Motor Emax BL2215/20 com Life A123 1100 Mah e Lipo 3S 2200

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
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edtorre
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Motor Emax BL2215/20 com Life A123 1100 Mah e Lipo 3S 2200

Mensagem por edtorre »

Pessoal,

Não tenho Wattimetro mas fiz uns testes de tempo de uso do motor Emax 2215/20:

Setup:
ESC tower pro 40 A
Motor Emax BL2215/20
Helice 9x5 GWS
Ugly stick sami hobby pesando 680g com bateria A123 ou lipo 2200, com lipo 1300 cai 90g

Primeiro Teste :

A123 4S 1100mah (pack que já tinha e havia queimado uma das células e foi substituída por uma do SZ_ohmygod do e-bay, ao carregar o balanceamento ficou com uma célula com 0,8v a mais que as outras)
Motor ficou com velocidade máxima por 2:30 Minutos e depois foi caindo a rotação gradativamente mesmo o stick estando a 100% e cortou o motor com 4:44 minutos.

Obs: o motor é muito forte meu aero estava amarrado em 2 bancos de plástico e o motor arrastou com muita facilidade o aero (sem asas) e os bancos


Segundo teste:

A123 4S 1100mah (todas as células novas do SZ_ohmygod)
Motor ficou com velocidade máxima por 4:10 Minutos e depois foi caindo a rotação gradativamente mesmo o stick estando a 100% e cortou o motor com 6:50 minutos.

Fiquei impressionado com o tempo do motor a todo vapor.

Terceiro Teste:

Lipo Nanotech 3s 2200Mha 35-70c (com 4 voos de uso)
Motor ficou com velocidade máxima por 1:30 Minutos e depois foi caindo a rotação gradativamente mesmo o stick estando a 100% e cortou o motor com 2:30 minutos.

Achei muito pouco tempo mesmo a Life que tenho meia boca durou mais tempo.

Quarto teste:
Lipo Nanotech 3s 2200 Mah 35-70c (Também com 4 voos)
Motor ficou com velocidade máxima por 1:45 Minutos e depois foi caindo a rotação gradativamente mesmo o stick estando a 100% e cortou o motor com 2:43 minutos.

Ficou um pouco mais mas achei fraco por ser 2200 como a outra.

Quinto teste:
Lipo Nanotech 3s 1300Mah 25-50c (com 3 voos)
Motor ficou com velocidade máxima por 1:10 Minutos e depois coloquei o stick em 25% e ficou por mais de 15 minutos e ao desligar ainda podia dar 100% que o motor ia a todo vapor.

Resumindo é isso mesmo este motor gasta bastante com 100% do stick?

Imagine que eu use o motor a 50% do stick, devo voar quanto tempo em media com as A123?

E com as Lipo?

Como faço testes melhores de autonomia em bancada?

Preciso de um wattimetro e o que mais?

Edilson
CopterX 450 Pro - RDS8000 - Treinador Asa Alta - Shock Extra 330s , Tunirgy 9X ER9X - Aero Balsa Pereira, RV4 Mini em Balsa
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thi_cesar
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Mensagem por thi_cesar »

Boas Edilson!!!!

Falei pra vc que esse motor a toda era meio gastão.... mas a meio motor vai bem......

Quanto a testar autonomia em bancada é muito relativo, pois autonomia tem a ver com a eficiência do modelo e não somente com a bateria e o consumo do conjunto......

Um bom exemplo disso é o Marcos que voa em Mauá conosco ele voa muito tempo com um modelinho leve e com um conjunto econômico, anteriormente ele voava com um outro modelo que não era tão eficiente, resultado disso eram voos curtos, pois o tempo todo o modelo precisava de motor....

Abraço.
Thiago
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Mac2
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Mensagem por Mac2 »

Fiz os testes com este motor, Life 3S e 4S e várias hélices.

Dê uma olhada se o tópico te ajuda:

[url]http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=964375#964375[/url]

Abs

Marco Aurelio
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edtorre
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Motor Emax BL2215/20 com Life A123 1100 Mah e Lipo 3S 2200

Mensagem por edtorre »

[quote:2257499825="thi_cesar"]Boas Edilson!!!!

Falei pra vc que esse motor a toda era meio gastão.... mas a meio motor vai bem......

Quanto a testar autonomia em bancada é muito relativo, pois autonomia tem a ver com a eficiência do modelo e não somente com a bateria e o consumo do conjunto......

Um bom exemplo disso é o Marcos que voa em Mauá conosco ele voa muito tempo com um modelinho leve e com um conjunto econômico, anteriormente ele voava com um outro modelo que não era tão eficiente, resultado disso eram voos curtos, pois o tempo todo o modelo precisava de motor....

Abraço.
Thiago[/quote:2257499825]


Thiago,

O motor é um canhão com 25% do stick da para decolar e voar na boa.

Vamos testar em pratica para ver o que dá.

Vou ver se consigo ir no domingo na pista.

Edilson
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thi_cesar
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Re: Motor Emax BL2215/20 com Life A123 1100 Mah e Lipo 3S 22

Mensagem por thi_cesar »

[quote:108cbfad43="edtorre"]
Thiago,

O motor é um canhão com 25% do stick da para decolar e voar na boa.

Vamos testar em pratica para ver o que dá.

Vou ver se consigo ir no domingo na pista.

Edilson[/quote:108cbfad43]


Eu acho que o motor é fraco...... preciso testar domingo :twisted:

Abraço.
Thiago
QUANDO O BAGUIO CHEGO NO PONTO MAXIMO PERDEU O CONTROLE E COMEÇO RODA (Emicida)
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edtorre
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Mensagem por edtorre »

Thiago,

É fraquissimo, estou ate pensando em colocar no meu carro.

Edilson
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warne
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Re: Motor Emax BL2215/20 com Life A123 1100 Mah e Lipo 3S 22

Mensagem por warne »

[quote:d93316e8a2="edtorre"]Pessoal,

Não tenho Wattimetro mas fiz uns testes de tempo de uso do motor Emax 2215/20:

Setup:
ESC tower pro 40 A
Motor Emax BL2215/20
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Ugly stick sami hobby pesando 680g com bateria A123 ou lipo 2200, com lipo 1300 cai 90g

Primeiro Teste :

A123 4S 1100mah (pack que já tinha e havia queimado uma das células e foi substituída por uma do SZ_ohmygod do e-bay, ao carregar o balanceamento ficou com uma célula com 0,8v a mais que as outras)
Motor ficou com velocidade máxima por 2:30 Minutos e depois foi caindo a rotação gradativamente mesmo o stick estando a 100% e cortou o motor com 4:44 minutos.

Obs: o motor é muito forte meu aero estava amarrado em 2 bancos de plástico e o motor arrastou com muita facilidade o aero (sem asas) e os bancos


Segundo teste:

A123 4S 1100mah (todas as células novas do SZ_ohmygod)
Motor ficou com velocidade máxima por 4:10 Minutos e depois foi caindo a rotação gradativamente mesmo o stick estando a 100% e cortou o motor com 6:50 minutos.

Fiquei impressionado com o tempo do motor a todo vapor.

Terceiro Teste:

Lipo Nanotech 3s 2200Mha 35-70c (com 4 voos de uso)
Motor ficou com velocidade máxima por 1:30 Minutos e depois foi caindo a rotação gradativamente mesmo o stick estando a 100% e cortou o motor com 2:30 minutos.

Achei muito pouco tempo mesmo a Life que tenho meia boca durou mais tempo.

Quarto teste:
Lipo Nanotech 3s 2200 Mah 35-70c (Também com 4 voos)
Motor ficou com velocidade máxima por 1:45 Minutos e depois foi caindo a rotação gradativamente mesmo o stick estando a 100% e cortou o motor com 2:43 minutos.

Ficou um pouco mais mas achei fraco por ser 2200 como a outra.

Quinto teste:
Lipo Nanotech 3s 1300Mah 25-50c (com 3 voos)
Motor ficou com velocidade máxima por 1:10 Minutos e depois coloquei o stick em 25% e ficou por mais de 15 minutos e ao desligar ainda podia dar 100% que o motor ia a todo vapor.

Resumindo é isso mesmo este motor gasta bastante com 100% do stick?

Imagine que eu use o motor a 50% do stick, devo voar quanto tempo em media com as A123?

E com as Lipo?

Como faço testes melhores de autonomia em bancada?

Preciso de um wattimetro e o que mais?

Edilson[/quote:d93316e8a2]

Que teste estranho!! Como é que uma LIpo 3s de 2200mAh durou tão pouco. Teria que gastar uns 40A para durar esse tempo.
Como configurou o esc? Tipo a bateria, timing, voltagem de corte da célula para cada tipo de bateria...
No seu relato o modo de cut off estava em gradativo, deveria ter deixado em imediato, assim saberia o tempo certo do corte.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
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edtorre
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Mensagem por edtorre »

Warne,

Meu esc esta para lipo com corte em médio
Bateria nanotech de 3s1p 2200 mah
bateria A123 1100 mah 4s1P
O modo de corte este em gradativo sim.

Voei este final de semana e as baterias em uso no aero em media a meio motor.

A123 voou 12 minutos (motor ficou forte) o motor fica fraco após este tempo, mas se cortar o motor e acelerar de novo ele da um giro bem alto de rotação por uns 10 a 15 segundos e volta a ficar fraco gradativamente (da para salvar o aero facil com isso), depois de fazer isso umas 5 vezes ele fica fraquinho e para.

Lipo 2200 voou 15 minutos (motor ficou muito forte dava para sentir a diferença só no barulho da rotação) o motor fica fraco após isso e mesmo cortando o motor e acelerando novamente ele fica forte por uns 3 segundos e volta a ficar fraco.


Minha opinião com este motor~é que ficou muito melhor com as lipo que com as life que tenho, acredito ser por causa de ser 2200 mah contra 1100 mah.

Vou testar na próxima semana com outro aero e com motor KDA 20-26m (este motor estava voando mais de 20 minutos com as lipo de 2200 e uns 18 com as life, muito económico e forte).

Edilson
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Mac2
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Mensagem por Mac2 »

[quote:7b499b7baf="edtorre"]Warne,

Meu esc esta para lipo com corte em médio
Bateria nanotech de 3s1p 2200 mah
bateria A123 1100 mah 4s1P
O modo de corte este em gradativo sim.

Voei este final de semana e as baterias em uso no aero em media a meio motor.

A123 voou 12 minutos (motor ficou forte) o motor fica fraco após este tempo, mas se cortar o motor e acelerar de novo ele da um giro bem alto de rotação por uns 10 a 15 segundos e volta a ficar fraco gradativamente (da para salvar o aero facil com isso), depois de fazer isso umas 5 vezes ele fica fraquinho e para.

Lipo 2200 voou 15 minutos (motor ficou muito forte dava para sentir a diferença só no barulho da rotação) o motor fica fraco após isso e mesmo cortando o motor e acelerando novamente ele fica forte por uns 3 segundos e volta a ficar fraco.


Minha opinião com este motor~é que ficou muito melhor com as lipo que com as life que tenho, acredito ser por causa de ser 2200 mah contra 1100 mah.

Vou testar na próxima semana com outro aero e com motor KDA 20-26m (este motor estava voando mais de 20 minutos com as lipo de 2200 e uns 18 com as life, muito económico e forte).

Edilson[/quote:7b499b7baf]
edtorre,
Suas LiPos possuem 35C de taxa de descarga, o que com essa capacidade de 2200 mAh dá em torno de 77A de descarga contínua. As A123, por seu lado te fornecerão menos da metade desta descarga (33A) e isso pode ser a explicação da diferença de potência entre as duas baterias.

Se estivéssemos mais perto iria te emprestar um pack 4S 2300 mAh que tenho montado para o meu Mustang para você fazer um teste justo para ambas as baterias. As LiFe A123 2300 possuem uma taxa de descarga de 69A, bem próximas das Nanotechs, só que eu acredito que deverá beirar os 18 a 20 minutos de autonomia.

Abs

Marco Aurelio
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Gustavo Murad
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Mensagem por Gustavo Murad »

[quote:34950ff7be="edtorre"]Warne,

Meu esc esta para lipo com corte em médio
Bateria nanotech de 3s1p 2200 mah
bateria A123 1100 mah 4s1P
O modo de corte este em gradativo sim.

Voei este final de semana e as baterias em uso no aero em media a meio motor.

A123 voou 12 minutos (motor ficou forte) o motor fica fraco após este tempo, mas se cortar o motor e acelerar de novo ele da um giro bem alto de rotação por uns 10 a 15 segundos e volta a ficar fraco gradativamente (da para salvar o aero facil com isso), depois de fazer isso umas 5 vezes ele fica fraquinho e para.

Lipo 2200 voou 15 minutos (motor ficou muito forte dava para sentir a diferença só no barulho da rotação) o motor fica fraco após isso e mesmo cortando o motor e acelerando novamente ele fica forte por uns 3 segundos e volta a ficar fraco.


Minha opinião com este motor~é que ficou muito melhor com as lipo que com as life que tenho, acredito ser por causa de ser 2200 mah contra 1100 mah.

Vou testar na próxima semana com outro aero e com motor KDA 20-26m (este motor estava voando mais de 20 minutos com as lipo de 2200 e uns 18 com as life, muito económico e forte).

Edilson[/quote:34950ff7be]


Os testes na bancada foram estranhos, mas no ar estão normais!!

Pack 4S A123 1100mAh, como eu já disse anteriormente, equivale quase a um pack 1600mAh Lipo se configurar o corte corretamente e voar com um motor que aceita bem a tensão maior tendo a mesma rotação.

Contra o pack 2200mAh é normal ficar um pouco mais fraco, principalmente no início do vôo onde a Lipo deve ter tensão de trabalho ainda bem mais alta que a A123.

Um teste com 4S 2300mAh seria interessante, desde que o avião aceite bem o peso extra.
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