0a]
No Dx6i tem um opção no radio que se chama POWER SETTING, que tem 2 opções:

*A-EU 328
*B-US 247

Certifique-se que esteja na opção [b:1f0750ea0a][color=red:1f0750ea0a]B-US 247[/color:1f0750ea0a][/b:1f0750ea0a], a opção A-EU 328 faz com que o Radio trabalhe em uma potencia menor.


[b:1f0750ea0a]- Modo de ligar e desligar[/b:1f0750ea0a]

Sempre ligue o Radio depois o Receptor.

Quando se está usando o sistema de radio Spektrum em aeromodelo glow, se percebe que quando se liga o radio e depois o receptor, os servos do aileron, leme e profundor se alinham, enquanto o acelerador fica totalmente acelerado. Depois de alguns instantes o acelerador volta ao normal.

Isso é normal acontecer.

Portanto sempre ao ligar o sistema (ligue o Radio depois o Receptor) espere alguns segundos para que o sistema faça a sincronização totalmente (quando as luzes dos RX ficam acesas fixas).

[b:1f0750ea0a]- Upgrade Trins do DX6i[/b:1f0750ea0a]

Alguns usuarios do DX6i estao tendo problemas com os trins do radio, uma boa alternativa para uma eventual troca, sao esses trins de aluminio:


http://www.eastrc.org/shop.cgi/page=estoretrimtab1.htm/SID=1253755813.32360

http://www.eastrc.org/shop.cgi/page=estorerollerbutton.htm/SID=1253755813.32360


[b:1f0750ea0a]- Configurar alarme de Bateria DX7[/b:1f0750ea0a]

Hoje e dia muitas pessoal estão usando LI-PO para alimentar seus Radios, porem tem um problema, o alarme de bateria que fica configurado para NI-CD com corte baixo.

Navengando no e-voo encontrei esse video com tutorial de configuração da tenção do alarme do DX7.

http://www.youtube.com/watch?v=mIqSn2QVKsk&feature=player_embedded



[size=18:1f0750ea0a]
[b:1f0750ea0a]Noticias e Recals[/b:1f0750ea0a].[/size:1f0750ea0a]

Receptores DSM2 Paralelos

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=88803&highlight=

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=93681&highlight=
Albatroz 60 SuperTigre G-61 / PaulSwany's Mojo 60 Saito FA100 GK / By DX6i - BRA 14.746
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Bom..

Reset do receptor.
capacitor de 4700uF com conector modul colocado em um canal livre ou usando um cabo Y
Eu usaria um de 10000uf
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
comandante mendes
membro
Mensagens: 250
Registrado em: Ter Jan 08, 2008 9:20 pm
Localização: juiz de fora-mg

Mensagem por comandante mendes »

lembrando que o reset é mais comum em avioes glow e gasolina, em eletricos ainda nao vi relatos, comigo isto numca aconteceu.
Avatar do usuário
RafaelMq
membro
Mensagens: 1947
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 11:18 pm
Localização: Campo Grande-MS/Rondonopolis-MT

Mensagem por RafaelMq »

[quote:f44b562546="comandante mendes"]lembrando que o reset é mais comum em avioes glow e gasolina, em eletricos ainda nao vi relatos, comigo isto numca aconteceu.[/quote:f44b562546]

aqui no forum tem um colega que sofreu de reset num aero eletrico...

Acho mais facil contecer em eletrico do que em glow...

porque?

Os BECs dos ESCs que a maioria do pessoal geralmente usa em eletricos sao de 2-3 A (nao sei o pico, mais nao deve ser muita coisa) e ainda se usa servos micro/mini xing-ling que é ainda pior porque consome bem mais que um standart de glow.

Então, é mais facil acontecer isso em eletricos.

ate então os resets sao mais presentes dos DX5e porque a maioria desses radios sao usados em eletricos.

Esse é meu raciocio ^^

abraços !!
Albatroz 60 SuperTigre G-61 / PaulSwany's Mojo 60 Saito FA100 GK / By DX6i - BRA 14.746
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

...o que precisa é afastar de uma vez por todas a "aura" que se colocou nele.

Dá pau em glow e pode dar pau em elétrico, se não viu não significa que não existe, seu universo é um nada comparado a quantidade existente.
Em ciência a gente leva em consideração até um mísero átomo.

...a prevenção, não a solução é o que foi colocado.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
RafaelMq
membro
Mensagens: 1947
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 11:18 pm
Localização: Campo Grande-MS/Rondonopolis-MT

Mensagem por RafaelMq »

Atualizado...
Avatar do usuário
bikalho
membro
Mensagens: 2542
Registrado em: Qui Dez 27, 2007 1:45 pm
Localização: Belo Horizonte,MG------18

Mensagem por bikalho »

Ótimo tópico, parabens.
Twist 40 + Piper cheroke + Hobbico Avistar + Hitec A9... Ô trem bão so :D
Avatar do usuário
Sardaukar
membro
Mensagens: 227
Registrado em: Qui Out 25, 2007 12:38 am
Localização: Rio de Janeiro Rj

Mensagem por Sardaukar »

Segue o meu relato do dx6i

Usei um dx6i por aproximadamente 3 anos com 7 receptores, o unico problema que tive com o radio e o sistema, foi em relação a construção do mesmo, os "trimer" são muitos ruins para nao dizer outra coisa, foram feitos para quebrar, depois de quebrar um eu resolvi abrir o radio e colei o mesmos e coloquei um reforço neles que funcionou muito bem, fora isso não tenho o que reclamar do sistema de radio.
Avatar do usuário
comandante mendes
membro
Mensagens: 250
Registrado em: Ter Jan 08, 2008 9:20 pm
Localização: juiz de fora-mg

Mensagem por comandante mendes »

[quote:6f35422218="comandante mendes"]lembrando que o reset é mais comum em avioes glow e gasolina, em eletricos ainda nao vi relatos, comigo isto numca aconteceu.[/quote:6f35422218]digo isto pois aqui tem a turma que voa aeros com motor a combutao em uma associaçao e a maioria usa dx7 e dx6 e uns poucos o dx5, varios ja cairam devido ao reset. A turma que voa eletrico, algo em torno de 20 aeromodelistas, usamos dx5 e uns poucos usam o dx6. so tivemos relatos do problema no interruptor reset por drenagem execiva de corrente ainda nao vimos.

quanto ao raciocinio do rafaelmq, vou tentar descrever o que acontece com chave liga/deliga:
Quando eu disse para bater na chave. isto é feito para se identificar o problema, nao quer dizer que nescessarimente voce precise bater para o problema se manifestar. Quando a chave esta com problema, simplesmente se perde o sinal sem mais nem menos, comprovei durante varios testes. o problema começou a aparecer durante a montagem de um aero. deste dia em diante nao voei mais ate descobrir o que estava acontecendo e a descoberta foi por acasocom o simples impacto o tx na bancada, perdeu-se o sinal, entao comecei a dar alguns tapas no tx este apagava, nao precisava nem encostar na chave liga e desliga, por acaso tambem descobri que o problema se dava na dita chave. apos o concerto da mesma( para quem sabe) ou a troca, o defeito acaba. digo isto pois o meu tx apresentou este defeito a um ano e depois do concerto nao tive mais problemas. e os outros que eu consertei tambem nao apresentaram mais a perda de sinal.
tambem em dois aeros glow, os quais consertei tambem nao apresentaram mais problema.

a foto mostra a bendita chave desmontada. o defeito se manifesta nas duas palhetas que estao na parte preta. com o tempo elas vao se desgantando perdendo contato
Anexos
DSC02632.JPG
DSC02632.JPG (27.87 KiB) Exibido 17704 vezes
Avatar do usuário
RafaelMq
membro
Mensagens: 1947
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 11:18 pm
Localização: Campo Grande-MS/Rondonopolis-MT

Mensagem por RafaelMq »

[quote:edf38c3e65="comandante mendes"][quote:edf38c3e65="comandante mendes"]lembrando que o reset é mais comum em avioes glow e gasolina, em eletricos ainda nao vi relatos, comigo isto numca aconteceu.[/quote:edf38c3e65]digo isto pois aqui tem a turma que voa aeros com motor a combutao em uma associaçao e a maioria usa dx7 e dx6 e uns poucos o dx5, varios ja cairam devido ao reset. A turma que voa eletrico, algo em torno de 20 aeromodelistas, usamos dx5 e uns poucos usam o dx6. so tivemos relatos do problema no interruptor reset por drenagem execiva de corrente ainda nao vimos.

quanto ao raciocinio do rafaelmq, vou tentar descrever o que acontece com chave liga/deliga:
Quando eu disse para bater na chave. isto é feito para se identificar o problema, nao quer dizer que nescessarimente voce precise bater para o problema se manifestar. Quando a chave esta com problema, simplesmente se perde o sinal sem mais nem menos, comprovei durante varios testes. o problema começou a aparecer durante a montagem de um aero. deste dia em diante nao voei mais ate descobrir o que estava acontecendo e a descoberta foi por acasocom o simples impacto o tx na bancada, perdeu-se o sinal, entao comecei a dar alguns tapas no tx este apagava, nao precisava nem encostar na chave liga e desliga, por acaso tambem descobri que o problema se dava na dita chave. apos o concerto da mesma( para quem sabe) ou a troca, o defeito acaba. digo isto pois o meu tx apresentou este defeito a um ano e depois do concerto nao tive mais problemas. e os outros que eu consertei tambem nao apresentaram mais a perda de sinal.
tambem em dois aeros glow, os quais consertei tambem nao apresentaram mais problema.

a foto mostra a bendita chave desmontada. o defeito se manifesta nas duas palhetas que estao na parte preta. com o tempo elas vao se desgantando perdendo contato[/quote:edf38c3e65]

Muito interesante sua explicação...

eu sabia que o problema ocoria, mais o porque eu nao sabia.

vou integrar suas palavas ao primeiro post.

abraços !!
Albatroz 60 SuperTigre G-61 / PaulSwany's Mojo 60 Saito FA100 GK / By DX6i - BRA 14.746
Responder