freio: usar ou não usar

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.

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coelho72
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freio: usar ou não usar

Mensagempor coelho72 » 24 Ago 2006 11:24

Pessoal,
Meu ESC dá a opção de habilitar o freio para a hélice. Sei que ele é importante em planadores com hélice escamoteável, mas e se você está com uma hélice comum?
O que é melhor, deixar o freio ligado ou desligado? Qual opção dá mais rendimento nas baterias?
Desde já agradeço
Nada mais prático do que uma boa teoria.

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Toninho LourenÇo
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Mensagempor Toninho LourenÇo » 24 Ago 2006 11:39

Para aviões não é necessário o freio, ele só gasta mais bateria, acho inviavél.

Abs

Toninho
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gustabmo
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Mensagempor gustabmo » 24 Ago 2006 13:08

Toninho, a funcao de freio quando acionada apenas conecta (curto-circuita) todos os polos do motor. Ela NAO GASTA bateria!

Rodrigo de Jesus
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Mensagempor Rodrigo de Jesus » 24 Ago 2006 13:18

E o modelo com a hélice parada tem menos arrasto do que a hélice servindo de cata-vento, certo?

Oliver
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Mensagempor Oliver » 24 Ago 2006 13:20

Quando a função freio está ligada, existe um consumo sim, coisa de 0,01A, muito pequena. A grande coisa do freio, é que a hélice parada, freia sim! para modelos muito velozes, é até recomendado para um poiso mais tranquilo, mas para modelos lentos e de hélicer grandes, estola o modelo. Os Phenix tem um ajuste de freio muito sensivel para poder ajudar nestes casos.
No inicio eu achava bonito ver as caras dos pilotos de Glow desesperados com a minha hélice parada no ar e depois dando motor o modelo arremeter, hoje vejo que o negocio é muito mais sério.

felipe_curvello
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Mensagempor felipe_curvello » 24 Ago 2006 13:43

Basta pensar no sequinte: se fosse fazer spoilers para nossos modelos (que giram na casa de 1m de envergadura), eles (os spoilers) teriam mais ou menos as dimensões das pás das hélices que usamos. Logo ...
Se precisar parar a hélice por qualquer motivo, é melhor usar freio sim e com hélice dobrável.

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gustabmo
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Mensagempor gustabmo » 24 Ago 2006 14:21

Acho que está havendo um engano aqui...

Helice rodando freia mais o aviao do que helice parada.

Sei que isso nao é o que a nossa intuicao nos leva a crer, mas é verdade.

O nome "freio" usado nessa configuracao do ESC trata-se de freio da helice e nao de freio do aviao... pelo contrario quando ele freia a helice, ele "desfreia" o aviao!

De novo o Rodrigo ali em cima que nao me deixa mentir sozinho :)

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Mensagempor Toninho LourenÇo » 25 Ago 2006 12:04

Gustabmo,

Só serve para pouso e gasta sim mA é pouco mais gasta

Outra coisa se for voar com a helice parada voa em encosta que é só tirar a helice e não gasta bateria, agora se for pra pouso aciona o freio vale uns mA.


Abs

Toninho

Ricardo_BH
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Mensagempor Ricardo_BH » 25 Ago 2006 12:05

Freia sim....helice rodando freia sim..eu ate uso na minha zagui de proposito pra reduzir a velocidade...

Oliver
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Mensagempor Oliver » 25 Ago 2006 12:13

Bem, vamos no depende denovo...

Depende da hélice, as hélices mais largas e com menos passo freiam mais paradas, as mais finas com mais passo freiam mais girando.

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Mensagempor hate » 25 Ago 2006 12:13

Aproximacao para pouso:

com a helice parada é que nem desengatar a marcha na serra, veja o resultado, o carro vai embalar cada vez mais...

com a helice girando, a baixa rotacao, traciona o modelo, mantendo a velocidade constante, pois o modelo esta tracionado.

FREIO DOS ESCS:

FREIA A HELICE.

É util para quem nao tem trem de pouso, nem prop saver. Voce qnd vem para o pouso, desacelera, e a helice imediatamente para de girar. Caso pare na posicao horizontal, pode pousar de barriga que a helice nao tocara o chao.

Quanto ao gasto do FREIO do ESC, DUVIDO que seja algo no minimo perto de SIGNIFICANTE.

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Mensagempor Felipe_rj » 25 Ago 2006 12:36

Bem colocado hate, porém pensando mais pro nosso lado, pensem nos helicópteros, caso aja alguma pane no motor, as helices girando geram sustentação suficiente para aterrizar com segurança, imagina se as hélices parassem junto com o motor???

Eu usava freio no meu bomber e dá pra notar a diferença quando não se usa, com o freio ligado, tirava motor e ficava planando tranquilo, sem a função de freio acionada, o modelo não rendia tanto no planeio.

Valeu galera

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Odair Justo
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Mensagempor Odair Justo » 25 Ago 2006 14:18

Alguns fabricantes de motores outrunners recomendam não usar freio.Não sei o porque.

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Mensagempor hate » 25 Ago 2006 15:37

[quote:86e2ffdbc2="Felipe_rj"]Bem colocado hate, porém pensando mais pro nosso lado, pensem nos helicópteros, caso aja alguma pane no motor, as helices girando geram sustentação suficiente para aterrizar com segurança, imagina se as hélices parassem junto com o motor???

Eu usava freio no meu bomber e dá pra notar a diferença quando não se usa, com o freio ligado, tirava motor e ficava planando tranquilo, sem a função de freio acionada, o modelo não rendia tanto no planeio.

Valeu galera[/quote:86e2ffdbc2]

tudo que eu falei se aplica avioes, para helis é usado freio DESABILITADO SEMPRE, não so helis, mais com motores com reducao tmb é altamente recomendado nao utilizar freio, pois danifica a coroa da reducao!

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Mensagempor Felipe_rj » 30 Ago 2006 09:59

Pois é caro Hate, isso mesmo q disse se aplica a aviões tb, disse q a hélice girando gera mais sustenção no héli por isso ele não cai de uma vez, ou seja, o freio habilitado no aeromodelo a hélice é forçada a parar de girar gerando menos arrasto.

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Mensagempor gustabmo » 30 Ago 2006 10:13

[quote:6353ff9419="Felipe_rj"]Pois é caro Hate, isso mesmo q disse se aplica a aviões tb, disse q a hélice girando gera mais sustenção no héli por isso ele não cai de uma vez, ou seja, o freio habilitado no aeromodelo a hélice é forçada a parar de girar gerando menos arrasto.[/quote:6353ff9419]
Belo exemplo!!!

Agora que voce deu a ideia, outro bom exemplo sao os girocopteros: se helice parada dessa mais arrasto que virando, os girocopteros nao teriam uma helice livre, teriam uma helice fixa!!!
Gustavo - São Paulo/SP


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