Olá amigos,
Estou aprendendo sobre aeromodelos elétricos e tenho uma dúvida que deve ser pertinente a muitos outros novatos.
Quero fazer um sistema de propulsão com uma bateria 6S 20C 5000mh, um ESC de 60A, e um motor que funciona com máximo de 40A, porém aceita pico de 50A, durante 15 segundos.
Minha pergunta: Ligando todo o sistema, e aplicando Full Throttle no transmissor, eu teria 40A de corrente entregue ao motor ? ou 50A ? ou 100A, já que minha bateria seria capaz de entregar 100A ? Poderia ficar em full Throttle por mais de 15 segundos ?
Obrigado,
Leonardo
Regra de corrente no sistema
Re: Regra de corrente no sistema
[quote:54e424d648="leospaulo"]Olá amigos,
Estou aprendendo sobre aeromodelos elétricos e tenho uma dúvida que deve ser pertinente a muitos outros novatos.
Quero fazer um sistema de propulsão com uma bateria 6S 20C 5000mh, um ESC de 60A, e um motor que funciona com máximo de 40A, porém aceita pico de 50A, durante 15 segundos.
Minha pergunta: Ligando todo o sistema, e aplicando Full Throttle no transmissor, eu teria 40A de corrente entregue ao motor ? ou 50A ? ou 100A, já que minha bateria seria capaz de entregar 100A ? Poderia ficar em full Throttle por mais de 15 segundos ?
Obrigado,
Leonardo[/quote:54e424d648]
Caso eu esteja errado por favor, foristas de plantão me corrijam.
Amigo, se o seu motor trabalha com 40A e picos de 50A, são estes valores que você terá em seu sistema. Pois a bateria não "entrega" corrente "de graça" ela fornece o que o circuito demanda.
Com relação ao tempo se o seu equipamento é projetado para funcionar por "X" tempo em um pico de corrente, não seria uma boa prática utilizá-la por um tmepo maior que o sugerido... ele pode até segurar algumas vezes, mas você estará saturando seu equipamento, sem necessidade, e um dia (senão no primeiro) ele "abre".
E caso consiga atingir 100A creio que terá que providenciar outro ESC e outro motor......
Estou aprendendo sobre aeromodelos elétricos e tenho uma dúvida que deve ser pertinente a muitos outros novatos.
Quero fazer um sistema de propulsão com uma bateria 6S 20C 5000mh, um ESC de 60A, e um motor que funciona com máximo de 40A, porém aceita pico de 50A, durante 15 segundos.
Minha pergunta: Ligando todo o sistema, e aplicando Full Throttle no transmissor, eu teria 40A de corrente entregue ao motor ? ou 50A ? ou 100A, já que minha bateria seria capaz de entregar 100A ? Poderia ficar em full Throttle por mais de 15 segundos ?
Obrigado,
Leonardo[/quote:54e424d648]
Caso eu esteja errado por favor, foristas de plantão me corrijam.
Amigo, se o seu motor trabalha com 40A e picos de 50A, são estes valores que você terá em seu sistema. Pois a bateria não "entrega" corrente "de graça" ela fornece o que o circuito demanda.
Com relação ao tempo se o seu equipamento é projetado para funcionar por "X" tempo em um pico de corrente, não seria uma boa prática utilizá-la por um tmepo maior que o sugerido... ele pode até segurar algumas vezes, mas você estará saturando seu equipamento, sem necessidade, e um dia (senão no primeiro) ele "abre".
E caso consiga atingir 100A creio que terá que providenciar outro ESC e outro motor......
Obrigado pela ajuda cleyvison,
Mas voce esclareceu apenas parte da minha dúvida.
Em Full Trottle o sistema funcionará em 40A ou 50A ? ( Max current capacity: 50A/15sec )
Se eu quiser deixar em "Full Trottle" o motor funcionando um pouco "over power" a 50A apenas para uma curta decolagem por exemplo, como eu faço se em "FT" ele fucnionará a 40A ?
Espero estar sendo claro.
Obrigado,
Leonardo
Mas voce esclareceu apenas parte da minha dúvida.
Em Full Trottle o sistema funcionará em 40A ou 50A ? ( Max current capacity: 50A/15sec )
Se eu quiser deixar em "Full Trottle" o motor funcionando um pouco "over power" a 50A apenas para uma curta decolagem por exemplo, como eu faço se em "FT" ele fucnionará a 40A ?
Espero estar sendo claro.
Obrigado,
Leonardo
- HellByker
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- Localização: Santa Gertrudes - SP / 31
A sua bateria vai fornecer o que o sistema precisar, até o limite que ela permite (capacidade em mAh x "C"). Acima disso a bateria vai ser danificada (esquentar e inchar)
O seu ESC vai "deixar passar" por ele a corrente que o motor exigir, até o limite máximo permitido (capacidade de corrente dela em Ampere, por tempo contínuo ou então a capacidade máxima pelo tempo indicado, no caso 15s).
Acima disso seu ESC vai aquecer e provavelmente desarmar (desligar) ou se danificar definitivamente.
O motor vai puxar a corrente exigida para movimentar a hélice o quanto você solicitar pelo stick do acelerador (sendo que a rotação máxima será definida pelas caracteristicas do motor), até o limite máximo que ele permite. Caso você coloque uma hélice pequena, de pequeno passo, ou pouca aceleração do motor, a corrente necessária será pequena e não atingirá a capacidade máxima do motor.
Conforme você aumenta o tamanho da hélice, do seu passo, ou da aceleração o motor precisará de mais corrente para girar a hélice, e por isso pode atingir a corrente máxima do motor, e com isso o mesmo irá aquecer, podendo estragar o isolamento interno, desmagnetizar os imãs, ou até mesmo curto-circuitá-lo internamente.
Caso tenha falado algo errado, espero que o pessoal mais vivido corrija para não ficar coisa errada aqui no fórum... ;)
Carlos
O seu ESC vai "deixar passar" por ele a corrente que o motor exigir, até o limite máximo permitido (capacidade de corrente dela em Ampere, por tempo contínuo ou então a capacidade máxima pelo tempo indicado, no caso 15s).
Acima disso seu ESC vai aquecer e provavelmente desarmar (desligar) ou se danificar definitivamente.
O motor vai puxar a corrente exigida para movimentar a hélice o quanto você solicitar pelo stick do acelerador (sendo que a rotação máxima será definida pelas caracteristicas do motor), até o limite máximo que ele permite. Caso você coloque uma hélice pequena, de pequeno passo, ou pouca aceleração do motor, a corrente necessária será pequena e não atingirá a capacidade máxima do motor.
Conforme você aumenta o tamanho da hélice, do seu passo, ou da aceleração o motor precisará de mais corrente para girar a hélice, e por isso pode atingir a corrente máxima do motor, e com isso o mesmo irá aquecer, podendo estragar o isolamento interno, desmagnetizar os imãs, ou até mesmo curto-circuitá-lo internamente.
Caso tenha falado algo errado, espero que o pessoal mais vivido corrija para não ficar coisa errada aqui no fórum... ;)
Carlos
- claudiorfernandes
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- gustavospell
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É o tamanho da hélice que define a corrente que será consumida pelo seu motor.
Verifique as hélices especificadas para seu motor e faça testes, começando com a menor preferencialmente. O ideal é medir a corrente consumida, principalmente quando as correntes e potências começam ficar maiores, mas caso não tenha o equipamento, faça os testes monitorando o aquecimento do motor.
Verifique as hélices especificadas para seu motor e faça testes, começando com a menor preferencialmente. O ideal é medir a corrente consumida, principalmente quando as correntes e potências começam ficar maiores, mas caso não tenha o equipamento, faça os testes monitorando o aquecimento do motor.