Sobre capacidade de motores!

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.

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Sobre capacidade de motores!

Mensagempor felelo » 23 Out 2013 18:22

Galera, como ainda não entendo muito de motores, gostaria de saber qual é a capacidade dos dois motores que possuo, em relação a peso do aero, tenho o E-max 2822 e um Turnigy D2830-11 1000kv, e porque? Digo em relação à classificação, sei que kv representa rotações por volt, ou coisa assim, mas como isso influencia na capacidade do motor, ou o que influencia?
Isso não é voar, isso é cair com estilo!

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Mensagempor júlioadam » 23 Out 2013 18:38

Kv basicamente define o "tamanho" ha hélice que você vai usar, e se o motor será instalado em um modelo rápido ou lento. Quanto maior o kv, menor é a hélice, e vice-versa. Mas de nada adianta um motor de 700kv, se ele gera uma potencia pequena( os famosos watts). Então, um dos principais fatores para se definir a potencia de um motor seria quantos watts ele gera. Um motor de 1000kv gerando 600w "chuta" um de 1000kv gerando 150w.

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Mensagempor felelo » 23 Out 2013 19:39

Certo, mas o que define a capacidade de "carga" de um motor, por exemplo, imagine 3 modelos, um de 400g, um de 800g, e um de 1,5kg... o que eu devo levar em conta para escolher um motor e hélice para cada um dos modelos, vamos adotar que os três modelos sejam treinadores, e não precisam ser rápidos!

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Mensagempor júlioadam » 23 Out 2013 19:45

Empuxo seria um deles, mas não o principal. Você vai se basear no tamanho do modelo para escolher o kv do motor e posteriormente ver se o motor+hélice recomendada te darão o pitch speed necessário para voar. Não adianta ter 100kg de empuxo se o modelo não tiver pitch speed suficiente.

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Mensagempor júlioadam » 23 Out 2013 19:47

Tem uns tópicos que podem esclarecer muitas duvidas:
[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=110749[/url]

[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=75860[/url]

[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=944005[/url]
lol e-voo lol

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Mensagempor felelo » 23 Out 2013 22:36

Opa, valeu, os tópicos estão ajudando mt!

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Mensagempor PorcoMaster » 23 Out 2013 22:51

Dei uma lida nos tópicos , bem informativos embora o segundo tópico redirecione para um outro tópico

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Mensagempor júlioadam » 23 Out 2013 23:10

[quote:352325d404="PorcoMaster"]Dei uma lida nos tópicos , bem informativos embora o segundo tópico redirecione para um outro tópico[/quote:352325d404]

Editei e coloquei diretamente o tópico.
lol e-voo lol

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Mensagempor felelo » 24 Out 2013 21:50

Dei uma boa lida, sanei muuitas dúvidas, mas uma ainda persiste: usando um 2822 por exemplo, menor aeromodelo em que o uso do 2822 é praticavel, em envergadura ou peso, pra ter uma idéia?

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Mensagempor júlioadam » 24 Out 2013 21:58

[quote:775d27af77="felelo"]Dei uma boa lida, sanei muuitas dúvidas, mas uma ainda persiste: usando um 2822 por exemplo, menor aeromodelo em que o uso do 2822 é praticavel, em envergadura ou peso, pra ter uma idéia?[/quote:775d27af77]

Mínimo, "porcamente" falando: 80cm de envergadura. Mesmo assim vale mais em um com +ou- 100cm de envergadura.
lol e-voo lol

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Mensagempor felelo » 25 Out 2013 00:50

Entendo, é que curto modelos menores, e queria ter uma ideia do minimo que o 2822 precisa pra trabalhar!

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Mensagempor júlioadam » 25 Out 2013 00:53

Bom é um 1811-2000kv, esc de 10a, servos de 3.7 gramas e lipo 2s 370mah. Tenho um mini shockflyer de 60cm com essa eletrônica e ele voa extremamente bem, mas não faz 3D.

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Re:

Mensagempor Roosevelt Feitosa » 23 Set 2016 23:53

júlioadam escreveu:Kv basicamente define o "tamanho" ha hélice que você vai usar, e se o motor será instalado em um modelo rápido ou lento. Quanto maior o kv, menor é a hélice, e vice-versa. Mas de nada adianta um motor de 700kv, se ele gera uma potencia pequena( os famosos watts). Então, um dos principais fatores para se definir a potencia de um motor seria quantos watts ele gera. Um motor de 1000kv gerando 600w "chuta" um de 1000kv gerando 150w.

Boa noite Julio. Estava procurando nos fóruns as respostas para as minhas dúvidas e encontrei neste tópico algo próximo do que gostaria de saber.
A minha dúvida é a seguinte: Com relação ao que você explicou sobre a quantidade de Kv e quanto de potência(W) o motor gera, gostaria de saber como saberemos quanto de potência é gerado pelo motor?
Eu tenho um motor Turnigy 42-38 de 750Kv, mas não diz quanto de W ele gera. Tenho um aero que pede um motor de 600 a 800 W e estou nesse impasse. Será que esse motor gera a potência que o manual do meu aero exige?
Se puder me ajudar eu agradeceria.

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Re: Re:

Mensagempor júlioadam » 24 Set 2016 22:20

Roosevelt Feitosa escreveu:
júlioadam escreveu:Kv basicamente define o "tamanho" ha hélice que você vai usar, e se o motor será instalado em um modelo rápido ou lento. Quanto maior o kv, menor é a hélice, e vice-versa. Mas de nada adianta um motor de 700kv, se ele gera uma potencia pequena( os famosos watts). Então, um dos principais fatores para se definir a potencia de um motor seria quantos watts ele gera. Um motor de 1000kv gerando 600w "chuta" um de 1000kv gerando 150w.

Boa noite Julio. Estava procurando nos fóruns as respostas para as minhas dúvidas e encontrei neste tópico algo próximo do que gostaria de saber.
A minha dúvida é a seguinte: Com relação ao que você explicou sobre a quantidade de Kv e quanto de potência(W) o motor gera, gostaria de saber como saberemos quanto de potência é gerado pelo motor?
Eu tenho um motor Turnigy 42-38 de 750Kv, mas não diz quanto de W ele gera. Tenho um aero que pede um motor de 600 a 800 W e estou nesse impasse. Será que esse motor gera a potência que o manual do meu aero exige?
Se puder me ajudar eu agradeceria.


1 - A potência vai variar conforme a hélice, bateria, etc... Ele gera uma potência, mas não é exatamente fixa. Sabemos que a potência pode ser obtida na multiplicação entre a corrente consumida e a tensão entregue pela bateria, portanto: P=I*V. Pra descobrir a potência que o motor está gerando, pode usar algo como um Watt Meter, medir a corrente/tensão e fazer o cálculo ou procurar em fóruns/manual qual a potência que o motor gera com determinada hélice e bateria.
2 - Ele até pode gerar a potência necessária, porém, potência não é o único item à ser observado. Se o modelo "combinar" com os 750kv e as hélices/baterias utilizadas, além de gerar a potência necessária, ele vai servir sim.
lol e-voo lol

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Re: Sobre capacidade de motores!

Mensagempor Roosevelt Feitosa » 29 Set 2016 02:27

Obrigado Julio pelo esclarecimento e sua atenção.
Achei num site as seguintes informações utilizando o motor que mencionei :
Prop Tests:
13x10 - 11.1V - 344W - 31A - 1.79kg
13x10 - 14.8v - 740W - 50A - 2.8kg
14 x 6 - 11.1V - 403W - 36A - 2.23kg
14 x 6 - 14.8v - 785W - 53A - 3.05kg
Ou seja, para gerar a potência que eu quero, segundo esses testes, eu teria que ter uma bateria 4 S e hélices 14x6.
https://www.fabmodelismo.com.br/motor-n ... kv---785w/

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Re: Sobre capacidade de motores!

Mensagempor júlioadam » 01 Out 2016 20:41

Roosevelt Feitosa escreveu:Obrigado Julio pelo esclarecimento e sua atenção.
Achei num site as seguintes informações utilizando o motor que mencionei :
Prop Tests:
13x10 - 11.1V - 344W - 31A - 1.79kg
13x10 - 14.8v - 740W - 50A - 2.8kg
14 x 6 - 11.1V - 403W - 36A - 2.23kg
14 x 6 - 14.8v - 785W - 53A - 3.05kg
Ou seja, para gerar a potência que eu quero, segundo esses testes, eu teria que ter uma bateria 4 S e hélices 14x6.
https://www.fabmodelismo.com.br/motor-n ... kv---785w/


Exato, mas ainda deve observar alguns itens além da potência. As hélices que ele gera potência serão "compatíveis" com o modelo que tu tem?
lol e-voo lol

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Re: Sobre capacidade de motores!

Mensagempor Bivo » 03 Out 2016 20:17

Srs.
Essa potência, é a consumida pelo motor! Não é a potência gerada.
O cálculo para potência gerada leva em conta outros parâmetros.

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Re: Sobre capacidade de motores!

Mensagempor júlioadam » 03 Out 2016 23:48

Bivo escreveu:Srs.
Essa potência, é a consumida pelo motor! Não é a potência gerada.
O cálculo para potência gerada leva em conta outros parâmetros.


Dei uma pesquisada e vi algumas coisas a mais. kkkk Bom, sempre aprendendo. Obrigado pelo alerta.
lol e-voo lol

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Re: Sobre capacidade de motores!

Mensagempor júlioadam » 03 Out 2016 23:59

"HP = V x I x Eff"
Essa seria a fórmula correta pra calcular a potência gerada?
lol e-voo lol

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Re: Sobre capacidade de motores!

Mensagempor LaercioLMB » 04 Out 2016 09:24

Potência gerada em HP.
Quantos watts equivalem a 1 HP?
1 HP equivale a 745,7 Watts.
Bom, tendo isso, multiplicamos tensão (V) pela corrente (I) e obtemos a potência em Watts (W)
Exemplo;
14,8 V x 52 A = 769,6 W

Temos a potência em Watts, agora vamos converter em HP.

769,6 : 745,7 = 1,03 HP

11,1 V x 36 A = 399,6 W

399,6 : 745,7 = 0,53 HP

Notem que isso varia conforme a tensão da bateria varia também e conforme o consumo do conjunto varia, mas se pode ter uma ideia de potência máxima com bateria em carga total e consumo máximo de todo o conjunto, mas isso somente nos primeiros minutos de voo, pois a medida que o tempo de voo passa a potência do motor vai diminuindo já que a tensão da bateria não é constante do início ao fim.


Bem simples tudo isso.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.


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