Rádio Turnigy 9

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Rádio Turnigy 9

Mensagem por alexcmag »

Como outro de meus hobbies além do aeromodelismo é a eletrônica (e programação de firmwares), já tive vontade várias vezes de fazer meu próprio rádio.

Mas em vez disto decidi usar uma plataforma já estabelecida e fazer um firmware customizado, baseado no radioclone.org

Adquiri então o Turnigy 9 na HobbyKing. Só tinha mode 1, mas trocar de modo para quem já pretende alterar muito mais que isto no rádio é refresco.

Pois bem, o bichinho chegou hoje pelo correio e já comecei a analisá-lo.

Abrindo a caixa, a primeira coisa que se percebe é que só vem o essencial, ou seja, o tranmissor, o receptor, o plug de bind, e mais nada, nem manual, nem um simples folheto. Até aí tudo bem, pelo preço não dava para esperar muito mesmo.

Curioso é o aviso na caixa, em inglês errado: "please read this manul before operating".

Tirando da caixa o rádio tive algumas:
- Os sticks são de metal, com altura ajustável (mas não chega aos pés dos Futaba e Hitec por exemplo), com movimentação suave. Têm escala como em rádios mais sofisticados, mas os fins de curso não correspondem à escala, vai entender...
- A impressão geral do rádio é de plástico de boa qualidade e bem injetado;
- Ergonomia adequada, boa pegada;
- O encaixe para alça de pescoço é em metal, como em rádios de categoria superior;
- A alça também é em metal, como na linha Futaba 9 ou em todos os Futabas ou Hitec mais antigos;
- O display tem bom contraste e os menus são razoavelmente intuitivos, melhor do que muitos rádios caros que já testei.

Como é um rádio chinês genérico, não podia deixar de ter alguns defeitos, nada grave por enquanto:
- Módulo 2,4GHz não parece ter saído da mesma fábrica, o plástico parece de qualidade pior e o encaixe não solta como deveria;
- O fio da antena do módulo passa por dentro do rádio para chegar à antena, portanto para trocar o módulo é preciso dessoldar ou cortar este fio;
- Achei algumas chaves com sensação de baixa qualidade, não dão aquela sensação de firmeza que normalmente se tem ao acionar uma chave deste tipo.

Bom, liguei apenas o TX, e de cara tive um problema. Nada grave, mas algo que achei chato, mas seria bem mais chato para quem comprasse como primeiro rádio: o aviso de "switch error".

Bom, este aviso obriga que todas as chaves da frente do rádio estejam "para cima", e os de cima (próximos da antena) para baixo.

Resolvido isto dei uma fuçada nos menus, desliguei, e abri a tampa traseira tanto para mudar para modo 2 (acelerador na esquerda) quanto para iniciar a análise.

A caixa é fechada por 6 parafusos bem posicionados, fáceis de tirar.

Removendo a tampa, um cabo interliga a parte frontal e traseira, desconectando o conector ganha-se a liberdade de manusear as partes separadamente.

As placas são de fibra, a principal é dupla-face, com componentes SMD, boa construção, e montagem limpa. As soldas estão bem feitas e tudo funciona aparentemente bem.

Não gostei dos potenciômetros, para por este preço não dava para pedir muito mesmo. Basicamente, funcionam.

O que não gostei mesmo foi do cabo flex entre a placa principal e a placa onde fica a chave liga/desliga, os trims centrais e o buzzer. Não é motivo para preocupação imediata, mas se um dia isto der problema vai ser complicado, pois o resto é fácil de substituir ou consertar, mas este não.

Continuando, fiz a troca para modo 2, que basicamente se resumiu a soltar o parafuso de pressão da mola ce centro, soltar a mola, desencaixar a estrutura que faz a centralização, e encaixá-la na posição correspondende no outro stick. Fácil e rápido. Aproveitei para testar os ajustes de pressão, funcionam.

Com o rádio já em modo 2, fechei a caixa e segui com os testes. Liguei um pack de NiCd para alimentá-lo (a pinagem do conector é quase compatível com o conector de rádio Futaba. Quase porque fica frouxo e não dá contato direito, mas pelo menos a pinagem é a mesma, o que deve evitar surpresas desagradáveis.

Já a par do problema com as chaves, liguei o TX e comecei a brincar nos menus. A primeira providência foi trocar de modo 1 para 2, claro.

Aí peguei o receptor para começar a me entender com ele. Má idéia e mais incoerências...

O receptor é uma placa também bem montadinha, nada que a desabone. A antena é simples, do tipo dipolo tubular, semelhante ao Hitec 2,4GHz. Como usa salto de frequência não é essencial ter mais que uma antena, várias marcas vêm optando por esta alternativa.

Tentei conectar servos e bateria, mas a caixa não é alinhada com a placa, nada encaixa. Tive que tirar o receptor da caixa para conseguir usar. Como no caso do módulo, parece que são produtos de fábricas diferentes.

Liguei o receptor e comecei a testar. Na distância que testei obviamente funciona. Não tem problema de brown-out e mesmo em caso de reset a recuperação é rápida.

O transmissor também se recupera rápido de reset, mas desde que não haja chaves fora da posição mágica, ou ele não transmite enquanto não for ligado do jeito que ele espera. Muito temperamental, mas de qualquer jeito transmissor não foi feito para ficar ligando e desligando em vôo.

Testando TX e RX, sem surpresas, mas voltarei neste ponto quando puder fazer testes mais extensos em um modelo por exemplo.

Um adendo com relação ao preço: custou US$ 59,90 do rádio + US$29,79 de encomenda registrada internacional, somando US$ 89,69.

Os rádios HK de 7 canais custam o mesmo mas têm um display muito básico e muito menos recursos, provavelmente um horror para ajustar. Além de terem menos canais, menos memória, etc.

Portanto, este Turnigy 9 está praticamente sozinho em uma fatia do mercado.

Fora os HK, o rádio 2,4GHz mais próximo dele em termos de preço é o o Spektrum DX5e, que custa cerca de 100 dólares.

Mas o DX5e também não é nenhum primor de qualidade em geral, também enfrenta reclamações, principalmente na chave liga-desliga que dá mal contato e na antena.

Por outro lado, os módulos Assan X8 já são usados por bastante gente e são relativamente confiáveis.

Então uma boa receita a princípio é usar um destes rádios com módulo Assan. O conjunto de módulo mais 2 receptores Assan X8 sai por cerca de 90 dólares, mas são dois receptores então empata no preço de um Spektrum DX5e com um receptor adicional, mas com mais recursos, e receptores mais baratos.

Por enquanto é só, mais detalhes nos próximos capítulos.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
vanderlei.doge
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Dom Ago 31, 2008 10:21 pm
Localização: Schroeder - Santa Catarina

Mensagem por vanderlei.doge »

O meu esta chegando amanha pelos correios, estou ancioso, tomara que eu nao enfrente problemas sérios. Se por um acaso ocorrer algo posso recorrer a voce grande alex? fhasdihfasdui... pelo jeito vou te encher a paciencia denovo.

abraços
Avatar do usuário
floydbh
membro
Mensagens: 2185
Registrado em: Seg Fev 22, 2010 8:13 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por floydbh »

Grande Review Alex, Bem claro e imparcial!

Eu tambem comprei um para testes, assim poderei testar as incosistencias encontradas por você para verificar se foi problema de construção do lote (o caso do Rx, por exemplo) ou se é um problema genérico.

Abraços!
Avatar do usuário
valter_ribeiro
membro
Mensagens: 1892
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 9:05 am
Localização: Rio Brilhante - MS
Contato:

Mensagem por valter_ribeiro »

Alex, bela revisão. Esse é o rádio que uso, só que com a marca FlySky. Vi algumas diferenças, mas no geral é isso mesmo. Como eu já tenho dito em vários tópicos, esse rádio é muito bom pelo que custa, nessa faixa de preço não tem concorrente em qualidade e funções. Sou da opinião que se com o tempo ele mantiver essa qualidade, é um rádio que tem tudo para ficar popular, pois tem boa construção e funcionalidades “similares” a rádios superiores, a única coisa que falta é a gente criar confiança no produto e isso só o tempo dará.
Quanto ao que você falou dos conectores do receptor no FlySky é igual, a placa fica solta dentro da carcaça, abri e com “calços” deixei-a presa, agora tá belezinha, dá para tirar e colocar os conectores sem maiores problemas;
Realmente, o material do rádio não tem nada a ver com o do receptor, parece que são feitos em lugares diferentes mesmo.
Já no caso do módulo não, no FlySky, a qualidade do plástico e do encaixe é boa também, mas o módulo do FlySky é diferente do Turnigy, a antena vai direto nele e não no rádio.
De resto, tudo igual.
Avatar do usuário
vanderlei.doge
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Dom Ago 31, 2008 10:21 pm
Localização: Schroeder - Santa Catarina

Mensagem por vanderlei.doge »

Tem algum jeito de tirar essa antena dali? eu tava pensando em comprar um assan futuramente se o turnigy nao for bom, porém ja li no rcgroups que esse modulo turnigy também é bom.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Obrigado pelos comentários, Valter. Vou testar calçar a placa.

Vanderlei e Floyd,

Pelo que andei lendo este rádio V2 não é ruim não. Do V1 o pessoal falava mal, basicamente alcance curto para parkflyers, no V2 teoricamente se consegue um bom alcance.

Como quero tirar minhas próprias conclusões, não incluí no pedido nem receptor adicional, nem módulo Assan X8, depois que testar vou decidir o que fazer.

Vanderlei,

Teste primeiro antes de querer tirar o módulo. Em Schroeder você não terá dificuldades em fazer um bom teste de alcance, tem espaço sobrando por aí pelo que vi no Google Earth.

Para usar outro módulo eu provavelmente:
- Dessoldaria a antena da placa;
- Descolaria a cola quente que segura a antena no rádio;
- Tiraria a antena do rádio;
- Adaptaria outro tipo de encaixe (parafuso e porca por exemplo) para poder colocar ou retirar a antena no topo do rádio;
- Passaria o fio por fora do rádio, entrando por trás da caixa do módulo, e soldando novamente no módulo.

Outra possibilidade é fixar um tubo ao módulo já com a antena na ponta.
Anexos
Alguns comentários no geral
Alguns comentários no geral
P8240162b.jpg (153.72 KiB) Exibido 42277 vezes
Aviso incoerente e incorreto
Aviso incoerente e incorreto
P8240170.JPG (26.6 KiB) Exibido 53213 vezes
Antena presa com cola quente
Antena presa com cola quente
P8240167.JPG (37.04 KiB) Exibido 53213 vezes
Parte interna, não gostei do cabo flexível entre as duas placas, ao centro, e dos potenciômetros.  De resto, placa de boa aparência, soldas feitas de forma adequada, conectores molex fáceis de repor, sticks simples mas com bom funcionamento.
Parte interna, não gostei do cabo flexível entre as duas placas, ao centro, e dos potenciômetros. De resto, placa de boa aparência, soldas feitas de forma adequada, conectores molex fáceis de repor, sticks simples mas com bom funcionamento.
P8240165.JPG (71.87 KiB) Exibido 53213 vezes
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
floydbh
membro
Mensagens: 2185
Registrado em: Seg Fev 22, 2010 8:13 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por floydbh »

Alex, não querendo avacalhar seu trabalho que até então está perfeito. Mas acabe com uma curiosidade minha: Para os testes de distancia... Pretende utilizar algum medidor ou só no modelo mesmo?!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Floyd,

Geralmente testo rádios em algum modelo lento, mas isto mais para receptores parkflyer com curto alcance.

Para testes de longo alcance geralmente uso failsafe, mas pelo que vi até agora este receptor não tem failsafe, e ainda não testei meu failsafe externo com ele para saber se funciona. De qualquer jeito não é muito saudável testar a 1Km de distância com um receptor que ainda não confio muito.

Então para meu teste tenho duas possibilidades:
1) Ligar o transmissor na sacana do apartamento com um PIC "injetando" sinal PPM pela conexão de cabo trainer, simulando comandos circulares, colocar um par de servos e uma bateria no receptor, e sair caminhando com ele pelo bairro. Consigo testar até 1Km de visada direta pelo menos deste jeito;

2) Ligar o receptor a um switch que alimente um relê ligado ao interruptor da lâmpada da dita-cuja sacada, e sair andando pelo bairro com o transmissor.

Como o prédio fica no alto de um morro e moro no oitavo andar, dá uma boa simulação de controle terra-ar.
Avatar do usuário
floydbh
membro
Mensagens: 2185
Registrado em: Seg Fev 22, 2010 8:13 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por floydbh »

Ou então você pode utilizar o equipamento moleculá...


Você sai andando com o receptor e pede pro [b:d5da4f9e44]moleque[/b:d5da4f9e44] ficar [b:d5da4f9e44]lá[/b:d5da4f9e44], em cima da sacada "sacana" mechendo os sticks!

sai mais barato! hehehehehe...

eu não sei não mas utilizar outro componente anexado ao rádio pode, seilá, influenciar no resultado!

Só um ACHISMO de minha parte!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Seus Xbee mais antena estão te esperando....
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder