Micro EDF 35mm: da teoria à prática
Micro EDF 35mm: da teoria à prática
Olá, amigos do e-voo!
Abri este tópico para documentar o projeto de uma edf 35mm que estou elaborando para o micro jato Red Arrows Hawk 35mm, vendido pela HK.
Na verdade, muitas das idéias, conceitos e técnicas que vou apresentar aqui servem para qualquer edf, seja pra quem compra uma pronta para uso ou comece do zero como eu.
Vou abordar desde a seleção e preparação da edf, passando pela seleção e preparação do motor, cálculos simples para dimensionamento do sistema de propulsão, medições de consumo e rendimento total do conjunto.
É lógico que cada um tem sua técnica e dá certo do mesmo jeito no fim das contas.
Bom, adquiri as peças de reposição do Red Arrows Hawk e vou instalar o sistema de propulsão proposto aqui.
O micro jato é este aqui:
Abri este tópico para documentar o projeto de uma edf 35mm que estou elaborando para o micro jato Red Arrows Hawk 35mm, vendido pela HK.
Na verdade, muitas das idéias, conceitos e técnicas que vou apresentar aqui servem para qualquer edf, seja pra quem compra uma pronta para uso ou comece do zero como eu.
Vou abordar desde a seleção e preparação da edf, passando pela seleção e preparação do motor, cálculos simples para dimensionamento do sistema de propulsão, medições de consumo e rendimento total do conjunto.
É lógico que cada um tem sua técnica e dá certo do mesmo jeito no fim das contas.
Bom, adquiri as peças de reposição do Red Arrows Hawk e vou instalar o sistema de propulsão proposto aqui.
O micro jato é este aqui:
- Anexos
-
- Partes do Hawk 35mm encaixadas
- Red Arrows Hawk 35mm.jpg (19.73 KiB) Exibido 9549 vezes
Junior
Sobre esses micro jatos
Esses micro jatos, desde que construídos bem leves, são muito divertidos.
Uma rápida comparação com os jatos edf maiores:
Prós:
- muito fáceis de transportar, pois são pequenos;
- baratos, não exigem altos investimentos como os que usam edf de 70 ou 90mm;
- a 100Km/h, dão a mesma adrenalina de um maior com edf 90mm a quase 200Km/h;
- voam em espaços reduzidos, se comparados a seus irmãos maiores;
- não precisam de trem de pouso, pousam de barriga mesmo;
- dois servos são suficientes para o controle (depois eu mostro como).
Contras:
- peso é crítico, tem que ser construído leve com uma área de asa tão pequena;
- uma edf de 35mm com um pouco mais de 1g de empuxo/watt não é tão eficiente como as versões maiores que chegam a 2g de empuxo/watt;
- espaço apertado para a eletronica, tem que usar micro componentes;
- acertos e trimagens um pouco mais difíceis (mas tem muita informação na net).
Uma rápida comparação com os jatos edf maiores:
Prós:
- muito fáceis de transportar, pois são pequenos;
- baratos, não exigem altos investimentos como os que usam edf de 70 ou 90mm;
- a 100Km/h, dão a mesma adrenalina de um maior com edf 90mm a quase 200Km/h;
- voam em espaços reduzidos, se comparados a seus irmãos maiores;
- não precisam de trem de pouso, pousam de barriga mesmo;
- dois servos são suficientes para o controle (depois eu mostro como).
Contras:
- peso é crítico, tem que ser construído leve com uma área de asa tão pequena;
- uma edf de 35mm com um pouco mais de 1g de empuxo/watt não é tão eficiente como as versões maiores que chegam a 2g de empuxo/watt;
- espaço apertado para a eletronica, tem que usar micro componentes;
- acertos e trimagens um pouco mais difíceis (mas tem muita informação na net).
Junior
Vamos a EDF...
Bom, vamos ao que interessa.
O setup pronto da EDF original deste micro jato não é vendido separadamente pela HK.
Eles vendem somente o duto e o rotor, que eu comprei para avaliar.
O duto é bem injetado, sem rebarbas e bem leve (2,4g) pois tem a parede muito fina.
É um ponto negativo pois qualquer pressão no modelo faz o rotor raspar no duto.
O estator é feito para um motor de 10mm de diâmetro ou um outrunner com extensão para ficar no fluxo da edf, como é o caso do setup original.
O rotor de 5 pás é bem alinhado e centrado, mas foi feito para encaixe em um eixo de 1,5mm.
Não sou fã desse sistema, pois se o motor esquentar, o rotor escorrega do eixo e tá feito o estrago.
Abaixo, uma foto do conjunto
O setup pronto da EDF original deste micro jato não é vendido separadamente pela HK.
Eles vendem somente o duto e o rotor, que eu comprei para avaliar.
O duto é bem injetado, sem rebarbas e bem leve (2,4g) pois tem a parede muito fina.
É um ponto negativo pois qualquer pressão no modelo faz o rotor raspar no duto.
O estator é feito para um motor de 10mm de diâmetro ou um outrunner com extensão para ficar no fluxo da edf, como é o caso do setup original.
O rotor de 5 pás é bem alinhado e centrado, mas foi feito para encaixe em um eixo de 1,5mm.
Não sou fã desse sistema, pois se o motor esquentar, o rotor escorrega do eixo e tá feito o estrago.
Abaixo, uma foto do conjunto
- Anexos
-
- Duto e rotor originais do micro jato
- Duto e rotor 35mm originais do Hawk.jpg (39.05 KiB) Exibido 9519 vezes
Junior
- Marco Antonio
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- Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
- Localização: São Paulo, SP-52
Escolha do setup
A HK vende a EDF 35mm da AEORC com um motor de 9000kV e corrente de consumo de 23A!!!
Este setup deve ser capaz até de empurrar um jato pra edf de 50mm, mas está fora de questão.
Com essa corrente de consumo, ia precisar de uma bateria lipo de pelo 1000mAh.
E não há espaço, nem capacidade de carga no meu Hawk 35mm pra tudo isso.
Mas...mas... o duto e o rotor têm pontos favoráveis...
Com um outrunner capaz de sustentar uns 70W, 3S, 7A, 6000kV para uns 50,000 rpm...
Mas que outrunner preenche estes requisitos??
Depois de muita pesquisa, escolhi o 18-11 2000kV da HK, mas vou ter que reenrolar...até aí nenhum problema.
Este motor é muito utilizado nos quad 250, o que lhe confere a fama de boa eficiência e robustez.
Ele tem o tubo dos rolamentos longo e com diâmetro de 8mm, que vai encaixar perfeitamente no estator do duto AEORC. Beleza!
O eixo tem diâmetro de 2mm, vai aguentar alguns pousos-estrela sem empenar... (alguém sabe o que é um pouso estrela? rsrs)
Só que o rotor AEORC de 35mm é pra eixo de 1,5mm.
Então resolvi comprar o rotor de 8 pás de 40mm com o adaptador para eixo de 2mm. Problema resolvido!
Uma foto das peças adquiridas.
Este setup deve ser capaz até de empurrar um jato pra edf de 50mm, mas está fora de questão.
Com essa corrente de consumo, ia precisar de uma bateria lipo de pelo 1000mAh.
E não há espaço, nem capacidade de carga no meu Hawk 35mm pra tudo isso.
Mas...mas... o duto e o rotor têm pontos favoráveis...
Com um outrunner capaz de sustentar uns 70W, 3S, 7A, 6000kV para uns 50,000 rpm...
Mas que outrunner preenche estes requisitos??
Depois de muita pesquisa, escolhi o 18-11 2000kV da HK, mas vou ter que reenrolar...até aí nenhum problema.
Este motor é muito utilizado nos quad 250, o que lhe confere a fama de boa eficiência e robustez.
Ele tem o tubo dos rolamentos longo e com diâmetro de 8mm, que vai encaixar perfeitamente no estator do duto AEORC. Beleza!
O eixo tem diâmetro de 2mm, vai aguentar alguns pousos-estrela sem empenar... (alguém sabe o que é um pouso estrela? rsrs)
Só que o rotor AEORC de 35mm é pra eixo de 1,5mm.
Então resolvi comprar o rotor de 8 pás de 40mm com o adaptador para eixo de 2mm. Problema resolvido!
Uma foto das peças adquiridas.
- Anexos
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- Duto 35mm, rotor 8 pás 40mm, motor 18-11 2000, adaptador 2mm
- IMG840.jpg (24.59 KiB) Exibido 9477 vezes
Junior
Problemas do duto AEORC
O DUTO AEORC
Bom, nem tudo é perfeito... :roll:
O duto é bem reforçado, mas tem alguns pontos negativos:
- maior que o original do micro jato - vou ter que cortar para diminuir a altura e lixar a "boca" de entrada para diminuir o diâmetro;
- cheio de rebarbas na parede interna - culpa do molde do fabricante, que deve estar pra lá de gasto, vou ter lixar por dentro.
- O estator do duto parece estar fora de centro - isso não tem como corrigir, vou descobrir a verdade na hora de montar o motor e o rotor.
Mais fotos para confirmar o que disse.
Bom, nem tudo é perfeito... :roll:
O duto é bem reforçado, mas tem alguns pontos negativos:
- maior que o original do micro jato - vou ter que cortar para diminuir a altura e lixar a "boca" de entrada para diminuir o diâmetro;
- cheio de rebarbas na parede interna - culpa do molde do fabricante, que deve estar pra lá de gasto, vou ter lixar por dentro.
- O estator do duto parece estar fora de centro - isso não tem como corrigir, vou descobrir a verdade na hora de montar o motor e o rotor.
Mais fotos para confirmar o que disse.
- Anexos
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- Duto comprido demais
- IMG837.jpg (30.4 KiB) Exibido 9470 vezes
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- Comparando com o original
- IMG838.jpg (19.06 KiB) Exibido 9470 vezes
-
- Rebarbas internas
- IMG850.jpg (25.86 KiB) Exibido 9470 vezes
Junior
- Marco Antonio
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- Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
- Localização: São Paulo, SP-52
Vamos às modificações do duto...
MODIFICAÇÕES DO DUTO
Comecei a modificação pela entrada do duto, que precisa diminuir o diâmetro.
Enrolei uma lixa 60 em volta da boca do duto,e fui girando e lixando até chegar no diâmetro desejado.
Usando essa técnica, o lábio do duto continuou esférico e bem centralizado.
A lixa riscou por fora do duto, mas não vai atrapalhar em nada o funcionamento da edf.
Em seguida, passei para a redução da altura do duto.
Primeiro risquei por for a do duto a altura desejada, usando a edf original como referencia.
Com a ajuda de um tarugo de madeira e uma dremel com disco de corte e óculos de proteção (fundamental), cortei o duto próximo à marca riscada.
Coloquei uma lixa sobre a bancada e lixei em movimentos circulares até chegar na medida riscada.
Usei uma lixa fina para tirar as rebarbas e dar acabamento na boca de entrada e de saída.
Fotos do processo e o resultado final.
Comecei a modificação pela entrada do duto, que precisa diminuir o diâmetro.
Enrolei uma lixa 60 em volta da boca do duto,e fui girando e lixando até chegar no diâmetro desejado.
Usando essa técnica, o lábio do duto continuou esférico e bem centralizado.
A lixa riscou por fora do duto, mas não vai atrapalhar em nada o funcionamento da edf.
Em seguida, passei para a redução da altura do duto.
Primeiro risquei por for a do duto a altura desejada, usando a edf original como referencia.
Com a ajuda de um tarugo de madeira e uma dremel com disco de corte e óculos de proteção (fundamental), cortei o duto próximo à marca riscada.
Coloquei uma lixa sobre a bancada e lixei em movimentos circulares até chegar na medida riscada.
Usei uma lixa fina para tirar as rebarbas e dar acabamento na boca de entrada e de saída.
Fotos do processo e o resultado final.
- Anexos
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- O resultado final
- IMG843.jpg (17.91 KiB) Exibido 9460 vezes
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- Depois do corte e lixamento
- IMG842.jpg (18.83 KiB) Exibido 9460 vezes
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- "Dispositivo sofisticado" para corte do duto
- IMG862.jpg (32.57 KiB) Exibido 9460 vezes
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- Marcação da linha de corte (sem sofrimento)
- IMG863.jpg (23.07 KiB) Exibido 9460 vezes
-
- Reduzindo o diâmetro do duto
- IMG865.jpg (25.61 KiB) Exibido 9460 vezes
Junior