Rádio Turnigy 9

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
rdinallo
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Seg Nov 15, 2010 4:18 pm
Localização: Presidente Prudente SP

Mensagem por rdinallo »

alevecchio eu sou o primeiro a comprar uma interface dessa
Avatar do usuário
Julio Santão
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 8:42 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Julio Santão »

[quote:70f031eb2e="alexcmag"]Para quem teve dificuldades com o idioma ao ler o manual do ER9x, agora tem a versão em Português:

http://er9x.googlecode.com/svn/trunk/doc/ER9x%20Users%20Manual_ptbr.pdf disponível na página do projeto: http://code.google.com/p/er9x/[/quote:70f031eb2e]

Muito bom o manual do ER9X em portugues, usava o tradutor google mas ficava muito ruim a tradução.

alevecchio tava procurando o desenho da placa pronto, pois nunca acerto fazer a placa a partir do esquema do circuito
RonySuplicy
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qui Out 21, 2010 9:12 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por RonySuplicy »

Vi um cara que inves de tirar os resistores ele apenas levantou uma perna e soldou o fio por cima, , fui me meter a besta e fazer igual e perdi (saiu voando) um "quadradinho" laranja que fica logo embaixo do ultimo resistor,em destaque em amarelo

Minha pergunta , posso fazer um jumper e esquece-lo? ou substituo pelo o que?

Minha dica é nao tente fazer igual, tire de vez o resistor e solde um maior em série.
Anexos
frsky-wiring.jpg
frsky-wiring.jpg (35.97 KiB) Exibido 9923 vezes
andersonjs
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Seg Fev 14, 2011 1:15 pm
Localização: Guarulhos, SP

Mensagem por andersonjs »

[quote:d0ec93e658="gghinozzi"]Agora vamos para a placa principal, primeiramente remova o 7805:



[img:d0ec93e658]http://img263.imageshack.us/img263/6223/pic08t.jpg[/img:d0ec93e658]

Depois solde o fio para conectar com o positivo do sbec, você pode soldar direto ou usar um conector, eu usei um conector por isso usei dois fios ligados so por segurança pois um pode dar mal contato, mas dois é mais dificil!

[img:d0ec93e658]http://img803.imageshack.us/img803/9258/pic09.jpg[/img:d0ec93e658][/img]


aqui o resultado final:


[img:d0ec93e658]http://img9.imageshack.us/img9/6467/pic10pc.jpg[/img:d0ec93e658]


qualquer duvida perguntem.[/quote:d0ec93e658]


Na sua ultima foto fiquei com duvida vc soldou o positivo em um resistor certo ? e no lugar que vc tirou o regular vc nao soldou nada ? e sobre aquela parte de acrescetar dois capacitores eletroliticos na saida positiva do sbec eu ligo os dois em serie ou paralelo ?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:9cc64da153="rbmoreira"][quote:9cc64da153="rdinallo"]Se não tem experiencia com solda, recomendo comprar este daqui: http://www.smartieparts.com/shop/index.php?main_page=product_info&cPath=3&products_id=331

É plug and play, não precisa soldar nada, e ja vem com back light.[/quote:9cc64da153]


Como essa placa adicional acopla na original do TX ?
não tem algum lugar que venda mais barato? pois 40$ é quase o preço de outro radio.

vlw[/quote:9cc64da153]

Esta placa tem programador e backlight eletroluminescente.

Apesar de ser bem menor do que o rádio todo, a escala é pequena, por isto o preço é proporcionalmente maior. Não dá para produção artesanal competir com chineses fazendo dezenas de milhares de unidades por mês.

A instalação é quase plug and play, tem que desparafusar a placa para colocar o backlight, na hora de reparafusar a placa do smartparties vai por cima.

Pense assim... por 40 dólares você leva o gravador, o backlight, e o trabalho de instalar.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:3dadb94e75="RonySuplicy"]Vi um cara que inves de tirar os resistores ele apenas levantou uma perna e soldou o fio por cima, , fui me meter a besta e fazer igual e perdi (saiu voando) um "quadradinho" laranja que fica logo embaixo do ultimo resistor,em destaque em amarelo

Minha pergunta , posso fazer um jumper e esquece-lo? ou substituo pelo o que?

Minha dica é nao tente fazer igual, tire de vez o resistor e solde um maior em série.[/quote:3dadb94e75]

Rony,

O capacitor que você perdeu é de desacoplamento, de 100nF, na verdade ele não é nem tão essencial assim, seria só para filtrar, mas como o sinal é digital não vai te afetar em nada. Se for substituir, o valor dele é 100nF, mas eu não mexeria mais não.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
RonySuplicy
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qui Out 21, 2010 9:12 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por RonySuplicy »

Ola Alex

Já tinha ido na loja e comprado todos capacitores diponiveis ja que nao sabia o valor correto, pelo menos guardo para futuros projetos.

Já que esta na mao voce nao acha melhor usá-lo?

O valor é 70 100nf 16 v, pedi um pouco maior de tamanho , pois aquele pequeno é impossivel para eu soldar.

Analisei e vi que tenho 2 opcoes:
1: Puxar o "terra" direto da solda a esquerda do capacitor que sumiu, ja que nao achei um bom ponto de solda onde ele estava e colocar o novo capacitor + resistor 220(fio roxo na foto).
OU
2: ligar em paralelo os 2 novos resistores de 220 (fio roxo e marrom na foto) no capacitor que restou(o do fio marrom) e nao usar mais a conexao do capacitor que falta nem o novo capacitor que comprei.

Qual será a melhor opção?

Obrigado

Rony
Anexos
capacitor 70 100 16 v.jpg
capacitor 70 100 16 v.jpg (23 KiB) Exibido 9718 vezes
Avatar do usuário
iscarelli
membro
Mensagens: 271
Registrado em: Seg Nov 17, 2008 12:00 pm
Localização: Barbacena - MG

Mensagem por iscarelli »

[quote:8b14fefcf0="RonySuplicy"]Ola Alex

Já tinha ido na loja e comprado todos capacitores diponiveis ja que nao sabia o valor correto, pelo menos guardo para futuros projetos.

Já que esta na mao voce nao acha melhor usá-lo?

O valor é 70 100nf 16 v, pedi um pouco maior de tamanho , pois aquele pequeno é impossivel para eu soldar.

Analisei e vi que tenho 2 opcoes:
1: Puxar o "terra" direto da solda a esquerda do capacitor que sumiu, ja que nao achei um bom ponto de solda onde ele estava e colocar o novo capacitor + resistor 220(fio roxo na foto).
OU
2: ligar em paralelo os 2 novos resistores de 220 (fio roxo e marrom na foto) no capacitor que restou(o do fio marrom) e nao usar mais a conexao do capacitor que falta nem o novo capacitor que comprei.

Qual será a melhor opção?

Obrigado

Rony[/quote:8b14fefcf0]

Esse capacitor é 100uF x 16V e é eletrolítico.

Você precisa de um capacitor cerâmico de 100nF:

[img:8b14fefcf0]http://www.cec-coimbra.pt/images/CC1000000.jpg[/img:8b14fefcf0]

O 104 é 100nF.

[]'s
Ismael
gghinozzi
membro
Mensagens: 120
Registrado em: Dom Jan 30, 2011 1:14 pm
Localização: campo grande, MS

Mensagem por gghinozzi »

[quote:0a83a23b19="gghinozzi"]Agora vamos para a placa principal, primeiramente remova o 7805:



Na sua ultima foto fiquei com duvida vc soldou o positivo em um resistor certo ? e no lugar que vc tirou o regular vc nao soldou nada ? e sobre aquela parte de acrescetar dois capacitores eletroliticos na saida positiva do sbec eu ligo os dois em serie ou paralelo ?[/quote:0a83a23b19]

Soldei o positivo em um capacitor, no lugar do regulador não poe nada fica vazio mesmo, aquele capacitor é ligado ao pino de saida do 7805 é mais facil soldar ali que na trilha dele, o capacitor na saida do sbec é em paralelo
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Rony, acho melhor deixar sem o capacitor, se for substituir tenha muito, mas muito cuidado.
Responder