Enrolamento de motores brushless

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.

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eduardo_loko
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Mensagempor eduardo_loko » 10 Mai 2012 22:14

ola turco, o inicio do azul é no 9; o inicio do verde e no 1 e o inicio do vermelho é no 2. espero ter ajudado.

Drzinho
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Mensagempor Drzinho » 10 Mai 2012 22:16

[quote:a3cb59170b="eduardo_loko"]ola turco, o inicio do azul é no 9; o inicio do verde e no 1 e o inicio do vermelho é no 2. espero ter ajudado.[/quote:a3cb59170b]


Correto.

eduardo_loko
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Mensagempor eduardo_loko » 10 Mai 2012 22:28

amigos tenho uma grande duvida quanto ao emax 2822. originalmente ele vem com 14 voltas de um fio 30 ou 31 triplo com fechamento em delta. a questão é que eu coloquei 8 voltas do fio 28 triplo fechando em estrela. pelos calculos mudou pouca coisa o kv pois 14 * 1200 = 16800 => 16800 / 8 = 2100 / 1,73 = 1213. mais eu não sei se a cobertura de cobre ficou melhor. ainda não testei quanto ele da de empuxo e nem quantos amper ta gastando. pretendo usar uma 9*6 apc ou 10*5 apc.

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LaercioLMB
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Mensagempor LaercioLMB » 10 Mai 2012 23:41

eduardo_loko escreveu:amigos tenho uma grande duvida quanto ao emax 2822. originalmente ele vem com 14 voltas de um fio 30 ou 31 triplo com fechamento em delta. a questão é que eu coloquei 8 voltas do fio 28 triplo fechando em estrela. pelos calculos mudou pouca coisa o kv pois 14 * 1200 = 16800 => 16800 / 8 = 2100 / 1,73 = 1213. mais eu não sei se a cobertura de cobre ficou melhor. ainda não testei quanto ele da de empuxo e nem quantos amper ta gastando. pretendo usar uma 9*6 apc ou 10*5 apc.


De onde você tirou o 2100 / 1,73?
Se você viu a constante do motor, multiplicando o número de volta pelo KV e encontrou 16800 e dividiu 16800 pelo novo número de voltas que é 8 e encontrou 2100, esse é o novo KV do motor e de onde tirou os 1213?
Raciocina meu, se um motor EMAX CF2822 de 1200 KV, não aceita uma hélice APC 9X6 com bateria 3S, quem dirá se o motor ficar com 2100 KV, ele vai torrar logo de cara.
Quando muito esse motor irá aceitar uma hélice 7X6 com 2100 KV.
Editado pela última vez por LaercioLMB em 25 Jul 2015 22:56, em um total de 1 vez.
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Yensid
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Mensagempor Yensid » 11 Mai 2012 05:12

[img:8d12bf9a0f]http://www.powerditto.de/Schema/9ND3.jpg[/img:8d12bf9a0f]

Turcorossi, começa enrolando a bobina 1 (linha verde do desenho). Você tem que numerar as bobinas do estator para não se perder. Esta bobina, se você observar, vai ser enrolada no sentido anti-horário.

Quando terminar ela, o fio sairá entre a bobina 1 e 9. Deve seguir então para entrar entre a bobina 4 e 5. Então você faz o enrolamento da bobina 4 que será no sentido anti-horário. Depois é só ir seguindo a linha verde para ver onde deve sair e entrar novamente e como enrolar.

O enrolamento vermelho começa com o fio entrando entre a bobina 1 e 2. Você deve enrolar a bobina 2 no sentido horário. Assim como todas as outras desta série.

O enrolamento azul começa entre a bobina 8 e 9. Você enrola primeiro a bobina 9 no sentido horário e segue a linha azul, enrolando todas as outras bobinas também no sentido horário.

[size=18:8d12bf9a0f][b:8d12bf9a0f]Você tem que numerar as bobinas para saber quem é quem no jogo do bicho. A numeração deve ser feita no sentido horário.[/b:8d12bf9a0f][/size:8d12bf9a0f]
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A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
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Mensagempor warne » 11 Mai 2012 07:23

[quote:125e53eb88="Turcorossi"]Sim olhei - mas como burro que sou não entendi nada.
AHAHAHAH
DRzinho so me explica onde é o inicio de cada cor.
Que dai sigo a rica a imagem e onde começa e termina.[/quote:125e53eb88]

[img:125e53eb88]http://www.powerditto.de/Schema/9ND3.jpg[/img:125e53eb88]

Vamos lá, pela imagem vejo sentido anti-horário, e se o GRANATO falou, então tem que colocar a bobina no sentido anti-horário.

Entendendo a imagem.
Comece pela Bobina 1, de cor verde, sentido anti-horário, depois passe para a bobina 4, anti-horário também e por ultimo a bobina 7, também anti-horário.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. Francisco de Assis

Drzinho
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Mensagempor Drzinho » 11 Mai 2012 08:20

Warner, apenas salienta oque o disney falou, para não confundir o cara.

eduardo_loko
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Mensagempor eduardo_loko » 11 Mai 2012 11:18

ola Laercio, o motor ficaria com 2100kv se eu fechasse ele em delta certo? mais como o fechamento foi em estrela vo dividir o 2100kv por 1,73 que vai dar 1213kv que vai o novo kv do motor certo? a minha grande duvida e sobre a cobertura de cobre do motor já que ele ficou com 8 voltas do fio 28 triplo fechando em estrela. será que com esse novo enrolamento ele terá maior cobertura de cobre que o original?

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Mensagempor LaercioLMB » 11 Mai 2012 17:23

[quote:e3c66c1376="eduardo_loko"]ola Laercio, o motor ficaria com 2100kv se eu fechasse ele em delta certo? mais como o fechamento foi em estrela vo dividir o 2100kv por 1,73 que vai dar 1213kv que vai o novo kv do motor certo? a minha grande duvida e sobre a cobertura de cobre do motor já que ele ficou com 8 voltas do fio 28 triplo fechando em estrela. será que com esse novo enrolamento ele terá maior cobertura de cobre que o original?[/quote:e3c66c1376]

Bom, sobre a diferença de cálculo de fechamento delta e estrela, só sei o delta mesmo, o cálculo do estrela não tenho como discordar de você nesse caso já que eu não sei.
Mas sobre a área de cobre, basta você calcular a área que tinha antes no enrolamento antigo e o que tem agora, mas o tipo de fechamento não irá mudar o resultado da área do fio usado.
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Consegui reenrolar - Masss queimou e voo.

Mensagempor Turcorossi » 12 Mai 2012 12:53

[quote:10b5f48884="Yensid"][img:10b5f48884]http://www.powerditto.de/Schema/9ND3.jpg[/img:10b5f48884]

Turcorossi, começa enrolando a bobina 1 (linha verde do desenho). Você tem que numerar as bobinas do estator para não se perder. Esta bobina, se você observar, vai ser enrolada no sentido anti-horário.

Quando terminar ela, o fio sairá entre a bobina 1 e 9. Deve seguir então para entrar entre a bobina 4 e 5. Então você faz o enrolamento da bobina 4 que será no sentido anti-horário. Depois é só ir seguindo a linha verde para ver onde deve sair e entrar novamente e como enrolar.

O enrolamento vermelho começa com o fio entrando entre a bobina 1 e 2. Você deve enrolar a bobina 2 no sentido horário. Assim como todas as outras desta série.

O enrolamento azul começa entre a bobina 8 e 9. Você enrola primeiro a bobina 9 no sentido horário e segue a linha azul, enrolando todas as outras bobinas também no sentido horário.

[size=18:10b5f48884][b:10b5f48884]Você tem que numerar as bobinas para saber quem é quem no jogo do bicho. A numeração deve ser feita no sentido horário.[/b:10b5f48884][/size:10b5f48884]
Disney[/quote:10b5f48884]

Com essa explicação consegui enrolar direitinho.
Funcionou muito bem, mas....
Coloquei o motor no Pylon Race, e fui voar agora pela manha e adivinha:
Queimou em voo, ate consegui voar uns 3 minutos.

Parecia uma maquina de fumaça, saio a fumaçinha e deixou rastro, sorte que tinha vento e planou um pouco para o pouso.

Bom novamente com isso fiquei com algumas dúvidas e volto a pedir ajuda aos amigos.
Este motor original tem 3200 kv.
ele estava com fio 31AWG triplo com 7 voltas.

O que fiz, coloquei fio 26 duplo com 7 voltas.

Bom la vai a duvida com 7 voltas o fio fica curto e a resistência passa muito rápido.
Exigindo mais do fio.

Faço ele triplo fio 26 com as mesmas 7 voltas.
Ou coloco ele simples 1 fio com mais voltas tipo 14 ou 16 voltas?

Ele tende a diminuir a resistência do fio tendo mais fio a percorrer exigindo menos do fio! estou certo nisso ou é invenção da minha cabeça?

Ou coloco o mesmo fio duplo mas com o maior numero de voltas que acho que fica com 10 voltas?

Olhem as fotos de como ficou o motorzinho.

[img:10b5f48884]http://www.turcodesign.com.br/aeromodelos/motor/queimou1.jpg[/img:10b5f48884]
[img:10b5f48884]http://www.turcodesign.com.br/aeromodelos/motor/queimou2.jpg[/img:10b5f48884]
[img:10b5f48884]http://www.turcodesign.com.br/aeromodelos/motor/queimou3.jpg[/img:10b5f48884]

eduardo_loko
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Mensagempor eduardo_loko » 12 Mai 2012 14:32

Turcorossi qual helice você esta usando? e com qual bateria?

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Mensagempor Turcorossi » 12 Mai 2012 14:34

[quote:11bef93543="eduardo_loko"]Turcorossi qual helice você esta usando? e com qual bateria?[/quote:11bef93543]
Hélice 4,5 x 4,5 com bateria 1600 3s

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Mensagempor eduardo_loko » 12 Mai 2012 14:46

depois que você desenrolar o estator novamente poste as fotos dele para ver como ele ficou.

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Mensagempor Turcorossi » 12 Mai 2012 14:48

[quote:b90453c7a4="eduardo_loko"]depois que você desenrolar o estator novamente poste as fotos dele para ver como ele ficou.[/quote:b90453c7a4]

bem F#$#$¨&&%

Dei uma camada de ciano nele. e ja to enrolando com o fio duplo com 10 voltas ta bem apertado mas ta dando para colocar 10 voltas.

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Mensagempor eduardo_loko » 12 Mai 2012 15:08

si você conseguir colocar 3 fio 26, com 7 voltas o motor vai ficar com o mesmo kv e com mais cobertura de cobre, provavelmente ele vai aguentar uma amperagem maior e não vai queimar com essa 4,5 x 4,5; se você colocar 10 voltas do fio 26 duplo o motor vai ficar com 2240kv com essa 4,5 x 4,5 certamente ele não vai queimar porem vai ficar mais fraco e gastando menos, faça teste de empuxo estatico antes de colocar esse motor no aero.

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Mensagempor eduardo_loko » 12 Mai 2012 15:11

refaça o isolamento antes de enrolar
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Mensagempor asoka » 17 Mai 2012 20:53

Olá pessoal,

Estou com um motor AXI 2820/14 queimado, entrei em contato com o Granato para ver se ele pode fazer o reenrolamento deste motor para mim, estou aguardando resposta dele.

Sou de Brasilia, gostaria de saber se alguém conhece alguma pessoa daqui que possa fazer este serviço para mim. E também de outros lugares que poderiam realizar este reenrolamento, eu estou precisnado deste motor poruqe é para um hexacoptero e eu não tenho substituto no momento.

Quem puder ou souber de alguém que faça isso legal, me passe um MP por favor...

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Mensagempor Drzinho » 17 Mai 2012 23:05

Cara eu faço para você, depois de umas 10 enrroladas, peguei o jeito até, MAS não seria mais barato encomendar um novo? deve estar uns 20 a 30 reais, para enviar pra qualquer lugar são 10-15 dilmas mortos! mais frete de volta, da o valor, e o valor que quem fizec isso teria que cobrar meio que de FANTASIA, pois eu realmente não sei cobrar esse tipo de coisa tão simples.

Logo se quiser veja quanto vale apena você pagar HONESTAMENTe que eu faço para ti.

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Re: Enrolamento de motores brushless

Mensagempor bugalaws » 15 Abr 2015 22:24

Granato,

Boa noite, desculpe rescucitar o tópico mas gostaria de tirar uma dúvida, a regra para motores de 24 polos é e mesma ? Aumentar as voltas para reduzir o KV ? Tenho uns motores Multimate 4108 720kv ainda não os desmontei para mexer nos enrolamentos não sei quantas voltar tem.

Olhando o RC Groups este post:
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=2126516

Fala em grupos de bobinas em paralelo ou em série.. você poderia me dar algum tipo de ajuda com esses dados?


Quero reduzir para uns 400KV esse motor.

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Re: Enrolamento de motores brushless

Mensagempor GRANATO » 20 Abr 2015 10:50

Sim, aumentar as voltas irá reduzir o kv. O enrolamento original, pelo que vi lá no tópico do RcGroups é assimétrico, ou seja, tem número de voltas diferentes em cada bobina. Sem problemas, aumente o número de voltas na mesma proporção.
Conte cada uma das bobinas de cada fase e anote ao desmontar o motor.
Essa questão dos série / paralelos é meio complicada para quem não tem alguma experiência. Melhor seguir o enrolamento padrão para o número de bobinas x pólos e alterar apenas a quantidade de voltas, mantendo o mesmo fechamento ( delta ou estrela ), para alterar o kv.
Para obter algo que você nunca teve, é preciso fazer algo que nunca fez.

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Re: Enrolamento de motores brushless

Mensagempor joanna freitas » 25 Jul 2015 16:45

como q enrrola um motor brushles de 9 bobina 430x vi um video mas era com 12 ai nao concegui apender por favor me ajude.

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Re: Enrolamento de motores brushless

Mensagempor funaro1313 » 28 Nov 2015 22:49

A quem puder ajudar gostaria de enrolar um turnigy 2826/6 2200kv já li varios topicos mas resta algumas duvidas
qual bitola de fio usar ??? estava pensando awg 24 e certo ?? são 6 voltas (espiras) mesmo
Alguem já enrolou esse motor como ficou

Abraço a todos do forum

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Re: Enrolamento de motores brushless

Mensagempor LaercioLMB » 29 Nov 2015 10:24

Use o drivecalc que ele te indicará o fio correto, mas não é aconselhável enrolar com apenas um fio mais grosso, isso não aumenta a capacidade de corrente do motor, pelo contrário, diminui.
Só um exemplo básico.
Simulando um motor com medidas pré determinadas e enrolando nele 11 voltas de fio 22 AWG, 0,64 mm conseguiremos uma capacidade de corrente máxima em torno de 30A máximo que o motor irá suportar de corrente.
Agora, se nesse mesmo motor enrolarmos 11 voltas de fio 32 AWG, 0,20 mm e usarmos 8 fios ao invés de apenas 1, subiremos a capacidade do motor de 30A para 58A.
Não é, nunca foi e nunca será melhor enrolar um motor com fio mais grosso usando apenas um único fio.
é somente mais fácil de enrolar, mas isso não deixará o motor melhor.

Esse motor que usei as medidas, cabem sim 8 fios 32 AWG em 11 voltas, assim como cabem 11 voltas de 1 único fio 22 AWG.

http://www.drivecalc.de

Baixe esse aplicativo e seja feliz.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Re: Enrolamento de motores brushless

Mensagempor marcoskoller » 10 Mai 2016 22:20

Desculpe desenterrar, mas tópicos como estes são muito úteis.

Comprei um motor duplo contrarotativo, de 1100kv 18A, e depois de vários testes, optei por hélices 7x5 apc. Estava tudo bem, mas antes do voo inaugural em uma asa um dos motores simplesmente queimou. Fritou. E o pior, sem estar girando, liguei a bateria e a fumaça cobriu. Pra minha tristeza não vende mais, por isso resolvi reenrolar.

É um motor de 9 pólos, enrolado com fio 31 5 pernas e 10 voltas, fechado em Estrela.

Já enrolei ele umas 10 vezes, aliás já posso até fazer isso de olhos vendados. Na dúvida eu abri a outra parte que estava perfeita pra ter certeza da ordem e voltas.

O que acontece é que a rotação fica variando, quando está em Full. Ele não está esquentando de forma anormal, e originalmente ele não fazia isso.

Como é um motor contrarotativo, e a ideia central é anular o torque um do outro, essa variação não pode acontecer. Só não testei ele com as hélices pra saber se com peso isso vai acontecer.

Alguém já viu isso? Alguma sugestão?

Obrigado
Marcos Koller

-->> Só não cai o que não voa <<--


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