Qual motor usar para um aero de 1,300 KG eletrico????

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
Rony
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Dom Nov 06, 2011 11:08 am

Qual motor usar para um aero de 1,300 KG eletrico????

Mensagem por Rony »

Pessoal, gostaria de uma dica de motor e esc para um aero modelo de 1,300Kg eletrico.

Bem, construi meu primeiro aero, Ugly Stick em depron, planta do site. O aero ficou com 93cm de asa e 70cm fuselagem,pesou em torno de 600 a 650 gramas, coloquei motor 2822 bateria 3s 1300 e vou legal... Fiquei muito satisfeito com o aero...

Agora eu gostaria de fazer meu Segundo aero, mas gostaria de ousar + um pouco,
Se for possivel pretendo dobrar as medidas do ugly stick de tamanho, ou seja (asa 1,86 e fuselagem 1,40) o aero ficaria com peso em media de 1,300 KG ,mas tenho duvida no motor e no esc e gostaria do auxilio de voces.
Eu sei que primeiro deve-se fazer o aero e depois a eletronica, mas como demora demais pra chegar da hobby king, ja quero pedi-lo...
Estou olhando este na HK o que acham? http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=16232


3548 1100 kv

Specs:
Model: NTM Prop Drive Series 35-48A 1100kv
Kv: 1100rpm/v
Turns: 5
Max current: 70A
Max Power: 560W @ 12v (3S) / 640W @ 15v (4S)
Shaft: 5mm
Weight: 173g
ESC: 80A
Cell count: 3s~5s Lipoly
Front Mounting Hole Distance: 25mm or 19mm
Connection: 3.5mm Bullet-connector

Voces achão que este motor fica legal neste aero? Preteno usar bateria 3s , ja que tenho algumas aqui.
E o esc estou vendo este:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/%5F%5F10015%5F%5FHobbyking%5FSS%5FHeli%5FSeries%5F70%5F80A%5FESC%5Fw%5FUBEC.html

Obrigado desde já a todos que sempre ajudam os inicianes.. :)
Anexos
esc
esc
esc1.jpg (34.28 KiB) Exibido 11790 vezes
motor 3548
motor 3548
oi.jpg (18.96 KiB) Exibido 11797 vezes
Avatar do usuário
cmte.oliveira
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Seg Mar 19, 2012 4:46 pm
Localização: São Luís, Maranhão

Mensagem por cmte.oliveira »

Amigo considerando o peso, a envergadura e o perfil do seu avião, eu aconselho um motor de KV menor. Uma sugestão seria este motor que dará a você o empuxo suficiente e um vôo seguro.

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__18236__Turnigy_D3548_6_790KV_Brushless_Outrunner_Motor.html


Turnigy D3548/6 790KV Brushless Outrunner Motor


Spec.
Battery: 3~5 Cell /11.1~18.5V
RPM: 790kv
Max current: 40A
No load current: 1.8A
Max power: 715W
Internal resistance: 0.040 ohm
Weight: 159g (including connectors)
Diameter of shaft: 5mm
Dimensions: 35x48m
Prop size: 11.1V/12x12 18.5V/11x7
Max thrust: 1650g
"Lembre-se sempre que você pilota com a cabeça e não com as mãos."
Avatar do usuário
leandro.ifpb
membro
Mensagens: 560
Registrado em: Dom Nov 07, 2010 8:47 pm
Localização: Guanambi-BA

Mensagem por leandro.ifpb »

Olha
se vai utilizar bateria 3S, lembre-se que a mesma deverá oferecer pelo menos 46A de pico, isso supondo a potência de 560W em 12V
Exemplo, se for uma Lipo 3s 2200mAh 25C, esta será capaz de fornecer uma corrente de 55A.
Avatar do usuário
Rony
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Dom Nov 06, 2011 11:08 am

.

Mensagem por Rony »

Então leandro, eu tenho aqui (2 bat 1300 30-40c) e (2 bat 2200 uma 20c e uma 20-30c)
Elas são apropriadas para este motor Turnigy D3548/6 790KV que o cmte.oliveira mim indicou.
E obrigado pela ajuda cmte.oliveira e leandro. :P
Avatar do usuário
Rodrigo_SBC_SP
membro
Mensagens: 480
Registrado em: Dom Jun 26, 2011 9:08 pm
Localização: São Bernardo do Campo / Limeira

Mensagem por Rodrigo_SBC_SP »

Não necessariamente vai dobrar o peso quando se dobra o tamanho!
Tenho aero de 1,40m de asa e pesa 900g...
Não é melhor ter o peso real após a construção para adquirir os componentes?

Mas se preferir, tenho um space walker com 1,5m e colocarei um turnigy 3536 - 1450kv.
Fica suave e um canhão também!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Lembren-se sempre, não adianta o motor ter empuxo se o conjunto motor x hélice não der a velocidade de que o aeromodelo precisa para que as asas gerem sustentação.
Já cometi esse erro de pensar só no empuxo do motor e isso é um erro grave.
Um aeromodelo como o Stick, por exemplo, se pesar 1300g, um motor e hélice que gere um empuxo de 659g está ótimo, desde que o passo da hélice escolhida, gere velocidade suficiente para o aeromodelo sair do chão, pois não é o empuxo que tira o aeromodelo do chão e sim a velocidade, pois é o deslocamento de ar que passa pelas asas que fazem as asas gerarem uma sustentação superior ao peso do aeromodelo.
Mas para que serve o empuxo então?
O empuxo do motor tem que ser superior somente ao arrasto que as asas e fuselagem tem ao se deslocar no ar, pois quer queiramos ou não, a fuselagem e as asas, geram turbulência de ar na parte de tras das asas e fuselagem e é essa turbulência que segura o aeromodelo e é essa força que chamamos de arrasto e é somente essa força que o empuxo do motor tem que ser superior.
Só usamos empuxo igual ou superior ao peso do aeromodelo, se desejarmos fazer o aeromodelo ficar pendurado pelo motor em linha reta para cima, pois do contrário, só teremos peso extra, pois motor com empuxo maior, requer bobinas maiores e maior consumo e para isso, baterias maiores e na maioria das vezes o que poderíamos conseguir com apenas 300g de motor e bateria, teremos 500g ou 600g só de motor e bateria e esse peso extra, só faz diminuir o tempo de voo, desde que o aeromodelo esteja dentro do peso ideal para ter energia cinética suficiente para fazer ele planar sem motor, pois do contrário, tirou motor, o aeromodelo estola, isso por que o arrasto está muito próximo ao peso do aeromodelo e deixá-lo mais pesado não irá nunca aumentar o arrasto, pois o arrasto é gerado pelas imperfeições da construção e dois aeromodelo exatamente do mesmo modelo e mesmo tamanho, podem ter o mesmo peso, mas arrasto diferente, sendo que o aeromodelo quadradão, gera mais arrasto do que aeromodelo com curvas na fuselagem, pois quanto mais harmoniosas forem essas curvas com a construção, menor será o arrasto gerado.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Rony
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Dom Nov 06, 2011 11:08 am

Ok.

Mensagem por Rony »

Então rodrigo , acho que vou fazer isso, vou fazelo e depois pesso o motor, A demora é que é demais né, mas fazer o que, se quer comprar mais barato tem que ter paciencia .
E o pior é que tão taxando tudo que chega por curitiba, num passa nada... Tô com um turnigy 9x a 40 dias parado la esperando emissao de NTS, pra depois eles liberarem pros correios...


[quote:4213e116f4="Rodrigo_SBC_SP"]Não necessariamente vai dobrar o peso quando se dobra o tamanho!
Tenho aero de 1,40m de asa e pesa 900g...
Não é melhor ter o peso real após a construção para adquirir os componentes?

Mas se preferir, tenho um space walker com 1,5m e colocarei um turnigy 3536 - 1450kv.
Fica suave e um canhão também![/quote:4213e116f4]
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Mensagem por borokite »

[quote:121eef9d58="LaercioLMB"]Lembren-se sempre, não adianta o motor ter empuxo se o conjunto motor x hélice não der a velocidade de que o aeromodelo precisa para que as asas gerem sustentação.
Já cometi esse erro de pensar só no empuxo do motor e isso é um erro grave.
Um aeromodelo como o Stick, por exemplo, se pesar 1300g, um motor e hélice que gere um empuxo de 659g está ótimo, desde que o passo da hélice escolhida, gere velocidade suficiente para o aeromodelo sair do chão, pois não é o empuxo que tira o aeromodelo do chão e sim a velocidade, pois é o deslocamento de ar que passa pelas asas que fazem as asas gerarem uma sustentação superior ao peso do aeromodelo.
Mas para que serve o empuxo então?
O empuxo do motor tem que ser superior somente ao arrasto que as asas e fuselagem tem ao se deslocar no ar, pois quer queiramos ou não, a fuselagem e as asas, geram turbulência de ar na parte de tras das asas e fuselagem e é essa turbulência que segura o aeromodelo e é essa força que chamamos de arrasto e é somente essa força que o empuxo do motor tem que ser superior.
Só usamos empuxo igual ou superior ao peso do aeromodelo, se desejarmos fazer o aeromodelo ficar pendurado pelo motor em linha reta para cima, pois do contrário, só teremos peso extra, pois motor com empuxo maior, requer bobinas maiores e maior consumo e para isso, baterias maiores e na maioria das vezes o que poderíamos conseguir com apenas 300g de motor e bateria, teremos 500g ou 600g só de motor e bateria e esse peso extra, só faz diminuir o tempo de voo, desde que o aeromodelo esteja dentro do peso ideal para ter energia cinética suficiente para fazer ele planar sem motor, pois do contrário, tirou motor, o aeromodelo estola, isso por que o arrasto está muito próximo ao peso do aeromodelo e deixá-lo mais pesado não irá nunca aumentar o arrasto, pois o arrasto é gerado pelas imperfeições da construção e dois aeromodelo exatamente do mesmo modelo e mesmo tamanho, podem ter o mesmo peso, mas arrasto diferente, sendo que o aeromodelo quadradão, gera mais arrasto do que aeromodelo com curvas na fuselagem, pois quanto mais harmoniosas forem essas curvas com a construção, menor será o arrasto gerado.[/quote:121eef9d58]

Ótimo post.... até hoje ainda apanho com isso pois comprava motores que tinham o empuxo perto do peso final do aéro aí o consumo da bateria era alto e nem precisava de tanto.... ainda colocava hélices SF grandes e aí que ficava ruim mesmo....
Bom, estou terminando um aero na mesma faixa de peso e a opção que eu escolhi usar foi esta http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=8505 com uma hélice APC 10x5. Fica aí a minha dica.
Renato Boró... RC e Parapente
Avatar do usuário
Fabiano-Bono
membro
Mensagens: 435
Registrado em: Dom Mar 13, 2011 8:14 pm
Localização: PREENCHER SUA LOCALIZAÇÃO!

Mensagem por Fabiano-Bono »

[quote:eabd9447ec="LaercioLMB"]Lembren-se sempre, não adianta o motor ter empuxo se o conjunto motor x hélice não der a velocidade de que o aeromodelo precisa...

........ pois quanto mais harmoniosas forem essas curvas com a construção, menor será o arrasto gerado.[/quote:eabd9447ec]

Obrigado pela aula Laércio. Vinha cometendo esse erro de considerar apenas o peso do aeromodelo. O que eu fazia até então era apenas considerar o peso, o tipo de vôo que gostaria e a potência por unidade de peso.

Agora, como devemos proceder para fazer a definição do motor/hélice considerando o arrasto/peso? Se considerar, por exemplo, 0,15 watts por grama para um slow flyer e 0,44 watts por grama para um 3D já estaremos "embutindo" o tipo de arrasto na equação?
Avatar do usuário
celo003
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Sex Nov 18, 2011 1:56 pm
Localização: São José de Ubá - RJ

Re: .

Mensagem por celo003 »

Amigo, tem gente aqui no fórum que já fez piper de 2 metros voar com o 2822. Talvez a mesma eletrônica do seu modelo menor pode ser usada em um maior, para isso basta que capriche na construção observando a aerodinâmica usando um perfil adequado a caprichando nas curvas da fuselagem como o Laercio mencionou.

Uma situação prática: Meu irmão fez um cessna com 1800mm de envergadura, pesa 1100g e o motor usado é um emax 2215-20 com empuxo máximo de 800g, ESC 30A e voa com 50% de motor com bateria de 2200mah e hélice 9.5 HD. O tempo de voo cronometrado foi de 20 minutos. Com bateria de 1300mah o peso baixa para cerca de 1kg e o tempo de voo cai para uns 8 a 10 minutos.

Como você pode ver uma eletrônica simples pode dar conta de aeromodelos maiores.
Marcelo
Calmato, Cherokee, Asa Zagi. Rádio 2.4GHZ airtronic.
Responder