Review FrSky - Quase 3 Km de alcance!!!

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1807
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Mensagem por magnoudia »

[quote:1797c5c5c7="alexcmag"]Marcelo,

O pessoal de FPV tem mais experiência com isto, mas basicamente um transmissor de 900MHz de alta potência gera harmônicas em frequências bem maiores e pode prejudicar o GPS e o receptor de 2,4GHz diminuindo bastante o ganho.

Para melhorar isto pode-se usar filtro passa-baixa de 1GHz (comprei um) para o transmissor de video, e/ou reposicionar os equipamentos.

Independente da distância, procure não deixar nada perpendicular à parte útil da antena do TX de video, que no caso de uma omni 2dBi de 900MHz são os últimos 16cm da antena.

Geralmente também se usa bateria separada para o TX de video e o resto.


Magnoudia,

Nenhum destes módulos ultrapassa os limites legais de potência para 2,4Ghz.

O que é chamado de full-range (1600m) é o alcance nominal que se consegue com receptores dual conversion razoáveis transmitindo no máximo 1W, mas... alguns receptores FM conseguem funcionar além destes 1600m em FM.

Nominal significa que é o normal de se obter, otimizando ganho, posição e altitude consegue-se valores melhores.

[b:1797c5c5c7]No caso dos 2,4GHz, chega-se a alcances bem maiores com circuitos mais sensíveis, ou com antenas de maior ganho, não é preciso extrapolar os limites[/b:1797c5c5c7] legais.[/quote:1797c5c5c7]

concordo plenamente. mas será que isso é disponibilizado assim tão facilmente a m preço tão acessivel?axo que produtos chineses não são famosos por terem qualidade e respeitarem normas de legislação. TA CHEGANDO A PATRULHA TURNIGY
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Deixe de ser troll...

Um CI transceptor de 2,4GHz 1mW típico de boa procedência custa na faixa de 1 dólar para quantidades pequenas/médias, em grandes volumes cai ainda mais. Somando pouco menos de 1 dólar em um amplificador para chegar a 60mW você tem um equipamento com enorme alcance.

Ao contrário dos 72MHz na faixa de 2,4GHz ninguém faz o próprio circuito, todo mundo compra um CI de uso geral (isto é, aplicável a telefone sem fio, mouse sem fio, controle remoto, bluetooth e uma infinidade de outras coisas) e faz apenas firmware para interagir com ele.

No caso do FrSky, o CI transceptor é um Texas Instruments idêntico ao usado pelos Hitec. Todo CI de 2,4GHz que já peguei é praticamente um módulo pronto, só precisa seguir a instrução do fabricante com relação ao trecho de placa onde ele ficará, e a lista de componentes, e não fazer besteira. O resto é programa.

Um microcontrolador capaz de interagir com o transceptor também custa na faixa de um dólar
Avatar do usuário
RCampos
membro
Mensagens: 935
Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 12:30 pm
Localização: Uberaba-MG
Contato:

Mensagem por RCampos »

O tópico fala em um teste com quase 3km, a ASSAN já disponibilizou, há tempos, receptores com alcance nominal declarado de 3km e 6km e são xing-ling.

http://www.assan.cn/main/product_24Ghz_v2all_en.html

Como o Alexcmag disse, não é tão difícil assim atingir este alcance.

Em todo caso, estamos observando os relatos que vão aparecendo por aqui.
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1807
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Mensagem por magnoudia »

Então as outras empresas economizam 1 dolar pra não disponibilizar um produto melhor ao cliente? ainda axo que tem coisa ai.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:eb0a9c3c71="magnoudia"]Então as outras empresas economizam 1 dolar pra não disponibilizar um produto melhor ao cliente? ainda axo que tem coisa ai.[/quote:eb0a9c3c71]

Tu tá de sacanagem, né?

Ninguém economiza dólar algum.

FrSky funciona a 3km, Hitec também pois usa o mesmo chip.

Turnigy funciona a 3km, Futaba funciona a 3km, Airtronics funciona a 3km também. Provavelmente todos os 2,4GHz FHSS de 60mW a 100mW (dentro do limite legal) que há no mercado funcionam a 3km de uma forma ou de outra.

Claro que os mais vagabundos (Turnigy V1, Corona, etc.) não serão confiáveis a esta distância nunca.

O DSM2 talvez funcione a 3km, mas é mais sensível devido ao fato de ser um dos primeiros sistemas, eu não confiaria. O DSMJ se tivesse a mesma potência funcionaria a 3km, mas como tem potência menor pois foi criado para o japão deve ficar em 1km.

Quer que desenhe?
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
sam_bauer
membro
Mensagens: 669
Registrado em: Qui Ago 27, 2009 8:41 am
Localização: Jaú, SP

Mensagem por sam_bauer »

Oi Pessoal, aproveitando o tópico, será que posso usar o Receptor Frsky TFR8 (comprei na Himodel, aquele compativel com futaba) em um biplano glow.

Bom meu estilo de voo é sport 3d, então nao vôo longe.

Estou com um sobrando com case então pensei em usar.

Tenho um Futaba RF617 FS em um T-rex 450 mas não queria alterar nada nele pois está voando muito bem.

Será que posso usar o FRsky TFR8 mesmo?

Abraçoss!!!
Avatar do usuário
kiko ribeiro
membro
Mensagens: 684
Registrado em: Ter Fev 21, 2006 5:22 pm
Localização: são vicente são paulo

Mensagem por kiko ribeiro »

dês de que seu rádio esteja usando o módulo FRYSK tudo bem pode usar, eu tenho em 2 modelos glow, não esqueça de fazer o teste de alcance como manda o manual, pra mim até agora tudo tranquilo não sofri interferências , só dederencia , estou trocando os receptores dos elétricos tambem por receptores FRYSK , se bem que os da ASAN nunca me deram problema o motivo da troca é o range.
livres para voar, agora tenho módulos
Avatar do usuário
sam_bauer
membro
Mensagens: 669
Registrado em: Qui Ago 27, 2009 8:41 am
Localização: Jaú, SP

Mensagem por sam_bauer »

[quote:f3fb36081e="kiko ribeiro"]dês de que seu rádio esteja usando o módulo FRYSK tudo bem pode usar, eu tenho em 2 modelos glow, não esqueça de fazer o teste de alcance como manda o manual, pra mim até agora tudo tranquilo não sofri interferências , só dederencia , estou trocando os receptores dos elétricos tambem por receptores FRYSK , se bem que os da ASAN nunca me deram problema o motivo da troca é o range.[/quote:f3fb36081e]

Então eu uso o Futaba 10C 2.4g... comprei este receptor FRsky compativel com o sitema Fasst... não uso o modulo da FRSky, por isso surgiu a duvida ja que no tópico estamos falando em recptor + modulo. Creio que a construção dos receptores sejam diferentes.

Ai surgiu a duvida quanto ao alcance...

Abraços!
Avatar do usuário
kiko ribeiro
membro
Mensagens: 684
Registrado em: Ter Fev 21, 2006 5:22 pm
Localização: são vicente são paulo

Mensagem por kiko ribeiro »

Compatível com os receptores Futaba FASST: TM7, TM8, TM10, TM14 + mais.

A Orange Rx 8ch é apenas 9.7g no peso e no tamanho 30x45x10mm. Ideal para pequenos aviões, helicópteros, parkflyer s ou mesmo aviões de médio porte do esporte.

As principais características.
peso 9.7g Luz
Compatível com rádios FASST aeronaves e sistemas de módulos
8 canais
Design compacto 30x45x10mm
Twin antena de diversidade e de longo alcance.
Tensão de entrada: 4 ~ 9.8V
Faixa especificada: 1,5 km +
Resolução: 3072
Latência: 22ms
Failsafe

Incluído.
Orange Rx Futaba FASST 2.4GHz 8Ch receptor compatível

Todos Orange Rx receptores vêm com uma garantia de 12 meses.
* NOTA Este não é um receptor Futaba, nem é uma cópia de um receptor Futaba.
Futaba FASST e são marcas registradas da Futaba Co (JP).

Sam, na dúvida monte o receptor em um modelinho elétrico barato pra testar alcance, essas informações tirei da HK ,
livres para voar, agora tenho módulos
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

[quote:be468bc987="alexcmag"]O DSM2 talvez funcione a 3km, mas é mais sensível devido ao fato de ser um dos primeiros sistemas, eu não confiaria. O DSMJ se tivesse a mesma potência funcionaria a 3km, mas como tem potência menor pois foi criado para o japão deve ficar em 1km.[/quote:be468bc987]
Eu uso dsm2 e não confiaria nem 1km sem um retun-to-home, hehehehe.

Abrcs!
A bagunça gerada é proporcional ao espaço disponível para a mesma.
[Trex 700N2E; Trex 600E ("compactado"), KKminiQuad; KKTri, DX7]
Responder