Por que meu motor queimou?

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
ademirpinto
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Por que meu motor queimou?

Mensagem por ademirpinto »

Pessoal,

domingo fui voar com meu asa baixa feito em EPO com 1,20m de asa, motor Rimfire .15 3536 de 1200kv, esc 70A da turnigy Thrust, bateria 4S de 2650mah e hélice 11x6 de madeira.

Depois de uns 6 minutos de voo saiu fumaça do aero e perdi a propulsão.

Queimou motor, esc e dois servos. Não sei quem queimou primeiro, mas quando peguei o aero estava tudo muito quente...kkkk

Este aero eu voava com bateria 3S e mudei para 4S com a mesma hélice, será que foi a hélice grande? Mas o motor comporta essa hélice como diz no manual.

Alguém pode me ajudar?

Grande abraço e bons voos.
Ademir - BH
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Neoconker
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Mensagem por Neoconker »

No caso de upgrade de 3S para 4S, antes tinha que verificar se o motor/esc já estavam esquentando, é necessário diminuir a hélice.

Provável que o Esc 70A (recomendado 45A) com a mesma hélice e aumento da bateria forçou demais o conjunto.
ademirpinto
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Mensagem por ademirpinto »

Neoconker,

não entendi porque o esc de 70A colaborou para forçar.

Abraço e obrigado pela resposta.
Ademir
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

Eu também quero saber.....
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Oliver
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Mensagem por Oliver »

Ademir,

Quem queimou primeiro foi o ESC, senão não teria queimado o motor e os servos.

99% das vezes que o motor queima, não queima o ESC.

O ideal é ter um ESC bom, de marca, qualidade, ele vai melhorar a performance do motor, ESC chines como tinha piora. Se puder ter os dois de boa procedência é o melhor dos mundos.

Provavelmente este ESC não aguentava a quantidade de servos que você estava usando em 4S. Os fabricantes de BECs lineares recomendam reduzir a corrente utilizada quando se aumenta a tensão da bateria, para reduzir o calor produzido pelo BEC. O que precisa é um ESC com BEC chaveado.

Gostou da Explicação Tio Marco?javascript:emoticon(':P')

:P :P :P
Oliver
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

.. Na verdade não.

Isso não respondeu porque colocar um de 70 ao invés de um de 45 teria causado o problema.
Esse problema de ter queimado o ESC, se foi isso, poderia ter acontecido com qualquer outro.

Quero saber é: Porque colocar um de 70A quando se recomenda 45A cauda a queima do motor.

Curioso para ler a explicação.... e muito curioso!!!!!
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Oliver
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Mensagem por Oliver »

Não foi isso que eu quis responder, até porque eu não sou criativo suficiente para dar uma resposta nesta questão. Eu falei a pergunta original...

Braço :roll:
Oliver
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

[quote:ac77118acf="Oliver"]Não foi isso que eu quis responder, até porque eu não sou criativo suficiente para dar uma resposta nesta questão. Eu falei a pergunta original...

Braço :roll:[/quote:ac77118acf]

Ah sim...

Mas quem sabe em breve tenhamos nossa curiosidade e criatividade revigorada.
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

Ainda não conseguiram...

Porque colocar um ESC de 70 quando pede 45 causa a queima do motor????

Vamos imaginar que o de 45 é de 45 e o de 70 é de 70.

Eu quero entender a cabeça do cidadão!!!!
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Mensagem por humbertomelo »

Oliver,

Se o colega estiver usando uns 20 servos ai concordo com vc... um bec de 3a de um esc ching ling aguenta tranquilamente 4 servos em 3s ou 4s... E claro um esc de boa qualidade seria o ideal...

O Esc queimou só porque usou 4s com uma hélice grande, simples assim.

E acho que o colega Neoconker, deve explicar a recomendação do ecs de 45a, muitas vezes somos mal compreendidos por um erro de interpretação do texto.
Humberto Melo
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