Quais as conseqüências ao ligar a bateria no lugar do motor?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Romulo_RJ
membro
Mensagens: 120
Registrado em: Dom Jan 15, 2006 12:32 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Quais as conseqüências ao ligar a bateria no lugar do motor?

Mensagem por Romulo_RJ »

Nessa maré de azar que anda me rondando, acabo de sofrer um acidente... eu não, minha bateria e meu speed control.
:(

Estava consertando meu avião asa média quando saí por alguns minutos da bancada. Foi o suficiente para minha sobrinha (7 anos) ligar a bateria (nimh 9,6v 650mah) no meu speed control (ics 300). O problema é: ela ligou justamente no conector para o motor...
Quando voltei, os fios estavam pegando fogo, saia fumaça do speed e a bateria tava derretendo! Foi uma cena macabra!

O speed e dois servos estavam conectados no receptor.

A minha pergunta é: as perdas se restringem à bateria e ao speed? Pode ter afetado os servos e o receptor?

Agradeço a ajuda! Estou muito triste porque lutei muito pra comprar meus equipamentos... :cry:
Anexos
PICT0043.JPG
PICT0043.JPG (18.72 KiB) Exibido 2204 vezes
PICT0044.JPG
PICT0044.JPG (18.57 KiB) Exibido 2203 vezes
PICT0045.JPG
PICT0045.JPG (17.64 KiB) Exibido 2203 vezes
AM 72.290 Mhz
Avatar do usuário
mnovaes
membro
Mensagens: 1255
Registrado em: Qua Jan 12, 2005 4:33 pm

Mensagem por mnovaes »

a bateria e o speed se foram ...
Romulo_RJ
membro
Mensagens: 120
Registrado em: Dom Jan 15, 2006 12:32 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por Romulo_RJ »

Somente bateria e speed morreram ou receptor e servos podem ter seguido o mesmo destino?

Obrigado!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Geralmente só torra bateria e speed, o tranco não chega no receptor e nos servos, que são alimentados pelo regulador.
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagem por ATARI »

por isso usamos conectores diferentes no ESC...

macho do lado da bateria ( e femea na bateria ) e femea do lado do motor ( e macho no motor )

ou conectores totalmente diferentes mesmo ( modelos diferentes )
Romulo_RJ
membro
Mensagens: 120
Registrado em: Dom Jan 15, 2006 12:32 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por Romulo_RJ »

Obrigado!

Foi burrice minha mesmo. Deixei os conectores macho da bateria e do motor no speed.
Quando for possível, vou comprar uma bateria nova e um speed novo. Talvez aproveite o incidente pra partir para as lipos.

Uma última pergunta: Posso me atrever a carregar essa bateria que pegou fogo ou corre o risco de explodir(!!!) ?

Abraços!
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2555
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Mensagem por rasec_jj »

Se ela pegou fogo, não vale a pena tentar carregar. Joga ela fora logo! Explodir ela n vai não... pode incendiar
Responder