Rádio Turnigy 9

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
thiagobarreto
membro
Mensagens: 365
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 2:25 am
Localização: Ibotirama - Bahia

Mensagem por thiagobarreto »

alguém poderia me explicar melhor como fazer para mudar a splash do er9x???
antes de mais nada, já li e reli e não entendi. peço paciência pois sou leigo mais bem teimoso..rsrs

já gerei a arquivo .xbm usando o programa GIMP e ficou até legal, a dúvida agora é como fazer para colocar esse arquivo "s9xsplash.xbm" dentro do er9x.hex

desculpa, como falei nao entendo do assunto e por isso q nao entendi quando diserram umas páginas atras sobre o uso de um compilardor como o ruby :(

abraço
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Basicamente:
Baixar e instalar o WinAVR
Criar uma pasta er9x sob o WinAVR, baixar os fontes do ER9x com o Turtoise (ou outro cliente SVN) nela
Baixar e instalar o Ruby
Copiar seu arquivo s9xsplash.xbm sobre o original

O resto é o que está escrito na página do projeto:
[quote:56c6de4dcc]
Create a XBM bitmap file that is monochrome and 128x64 in size. (GIMP is a good program for handling XBM files).
Save your file as "s9xsplash.xbm" in the src folder.
Run "make s9xsplash.lbm" (this will convert the XBM file to the lbm format)
Run "make" with whatever options you need.
Once "make" finishes - the FW will be in the er9x.hex file in the src directory.[/quote:56c6de4dcc]

Our seja, rode "make s9xsplash.xlb" para criar o lbm
Rode "make" para compilar tudo (sugiro chamar o winbuildrelease.bat no /winavr/er9x )
RonySuplicy
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qui Out 21, 2010 9:12 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por RonySuplicy »

Alex ,consegui! Tinham 2 erros , errei e inverti os fios na placa atma. Arrumei e continuou nao funcionando, inverti entao os fios do max232 e tirei o terra do tx, dai funcionou.
Mas no manual esta invertido errado, por isso vc pegou tantos erros.
Peguei meu jogo de antenas( 3dbi,6dbi e patch 12dbi) , joguei o receptor no micro ondas e começei a brincar.
Com o rssi da para literalmente ver o rendimento de cada antena e o melhor posicionamento.
Nos testes a patch hk 12dbi funciona muito bem.
Peguei entao o booster de 2 watts, com a patch atravessa paredes e o micro ondas. Estou louco para testar em campo.
Meu 9x agora esta um canhao, fim de um projeto de 2 meses.
Obrigado pelas dicas
Abs
Rony
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Vou dar uma olhada na documentação, de repente altero eu mesmo e mando para o desenvolvedor.

Fico feliz que tenha gostado. Lembrei de mais uma vantagem do FrSky para FPV: diversidade de antena. Com 2 antenas bem posicionadas no receptor a chance de perder sinal é muito menor no limite do alcance.

Este RSSI é sensacional, também andei fazendo teste de antenas, extensões, etc. com ele.
Avatar do usuário
thiagobarreto
membro
Mensagens: 365
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 2:25 am
Localização: Ibotirama - Bahia

Mensagem por thiagobarreto »

[quote:ab7bc6b4eb="alexcmag"]Basicamente:
Baixar e instalar o WinAVR
Criar uma pasta er9x sob o WinAVR, baixar os fontes do ER9x com o Turtoise (ou outro cliente SVN) nela
Baixar e instalar o Ruby
Copiar seu arquivo s9xsplash.xbm sobre o original

O resto é o que está escrito na página do projeto:
[quote:ab7bc6b4eb]
Create a XBM bitmap file that is monochrome and 128x64 in size. (GIMP is a good program for handling XBM files).
Save your file as "s9xsplash.xbm" in the src folder.
Run "make s9xsplash.lbm" (this will convert the XBM file to the lbm format)
Run "make" with whatever options you need.
Once "make" finishes - the FW will be in the er9x.hex file in the src directory.[/quote:ab7bc6b4eb]

Our seja, rode "make s9xsplash.xlb" para criar o lbm
Rode "make" para compilar tudo (sugiro chamar o winbuildrelease.bat no /winavr/er9x )[/quote:ab7bc6b4eb]

olá alex,
primeiramente obrigado pela ajuda
baixei o programa tortoise e ja estou me acostumando com ele... o problema eh que nao sei quais "fontes" baixar do svn do er9x, se toda a pasta ou somente a pasta "src" : http://er9x.googlecode.com/svn/trunk/src/ estou certo???

a outra dúvida é como usar o Ruby?? como usar esse comando "make s9xplash.lmb" e o make para compilar tudo??

obrigado
to quase..rsrs
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Baixe o trunk inteiro ( http://er9x.googlecode.com/svn/trunk/ ) , na pasta anterior tem o Winbuildrelease.bat e na pasta /util tem o programa Ruby que faz a conversão da imagem.
Avatar do usuário
thiagobarreto
membro
Mensagens: 365
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 2:25 am
Localização: Ibotirama - Bahia

Mensagem por thiagobarreto »

alex, ja tentei de várias formas, usando o Winbuildrelease.bat na pasta er9x e nada
copiando e usando o compiler.bat dentro da pasta doc (como diz pra fazer no compile tutorial)
e como diz no site:
Run "make s9xsplash.lbm" (this will convert the XBM file to the lbm format)
Run "make" with whatever options you need.

acho que a minha dificuldade está na conversão do arquivo xbm para lbm
pois gravo a firmware e la esta a antigaa :(

estou usando o eepe pra gravar.. tem problema??
abraço
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Você instalou o Ruby e o WinAVR?

O Ruby tem que estar no path do sistema (digite ruby em uma pasta qualquer, tem que entrar a janela de comando dele).

No meu os comandos para converter o arquivo são (no prompt):
[code:1:6e6bc8351f]
Microsoft Windows XP [Version 5.1.2600]
(C) Copyright 1985-2001 Microsoft Corp.

C:\Documents and Settings\Administrator>cd \WinAVR\er9x\src
C:\WinAVR\er9x\src>ruby ..\util\xbm2lbm.rb s9xsplash.xbm
[/code:1:6e6bc8351f]

Depois disto é só rodar o c:\winavr\er9x\winbuildrelease.bat
Antunes
membro
Mensagens: 60
Registrado em: Sex Set 18, 2009 11:19 am
Localização: Portugal

Mensagem por Antunes »

[quote:6b428e6572="alexcmag"]O Eurgle vem com antena 72MHz e módulo removível com antena própria.

O Turnigy vem com a antena 2,4GHz instalanda no lugar da de 72MHz e o fio passando por dentro do rádio.

Os adesivos com as marcas são diferentes.

O logotipo é diferente.

O Eurgle vem com manual impresso.

Fora isto ambos saem da mesma linha de montagem e com os mesmos componentes.[/quote:6b428e6572]

Boas, Alexmag, eu tenho o Eurgle de 3ª geração e ele não vem com manual impresso, vem sim com um papel minusculo que passo a transcrever: " please dowloud the manul here:.............".
mais de resto penso que seja exactamente igual ao turnigy.
Futaba 7Cap 35mHz e 2.4ghz, Eurgle 2.4ghz,MX2, Tojeiro .50, Imagine .50, L-39 Albatroz, Piper Cub "Gira Globo".....
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:ae1712f864="Antunes"]
Boas, Alexmag, eu tenho o Eurgle de 3ª geração e ele não vem com manual impresso, vem sim com um papel minusculo que passo a transcrever: " please dowloud the manul here:.............".
mais de resto penso que seja exactamente igual ao turnigy.[/quote:ae1712f864]

Humm... bom saber que é isto que o site R2Hobbies cita como "manual" no "conteúdo da caixa".

Obrigado pela correção.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Responder