Rádio Turnigy 9

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:be0d986f13="alevecchio"]Alex,

Estava buscando saber sobre o consumo do rádio, e encontrei um post seu comentando que o tx consome cerca de 100mAh. Isso também é válido para o módulo da FrSky com telemetria? Você sabe qual o consumo do BackLight da HK?

Estou com uma bateria 2s de 850mAh parada e estava pensando em usá-la no meu 9x. Quanto tempo de rádio ligado você estima com essa bateria? Como é uma Nanotech, posso dar uma carguinha rápida no campo mesmo e continuar o dia de voos caso necessário.

Ainda não atualizei o meu firm para usar o 9x com o módulo FrSky. Mas achei um cabo pararelo e vou montar o gradvador de AVR.

Grande abraço a todos.[/quote:be0d986f13]

Os 100mA valem também para o FrSky, o que aumenta de consumo na telemetria (mas pouco) é o RX, que passa a transmitir 60mW também.

O backlight da HK tem uns 2 LEDs pelo que vi (o meu ainda não chegou), deve gastar uns 25mA no máximo.

2S de 850mAh tá pra lá de suficiente, minha NiCd é menor que isto e dura tanto que até esqueço que ela está lá.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
RonySuplicy
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qui Out 21, 2010 9:12 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por RonySuplicy »

Alex

Boa noite

Voce sabe a potencia de saida do Tx original ? Pois quero instalar o booster e acho que ele suporta no maximo 0,1 watts na entrada.

Já puxou o Rssi do Rx original ?

Abraços
rbmoreira
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Seg Jun 16, 2008 6:21 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por rbmoreira »

[quote:cd2e9c0949="donato.jun"]Já testei diversas firmwares no 9X... aqui minhas impressões

TH9X [url]http://code.google.com/p/th9x/[/url] - Busca a simplicidade (não no sentido de facilidade de uso), é extremamente maduro e estável e com um desenvolvimento conservador.

ER9X [url]http://code.google.com/p/er9x/[/url] - Veio originalmente do TH9X possui todos seus recursos, mas foi adcionado diversas novas funções como 9 curvas de mixagem e suporte a telemetria FrSky (com modificação no hardware). Ele suporta atualmente controlar 16 canais e 1024 ou 2048 de resolução (oversampling)

Radioclone [url]http://radioclone.sourceforge.net/[/url] - o ER9X tirou diversas idéias desse firmware, mas o Radioclone continua sendo o firmware mais poderoso disponível o 9X atualmente, porém para o seu uso é necessário modificar o hardware para instalar um leitor de cartão SD.
Ele, por exemplo, permite que se mova a posição dos pontos nas curvas, algo que simplesmente não dá para fazer com qualquer outro rádio.

Heliclone [url]http://code.google.com/p/heliclone/[/url] - É um projeto relativamente recente, porém altamente promissor para quem pretende usar o 9X apenas em helis. Acaba de fazer seu voo inaugural em um T-Rex 250 do autor. Ainda não é recomendado seu uso, mas fique sintonizado com seu desenvolvimento :D


O firmware alternativo que recomendo atualmente é o ER9X pois ele possui muitos recursos e não necessita de alteração no firmware para usar todo seu poder. Um recurso que gostei do JR 11X é a curva de cauda, fazer isso no ER9X é fácil :D[/quote:cd2e9c0949]


quando regrava um novo firmware, todas as configurações salvas anteriores são perdidas ou elas se mantem?

todos firmware tem 16 modelos na memoria?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Rony,

Não mexi com o Rx original ainda, estou usando o FrSky. De qualquer jeito ambos têm menos de 100mW, que é o limite legal, então dá certo usar o booster.
Avatar do usuário
donato.jun
membro
Mensagens: 1512
Registrado em: Sex Dez 21, 2007 10:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por donato.jun »

[quote:7c607f93a4="rbmoreira"]
quando regrava um novo firmware, todas as configurações salvas anteriores são perdidas ou elas se mantem?

todos firmware tem 16 modelos na memoria?[/quote:7c607f93a4]

Sim todas as configurações do rádio anteriores são perdidas, pois cada um desses firmwares tem um formato de modelo próprio e incompartível com o outro.

O ER9X e o TH9x suportam até 16 modelos na memória (modelos complexos podem diminuir esse número)

O Heliclone e o firmware original suportam 8 modelos na memória.

O Radioclone não suporta nenhum modelo na memória devido a sua complexidade, por isso que é necessário instalar o leitor de SD.
FrSky Taranis OpenTX
Deviation no Devo 8S e 10
Avatar do usuário
Julio Santão
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 8:42 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Julio Santão »

São ótimos esses firmwares, mas vale ressaltar que o firmware original ainda é indicado pra quem esta começando por ser um pouco mais simples, ainda mais com o modulo original, deixando a desejar mais nas mixagens (que ainda não precisei ) e outras regulagens como voltagem da bateria no display e os beeps que são fixos
Avatar do usuário
glacial lenhador
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Jun 13, 2009 2:33 am
Localização: Barra Do Corda-MA

Mensagem por glacial lenhador »

Boa tarde pessoal, estou com uma duvida em relação ao meu tgy 9x que chegou essa semana. Depois de ler quase todas as postagens relacionadas, não vi nada semelhante. No menu (display) a gente confere se todos os comandos estão ok no radio certo? quando dou comando no aileron (ail) a barra não se move. acelerador (thr) a barra aparece, leme (rud) a barra aparece, profundor (ele) a barra aparece. nos demais canais, nada acontece só tres canais obedecem. ou seja só três barrinhas que se movem. agradeço...
A vitoria esta depois da muralha. Acredite, você vai conseguir...
DEUS, sou humano, não consigo ser perfeito, sou dependente de tí...
Avatar do usuário
alevecchio
membro
Mensagens: 196
Registrado em: Qua Dez 22, 2010 6:42 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por alevecchio »

[quote:e6296c0859="glacial lenhador"]Boa tarde pessoal, estou com uma duvida em relação ao meu tgy 9x que chegou essa semana. Depois de ler quase todas as postagens relacionadas, não vi nada semelhante. No menu (display) a gente confere se todos os comandos estão ok no radio certo? quando dou comando no aileron (ail) a barra não se move. acelerador (thr) a barra aparece, leme (rud) a barra aparece, profundor (ele) a barra aparece. nos demais canais, nada acontece só tres canais obedecem. ou seja só três barrinhas que se movem. agradeço...[/quote:e6296c0859]

Sugiro que você abra o rádio e cheque se todos os cabos estão soldados no lugar e se todos os conectores estão plugados.

O controle de qualidade desses rádios deve ser feito pelo dono.
Avatar do usuário
Luiz Phelipe
membro
Mensagens: 2182
Registrado em: Sáb Dez 05, 2009 1:04 pm
Localização: Rio de Janeiro/Nilópolis- 19

Mensagem por Luiz Phelipe »

[quote:ce4f19f0c6="alevecchio"][quote:ce4f19f0c6="glacial lenhador"]Boa tarde pessoal, estou com uma duvida em relação ao meu tgy 9x que chegou essa semana. Depois de ler quase todas as postagens relacionadas, não vi nada semelhante. No menu (display) a gente confere se todos os comandos estão ok no radio certo? quando dou comando no aileron (ail) a barra não se move. acelerador (thr) a barra aparece, leme (rud) a barra aparece, profundor (ele) a barra aparece. nos demais canais, nada acontece só tres canais obedecem. ou seja só três barrinhas que se movem. agradeço...[/quote:ce4f19f0c6]

Sugiro que você abra o rádio e cheque se todos os cabos estão soldados no lugar e se todos os conectores estão plugados.

O controle de qualidade desses rádios deve ser feito pelo dono.[/quote:ce4f19f0c6]
ou passe o radio para mode 2 no setup do radio.
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 220
Powered by: Turnigy9X Fr-sky Telemetry Er9x System and A123 System.
Avatar do usuário
bruno.villas
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Ter Abr 20, 2010 8:27 pm
Localização: Poços de Caldas, MG

Mensagem por bruno.villas »

[quote:1087ae6a5b="glacial lenhador"]Boa tarde pessoal, estou com uma duvida em relação ao meu tgy 9x que chegou essa semana. Depois de ler quase todas as postagens relacionadas, não vi nada semelhante. No menu (display) a gente confere se todos os comandos estão ok no radio certo? quando dou comando no aileron (ail) a barra não se move. acelerador (thr) a barra aparece, leme (rud) a barra aparece, profundor (ele) a barra aparece. nos demais canais, nada acontece só tres canais obedecem. ou seja só três barrinhas que se movem. agradeço...[/quote:1087ae6a5b]

Isso acontecia com o 9x do meu primo, só que nos dois eixos do stick da direita.
Fiz o procedimento de reset do controle (é só ligar o rádio segurando o botão exit) e voltou a funcionar normalmente.

abs
Responder