Micro EDF 35mm: da teoria à prática

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
Rinaldo
membro
Mensagens: 339
Registrado em: Seg Jul 25, 2005 5:53 pm
Localização: São Bernardo do Campo - SP

Mensagem por Rinaldo »

Junior,

Fazia Tempo que não me interessava por um tópico aqui no fórum...
Se puder continue postando
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

[quote:2138aca6f4="Krizar"]Teria como você detalhar o processo de retirada dos imãs e a recolagem dos mesmos?[/quote:2138aca6f4]

Opa! Apareceu mais alguém no tópico! Estou começando a ficar motivado!rsrs
Krizar, eu ia escrever esse processo hoje à noite, mas já que você perguntou...
Bom, não foi muito difícil, afinal de contas já estavam mal colados com cianoacrilato (super bonder).
Não precisei nem deixar de molho por 24 horas em solvente ou coisa parecida.
Apenas raspei cuidadosamente o excesso de cola entre os imãs com uma ponteira de aço afiada, e descolei o imã usando o lado do corte de uma lâmina de estilete.
Os 12 imãs saíram inteiros, sem quebras ou lascas, apesar de serem bem finos.
Depois raspei o bell e os imãs (cada um deles) com a mesma lâmina para tirar o resíduo de cola e limpei tudo com álcool isopropílico antes de recolar.
[b:2138aca6f4]Um aviso: não remova a superfície cromada do imã.
O neodímio exposto reage com o oxigênio e a umidade do ar e o imã vira um monte de farelos.[/b:2138aca6f4]
Junior
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

[quote:b26482da56="Rinaldo"]Junior,

Fazia Tempo que não me interessava por um tópico aqui no fórum...
Se puder continue postando[/quote:b26482da56]

Obrigado pelas palavras, Rinaldo. Vão me trazer bastante motivação !

Como eu disse, o material aqui proposto vale para qualquer tamanho de EDF e para qualquer motor outrunner.
Estou até pensando em mudar o nome do tópico para deixá-lo mais abrangente.

Espero que o conteúdo do texto não esteja muito "pesado".
Estou colocando uns exemplos do nosso cotidiano para que todos aqui do fórum, do iniciante ao expert, possa compreender a teoria abordada, independente do seu grau ou sua área de conhecimento.
Também posso cometer erros e me corrijam se estiver errado.
"O conhecimento é o caminho, não o fim da viagem".
Junior
Avatar do usuário
Krizar
membro
Mensagens: 488
Registrado em: Ter Fev 28, 2012 7:37 pm
Localização: Santa Rita do Sapucaí / Campanha / Monsenhor Paulo, Minas Gerais

Mensagem por Krizar »

[quote:451f3ed122="Junior"][quote:451f3ed122="Krizar"]Teria como você detalhar o processo de retirada dos imãs e a recolagem dos mesmos?[/quote:451f3ed122]

Opa! Apareceu mais alguém no tópico! Estou começando a ficar motivado!rsrs
Krizar, eu ia escrever esse processo hoje à noite, mas já que você perguntou...
Bom, não foi muito difícil, afinal de contas já estavam mal colados com cianoacrilato (super bonder).
Não precisei nem deixar de molho por 24 horas em solvente ou coisa parecida.
Apenas raspei cuidadosamente o excesso de cola entre os imãs com uma ponteira de aço afiada, e descolei o imã usando o lado do corte de uma lâmina de estilete.
Os 12 imãs saíram inteiros, sem quebras ou lascas, apesar de serem bem finos.
Depois raspei o bell e os imãs (cada um deles) com a mesma lâmina para tirar o resíduo de cola e limpei tudo com álcool isopropílico antes de recolar.
[b:451f3ed122]Um aviso: não remova a superfície cromada do imã.
O neodímio exposto reage com o oxigênio e a umidade do ar e o imã vira um monte de farelos.[/b:451f3ed122][/quote:451f3ed122]

Obrigado Junior. Apesar deu não postar muito, sempre observo os tópicos. Gosto de aprender essas coisas, mesmo que eu não use agora, uma hora sei que pode ser útil. Quanto mais detalhes você puder postar para aprendermos, melhor será!
- Maurício Gomes de Melo -
Voar, estudar, construir, estudar e projetar!
ezs
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Seg Mar 23, 2009 2:23 pm
Localização: SBC, SP

Mensagem por ezs »

Estava quieto só "ouvindo" (lendo), mas tenho muito interesse em aprender mais as especificidades do sistema ESC+BL.

Sou Eng Eletronico, sempre envolvido com SW e sempre aprendendo com os mestres do HW.

abs,

Evandro
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

[quote:e46eeafb13="ezs"]Estava quieto só "ouvindo" (lendo), mas tenho muito interesse em aprender mais as especificidades do sistema ESC+BL.

Sou Eng Eletronico, sempre envolvido com SW e sempre aprendendo com os mestres do HW.

abs,

Evandro[/quote:e46eeafb13]
Seja benvindo ao tópico, Evandro!
Software é meu calcanhar de aquiles, mas ainda pretendo me dedicar ao tema!
Quando a coisa aperta, eu consulto o meu amigo e guru Alexcmag.
Agora tenho mais um pra incomodar! rsrs.
Junior
ezs
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Seg Mar 23, 2009 2:23 pm
Localização: SBC, SP

Mensagem por ezs »

[quote:204696fc64="Junior"][quote:204696fc64="ezs"]Estava quieto só "ouvindo" (lendo), mas tenho muito interesse em aprender mais as especificidades do sistema ESC+BL.

Sou Eng Eletronico, sempre envolvido com SW e sempre aprendendo com os mestres do HW.

abs,

Evandro[/quote:204696fc64]
Seja benvindo ao tópico, Evandro!
Software é meu calcanhar de aquiles, mas ainda pretendo me dedicar ao tema!
Quando a coisa aperta, eu consulto o meu amigo e guru Alexcmag.
Agora tenho mais um pra incomodar! rsrs.[/quote:204696fc64]

O Alexcmag é um velho conhecido. Estudamos juntos lá em Floripa. Kkk
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

Caramba! Esse mundo é pequeno mesmo!kkk
Junior
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Otimizando o motor...

Mensagem por Junior »

MODIFICAÇÔES DO BELL DO MOTOR - PARTE 2

Na parte 1, abordei as "nuances" do fator de enrolamento e como ele poderia beneficiar o pequeno motor da edf.
Agora tenhoa opção de colar 8 ou 10 imãs.
Qual é a melhor opção?
Parte da resposta está no ESC, mais precisamente, nas limitações deste.
O ESC escolhido foi o Hobbyking 10A ESC 1A BEC.
Pesa como um esc de 8A, mas trabalha com 10A contínuos e tem boa avaliação pelos usuários.
O BEC é formado por 2 reguladores, ou seja, garante 1A com segurança.
Tem muitos recursos de programação: posso usar em outros projetos futuros.

Um dos recursos deste ESC é a opção de programar a frequencia de PWM em 8KHz ou 16KHz.
16KHz está fora de questão, só pode ser usado em motores ironless - que não tem estator - ou seja, as bobinas usam o ar como meio de condução dom fluxo magnético.(viajei?)
Nos nossos motores com estator laminado geraria mais calor e, consequentemente, perda de eficiência por aquecimento dos imãs.

A frequencia de PWM de 8KHz é a padrão para 99% das nossas aplicações.
Nos ESCs mais baratos, ela também é o fator que limita a máxima frequencia de comutação.
A frequencia de comutação é quem limita a maxima rotação (rpm) que um esc pode girar o motor.

Os bons fabricantes especificam a máxima frequencia de comutação do seu ESC para um motor de 2 pólos.

Para uma frequencia de PWM de 8Khz, a rotação máxima seria, na melhor da hipóteses, de 240.000 rpm.
É lógico que um motor inrunner de 2 pólos fritaria antes de alcançar essa rotação.
Então fica claro que um ESC controla esse inrunner numa EDF a 50.000 rpm fácil, fácil.

Nos motores com mais imãs, a coisa começa a ficar mais complicada, principalmente em altas rotações.
Um inrunner de 2 pólos tem um par de ímãs norte e sul, chamado de par NS.
Num motor outrunner de 12 imãs (NS|NS|NS|NS|NS|NS), ou seja, 6 pares NS, temos o seguinte:

Inrunner 2 pólos --> 240.000/1 par NS = 240.000 rpm

Outrunner 12 pólos --> 240.000/6 pares NS = 40.000 rpm.

Então temos que a máxima frequencia de comutação deste ESC para um outrunner de 12 pólos é de apenas 40.000 rpm.
Como depende somente do número de pares NS, não adianta aumentar a tensão da bateria, trocar por um motor de maior kV, mudar a configuração de estrela para delta.
Nada vai fazer esse motor passar de 40.000 rpm. É uma limitação imposta pelo sistema de controle eletrônico.

40 Krpm é mais que suficiente para nossos modelos treinadores, acrobáticos, sport, e grandes jatos edf ou pusher.
Mas pode ser um sério problema para motores de pequenas EDFs e pequenos jatos pusher, que facilmente passam de 40Krpm.

Encontrei uma coletânea com as máximas frequencias de comutação de alguns ESCs mais conhecidos e estou anexando abaixo. Usem o WinRAR ou compatível para descompactar.
Nota: alguns valores são informados pelos fabricantes, outros medidos por hobbistas.
OBS: esta tabela pode estar desatualizada.
Anexos
Max_Speed_of_Controllers.rar
Tabela de máxima freqüência de comutação de ESCs
(29.72 KiB) Baixado 152 vezes
Junior
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

Amigo, eu sou um cara muito curioso e não fiz comentário algum pois não tenho nenhum conhecimento na área, mas isso não quer dizer que não esteja achando muito interessante e didático as suas explicações! Por Favor, continue pois o seu tópico está sendo uma grande escola para mim e para outros usuários como eu! pode ter certeza!

Sucesso sempre!
Responder