Enrolamento de motores brushless

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.

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Yensid
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Mensagempor Yensid » 27 Abr 2012 06:13

[quote:6c0a8d4ad8="LaercioLMB"]
...
mas coloquei o timing do motor em low no ESC
...
[/quote:6c0a8d4ad8]

Pode ser que para muitos seja uma pergunta "boba" mas até hoje, apesar de pesquisar bastante, não encontrei uma explicação adequada para o timing do motor-ESC. Em que isso altera no funcionamento do motor? Como deve ser a escolha, em função do motor? Sempre vejo as indicações no ESC que, dependendo do número de espiras você deve selecionar Low ou High, mas sinceramente, não sei ainda em que isto importa e no que altera em termos de funcionamento dos motores brushless.

Se alguém conhecer fontes de informações sobre isso, ou souber e quiser explicar, agradeço.
Disney
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Drzinho
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Mensagempor Drzinho » 27 Abr 2012 09:00

LOW MIDD e HIGH é a potencia que o ESC vai soltar para o motor.


Motores de até 6 estatores, ideal é ser usado LOW

Motores 6~9 estatores é adequado Midd

motores 9~12 é adequado HIGH


É o aumento da Frequencia em Hz, oque aumenta a força do motor e seu estresse, consumo, e efeciencia.

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Mensagempor warne » 27 Abr 2012 09:32

Pois é, eu gostei muito dessa maneira que o Alex explicou:
[quote:13afb819d6="alexcmag"]Manja motor à combustão? A faísca sempre é dada um pouco antes do pistão estar no topo do cilindro para permitir que a combustão comece antes, e atinja o máximo no topo.

Pois bem, em motor elétrico acontece algo parecido. Muda-se de fase um pouco antes da hora, para obter o máximo possível de potência.

Claro que como nos motores à combustão, mudar muito antes pode causar o efeito contrário, equivalente a uma batida de pino (diminuir a rotação e mandar o consumo nas alturas), então é preciso saber dosar.

Para maior eficiência normalmente se usa zero, ângulos de avanço maiores aumentam a potência, mas aumentam muito mais o consumo.[/quote:13afb819d6]

Abs
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Mensagempor Yensid » 27 Abr 2012 10:13

Mas motores com 12 estatores podem usar ESC em LOW?
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Mensagempor GRANATO » 27 Abr 2012 10:27

[quote:19824f87fe="Yensid"]Mas motores com 12 estatores podem usar ESC em LOW?
Disney[/quote:19824f87fe]

Tem mais a ver com kv do motor do que a quantidade de pólos.

High, quase sempre se usa em motores de alto kv, e, somente quando há referência a isso nas especificações do motor.

Sem essa necessidade específica, usar High só vai aumentar o consumo, sem nenhum benefício.

Para a maioria das nossas aplicações o LOW é o suficiente.

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Mensagempor LaercioLMB » 27 Abr 2012 14:16

Eu selecionei LOW, pois estou usando uma hélice acima das especificações do motor TR3530 1100 e se eu mantivesse o timing em mid, o motor aqueceria muito, coisa notada nos testes de bancada e em HIGH, nem pensar, torra o motor com essa hélice e em LOW o motor fica morno, coisa que não prejudica o isolamentos de verniz dos fios e nem a capacidade dos ímas do motor.
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Mensagempor Yensid » 27 Abr 2012 14:36

E quando o ESC, em vez de ter low, mid e high, tem a definição do timing em termos de grau (1o, 7o, 15o e 30o) como ficaria a correspondência? Low seria 1o e high seria 30o?

Disney

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Mensagempor Drzinho » 27 Abr 2012 16:40

OBS: os escs que vocês estão usando... Não tem auto timing?

OBS: tenho um HK de uns 2 a 3 anos, e ja tem o auto timing.

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Mensagempor Yensid » 27 Abr 2012 17:11

Não. É um Red Brick 70A (opto) e na parte de timing ele indica usar 15o para motores outer runner de 12 a 14 pólos. Foi a programação que fiz.
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Mensagempor Drzinho » 01 Mai 2012 23:32

essa semana vou enrolar 3 2830 de um amigo postarei fotos!

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Mensagempor LaercioLMB » 02 Mai 2012 08:25

[quote:28e872a450="Yensid"]E quando o ESC, em vez de ter low, mid e high, tem a definição do timing em termos de grau (1o, 7o, 15o e 30o) como ficaria a correspondência? Low seria 1o e high seria 30o?

Disney[/quote:28e872a450]


Exato.
Nesse caso, teremos uma gama maior de possibilidades na configuração do timing do motor.
Quanto a ESC's com auto timing, eu particularmente quero distância deles, uma por serem HK que já se sabe não serem nem um pouco confiáveis e outra por que se desejamos uma configuração um pouco diferente, o ESC não nos dará opção.
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Dúvida

Mensagempor Turcorossi » 06 Mai 2012 02:45

Amigos!
Ja enrolei muitos 2822.
Mas no momento estou com um problema, ou dúvida.
Nos 2822 tem 12 estatores, colocando o estator 1 enrolando direita, estator 2 enrolando esquerda, isso fecha no final sempre direita e esquerda.
MAs com 9 estatores como funciona?
Se eu usar um direita e esquerda, 1 fio(ou perna) enrola e estator.
Mas no final sempre sobra 2 estator para a direita
Alguem tem ai a ordem de enrolamento de motores 9 estatores, a ordem direita esquerda?
Aguardo

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Mensagempor Yensid » 06 Mai 2012 08:12

[size=18:ea1726e0fe][b:ea1726e0fe]EMAX BL4020-08[/b:ea1726e0fe][/size:ea1726e0fe]

Estou com outro motor com problema, precisando de manutenção. Desta feita é um EMAX BL4020-08 que estava motorizando inicialmente meu velox.

Já havia tido problema com o descolamento dos imãs neste motor. Usei cola JB-Weld para refixá-los no lugar mas, após 2 vôos o resultado foi o apresentado pelas fotos abaixo.

[img:ea1726e0fe]https://public.sn2.livefilestore.com/y1pf2Tx2bQt1VtJwdKHGPTlRBaXN8jbuTw99k7zBJmsD7u0W5gO99fctRhGlKb7dSzq5vjFMzJw1TqGwiQIij4_0A/EMAX_BL4020-08_035p.jpg[/img:ea1726e0fe]

[img:ea1726e0fe]https://public.sn2.livefilestore.com/y1pMPZ2VpTuq9Bn5kU66iHMgC5LoFz_8jkSCEfcxluXa5ceAhe67poXj9LFxJn0T0wqZtvVvBbEuPnXlLqiPTCFTg/EMAX_BL4020-08_034p.jpg[/img:ea1726e0fe]

Perguntas a quem já lidou com este tipo de problema:

1. Que cola é a melhor opção para realizar a fixação dos imãs?

2. Como efetuar esta colagem? Apenas colocar no lugar e colar? Ou retirar todos os imãs, a cola e efetuar uma nova colagem geral?

O enrolamento também sofreu um pouco e precisarei refazê-lo.

[img:ea1726e0fe]https://public.sn2.livefilestore.com/y1p0Mt4aMH9W1-2--VcgbHKpBtDGblY_drUj1CJYpqR1TvS0lXDgUe0qy4cLGZTxshasAPn1gB1rLgQhElx7Z12jw/EMAX_BL4020-08_032p.jpg[/img:ea1726e0fe]
A foto está meio tramida, mas dá pra ver que algumas espiras escureceram.

Terei muito trabalho!
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Re: Dúvida

Mensagempor warne » 06 Mai 2012 08:40

[quote:9d09828834="Turcorossi"]Amigos!
Ja enrolei muitos 2822.
Mas no momento estou com um problema, ou dúvida.
Nos 2822 tem 12 estatores, colocando o estator 1 enrolando direita, estator 2 enrolando esquerda, isso fecha no final sempre direita e esquerda.
MAs com 9 estatores como funciona?
Se eu usar um direita e esquerda, 1 fio(ou perna) enrola e estator.
Mas no final sempre sobra 2 estator para a direita
Alguem tem ai a ordem de enrolamento de motores 9 estatores, a ordem direita esquerda?
Aguardo[/quote:9d09828834]

Coloque o numero de ímã e bobinas nesse simulador que o GRANATO mostrou, lá vai te dá o melhor enrolamento.

[quote:9d09828834="GRANATO"]Aqui tem um simulador que ajuda: http://www.powerditto.de/bewicklungsrechner.html

Informe em "Nuten" os pólos do estator e em "Pole" os imãs.

Por isso se vê por aí a notação 9N12P, 9N6P, 12N10P, 12N14P, etc... nos motores :wink:[/quote:9d09828834]
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. Francisco de Assis

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Mensagempor warne » 06 Mai 2012 08:42

É muita pressão encima dos ímãs Disney. Não fica um no lugar...vamos aguardar uma resposta pra sua pergunta.
Abs
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Mensagempor LaercioLMB » 06 Mai 2012 11:24

Disney, o maior problema de bobinas escurecerem e ímãs soltarem, é o sub dimensionamento dos motores, ou seja, motores que trabalham constantemente em seus limites.
Não que seja o seu caso, mas sabemos que a maioria aqui procura usar motores praticamente no limite para economizar na compra tanto do motor, quanto da bateria.
Outro fator muito importante, é a ventilação do motor, a maioria acha que a hélice faz o vento para esfriar o motor, mas esse "vento" que a hélice faz, é somente aqui no chão, lá em cima a hélice não faz mais nenhum vento, pois ela passou a se deslocar no ar e com isso, ela não o empurra mais para trás e a refrigeração do motor começa a ser prejudicada e pior ainda se usar um spinner, que impede totalmente que o motor receba ar direto de fora, já que o spinner desvia o fluxo de ar que iria para o motor, deixando o motor dentro do vácuo formado pelo spinner.
São fatores muito importantes que a maioria não se dá conta e "acha" que o vento que a hélice faz aqui em baixo, irá ventilar o motor lá em cima, mas as coisas não são bem assim na prática por motivos que já mencionei anteriormente.
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Mensagempor Yensid » 06 Mai 2012 12:49

[quote:c83f1700af="LaercioLMB"]Disney, o maior problema de bobinas escurecerem e ímãs soltarem, é o sub dimensionamento dos motores, ou seja, motores que trabalham constantemente em seus limites.
...[/quote:c83f1700af]

É uma possibilidade a questão do sub-dimensionamento. Este motor estava no meu velox 60 e foi falado que não daria conta do recado. Nos testes que fiz em bancada, consegui 5,2Kg de empuxo com hélice 16x8 e 61A de corrente máxima. Ou seja, segundo o site do fabricante, a corrente máxima estava dentro do previsto para ser suportada pelo motor.

No primeiro vôo, o stick do acelerador não passou dos 70%. Logo, acredito que a corrente tenha ficado aquém do máximo que encontrei. No último vôo, quando tive o problema, realmente abusei um pouco mais, levando o stick ao máximo em alguns momentos para conseguir realizar algumas manobras. Mas com certeza não ultapassei os 60seg previstos em cada uma das vezes que utilizei o máximo da potência. Queria ver do que o motor era capaz. Com isso, houve o descolamento do imãs e o enrolamento escureceu.

Apesar de não estar usando spiner neste aeromodelo, e a carenagem do motor ter várias aberturas, pode ser que a ventilação do motor não tenha sido suficiente e tenha contribuído para o ocorrido.

Agora, como realizo a recuperação? Como colo novamente os imãs no lugar? Qual o melhor adesivo para este fim?
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Re: Dúvida

Mensagempor Turcorossi » 06 Mai 2012 22:46

[quote:50fabe89e6="warne"][quote:50fabe89e6="Turcorossi"]Amigos!
Ja enrolei muitos 2822.
Mas no momento estou com um problema, ou dúvida.
Nos 2822 tem 12 estatores, colocando o estator 1 enrolando direita, estator 2 enrolando esquerda, isso fecha no final sempre direita e esquerda.
MAs com 9 estatores como funciona?
Se eu usar um direita e esquerda, 1 fio(ou perna) enrola e estator.
Mas no final sempre sobra 2 estator para a direita
Alguem tem ai a ordem de enrolamento de motores 9 estatores, a ordem direita esquerda?
Aguardo[/quote:50fabe89e6]

Coloque o numero de ímã e bobinas nesse simulador que o GRANATO mostrou, lá vai te dá o melhor enrolamento.

[quote:50fabe89e6="GRANATO"]Aqui tem um simulador que ajuda: http://www.powerditto.de/bewicklungsrechner.html

Informe em "Nuten" os pólos do estator e em "Pole" os imãs.

Por isso se vê por aí a notação 9N12P, 9N6P, 12N10P, 12N14P, etc... nos motores :wink:[/quote:50fabe89e6][/quote:50fabe89e6]

Obrigado pela dica Warne, muito boa, resolve muitos dos meu problemas.
Mas a minha duvida continua nos motores com 9 polos.
O detalhe é que enrolo todos os polos para a direita, ou 1 direita ou esquerda.
Como fica o esquema com nove polos, pois é impar.
achei que era 2 polos direita 1 polo esquerda.
Mas não funcionou.
Alguem pode me ajudar nesta dúvida.

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Mensagempor warne » 06 Mai 2012 22:49

Eu é que não entendi!!!???
Se vc colocar no programa o numero de ímãs e o numero de polos, ele vai dá o melhor enrolamento, até com desenho.
Qual é a dúvida?
Quantos ímãs tem seu motor?
Abs
Warne

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Mensagempor LaercioLMB » 06 Mai 2012 23:06

[quote:e42c71a367="Yensid"]

Apesar de não estar usando spiner neste aeromodelo, e a carenagem do motor ter várias aberturas, pode ser que a ventilação do motor não tenha sido suficiente e tenha contribuído para o ocorrido.

Disney[/quote:e42c71a367]

Sim, tem um monte de entrada de ar, mas e a saida de ar?
De nada adianta ter buracos enormes para entrar o ar se a saída não dá a vazão de entrada, ou seja, se os buracos de entrada de ar são grandes e o de saída for pequenino, só irá contar como ventilação, o pequeno.
Lembre-se sempre, a ventilação do motor é dada pelo fluxo de ar que passa pelo aeromodelo em voo e não pelo suposto vento que a hélice faz com o aeromodelo na bancada.
Lá em cima quando o aeromodelo está voando, a hélice não faz vento nenhum para trás, que é o que muitos ainda acreditam, que é o vento que a hélice faz que para trás faz o aeromodelo voar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Mensagempor Turcorossi » 07 Mai 2012 00:39

[quote:1966bfa803="warne"]Eu é que não entendi!!!???
Se vc colocar no programa o numero de ímãs e o numero de polos, ele vai dá o melhor enrolamento, até com desenho.
Qual é a dúvida?
Quantos ímãs tem seu motor?
Abs
Warne[/quote:1966bfa803]

Oi Warne!
Minha dúvida é a seguinte, as voltas nos polos são dadas para a direita e esquerda! Ou seja
Polo 1A Inicio do enrolamento Direita
Polo 2B Inicio do enrolamento Direita OU Esquerda
Polo 3C Etc

POis nos de 12 polos eu enrola um polo para a direita e outro para a esquerda, e ele sempre fica assim
Polo 1A Direita
Polo 2A Esquerda
Polo 3B Direita
Polo 4B Esquerda
Polo 5C Direita
Polo 6C Esquerda
Polo 7A Direita
Polo 8A Esquerda
Polo 9B Direita
Polo 10B Esquerda
Polo 11C Direita
Polo 12C Esquerda

Qdo falo direita esquerda é o sentido que o enrolamento do fio.

No de 12 polos eu sei o esquema acima e sempre funcionou.

Mas no de 9 polos nunca fiz nenhum em seu sentido.
é tudo para a direita? o sentido do enrolamento do fio no polo?

Meu motor tem 9 polos e 6 imãs é de 3200KV.

Se puder me ajudar...

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Mensagempor Drzinho » 07 Mai 2012 09:01

Esta ai a melhor forma de enrrolar, era so por os numeros no simulador do Granato.

Mas esta a ia a imagem, E end, S start.

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Mensagempor warne » 07 Mai 2012 13:29

[quote:1ca43f69d8="Turcorossi"][quote:1ca43f69d8="warne"]Eu é que não entendi!!!???
Se vc colocar no programa o numero de ímãs e o numero de polos, ele vai dá o melhor enrolamento, até com desenho.
Qual é a dúvida?
Quantos ímãs tem seu motor?
Abs
Warne[/quote:1ca43f69d8]

Oi Warne!
Minha dúvida é a seguinte, as voltas nos polos são dadas para a direita e esquerda! Ou seja
Polo 1A Inicio do enrolamento Direita
Polo 2B Inicio do enrolamento Direita OU Esquerda
Polo 3C Etc

POis nos de 12 polos eu enrola um polo para a direita e outro para a esquerda, e ele sempre fica assim
Polo 1A Direita
Polo 2A Esquerda
Polo 3B Direita
Polo 4B Esquerda
Polo 5C Direita
Polo 6C Esquerda
Polo 7A Direita
Polo 8A Esquerda
Polo 9B Direita
Polo 10B Esquerda
Polo 11C Direita
Polo 12C Esquerda

Qdo falo direita esquerda é o sentido que o enrolamento do fio.

No de 12 polos eu sei o esquema acima e sempre funcionou.

Mas no de 9 polos nunca fiz nenhum em seu sentido.
é tudo para a direita? o sentido do enrolamento do fio no polo?

Meu motor tem 9 polos e 6 imãs é de 3200KV.

Se puder me ajudar...[/quote:1ca43f69d8]
Segundo o programa, esse esquema é o que se deve usar.
[img:1ca43f69d8]http://i.imgur.com/pFGJd.png[/img:1ca43f69d8]

Tomando como referencia esse esquema, vamos pegar o fio vermelho.

Vc deve pegar a bobina 1 e enrolar no sentido horário, depois vai para bobina 4 e continua no sentido horário e acaba na bobina 7 no sentindo horário. Em resumo, vai sempre ser no sentido horário.

Deu pra entender?

Abs
Warne
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Mensagempor Drzinho » 07 Mai 2012 13:55

Tentei postar essa imagem antes nao foi :( mas é isso ai

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Mensagempor Turcorossi » 07 Mai 2012 18:50

Valeu Warne, então é todos os fios no sentido horário.

Outra dúvida este motor original usava um fio 31 tripo com 7 volta.
Usando um 26 - faço mais voltas ou continuo original com 7 voltas?

Obrigado novamente pelo esclarecimento do horario e anti-horario.
Abs


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