Por que meu motor queimou?

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
ferrabra
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Mensagem por ferrabra »

Goepke,
Nesta sua manobra de aumento de tensão e redução da hélice e do passo qual foi a melhoria no desempenho de seu modelo?
Para mim carga é a potência mecânica (empuxo x velocidade) que você precisa para fazer o voo. Se dobrar a tensão da bateria e der meia potência no motor atingirá o mesmo desempenho para a mesma carga. Dependendo do modelo que você voa, se você der a potência máxima enquanto ele está em alta velocidade de avanço, a corrente pode não passar dos limites do ESC e Motor. Por isso, apenas um gerenciamento de torque evita a queima o motor.
Pelo que já li, hélices com diâmetros menores possuem uma menor eficiência de converter torque x rotação do motor em velocidade x empuxo da aeronave. Reduzir o passo da hélice implica em menos empuxo para uma mesma rotação de motor e velocidade de avanço. É como colocar a bicicleta na marcha mais leve e girar a perna muito mais para andar na mesma velocidade. Por isso minha dúvida sobre o que você ganhou reduzindo a hélice, o pitch e aumentando a velocidade de rotação do motor.
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groepke
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Mensagem por groepke »

[quote:77e75ea3ca="ferrabra"]Goepke,
Nesta sua manobra de aumento de tensão e redução da hélice e do passo qual foi a melhoria no desempenho de seu modelo?[/quote:77e75ea3ca]

Não usei ele no mesmo modelo que uso com 3s, por motivos óbvios, com 3s é um motor de media rotação para treinadores e com 6s fica um motor de alto rpm para aeros rápidos.

Usei ele num radjet 800 que segundo wavescope atingiu 160km/h com 6s 950ma/h e tudo voltava gelado depois de 5 min de voo, a bateria até que esquentada acima do que considero aceitável mas é porque 80% do voo faço a todo motor.


[quote:77e75ea3ca="ferrabra"]
Para mim carga é a potência mecânica (empuxo x velocidade) que você precisa para fazer o voo. Se dobrar a tensão da bateria e der meia potência no motor atingirá o mesmo desempenho para a mesma carga. Dependendo do modelo que você voa, se você der a potência máxima enquanto ele está em alta velocidade de avanço, a corrente pode não passar dos limites do ESC e Motor. Por isso, apenas um gerenciamento de torque evita a queima o motor.[/quote:77e75ea3ca]

Por isso você não entendeu, carga é aquilo que o motor precisa tracionar, no nosso caso é a hélice, então se colocar uma hélice menor diminuo a carga e o consumo diminui até mesmo com 6s, o arrasto do avião em si nem considero porque sempre dimensiono o equipamento para poder voar a toda potencia o voo todo sem danificar nada.


[quote:77e75ea3ca="ferrabra"]
Pelo que já li, hélices com diâmetros menores possuem uma menor eficiência de converter torque x rotação do motor em velocidade x empuxo da aeronave. Reduzir o passo da hélice implica em menos empuxo para uma mesma rotação de motor e velocidade de avanço.[/quote:77e75ea3ca]

Certo, mas como ja disse eu usei o motor em outro modelo com menos arrasto destinado a velocidade.

[quote:77e75ea3ca="ferrabra"]
É como colocar a bicicleta na marcha mais leve e girar a perna muito mais para andar na mesma velocidade. Por isso minha dúvida sobre o que você ganhou reduzindo a hélice, o pitch e aumentando a velocidade de rotação do motor.[/quote:77e75ea3ca]
Nem sempre isso é valido, por exemplo:
Com uma hélice pequena para manter o avião numa velocidade segura eu preciso dar 80% da potencia e com uma hélice grande eu preciso dar apenas 50% para o mesmo desempenho, isso não significa que é melhor usar a hélice grande, porque com ela 50% de aceleração pode ter um consumo maior que a pequena com 80% de aceleração. Por isso sempre aconselho um amperímetro como equipamento essencial para elétricos.
A qualidade no acabamento do modelo é inversamente proporcional a ansiedade de ir voar.
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rnjorge
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Mensagem por rnjorge »

Oportuno:

Marco, você já chegou a medir o consumo dos servos tipo "9 gramas" com diferentes cargas?
Tenho achado os BEC meio superdimensionados.
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

[quote:04c9294f26="rnjorge"]Oportuno:

Marco, você já chegou a medir o consumo dos servos tipo "9 gramas" com diferentes cargas?
Tenho achado os BEC meio superdimensionados.[/quote:04c9294f26]

E devem ser... Ninguém respeita a limitação dada a eles e esses servos 5º marca são gatões.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
ferrabra
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Mensagem por ferrabra »

Parte de (tensão x corrente) se transforma em (torque x rotação), o resto é calor no motor/esc e no ar que os resfria. Parte do (torque x rotação) se transforma em (empuxo x velocidade). Se a eficiência na transformação da última parte é menor então mais da potência elétrica é perdida.
Também não podemos esquecer que quanto mais rápido a aeronave anda, maior o fluxo de ar, maior a refrigeração, menor a temperatura de operação do motor/esc.
ademirpinto
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Mensagem por ademirpinto »

Valeu pessoal, deu pra entender que o problema era a helice grande.

Abraço e obrigado a todos.
Ademir - BH
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Neoconker
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Mensagem por Neoconker »

Marcão agradeço pela aula!
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

Coisas que já me aconteceram ou que já vi na pista:

1) Servo ruim travou e entrou em curto, fez o BEC do ESC cair a tensão, com menos tensão os MOSFETs do ESC não saturam e ficam com resistência alta, dissipam potência muito alta e queimam. MOSFET quando queima muitas vezes entra em curto, se entrar uma fase em curto para o positivo e outra fase em curto para o negativo pode queimar o motor;

2) BEC com defeito ruim fez o mesmo acima;

3) Servos demais para o BEC, mesmo caso;

4) BEC linear (não é o caso) com servos demais em 3S ou pior, em 4S;

5) Motor sobrecarregado (pode ser o caso) com hélice grande demais para a tensão, superaquece, derrete o isolamento, fases entram em curto, queima o ESC, ESC superaquece a parte de tensão, BEC superaquece e queima entrando em curto, tensão da bateria vai parar em todo lugar, podendo queimar servos e RX.
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GRANATO
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Mensagem por GRANATO »

Eu diria item "5" indo para o "1" Alex. A sobrecarga (hélice grande) acaba provocando aquecimento e os curtos nos MOSFETs e daí em diante um "efeito dominó". Veja que uma das fases do motor queimou apenas.

Quando o problema fica circunscrito apenas ao motor (corrente acima do máximo suportado pelo enrolamento) danifica tudo ( queimam as 3 fases ).
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

[quote:5ac1b0d0da="alexcmag"]
5) Motor sobrecarregado (pode ser o caso) com hélice grande demais para a tensão, superaquece, derrete o isolamento, fases entram em curto, queima o ESC, ESC superaquece a parte de tensão, BEC superaquece e queima entrando em curto, tensão da bateria vai parar em todo lugar, podendo queimar servos e RX.[/quote:5ac1b0d0da]

Famoso...ESTOURO DA BOIADA!!!
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