Enrolamento de motores brushless
[quote:6c0a8d4ad8="LaercioLMB"]
...
mas coloquei o timing do motor em low no ESC
...
[/quote:6c0a8d4ad8]
Pode ser que para muitos seja uma pergunta "boba" mas até hoje, apesar de pesquisar bastante, não encontrei uma explicação adequada para o timing do motor-ESC. Em que isso altera no funcionamento do motor? Como deve ser a escolha, em função do motor? Sempre vejo as indicações no ESC que, dependendo do número de espiras você deve selecionar Low ou High, mas sinceramente, não sei ainda em que isto importa e no que altera em termos de funcionamento dos motores brushless.
Se alguém conhecer fontes de informações sobre isso, ou souber e quiser explicar, agradeço.
Disney
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mas coloquei o timing do motor em low no ESC
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Pode ser que para muitos seja uma pergunta "boba" mas até hoje, apesar de pesquisar bastante, não encontrei uma explicação adequada para o timing do motor-ESC. Em que isso altera no funcionamento do motor? Como deve ser a escolha, em função do motor? Sempre vejo as indicações no ESC que, dependendo do número de espiras você deve selecionar Low ou High, mas sinceramente, não sei ainda em que isto importa e no que altera em termos de funcionamento dos motores brushless.
Se alguém conhecer fontes de informações sobre isso, ou souber e quiser explicar, agradeço.
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
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- warne
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Pois é, eu gostei muito dessa maneira que o Alex explicou:
[quote:13afb819d6="alexcmag"]Manja motor à combustão? A faísca sempre é dada um pouco antes do pistão estar no topo do cilindro para permitir que a combustão comece antes, e atinja o máximo no topo.
Pois bem, em motor elétrico acontece algo parecido. Muda-se de fase um pouco antes da hora, para obter o máximo possível de potência.
Claro que como nos motores à combustão, mudar muito antes pode causar o efeito contrário, equivalente a uma batida de pino (diminuir a rotação e mandar o consumo nas alturas), então é preciso saber dosar.
Para maior eficiência normalmente se usa zero, ângulos de avanço maiores aumentam a potência, mas aumentam muito mais o consumo.[/quote:13afb819d6]
Abs
Warne
[quote:13afb819d6="alexcmag"]Manja motor à combustão? A faísca sempre é dada um pouco antes do pistão estar no topo do cilindro para permitir que a combustão comece antes, e atinja o máximo no topo.
Pois bem, em motor elétrico acontece algo parecido. Muda-se de fase um pouco antes da hora, para obter o máximo possível de potência.
Claro que como nos motores à combustão, mudar muito antes pode causar o efeito contrário, equivalente a uma batida de pino (diminuir a rotação e mandar o consumo nas alturas), então é preciso saber dosar.
Para maior eficiência normalmente se usa zero, ângulos de avanço maiores aumentam a potência, mas aumentam muito mais o consumo.[/quote:13afb819d6]
Abs
Warne
- GRANATO
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[quote:19824f87fe="Yensid"]Mas motores com 12 estatores podem usar ESC em LOW?
Disney[/quote:19824f87fe]
Tem mais a ver com kv do motor do que a quantidade de pólos.
High, quase sempre se usa em motores de alto kv, e, somente quando há referência a isso nas especificações do motor.
Sem essa necessidade específica, usar High só vai aumentar o consumo, sem nenhum benefício.
Para a maioria das nossas aplicações o LOW é o suficiente.
Disney[/quote:19824f87fe]
Tem mais a ver com kv do motor do que a quantidade de pólos.
High, quase sempre se usa em motores de alto kv, e, somente quando há referência a isso nas especificações do motor.
Sem essa necessidade específica, usar High só vai aumentar o consumo, sem nenhum benefício.
Para a maioria das nossas aplicações o LOW é o suficiente.
- LaercioLMB
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Eu selecionei LOW, pois estou usando uma hélice acima das especificações do motor TR3530 1100 e se eu mantivesse o timing em mid, o motor aqueceria muito, coisa notada nos testes de bancada e em HIGH, nem pensar, torra o motor com essa hélice e em LOW o motor fica morno, coisa que não prejudica o isolamentos de verniz dos fios e nem a capacidade dos ímas do motor.
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