Rádio Turnigy 9

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 14 Abr 2011 22:18

Infelizmente não testei esta parte antes de atualizar o meu, e agora só estou com um para saber como é a parte do trainer.

A boa notícia é que se não der para configurar é só abrir e inverter a chave :)

anghinoni
membro

Mensagempor anghinoni » 14 Abr 2011 22:25

[quote:93bb2da5e1="alexcmag"]Infelizmente não testei esta parte antes de atualizar o meu, e agora só estou com um para saber como é a parte do trainer.

A boa notícia é que se não der para configurar é só abrir e inverter a chave :)[/quote:93bb2da5e1]

Foi isso o que o meu pai falou...
Amanha vou inverter os radios, Eurgle como instrutor e Turnigy como aluno....

Vamos ver!

anghinoni
membro

Mensagempor anghinoni » 14 Abr 2011 22:57

Acabei de ir pra bancada e testar.

Coloquei o Eurgle como instrutor e FUNCIONOU!

A chave do Turnigy está invertida!
Abri o rádio, mas aí a coisa piorou, na chave do Trainner tem 3 "perninhas" como eu faço?

Inverto os fios apenas? Ou tenho que soldar um dos fios em outra "perninha"

Oh diaxo, pq eu não fiz um curso de eletronica! :( :( :(

Julio Santão
membro

Mensagempor Julio Santão » 15 Abr 2011 07:22

Pessoal, por experiência própria, pra quem for realizar a atualização de firmware sem experiencia, muito cuidado com a configuração de FUSE. Nos softwares de gravação avr tem essa opção e o eepe também tem essa configuração, então não mexam nesses valores que o chip atmega pode travar e só destrava com um gerador de sinais. Faça o procedimento conforme o site do er9x, th9x.

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 15 Abr 2011 08:22

[quote:253492fbf2="anghinoni"]Acabei de ir pra bancada e testar.

Abri o rádio, mas aí a coisa piorou, na chave do Trainner tem 3 "perninhas" como eu faço?

Oh diaxo, pq eu não fiz um curso de eletronica! :( :( :([/quote:253492fbf2]

O fio que está no centro, deixe no centro. O fio que está num dos cantos, solde no outro canto, isto deve resolver.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.

Gyovane
membro
Contato:

Mensagempor Gyovane » 15 Abr 2011 08:30

Há quase um mês que estou com meu turnigy 9x, seguindo as dicas do Alex, assim que chegou, fiz os ajustes pra endurecer um pouco os sticks pois eles estavam realmente meio moles, ainda não vooei sem ser pelo simulador, portanto o dedo ainda não está devidamente CALIBRADO e na verdade poderia até ser apenas impressão de iniciante. Acompanhado o tópico, abrí o radio novamente pra verificar outros ítens que estão apresentando problema (fios quebrados, plaquinha soldada errada, fios passando no lugar errado) e não constatei nada disso no meu radio. Ele apresenta realmente uma boa construção, não tem nada agarrando e os sticks me parecem estar atuando da forma correta, inclusive aceitando ajuste de trimagem que eu nem sabia que existia.

No frigir dos ovos, acho que fui um dos contemplados que um excelente produto e com um preço realmente acessível em relação a outros rádios comprados aqui no Brasil. Na cidade onde moro, o amigo que me arrastou para o evoo comprou um Dx5e por 350 merreca à vista, conseguí o meu por 300 merrecas dividido em 3 vezes e com muito mais recursos que o dele.

Realmente acho que fiz uma excelente escolha e estou muito empolgado com o equipamento.

Abraços a todos

Gyovane

anghinoni
membro

Mensagempor anghinoni » 15 Abr 2011 19:46

[quote:532269b1db="alexcmag"][quote:532269b1db="anghinoni"]Acabei de ir pra bancada e testar.

Oh diaxo, pq eu não fiz um curso de eletronica! :( :( :([/quote:532269b1db]

O fio que está no centro, deixe no centro. O fio que está num dos cantos, solde no outro canto, isto deve resolver.[/quote:532269b1db]

Alex, ajuda eu de novo? :cry:

Fiz conforme vc disse, porém quando ligo o radio ele fica dando o Switch Error, aí tenho que dar aquela levantadinha no Switch do Trainner para o radio ligar!

Será que eu não tenho que inverter algo mais??? :?:

Obrigado

Gyovane
membro
Contato:

Mensagempor Gyovane » 15 Abr 2011 20:32

[quote:ae3d8c8f77="anghinoni"][quote:ae3d8c8f77="alexcmag"][quote:ae3d8c8f77="anghinoni"]Acabei de ir pra bancada e testar.

Oh diaxo, pq eu não fiz um curso de eletronica! :( :( :([/quote:ae3d8c8f77]

O fio que está no centro, deixe no centro. O fio que está num dos cantos, solde no outro canto, isto deve resolver.[/quote:ae3d8c8f77]

Fiz conforme vc disse, porém quando ligo o radio ele fica dando o Switch Error, aí tenho que dar aquela levantadinha no Switch do Trainner para o radio ligar!

Obrigado[/quote:ae3d8c8f77]

Essa chave é de 2 posições, ou você liga o meio com o fio de baixo ou liga o meio com o fio de cima, se o fio de baixo foi invertido com o de cima para ficar no meso padrão dos outros rádios, não há muito o que fazer, ela agora só não vai dar switch error se ficar virada pra cima, pois os contatos ficarão na mesma condição de antes da solda. Se você inverter apenas a chave, você volta na condição anterior do problema no modo traineer. Neste caso, só reprogramação resolve, mas, quem faria?
O maior medo de um aeromodelista é morrer e sua esposa vender seus aeros pelo preço que ele jurou que pagou.

Gyovane
membro
Contato:

Mensagempor Gyovane » 15 Abr 2011 20:33

[quote:d04a9fd65b="anghinoni"][quote:d04a9fd65b="alexcmag"][quote:d04a9fd65b="anghinoni"]Acabei de ir pra bancada e testar.

Oh diaxo, pq eu não fiz um curso de eletronica! :( :( :([/quote:d04a9fd65b]

O fio que está no centro, deixe no centro. O fio que está num dos cantos, solde no outro canto, isto deve resolver.[/quote:d04a9fd65b]

Obrigado[/quote:d04a9fd65b]

Essa chave é de 2 posições, com uma molinha que mantem ela abaixada, ela liga o meio com o fio de baixo ou liga o meio com o fio de cima, se o fio de baixo foi invertido com o de cima para ficar no meso padrão dos outros rádios, não há muito o que fazer, ela agora só não vai dar switch error se ficar virada pra cima, (mas a mola força pra baixo) pois os contatos ficarão na mesma condição de antes da solda. Se você inverter apenas a chave, você volta na condição anterior do problema no modo traineer. Neste caso, só reprogramação resolve, mas, quem faria?
O maior medo de um aeromodelista é morrer e sua esposa vender seus aeros pelo preço que ele jurou que pagou.

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 15 Abr 2011 21:31

[quote:0fbf7ed0c2="anghinoni"][quote:0fbf7ed0c2="alexcmag"][quote:0fbf7ed0c2="anghinoni"]Acabei de ir pra bancada e testar.

Oh diaxo, pq eu não fiz um curso de eletronica! :( :( :([/quote:0fbf7ed0c2]

O fio que está no centro, deixe no centro. O fio que está num dos cantos, solde no outro canto, isto deve resolver.[/quote:0fbf7ed0c2]

Obrigado[/quote:0fbf7ed0c2]

Que estranho, tá com cara de bug. Vou tentar regravar o firmware original no FDS e fazer um teste

anghinoni
membro

Mensagempor anghinoni » 15 Abr 2011 21:57

[quote:4296834e7e="alexcmag"]
Que estranho, tá com cara de bug. Vou tentar regravar o firmware original no FDS e fazer um teste[/quote:4296834e7e]

Alex, só uma informação, olhando o Menu do Radio, quando ativo o Trainner, ele sempre fica em ON, quando puxo o switch do trainner, ele fica em OFF.

Se eu for em outro Menu, que utiliza a chave Trainner, senão me engano o SNAPROLL, ele também fica ativando quando a chave está solta e desativado quando puxo a chave!

Olhando no Eurgle, é o contrario!

Será que um update de firmware resolveria??? Como disse o nosso amigo [b:4296834e7e]gygio[/b:4296834e7e]?

No mais, ele está funcionando normalmente agora, porém, fica dando Switch Error quando ligo! :cry:

Obrigado

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 15 Abr 2011 22:12

Um upgrade para o ER9X, ou simplesmente uma cópia do firmware do Eurgle para o Turnigy, resolveria sim.

anghinoni
membro

Mensagempor anghinoni » 15 Abr 2011 22:14

[quote:5748a5667d="alexcmag"]Um upgrade para o ER9X, ou simplesmente uma cópia do firmware do Eurgle para o Turnigy, resolveria sim.[/quote:5748a5667d]

Obrigado Alex, vou ver o que faço por aqui!

No mais o rádio está ok! Só esse switch error quando liga! :lol:

Obrigado!

Abs

LHSCpdteam
membro

Problema stick do aileron

Mensagempor LHSCpdteam » 16 Abr 2011 13:09

Galera, um problema !

O stick direito na horizontal do meu radio Turnigy parou de funcionar...
É o stick do aileron, todos os outros funcionam corretamente, o do aileron não !

Tava treinando no simulador e do nada parou...

Alguém sabe o que pode ser? ou conhece alguém que arrume?

Abraço

Julio Santão
membro

Re: Problema stick do aileron

Mensagempor Julio Santão » 16 Abr 2011 16:56

[quote:8b248dd069="LHSCpdteam"]Galera, um problema !

O stick direito na horizontal do meu radio Turnigy parou de funcionar...
É o stick do aileron, todos os outros funcionam corretamente, o do aileron não !

Tava treinando no simulador e do nada parou...

Alguém sabe o que pode ser? ou conhece alguém que arrume?

Abraço[/quote:8b248dd069]

Pode ser um fio do potenciometro que se rompeu, ou mau contato no conector do potenciometro na placa, verifica no menu display se a barra grafica acompanha o stick

Lucas Oliveira
membro

Mensagempor Lucas Oliveira » 18 Abr 2011 13:11

Desculpa se já responderam essa pergunta, mas pesquisei e não achei nada.

Recebi o meu Turnigy 9x no sábado, mas como tava sem tempo só fui mexer nele hoje. Ele chegou com um dos parafusos que prende a fita metálica que regula o acelerador solto, mas isso foi fácil de resolver.

Agora minha dor de cabeça.....

Não estou conseguindo fazer ele funcionar.

Acho que segui o procedimento do bind corretamente.
Cabo do Bind no canal 9 onde tá escreto BAT. (Também testei no canal 10 onde está escreito Bind )

Esc conectador no canal 10 e outra tentativa no canal 3.

A luz vermelha fica piscando....
Ligo o TX segurando o botão do bind e a luz vermelha do rx para de piscar ficando ligada.
Desligo o Rx e Tx, nesta ordem

Tiro o cabo do reset do bind
Conecto um servo no canal 1 e 2
Ligo o Tx e depois o Rx e nada, os servos não respondem.

O que estou fazendo de errado?

LSHUTT
membro

Mensagempor LSHUTT » 18 Abr 2011 14:00

Caros, amigos, ontem a noite fiz a mudança do firmware para o er9x em um rádio de um amigo que era do lote de tx com firmware corrompido. Bom a principio o software esta ok, fui fazer o teste com o receptor, notei que o canal 1 era o leme, mas os outros canais não respondiam, procurando nos menus, vi que a ordem estava em RETA (rudder, elevator, throttle, aileron), mudei para AETR, e quando fiz isso, ai que nenhum servo respondia. Já aconteceu com alguém? Será que pode ser problema de hardware? Alguém teria o firmware original? Grato

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 18 Abr 2011 14:10

Se quiser que responda no básico (sem mixagens) vá até o último menu, selecione para excluir as mixagens, e adicione o template de 4 canais básicos.

Senão, você pode ir até o menu de mixagens (segurando seta para a direita) e colocar na mão que CH1=100% AILE, CH2=100% ELE, CH3=100%THRO, CH4=100% rudder.

Just in case... te mandei e-mail

LSHUTT
membro

Mensagempor LSHUTT » 18 Abr 2011 20:20

[quote:7c75bb1a68="alexcmag"]Se quiser que responda no básico (sem mixagens) vá até o último menu, selecione para excluir as mixagens, e adicione o template de 4 canais básicos.

Senão, você pode ir até o menu de mixagens (segurando seta para a direita) e colocar na mão que CH1=100% AILE, CH2=100% ELE, CH3=100%THRO, CH4=100% rudder.

Just in case... te mandei e-mail[/quote:7c75bb1a68]
Num é que funcionou. Valeu alex
Ugly Stick

Colevati
membro
Contato:

brake

Mensagempor Colevati » 19 Abr 2011 19:07

[quote:4c6034be59="thalles.pereira"][quote:4c6034be59="eing20ver"]Alex, esse radio tem a função de compensar no profundor quando acionar o flap?[/quote:4c6034be59]

Você pode utilizar a função AIR BRAKE com os alierons nos canais 1 e 7, que você terá automaticamente a compensação de profundor podendo ajustá-la, e logo abaixo o ajuste do atraso da resposta do profundor.
Uso isto em meu tucano.

Thalles[/quote:4c6034be59]

Ola Thalles pode ajudar?

tenho um BobCat com um servo para cada airelon e um servo profundor.
Radio turnigy 9X
posso utilisar os airelons como flap (Brakes) como faço??
já fuçei no radio todo e não acerto. tem dicas??
Isopor é meu Pastor, asinha não me faltará.

serginho_la
membro

Mensagempor serginho_la » 19 Abr 2011 19:12

[quote:51fde18468="anghinoni"]Tentei configurar Flaperon no meu, seguindo as informações do Wendell, mas no meu caso, quando eu ativava os Flaps, os dois ailerons desciam normalmente, mas quando os desligava, eles subiam muito.

Consegui fazer funcionar configurando dessa maneira:

Primeiro coloquei os ailerons no canal 1 e 7 do receptor.
No radio configurei como
AILDIFF
AIL1 000 -000
AIL2 -100 -100

Isso vc vai ter o comando de aileron.

Para usar os flaps, vc vai usar o switch de 3 posições, mas nao se esqueça, vai ser sempre OFF - ON - OFF
Configure no radio o AIRBRAKE:
AIRBREAKE
STATE ACT
AIL1 050
AIL2 -050
FLAP 050

No proprio airbrake, vc tem como mixar o canal do profundor também!

Abs[/quote:51fde18468]

Colevati, com isso você irá conseguir fazer os "spoilerons".

mdgcrestani
membro
Contato:

Conectores receptor HK

Mensagempor mdgcrestani » 19 Abr 2011 20:19

Olá boa noite! Eu comprei na HobbyKing um Rádio HK-310 3 Channel 2.4ghz FHSS Ground, só tenho algumas dúvidas os conectores do receptor são para qualquer marca de servo. Preciso de um pack de quantos Volts e Ampes para o receptor? Vou utiliza-lo em uma lancha elétrica. Agradeço a ajuda ser novato não é mole não rsrsrs. :oops:

Colevati
membro
Contato:

cat

Mensagempor Colevati » 19 Abr 2011 21:16

Ai sim agora funciona valew camarada

[quote:6f92f8579f="serginho_la"][quote:6f92f8579f="anghinoni"]Tentei configurar Flaperon no meu, seguindo as informações do Wendell, mas no meu caso, quando eu ativava os Flaps, os dois ailerons desciam normalmente, mas quando os desligava, eles subiam muito.

Consegui fazer funcionar configurando dessa maneira:

Primeiro coloquei os ailerons no canal 1 e 7 do receptor.
No radio configurei como
AILDIFF
AIL1 000 -000
AIL2 -100 -100

Isso vc vai ter o comando de aileron.

Para usar os flaps, vc vai usar o switch de 3 posições, mas nao se esqueça, vai ser sempre OFF - ON - OFF
Configure no radio o AIRBRAKE:
AIRBREAKE
STATE ACT
AIL1 050
AIL2 -050
FLAP 050

No proprio airbrake, vc tem como mixar o canal do profundor também!

Abs[/quote:6f92f8579f]

Colevati, com isso você irá conseguir fazer os "spoilerons".[/quote:6f92f8579f]
Isopor é meu Pastor, asinha não me faltará.

Wendell Luciano
membro

Mensagempor Wendell Luciano » 24 Abr 2011 17:23

rickjf, eu uso juntamente com outros amigos e nunca tivemos problemas, mas faz as verificações que o pessoal recomenda, um "controle de qualidade" proprio antes de voar.

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Re: Conectores receptor HK

Mensagempor alexcmag » 24 Abr 2011 18:20

[quote:1b03cd92dc="mdgcrestani"]Olá boa noite! Eu comprei na HobbyKing um Rádio HK-310 3 Channel 2.4ghz FHSS Ground, só tenho algumas dúvidas os conectores do receptor são para qualquer marca de servo. Preciso de um pack de quantos Volts e Ampes para o receptor? Vou utiliza-lo em uma lancha elétrica. Agradeço a ajuda ser novato não é mole não rsrsrs. :oops:[/quote:1b03cd92dc]

Putz, se tivesse escrito isto em uma mensagem à parte teria sido mais rápido para alguém responder.

Quase todos os servos são padronizados, então praticamente qualquer servo servirá no receptor. Quanto à bateria para o receptor, depende do tamanho da lancha. Se o ESC que for usar tiver BEC, não precisa de bateria específica para o receptor, o próprio ESC fornecerá a alimentação.

Voltar para “Baterias, carregadores, rádios e eletrônica”