Helices de Glow em Elétricos

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
ademirpinto
membro
Mensagens: 203
Registrado em: Seg Mar 04, 2013 10:12 am
Localização: Belo Horizonte,MG

Helices de Glow em Elétricos

Mensagem por ademirpinto »

Pessoal,

estou iniciando nos elétricos, tenho experiência com glows, estava vendo hélice no site da HobbyKing e lá tem as famosas Master Screw para elétricos, aí me surgiu uma dúvida, posso usar minhas hélices dos meus motores glows nos motores elétricos????

Claro que com as especificações de tamanho e passo do motor elétrico.

Abraço e Deus abençoe a semana de todos.
Ademir - BH
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

Em alguns casos sim, mas a maioria das helices glow são muito pesadas, grossas, e com design especifico para o rpm dos motores glow. Já utilizei algumas de madeira e nylon no motor elétrico, geralmente motores maiores com razoável resultado.... mas se for comprar melhor comprar certo... hélice de elétrico para elétrico :-)
Humberto Melo
Avatar do usuário
Fernando Manfio
membro
Mensagens: 349
Registrado em: Sex Nov 27, 2009 2:05 pm
Localização: Assis - SP

Mensagem por Fernando Manfio »

Tenho usado somente as APC-E originais.
Você acha facilmente nas lojas aqui no Brasil.

http://www.apcprop.com/v/index.html
Sevla
membro
Mensagens: 848
Registrado em: Sex Jun 25, 2010 10:43 pm

Mensagem por Sevla »

Se o motor elétrico for compatível em potência com um glow pode usar sem problemas.

Você não disse qual é o motor elétrico.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Hélices em motores a combustão também servem como volante por isso a grande maioria é mais pesada(maior inércia). Esse peso em um motor elétrico acaba usando parte da potência para vencer a inércia da hélice. A hélice de um motor a combustão sofre com a vibração então precisa ser mais resistente. Um motor a combustão tem um rendimento ótimo a partir de uma rotação um elétrico tem seu rendimento constante.. Um hélice SF pode ser usada sem problema de cavitar.
Tem muitos, muitos outros fatores, esses são alguns mas a grosso modo a partir de um "tamanho" pode ser usada a mesma hélice que a do Glow.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

Queria saber porque voce quer tanto usar a hélice de glow... Só justifica se voce tiver um monte de hélice parada ai...se for comprar novas é melhor comprar as hélices de motores elétricos.
Humberto Melo
Oliver
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 702
Registrado em: Qui Jun 23, 2005 9:36 am
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Oliver »

Ademir,

Na verdade quanto maior a hélice mais faz diferença. O peso aumenta.

Voo um Edge 27% com um motor de 3000W e hélice APC 24X12E.

Inicialmente usei uma 22X10 de madeira para gasolina, consumia mais e gerava menor empuxo.

Não é só o peso mas o formato da hélice, as elétricas podem ser mais finas e ter uma variação do passo mais efetiva.

A diferença é sensivel, mas se dá para voar dá.

Abraço

www.asaseletricas.com.br
Oliver
Asas Elétricas
www.asaseletricas.com.br
Avatar do usuário
Padero
membro
Mensagens: 591
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 1:15 pm
Localização: Timbó-SC
Contato:

Mensagem por Padero »

Já experimentei duas hélices de mesmo tamanho no mesmo conjunto motor/bateria/esc/aeromodelo:

Motor TGY G-46 550Kv / TGY 6S 3000mAh 40/50C / CC Ice Lite 100A / Kyosho Osmose 70

XOAR 14x7E de madeira: 85,7A@22,2V - 10388 RPM - Vôo ruim, amarrado. Silencioso porém. Usei toda a potência disponível várias vezes e o vôo reto e nivelado com era com 60-65% da posição do stick do rádio.

APC 14x7E: 105,4A@21,7V - 9804RPM - Vôo fodástico, modelo ficou muito mais rápido e maior ruído. Não precisei usar toda a potência disponível em nenhum momento do vôo. Teve maior autonomia em comparação a hélice XOAR 14x7E de madeira. Vôo reto e nivelado com 40-45% da posição do stick do rádio.
Responder