Aurora 9 - Main Board queimada

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
rgil
membro
Mensagens: 943
Registrado em: Sex Out 22, 2010 2:23 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por rgil »

Tenho uma turnigy 2200 mha e no timer do rádio que zero toda vez que recarrego a bateria, ele chega a 10 horas ligado tranquilo, assim que chega em 10 horas eu coloco pra carregar, e ainda o radio nem começou a apitar de bateria baixa.
Parem de tentar fazer GATO. coloque 2S não é tão caro assim uma bateria de 2S que é preciso ficar fazendo gambiarra pra colocar 3S.
Avatar do usuário
hamiltoncallado
membro
Mensagens: 416
Registrado em: Qui Set 30, 2010 6:16 pm
Localização: Salvador-BA e Rio de Janeiro-RJ

Mensagem por hamiltoncallado »

[quote:f247a19fd0="alexcmag"]Patetta, nos rádios que usam bateria de 8 células - 9,6V nominais - o pessoal tem usado LiPo 3S sim, mas neste caso recomendo acrescentar um diodo, tanto para adequar o alarme e não deixar a LiPo baixar demais, quanto para tirar um pouco do excesso de tensão e facilitar a vida do rádio.

[/quote:f247a19fd0]

Minha vez de pegar uma carona.... Caro Alex. Tenho pack de LIFE A123 de 2600mAh. Gostaria de usa-la diretamente num stick glow que possuo aqui. Os servos são FUTABA 3004 e o receptor um FrSky 7Ch FASST.
A bateria possui uma tensão nominal de 6,6V. Colocando um diodo, a tensão cai 0,4V, ficando com 6,2V. Colocando 2 diodos e série, a tensão cai para 5,8V.

Pergunta: Essa conta está certa? Qual diodo mais aconselhável? Com 5,8V corro o risco de queimar o servo?

Por fim, posso utilizar um regulador de tensão 7805? Não entendo pq o pessoal não fala nessa possibilidade já que esse regulador é bemmm mais barato que um BEC... é possível?


Valeu!!!!
T-REX 700 GASSER ; T-REX 700 NITRO;
T-REX 550 3G; T-REX 450TT; FUTABA 12FG e 18MZ
Avatar do usuário
hamiltoncallado
membro
Mensagens: 416
Registrado em: Qui Set 30, 2010 6:16 pm
Localização: Salvador-BA e Rio de Janeiro-RJ

Re: Aurora 9 - Main Board queimada

Mensagem por hamiltoncallado »

[quote:a97dc5f7d0="matsuoka"]Estou com um Aurora 9 que por teimosia de um amigo está queimado, pois ligou uma Lipo de 3s no bichinho ( e mais interessante é que ele era novinho, acabara de sair da caixa ) .

Analisando a placa principal detectei alguns capacitores de 100uf queimados, já troquei todos eles no total de 4. Agora só falta um componente que não encontrei nenhuma especificação na internet a respeito dele, e está me tirando o sono .
O bendido componente é um SOT23, com 6 terminais e que tem em seu corpo estampado a referencia D9SK7 .

Será que alguem saberia me dizer onde consigo encontrar este componente ou até mesmo a especificação técnica dele para que eu possa pelo menos ver se consigo um compativel ?[/quote:a97dc5f7d0]


Amigo... vc conseguiu consertar?? tive o mesmo problema. Estou com um rádio A9 que foi ligado com bateria invertida. Já troquei o capacitor... testei as trilhas... nada do rádio funcionar. Vc teve algum avanço?
T-REX 700 GASSER ; T-REX 700 NITRO;
T-REX 550 3G; T-REX 450TT; FUTABA 12FG e 18MZ
Avatar do usuário
Norba-RJ
membro
Mensagens: 306
Registrado em: Dom Mai 06, 2012 12:08 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Norba-RJ »

Na verdade eu tenho 2 A9 e de inicio pensei tambem em trocar a bateria original por lipode 2S.
como tive dificuldade de achar o pino de conecção fui usando a original por um tempo, e cheguei a conclusão que não há a menor necessidade de fazer a troca . uma carga completa dá para voar o final de semana intensamente sem o menor risco de ficar sem bateria , desde que não se fique fazendo reprogramaçoes longas no campo.
acho melhor ter uma original de reserva .
no meu caso uso um dos radios e tenho uma de reserva e nunca precisei troca-la no campo.
Até a próxima e bons vôos .

Abraços
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Tenho voado todo fim de semana com 8 aviões das 7:00 as 15:00 e basta deixar um dia antes na carga a bateria original.

GAMBIARRA!!!!!

Ou preguiça, o que vier primeiro.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
hamiltoncallado
membro
Mensagens: 416
Registrado em: Qui Set 30, 2010 6:16 pm
Localização: Salvador-BA e Rio de Janeiro-RJ

Re: Aurora 9 - Main Board queimada

Mensagem por hamiltoncallado »

[quote:44e3eb6147="hamiltoncallado"][quote:44e3eb6147="matsuoka"]Estou com um Aurora 9 que por teimosia de um amigo está queimado, pois ligou uma Lipo de 3s no bichinho ( e mais interessante é que ele era novinho, acabara de sair da caixa ) .

Analisando a placa principal detectei alguns capacitores de 100uf queimados, já troquei todos eles no total de 4. Agora só falta um componente que não encontrei nenhuma especificação na internet a respeito dele, e está me tirando o sono .
O bendido componente é um SOT23, com 6 terminais e que tem em seu corpo estampado a referencia D9SK7 .

Será que alguem saberia me dizer onde consigo encontrar este componente ou até mesmo a especificação técnica dele para que eu possa pelo menos ver se consigo um compativel ?[/quote:44e3eb6147]


Amigo... vc conseguiu consertar?? tive o mesmo problema. Estou com um rádio A9 que foi ligado com bateria invertida. Já troquei o capacitor... testei as trilhas... nada do rádio funcionar. Vc teve algum avanço?[/quote:44e3eb6147]

Alguem já conseguiu repara um rádio A9 com bateria invertida? Será que o meu está condenado?
T-REX 700 GASSER ; T-REX 700 NITRO;
T-REX 550 3G; T-REX 450TT; FUTABA 12FG e 18MZ
Avatar do usuário
Norba-RJ
membro
Mensagens: 306
Registrado em: Dom Mai 06, 2012 12:08 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Norba-RJ »

Amigo o A9 aceita baterias lipo apenas 2S esta escrito no manual, mas precisa trocar a configuração no painel do radio e tomar cuidado com a polaridade da bateria ao ligar.
No meu eu cheguei a comprar uma lipo para o radio, depois vi que a bateria horiginal dava para voar 2 dias seguidos e voar muito, comprei uma original de reserva e vendi a lipo. Troco as baterias a cada mes para não deixar nenhuma parada por muito tempo e nunca precisei usar a reserva.que sempre levo na caixa.
Responder