Sugestão de motor 1kg~1.2kg

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
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Rafael Baldin
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Sugestão de motor 1kg~1.2kg

Mensagem por Rafael Baldin »

Olá Pessoal, estou precisando de um motor um pouco mais forte que o famigerado 2822... algum motor que gere algo entre 1~1.2kg (com 3S) de empuxo e que de preferência não seja muito pesado. Pode ser similar ao 2215/20 da e-max porém que venda na HK.

Abraços.
Oriole - Buster - Slow Stick - Scout - Zagi 100cm - Pylon Race - Extra 300 Hyperion Red Shark - Katana EP TWM - Shock Flyer Diablo
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morales
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Mensagem por morales »

3530 de 1000 a 1400kv.
thiagovvv
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Mensagem por thiagovvv »

Turnigy D2836/8 1100KV

Battery: 2~4 Cell /7.4~14.8V
RPM: 1100kv
Max current: 18A
No load current: 1A
Max power: 336W
Internal resistance: 0.107 ohm
Weight: 70g (including connectors)
Diameter of shaft: 4mm
Dimensions: 28x36m
Prop size: 7.4V/11x7 14.85V/7x3
Max thrust: 1130g

E-MAX BL2215/20

N: de celulas 2-3x Li-Poly
RPM/V 1200
MAX. Eficiência 82%
MAX. Eficiência A 8 - 13 A (>75%)
No load current / 10 V 0,5 A
Capacidade de corrente 2215/20 20 A/60s
Resistencia interna 275 mohm
Dimensões 28x32 mm
Diametro do eixo 3 mm
Peso 59 g/2.08oz.
Peso recomendado do modelo 300-1125 g
Helices recomendadas 8"-10"
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Rafael Baldin
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Mensagem por Rafael Baldin »

Obrigado pelas sugestões
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

Não esqueçam de que um motor não se olha só o que diz de empuxo final, pois isso não significa que será esse empuxo em todas as situações.
Vamos usar as especificações do 2836 para se ter como base.
Ali diz que ele trabalha com baterias de 2S a 4S e que trabalha com hélices de 7X3 a 11X7, mas isso é mais do que óbvio que a hélice 11X7 nunca poderá ser usada com a bateria 4S.
Vamos aos resultados de cálculos estáticos.
O motor é de 1100 KV.
Vamos usar então a hélice de 7X3 com bateria 4S. Mas vamos contar com uma eficiência de 75% somente, mas é óbvio que quanto maior fo r a hélice, menor será a eficiência, mas vamos manter uma eficiência igual só para se ter uma idéia.
Ele terá aproximadamente.
Hélice 7X3 com bateria 4S = 55,82 km/h com empuxo de 353g.
Hélice 11X7 com bateria 2S = 65,15 km/h com empuxo de 798g.
Isso tudo calculando com um desempenho de 75% constante, mas temos realmente alterações nesse desempenho que dependerá principalmente das condições climáticas de cada região, coisa que não podemos ignorar, pois será a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Vamos fazer alguns cálculos diferentes com hélices e baterias diferentes.
Bateria 3S
APC 9X6 = 84 km/h e empuxo de 843g.
APC 9X8 = 112 km/h e empuxo de 1124g.
APC 10X5 = 71 km/h e empuxo de 964g.

Bateria 4S
APC 7X4 = 75 km/h e empuxo de 470g.
APC 7X6 = 112 km/h e empuxo de 705g.
APC 8X4 = 75 km/h e empuxo de 702g.
APC 8X8 = 149 km/h e empuxo de 1405g.

Veja bem que são cálculos estáticos mantendo um rendimento constante de 75% do motor com uma tensão constante de 11.1V para baterias 3S e de 14,8V para baterias 4S pois sabemos que a carga completa da bateria 3S é de 12,6V, mas isso na decolagem e dependendo da qualidade da bateria, pela resistência interna dela, essa tensão cai rapidamente podendo contar com apenas 10,8V e não mais os 11,1V e a medida que a carga vai baixando, a tensão cai e o rendimento do motor também cai, valendo o mesmo para baterias 2S e 4S, lógico que alterando as devidas tensões.
Por motivos como esses é que testes estáticos são resultados mais aproximados já que no real se começa com mais e se termina obviamente com um rendimento menor.
Jamais se deve contar com o que diz nas especificações de um motor, podemos usar as especificações para se ter uma base e não um resultado final.

Mas o mais importante nisso tudo, o que faz o aeromodelo voar é a velocidade com que o ar passa pelas asas e não o empuxo do motor.
O empuxo só serve para superar o arrasto que o aeromodelo tem para romper a resistência do ar e pra deixar o aeromodelo pendurado quando se faz um tork & roll, fora isso, ter empuxo e não ter velocidade suficiente de nada adiantará em um aeromodelo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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