freio: usar ou não usar
Moderadores: Alvaro Sala, benites
freio: usar ou não usar
Pessoal,
Meu ESC dá a opção de habilitar o freio para a hélice. Sei que ele é importante em planadores com hélice escamoteável, mas e se você está com uma hélice comum?
O que é melhor, deixar o freio ligado ou desligado? Qual opção dá mais rendimento nas baterias?
Desde já agradeço
Meu ESC dá a opção de habilitar o freio para a hélice. Sei que ele é importante em planadores com hélice escamoteável, mas e se você está com uma hélice comum?
O que é melhor, deixar o freio ligado ou desligado? Qual opção dá mais rendimento nas baterias?
Desde já agradeço
Nada mais prático do que uma boa teoria.
- Toninho LourenÇo
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Quando a função freio está ligada, existe um consumo sim, coisa de 0,01A, muito pequena. A grande coisa do freio, é que a hélice parada, freia sim! para modelos muito velozes, é até recomendado para um poiso mais tranquilo, mas para modelos lentos e de hélicer grandes, estola o modelo. Os Phenix tem um ajuste de freio muito sensivel para poder ajudar nestes casos.
No inicio eu achava bonito ver as caras dos pilotos de Glow desesperados com a minha hélice parada no ar e depois dando motor o modelo arremeter, hoje vejo que o negocio é muito mais sério.
No inicio eu achava bonito ver as caras dos pilotos de Glow desesperados com a minha hélice parada no ar e depois dando motor o modelo arremeter, hoje vejo que o negocio é muito mais sério.
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Basta pensar no sequinte: se fosse fazer spoilers para nossos modelos (que giram na casa de 1m de envergadura), eles (os spoilers) teriam mais ou menos as dimensões das pás das hélices que usamos. Logo ...
Se precisar parar a hélice por qualquer motivo, é melhor usar freio sim e com hélice dobrável.
Se precisar parar a hélice por qualquer motivo, é melhor usar freio sim e com hélice dobrável.
- gustabmo
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Acho que está havendo um engano aqui...
Helice rodando freia mais o aviao do que helice parada.
Sei que isso nao é o que a nossa intuicao nos leva a crer, mas é verdade.
O nome "freio" usado nessa configuracao do ESC trata-se de freio da helice e nao de freio do aviao... pelo contrario quando ele freia a helice, ele "desfreia" o aviao!
De novo o Rodrigo ali em cima que nao me deixa mentir sozinho :)
Helice rodando freia mais o aviao do que helice parada.
Sei que isso nao é o que a nossa intuicao nos leva a crer, mas é verdade.
O nome "freio" usado nessa configuracao do ESC trata-se de freio da helice e nao de freio do aviao... pelo contrario quando ele freia a helice, ele "desfreia" o aviao!
De novo o Rodrigo ali em cima que nao me deixa mentir sozinho :)
- Toninho LourenÇo
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Aproximacao para pouso:
com a helice parada é que nem desengatar a marcha na serra, veja o resultado, o carro vai embalar cada vez mais...
com a helice girando, a baixa rotacao, traciona o modelo, mantendo a velocidade constante, pois o modelo esta tracionado.
FREIO DOS ESCS:
FREIA A HELICE.
É util para quem nao tem trem de pouso, nem prop saver. Voce qnd vem para o pouso, desacelera, e a helice imediatamente para de girar. Caso pare na posicao horizontal, pode pousar de barriga que a helice nao tocara o chao.
Quanto ao gasto do FREIO do ESC, DUVIDO que seja algo no minimo perto de SIGNIFICANTE.
com a helice parada é que nem desengatar a marcha na serra, veja o resultado, o carro vai embalar cada vez mais...
com a helice girando, a baixa rotacao, traciona o modelo, mantendo a velocidade constante, pois o modelo esta tracionado.
FREIO DOS ESCS:
FREIA A HELICE.
É util para quem nao tem trem de pouso, nem prop saver. Voce qnd vem para o pouso, desacelera, e a helice imediatamente para de girar. Caso pare na posicao horizontal, pode pousar de barriga que a helice nao tocara o chao.
Quanto ao gasto do FREIO do ESC, DUVIDO que seja algo no minimo perto de SIGNIFICANTE.
Bem colocado hate, porém pensando mais pro nosso lado, pensem nos helicópteros, caso aja alguma pane no motor, as helices girando geram sustentação suficiente para aterrizar com segurança, imagina se as hélices parassem junto com o motor???
Eu usava freio no meu bomber e dá pra notar a diferença quando não se usa, com o freio ligado, tirava motor e ficava planando tranquilo, sem a função de freio acionada, o modelo não rendia tanto no planeio.
Valeu galera
Eu usava freio no meu bomber e dá pra notar a diferença quando não se usa, com o freio ligado, tirava motor e ficava planando tranquilo, sem a função de freio acionada, o modelo não rendia tanto no planeio.
Valeu galera
- Odair Justo
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- Registrado em: 11 Fev 2004 11:44
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[quote:86e2ffdbc2="Felipe_rj"]Bem colocado hate, porém pensando mais pro nosso lado, pensem nos helicópteros, caso aja alguma pane no motor, as helices girando geram sustentação suficiente para aterrizar com segurança, imagina se as hélices parassem junto com o motor???
Eu usava freio no meu bomber e dá pra notar a diferença quando não se usa, com o freio ligado, tirava motor e ficava planando tranquilo, sem a função de freio acionada, o modelo não rendia tanto no planeio.
Valeu galera[/quote:86e2ffdbc2]
tudo que eu falei se aplica avioes, para helis é usado freio DESABILITADO SEMPRE, não so helis, mais com motores com reducao tmb é altamente recomendado nao utilizar freio, pois danifica a coroa da reducao!
Eu usava freio no meu bomber e dá pra notar a diferença quando não se usa, com o freio ligado, tirava motor e ficava planando tranquilo, sem a função de freio acionada, o modelo não rendia tanto no planeio.
Valeu galera[/quote:86e2ffdbc2]
tudo que eu falei se aplica avioes, para helis é usado freio DESABILITADO SEMPRE, não so helis, mais com motores com reducao tmb é altamente recomendado nao utilizar freio, pois danifica a coroa da reducao!
- gustabmo
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[quote:6353ff9419="Felipe_rj"]Pois é caro Hate, isso mesmo q disse se aplica a aviões tb, disse q a hélice girando gera mais sustenção no héli por isso ele não cai de uma vez, ou seja, o freio habilitado no aeromodelo a hélice é forçada a parar de girar gerando menos arrasto.[/quote:6353ff9419]
Belo exemplo!!!
Agora que voce deu a ideia, outro bom exemplo sao os girocopteros: se helice parada dessa mais arrasto que virando, os girocopteros nao teriam uma helice livre, teriam uma helice fixa!!!
Belo exemplo!!!
Agora que voce deu a ideia, outro bom exemplo sao os girocopteros: se helice parada dessa mais arrasto que virando, os girocopteros nao teriam uma helice livre, teriam uma helice fixa!!!
Gustavo - São Paulo/SP
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