Qual hélice rende mais?

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Vitaum
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Mai 09, 2006 9:40 pm
Localização: Santos / Sao Paulo
Contato:

Qual hélice rende mais?

Mensagem por Vitaum »

PessoAll,

Estou trocando o equipamento elétrico e motor de minha Zagi para atualizar e melhorar o rendimento.
A Zagi fui eu q fiz. Tem 1 metro de envergadura e pesa 320 grs.
Tinha um SPEED 400 com bateria de NIMH de 950 mah. Durava pouco tempo de vôo e a velocidade não era das melhores. Usava hélice EP6030.

Como eu ainda não entendo dessas novas tecnologias, pedi algumas opiniões. Sugeriram colocar um brushless 2822 e bateria de 1000 mah 3S.

Agora estou com dúvida com relação a que hélice utilizar. Tenho algumas EP6030, algumas EP7035 e Master Airscrew GFIII 0750.

Qual delas vai ser melhor para esse conjunto? Gostaria de uma boa velocidade, sem exagero e um tempo de vôo maior, sem forçar as baterias.

Agradeço a ajuda.

Vitaum.
A gente leva da vida a vida que a gente leva. Viva como se fosse o último dia de sua Vida e aprenda tudo como se fosse viver eternamente.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Para essas hélices tem que ser um CF2812 e não o CF2822.
Você precisa de velocidade na asa e não de força e o motor CF2812 tem maior KV do que o CF2822.
KV, é quantos RPM o motor dá para cada volt utilizado na alimentação dele.
Exemplo;
O CF2822 é de 1200 KV e o CF2812 é de 1450 KV.

Uma bateria 3S é de 11.1V, então multiplicamos os 1200 do 2822 por 11.1 e teremos 1200 X 11.1 = 13320 RPM finais sem hélice.
O 2812 tem 1450 X 11.1 = 16095 RPM sem hélice.
Com as hélices o RPM fica em torno de 70% a grosso modo falando.
Sendo assim, o CF2822 é para hélices de 8 e 9 polegadas e você tem hélices de 6 e 7 polegadas, hélices adequadas ao CF2812 e não ao CF2822.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Vitaum
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Mai 09, 2006 9:40 pm
Localização: Santos / Sao Paulo
Contato:

Mensagem por Vitaum »

Vlw Laercio.
Obrigado.
Vitaum
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Mai 09, 2006 9:40 pm
Localização: Santos / Sao Paulo
Contato:

Mensagem por Vitaum »

Continuando o tópico, apenas para informação, após a troca de motor (coloquei um 2822 e bateria de 1000 mah), comecei a voar com um hélice que eu já tinha, EP6030. Estava voando legal, com uma boa velocidade, mas não sentia uma força muito grande quando acelerava tudo. Fiquei até 1/2 hora voando com ele numa boa e a bateria aguentava sem problemas.
Hoje pela manhã fui voar novamente. De repente, peguei uma rajada de vento que me derrubou. Caí, mas foi de leve, sem estragos. Não percebi após a queda, mas deixei o motor acelerado e o hélice foi pro espaço, pois ficou batendo no chão.
Então troquei o hélice e coloquei uma outra, de tamanho maior, uma Master Airscrew 7050.
Incrível, mas a asa ficou outra, com muito mais torque e velocidade final. Ficou muito bom. Só não consegui perceber quanto tempo vai durar a bateria. Vou fazer mais alguns testes e depois posto aqui.
Gostei da mudança.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Se você colocar uma 8X4 então, ficará melhor ainda, pois o CF2822 não é para hélices de 6 e 7 polegadas, é para hélices de 8 e 9 polegadas, mas acredito que a de 9 poegadas será muito grande para a sua asa e isso não é recomendado, pois a sua asa é para velocidade e não força.
Sugiro você trocar o motor por um CFR2812 com a hélice de 6 polegadas que usava antes e verá uma diferença maior ainda e muito melhor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder