Review FrSky - Quase 3 Km de alcance!!!

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

[quote:9997b818f0="alexcmag"][quote:9997b818f0="fmarcelo"][quote:9997b818f0="alexcmag"]Para testar o quão fácil é modificar o firmware, com alguns minutos de alteração no código juntei as duas leituras analógicas e os dois RSSI numa única tela...[/quote:9997b818f0]

Alexcmag poderia postar como fez? Tenho algum conhecimento de eletrônica, confesso que estou meio enferrujado, mas há esperança :), se ajudar também programo.

Desde já agradeço.[/quote:9997b818f0]

Em http://code.google.com/p/er9x/ tem o código fonte e arquivos compilados prontos para instalação, além de instruções de como conectar a um gravador AVR para atualizar o firmware.

Infelizmente é preciso o gravador de AVR.

Na documentação também explica como alterar a placa do rádio para a poder usar telemetria do FrSky.

O resto que fiz foi só software, e apenas algumas linhas.

Mudei mais algumas coisas ontem, acabei de voltar do Poli onde estava testando a alteração:

[yt]Vp2xO8ZW4X0[/yt][/quote:9997b818f0]

Grande Alex,

Sou eu de novo, você sabe me informar se com esse modulo Frsky a venda na Range Video http://www.rangevideo.com/index.php?main_page=product_info&cPath=62&products_id=225 eu consigo colocar o RSSI na tela do Turnigy 9x usando esse tutorial que você descreveu? Ou então teria algum OSD que eu consiga colocar essa informação na tela?

Obrigado mais uma vez,

Abcs
"Inteligente não é quem sabe tudo, e sim aquele que sabe onde procurar aquilo que ele não sabe.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O da rangevideo é o sem telemetria, então não dá.

Na HK tem o combo com telemetria.
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

[quote:9aa2b2ffe7="alexcmag"]O da rangevideo é o sem telemetria, então não dá.

Na HK tem o combo com telemetria.[/quote:9aa2b2ffe7]

Esse da HK tem o mesmo alcance descrito pelo pessoal da Range Video? Lá eles dizem:
The system offers 1.5 km range out of the box , 4.5 km range with the upgraded patch antenna (15USD) and we have flown to 10 km with the 1W WiFi amplifier (40USD).
You can now have a 10 km long range R/C system for under 100 USD!
"Inteligente não é quem sabe tudo, e sim aquele que sabe onde procurar aquilo que ele não sabe.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Sim, todos os módulos FrSky têm o mesmo alcance.
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

Valeu então, vou tentar fazer no meu seguindo o tutorial e as dicas que você me deu, se eu não conseguir peço um "help".

Valeu,

Abcs
Wadson Pessanha
membro
Mensagens: 126
Registrado em: Sex Fev 11, 2011 2:53 pm
Localização: Italva , RJ

Re: Review FrSky - Quase 3 Km de alcance!!!

Mensagem por Wadson Pessanha »

[quote:c542a56c81="alexcmag"]Bom, chegou meu combo FrSky, então aproveitei o sábado de chuva para fazer uns testes nele.

O http://www.rcmodelreviews.com/frskyreview.shtml já testou todos os detalhes técnicos da modulação, então procurarei não chover no molhado com coisas que ele detalhou muito bem.

Eu ia fazer o teste na Av. do Estado, que dá visada direta e uns 3,5Km, mas como teve um acidente no caminho que eu teria que pegar pra ir pra lá fiz na Anchieta mesmo.

O combo é composto por:
1 Módulo DJT, padrão JR com telemetria;
1 Receptor D8R, 8 canais com telemetria
1 Antena do transmissor, rosqueada
1 Cabo de ligação com PC
1 CD

A primeira impressão é de capricho, todos os ítens (até a embalagem) têm bom acabamento. A caixa tem repartições de espuma para os componentes, com direito a um recorte em curva para segurar a antena do receptor sem forçar.

Primeiro coloquei o módulo no transmissor, admito que um pouco trabalhoso, os pinos estavam um pouco desalinhados e precisei forçar os pinos do transmissor em direção ao centro da área do módulo para dar alinhamento.

Tem que estar certinho porque estes pinos passam por um furo na placa antes de chegar ao conector.

Vencido este obstáculo o encaixe do módulo é perfeito. Rosqueei a antena e liguei o receptor em um servo e uma bateria.

Como não tem manual impresso, abri o CD para descobrir como fazer o bind, que é simples:
- Ligar o TX com o botão do módulo apertado;
- Ligar o RX com o botão apertado (é preciso um palito de dente);
- Deixar os dois conversarem;
- Desligar tudo e religar.

Testei os comandos, que atuaram precisos e rápidos, sem surpresas.

Estava ansioso para testar o alarme de RSSI então deixei o RX na sala, próximo à base do telefone sem fio, tirei a antena do TX e saí andando pelo apartamento, até alguns cômodos de distância em um canto onde o telefone sem fio não funciona. Conforme as paredes foram aumentando o TX começou a reclamar primeiro apitando devagar, depois rápido, depois mais lento quando perdeu totalmente.

Como podia ouvir o movimento do servo, apurei que mesmo com o RSSI reclamando ao máximo ainda há perfeito controle, só após perder totalmente o RSSI (após o alarme mais forte) o controle é prejudicado.

Feito isto, montei uma bandeja de depron com RX, ESC, servo e bateria, colei na janela da cozinha e fui fazer teste de alcance na Anchieta.

Desci a Estrada das Lágrimas e passando pela divisa entre SP e SCS em alguns pontos o RSSI não reclamava (isto é, o sinal estava bom), em outros reclamava em diferentes níveis. Passei por baixo da Anchieta pela Av. Taboão e enquanto subia para pegar a Anchieta no Km. 13,5 por incrível que pareça, reclamava do RSSI mas dava sinal apesar de não conseguir ver a janela por causa das árvores.

Ida rápida sentido litoral até o Km. 15, retorno e comecei a gravar a posição e o beep do rádio.

A mais de 4Km sem visada com um morro no meio claro que não era para dar sinal, mas bastou chegar no alto do morro, no Km. 13,5 sentido SP, que o RSSI parou de reclamar. A distância deu incríveis 2874 metros.

Após este ponto no alto o sinal ficou firme até o começo da descida, quando árvores e outros obstáculos interromperam a visada direta. A menos de 2Km já não dava mais visada então interrompi a gravação.

De volta à rua, a uns 200m de distância na face oposta do prédio o RSSI voltou a dar o primeiro nível de alerta, com momentos de segundo nível. Neste local o único jeito do TX pegar o sinal de telemetria do RX, mesmo com sinal fraco, era pegando reflexo nos prédios próximos ou reflexos sucessivos (piso, teto, piso, teto da sacada, rua) dentro do meu apartamento.

No geral, aprovadíssimo, fiquei muito feliz com a compra e sinceramente achei que o módulo e receptor com telemetria já se pagaram só com este RSSI. Só de saber que antes de ter qualquer problema o transmissor vai me avisar vou voar bem mais tranquilo.[/quote:c542a56c81]

esse turnigy seu é o modelo 2 versao 2 ?
HK - 600 ----- Big Lama
Wadson Pessanha
membro
Mensagens: 126
Registrado em: Sex Fev 11, 2011 2:53 pm
Localização: Italva , RJ

Re: Review FrSky - Quase 3 Km de alcance!!!

Mensagem por Wadson Pessanha »

[quote:1d6a5bcdd2="alexcmag"]Bom, chegou meu combo FrSky, então aproveitei o sábado de chuva para fazer uns testes nele.

O http://www.rcmodelreviews.com/frskyreview.shtml já testou todos os detalhes técnicos da modulação, então procurarei não chover no molhado com coisas que ele detalhou muito bem.

Eu ia fazer o teste na Av. do Estado, que dá visada direta e uns 3,5Km, mas como teve um acidente no caminho que eu teria que pegar pra ir pra lá fiz na Anchieta mesmo.

O combo é composto por:
1 Módulo DJT, padrão JR com telemetria;
1 Receptor D8R, 8 canais com telemetria
1 Antena do transmissor, rosqueada
1 Cabo de ligação com PC
1 CD

A primeira impressão é de capricho, todos os ítens (até a embalagem) têm bom acabamento. A caixa tem repartições de espuma para os componentes, com direito a um recorte em curva para segurar a antena do receptor sem forçar.

Primeiro coloquei o módulo no transmissor, admito que um pouco trabalhoso, os pinos estavam um pouco desalinhados e precisei forçar os pinos do transmissor em direção ao centro da área do módulo para dar alinhamento.

Tem que estar certinho porque estes pinos passam por um furo na placa antes de chegar ao conector.

Vencido este obstáculo o encaixe do módulo é perfeito. Rosqueei a antena e liguei o receptor em um servo e uma bateria.

Como não tem manual impresso, abri o CD para descobrir como fazer o bind, que é simples:
- Ligar o TX com o botão do módulo apertado;
- Ligar o RX com o botão apertado (é preciso um palito de dente);
- Deixar os dois conversarem;
- Desligar tudo e religar.

Testei os comandos, que atuaram precisos e rápidos, sem surpresas.

Estava ansioso para testar o alarme de RSSI então deixei o RX na sala, próximo à base do telefone sem fio, tirei a antena do TX e saí andando pelo apartamento, até alguns cômodos de distância em um canto onde o telefone sem fio não funciona. Conforme as paredes foram aumentando o TX começou a reclamar primeiro apitando devagar, depois rápido, depois mais lento quando perdeu totalmente.

Como podia ouvir o movimento do servo, apurei que mesmo com o RSSI reclamando ao máximo ainda há perfeito controle, só após perder totalmente o RSSI (após o alarme mais forte) o controle é prejudicado.

Feito isto, montei uma bandeja de depron com RX, ESC, servo e bateria, colei na janela da cozinha e fui fazer teste de alcance na Anchieta.

Desci a Estrada das Lágrimas e passando pela divisa entre SP e SCS em alguns pontos o RSSI não reclamava (isto é, o sinal estava bom), em outros reclamava em diferentes níveis. Passei por baixo da Anchieta pela Av. Taboão e enquanto subia para pegar a Anchieta no Km. 13,5 por incrível que pareça, reclamava do RSSI mas dava sinal apesar de não conseguir ver a janela por causa das árvores.

Ida rápida sentido litoral até o Km. 15, retorno e comecei a gravar a posição e o beep do rádio.

A mais de 4Km sem visada com um morro no meio claro que não era para dar sinal, mas bastou chegar no alto do morro, no Km. 13,5 sentido SP, que o RSSI parou de reclamar. A distância deu incríveis 2874 metros.

Após este ponto no alto o sinal ficou firme até o começo da descida, quando árvores e outros obstáculos interromperam a visada direta. A menos de 2Km já não dava mais visada então interrompi a gravação.

De volta à rua, a uns 200m de distância na face oposta do prédio o RSSI voltou a dar o primeiro nível de alerta, com momentos de segundo nível. Neste local o único jeito do TX pegar o sinal de telemetria do RX, mesmo com sinal fraco, era pegando reflexo nos prédios próximos ou reflexos sucessivos (piso, teto, piso, teto da sacada, rua) dentro do meu apartamento.

No geral, aprovadíssimo, fiquei muito feliz com a compra e sinceramente achei que o módulo e receptor com telemetria já se pagaram só com este RSSI. Só de saber que antes de ter qualquer problema o transmissor vai me avisar vou voar bem mais tranquilo.[/quote:1d6a5bcdd2]

para instalar esse frsky é só tirar o modulo original do radio e colocar esse ? que tipo de telemetria ele fornece ?
HK - 600 ----- Big Lama
Wadson Pessanha
membro
Mensagens: 126
Registrado em: Sex Fev 11, 2011 2:53 pm
Localização: Italva , RJ

Re: ...

Mensagem por Wadson Pessanha »

[quote:b9d0d93093="dagadaniel"]Este sensor de bateria só funciona com o ER9X ou funciona com sistema original da Turnigy 9X?

[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__16671__FrSky_Battery_Voltage_Sensor_FrSky_Telemetry_System_.html[/url][/quote:b9d0d93093]

da para eu usar esse sensor de bateria no meu turnigy 9ch v2 ? o que tenho que fazer onde instalo ?
HK - 600 ----- Big Lama
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Só funciona com FrSky e ER9x.
Wadson Pessanha
membro
Mensagens: 126
Registrado em: Sex Fev 11, 2011 2:53 pm
Localização: Italva , RJ

Mensagem por Wadson Pessanha »

[quote:a59381f05b="alexcmag"]Só funciona com FrSky e ER9x.[/quote:a59381f05b]

esse er9x é a v3 ?
HK - 600 ----- Big Lama
Responder