Outrunner X Inrunner. Quais as vantagens e desvantagens?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
jbentoc
membro
Mensagens: 690
Registrado em: Ter Out 14, 2008 11:22 am
Localização: Mateus Leme - MG

Outrunner X Inrunner. Quais as vantagens e desvantagens?

Mensagem por jbentoc »

Até hoje só lidei com motores outrunner e gostaria de saber as vantagens e desvantagens em comparação com os motores inrunner.

Jbentoc
"Todo problema contém as sementes de sua própria solução." - Stanley Arnold
Avatar do usuário
Roger g.p.
membro
Mensagens: 1427
Registrado em: Sex Mai 29, 2009 2:20 pm
Localização: Içara, SC, 17

Mensagem por Roger g.p. »

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=82674

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=97400

Abraços.
Avatar do usuário
jbentoc
membro
Mensagens: 690
Registrado em: Ter Out 14, 2008 11:22 am
Localização: Mateus Leme - MG

Mensagem por jbentoc »

Obrigado pela dica dos tópicos mas já conheço o conceito básico dos dois tipos de motores. Gostaria de saber as vantagens e desvantagens de cada um num mesmo projeto?

[quote:7b8ae64b9e="Roger g.p."]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=82674

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=97400

Abraços.[/quote:7b8ae64b9e]
"Todo problema contém as sementes de sua própria solução." - Stanley Arnold
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

http://www.lmgtfy.com/?q=inrunner+vs+outrunner

primeiro resultado
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Imagina um motor externo (outrunner) instalado em seu aeromodelo, veja que o ar passa por ele tranquilamente para refrigerá-lo, agora pensa em um motor interno (inrunner) no mesmo aeromodelo, como o ar irá fluir pelo motor para refrigerar?
Esse é só uma mera comparação, outro detalhe é que normalmente os motores internos são de mais KV do que os externos pois na maioria das vezes os motores internos são montados em caixas de redução a não ser os que sejam montados em FAN's elétricas.

Basta colocar os neurônios para funcionarem e raciocinar todas as probabilidades de uso com ambos os motores, o raciocínio da refrigeração, seria o primeiro a se pensar e ver qual dos dois refrigera melhor no aeromodelo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

Nos Outrunners o momento é gerado pelo sino, sendo que desta forma conseguem ter mais torque e menos rotação..

Motors inrunners o braço para geração de momento é mais curto e com isso eles apresentam um KV bem maior..
Avatar do usuário
jbentoc
membro
Mensagens: 690
Registrado em: Ter Out 14, 2008 11:22 am
Localização: Mateus Leme - MG

Mensagem por jbentoc »

[quote:ea47710ce7="Lambreta"]http://www.lmgtfy.com/?q=inrunner+vs+outrunner

primeiro resultado[/quote:ea47710ce7]

Te admiro muito :D mas meu inglês não é tão bom quanto o seu. Vou ficar com a explicação do Abib mas mesmo assim valeu, você me lembrou como usar o Google, que legal! :twisted: :evil: :twisted: :evil: :twisted: :evil:

Mas continuo te admirando muito, principalmente pelos planadores.

Jbentoc
"Todo problema contém as sementes de sua própria solução." - Stanley Arnold
Avatar do usuário
jbentoc
membro
Mensagens: 690
Registrado em: Ter Out 14, 2008 11:22 am
Localização: Mateus Leme - MG

Mensagem por jbentoc »

[quote:1e8a2d8acd="LaercioLMB"]Imagina um motor externo (outrunner) instalado em seu aeromodelo, veja que o ar passa por ele tranquilamente para refrigerá-lo, agora pensa em um motor interno (inrunner) no mesmo aeromodelo, como o ar irá fluir pelo motor para refrigerar?

[b:1e8a2d8acd]Sou leigo mas acredito que o calor vai se dissipar para a carcaça e, caso esteja externo irá refrigerar do mesmo jeito.[/b:1e8a2d8acd]


Esse é só uma mera comparação, outro detalhe é que normalmente os motores internos são de mais KV do que os externos pois na maioria das vezes os motores internos são montados em caixas de redução a não ser os que sejam montados em FAN's elétricas.

[b:1e8a2d8acd]O "porquê" já foi explicado e entendido, logo acima, obrigado.[/b:1e8a2d8acd]

Basta colocar os neurônios para funcionarem e raciocinar todas as probabilidades de uso com ambos os motores, o raciocínio da refrigeração, seria o primeiro a se pensar e ver qual dos dois refrigera melhor no aeromodelo.[/quote:1e8a2d8acd]

Se não era para agregar, porque se deu ao trabalho de ler e postar.

Jbentoc
"Todo problema contém as sementes de sua própria solução." - Stanley Arnold
Avatar do usuário
jbentoc
membro
Mensagens: 690
Registrado em: Ter Out 14, 2008 11:22 am
Localização: Mateus Leme - MG

Mensagem por jbentoc »

[quote:5fb40ed6ec="Abib"]Nos Outrunners o momento é gerado pelo sino, sendo que desta forma conseguem ter mais torque e menos rotação..

Motors inrunners o braço para geração de momento é mais curto e com isso eles apresentam um KV bem maior..[/quote:5fb40ed6ec]

Obrigado, acho que entendi!

Consumiria um pouco mais na arrancada mas isso seria compensando no decorrer do voo pelo efeito inércia gerado pela amplitude maior da carcaça?

Ok, tópico encerrado.

Obrigado a todos
"Todo problema contém as sementes de sua própria solução." - Stanley Arnold
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

[quote:f86e78f59b="jbentoc"][quote:f86e78f59b="Lambreta"]http://www.lmgtfy.com/?q=inrunner+vs+outrunner

primeiro resultado[/quote:f86e78f59b]

Te admiro muito :D mas meu inglês não é tão bom quanto o seu. Vou ficar com a explicação do Abib mas mesmo assim valeu, você me lembrou como usar o Google, que legal! :twisted: :evil: :twisted: :evil: :twisted: :evil:

Mas continuo te admirando muito, principalmente pelos planadores.

Jbentoc[/quote:f86e78f59b]

Nem meu inglês é estas coisas, mas hoje não tem desculpa para isso: Google translator resolve :)
dá pra traduzir o fórum inteiro e entender as mensagens.

Só assim que consigo participar de um fórum alemão sobre planadores :wink:
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Responder